Comunidade Shalom realiza curso do Método Billings


cursoPara ajudar casais no seu planejamento familiar, o Ministério Shalom de Planejamento Natural da Família (Plafam) fará curso do Método de Ovulação Billinngs. Será nos dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Pastoral Padre Romeu, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. O método é aprovado pela Igreja e foi indicado pelo Organização Mundial de Saúde.
No sábado, o evento será realizado das 14h às 18h. O domingo começa às 9h e termina às 17h. A inscrição do casal custa R$ 30,00 e a individual R$20,00 e devem ser feitas no Centro de Evangelização Shalom (Rua Aníbal Falcão, 77 – Graças – Recife). Mais informações pelo telefone: 3314-6681 ou pelo e-mail centrodeformacaorecife@comshalom.org .
Método – “O método de ovulação de Billings, ou MOB, é uma maneira comportamental e natural de prevenir a gravidez, já que se baseia em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, de acordo com a análise do muco cervical feminino; sem a utilização de métodos de barreira ou hormonais e, tampouco, intervenções cirúrgicas.”

CURSO DO MÉTODO DE OVULAÇÃO BILLINGS
Local: Centro de Pastoral Padre Romeu
Avenida Conde de Irajá, 1052 (Praça da Torre) – Torre – Recife
Dias: 6 e 7 de dezembro de 2014
Inscrições: R$ 30 (casal) e R$ 20 (individual)
Informações: 3314-6681 ou pelo e-mail centrodeformacaorecife@comshalom.org

Com informações da Coluna Caminhos da Fé do Jornal do Commercio

Comissão promove Retiro Arquidiocesano para Educadores neste fim de semana


10646704_782053021858076_1547291086913684437_nA Comissão de Pastoral para a Educação realiza Retiro Arquidiocesano para Educadores. O encontro será neste fim de semana, dias 22 e 23 de novembro, no Centro Mariápolis Santa Maria localizado na cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife.
Os participantes terão dois dias dedicados à espiritualidade do educador. A programação conta com palestras, momentos de meditação, partilhas e dinâmicas. A religiosa da Congregação das Damas da Instrução Cristã, Ir. Flávia Matias, será a assessora do encontro. Uma Missa será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na manhã do domingo, 23.
Mais informações com Ane Kely (Coordenação Arquidiocesana de Pastoral) pelo telefone (81) 3271-4270.

Retiro Arquidiocesano para Educadores
Local: Centro Mariápolis Santa Maria
Rodovia BR 101, Km 44 – Igarassu PE
Dias: 22 e 23 de novembro de 2014
Inscrição: R$ 150,00 – www.centormariapolisne.org.brInformações: (81) 3271-4270 (Ane Kely)
Da Assessoria de Comunicação AOR

A Igreja e o racismo


A mensagem de Cristo foi para todos os povos e nações, sem distinção nem preferências.
A Igreja já se pronunciou diversas vezes contra o preconceito.
Por Dom Fernando Arêas Rifan*

Nessa quinta-feira, dia 20 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Consciência Negra, cujo fim é o da superação do racismo, especialmente contra os de pele negra ou similar.

Antropologicamente, a palavra “raça”, referindo-se a seres humanos, está superada, pois biologicamente significa “subespécie” e conota um preconceito contra certos grupos humanos, o que vem a ser “racismo”. Às vezes se usa o termo “raça” para identificar um grupo cultural ou étnico-linguístico, mas seriam preferíveis os termos “população”, “etnia” ou “cultura”.

A Igreja já se pronunciou diversas vezes contra o preconceito baseado na cor da pele ou na etnia, proclamando, firmada na divina Revelação, a dignidade de toda a pessoa criada à imagem de Deus, a unidade do gênero humano no plano do Criador e a reconciliação com Deus de toda a humanidade pela Redenção de Cristo, que destruiu o muro de ódio que separava os mundos contrapostos, para que em Cristo se recapitulassem todos os seres humanos. Com essas premissas, a Igreja prega o respeito recíproco dos grupos étnicos e das chamadas “raças” e a sua convivência fraterna. A mensagem de Cristo foi para todos os povos e nações, sem distinção nem preferências. É o tema repetido por São Paulo: “Não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor...” (Rm 10,12); “já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre..., pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gal 3, 28).

Infelizmente, com a descoberta e colonização do Novo Mundo, no século XVI, começaram a surgir abusos e ideologias racistas. Os Papas não tardaram a reagir. Assim, em 1537, na Bula Sublimis Deus, o Papa Paulo II denunciava os que consideravam os indígenas como seres inferiores e solenemente afirmava: “No desejo de remediar o mal que foi causado, nós decidimos e declaramos que os chamados Indígenas, bem como todas as populações com que no futuro a cristandade entrará em relação, não deverão ser privados da sua liberdade e dos seus bens – não obstante as alegações contrárias – ainda que eles não sejam cristãos, e que, ao contrário, deverão ser deixados em pleno gozo da sua liberdade e dos seus bens”. Mais tarde, o Papa Urbano VIII teve até de excomungar aqueles que detinham escravos indígenas. É claro que essas normas da Igreja nem sempre foram obedecidas, mesmo por muitos dos seus membros. Quando começou o tráfico de Negros, vendidos pelos próprios africanos como escravos e trazidos para as novas terras, os Papas e os teólogos pronunciaram-se contra essa prática abominável. O Papa Leão XIII condenou-a com vigor na sua encíclica In Plurimis, de maio de 1888, ao felicitar o Brasil por ter abolido a escravidão. E o Papa São João Paulo II não hesitou, no seu discurso aos intelectuais africanos, em Yaoundé, em 13 de agosto de 1985, em deplorar que pessoas pertencentes a nações cristãs tenham contribuído para esse tráfico de Negros.

E quando, fruto da ideologia racista do século XVIII, surgiu na Alemanha o partido totalitário nacional-socialista, o Papa Pio XI, na sua encíclica Mit Brennender Sorge, condenou com firmeza as doutrinas nazistas da superioridade da raça ariana sobre as demais.
CNBB, 19-11-2014.
*Dom Fernando Arêas Rifan é bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney (RJ).

A ajuda na hora certa


Há pessoas que adivinham as necessidades dos outros. Outras são o contrário: Vivem no seu mundinho particular.
Certa vez, uma senhora foi à Missa com a intenção de comungar. Como fazia calor, foi de mangas curtas e nem se lembrou que o padre daquela igreja era tradicionalista e não dava comunhão para mulheres com mangas curtas.

Ela participou da Missa e, quando chegou a hora da comunhão, lembrou-se do problema. Então fez a seguinte oração: “Olhe para mim, Nossa Senhora, eu quero comungar!”

Na hora, uma moça, que acabara de comungar, chegou por trás dela e colocou nos seus ombros uma jaqueta de mangas compridas, para que pudesse comungar.

Na ação de graças, ela tinha no mínimo três orações: Agradecer a Jesus ter vindo ao seu coração, agradecer a Nossa Senhora e pedir pela moça que lhe emprestara a jaqueta. Parece que a moça adivinhou o desejo dela.

Há pessoas que adivinham as necessidades dos outros. Outras são o contrário: Vivem no seu mundinho particular e nem veem as pessoas carentes ao seu redor.

Na parábola do rico e do Lázaro (Lc 16,19-31), o rico andava tão preocupado com seus negócios que nem via o Lázaro ao lado do seu portão. No entanto, isto lhe custou caro: foi condenado e não entrou no Céu.
A12, 20-11-2014.

Liturgia Diária

DIA 21 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
(BRANCO, PREFÁCIO DE MARIA – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Antífona de entrada:
O Senhor Deus vos abençoou, virgem Maria mais que a todas as mulheres. Ele exaltou o vosso nome: que todos os povos cantem vosso louvor (Jt 13,23.25).
Oração do dia
Ao celebrarmos, ó Deus, a gloriosa memória da santa virgem Maria, concedei-nos, por sua intercessão, participar da plenitude da vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Zacarias 2,14-17)
Leitura da profecia de Zacarias
2 14 Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.
15 Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos.
16 O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida.
17 Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial Lc 1
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome.

A minha alma engrandece o Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.

Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, em nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Evangelho (Mateus 12,46-50)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe alguém: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te”.
48 Jesus respondeu-lhe: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
Esta narrativa de Mateus também é encontrada nos evangelhos de Marcos e Lucas. A figura central é a "mãe". No processo de geração a mulher-mãe tem um papel fundamental. A própria Terra é tida como "mãe" em relação à vida que, sem cessar, desabrocha em sua superfície. Na narrativa há um confronto entre as multidões às quais Jesus fala, e sua família, mãe e irmãos, que ficam de fora e procuram falar com Jesus. A família, tendo a mãe como centro, está na base do conceito de Israel e é o elo fundamental da continuidade da tradição do judaísmo. Abraão e sua descendência, a partir de Sara, constituem o povo eleito. Em continuidade, Davi e sua descendência constituem a dinastia real escolhida por Javé. O sacerdote hereditário é a base do poder do Templo. Daí as genealogias que confirmavam as purezas racial e funcional. Enquanto a pureza religiosa exigia o afastamento das multidões, Jesus se põe em íntimo contato com elas. Removendo a prioridade dos laços consangüíneos familiares, que garantiam o privilégio da eleição, Jesus, sem exclusões, constitui a grande família unida no cumprimento da vontade do Pai, que deseja vida plena para todos.
Sobre as oferendas
Festejando com alegria a mãe de Deus, nós vos oferecemos, ó Pai, a hóstia de louvor. Concedei-nos, por este sacrifício, progredir no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão:
Todas as gerações me chamarão bem-aventurada por que Deus olhou a humildade de sua serva (Lc 1,48).
Depois da comunhão
Ó Deus, tendo entrado em comunhão convosco ao celebrar a memória da virgem Maria, nós vos pedimos a graça de participar do eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA):
APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago, Livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 534, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

" Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente ".;

Evangelho do Dia

Ano A - 21 de novembro de 2014

Mateus 12,46-50

Aleluia, aleluia, aleluia.
Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus! (Lc 11,28)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
12 46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar.
47 Disse-lhe alguém: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te”.
48 Jesus respondeu-lhe: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
Esta narrativa de Mateus também é encontrada nos evangelhos de Marcos e Lucas. A figura central é a "mãe". No processo de geração a mulher-mãe tem um papel fundamental. A própria Terra é tida como "mãe" em relação à vida que, sem cessar, desabrocha em sua superfície. Na narrativa há um confronto entre as multidões às quais Jesus fala, e sua família, mãe e irmãos, que ficam de fora e procuram falar com Jesus. A família, tendo a mãe como centro, está na base do conceito de Israel e é o elo fundamental da continuidade da tradição do judaísmo. Abraão e sua descendência, a partir de Sara, constituem o povo eleito. Em continuidade, Davi e sua descendência constituem a dinastia real escolhida por Javé. O sacerdote hereditário é a base do poder do Templo. Daí as genealogias que confirmavam as purezas racial e funcional. Enquanto a pureza religiosa exigia o afastamento das multidões, Jesus se põe em íntimo contato com elas. Removendo a prioridade dos laços consangüíneos familiares, que garantiam o privilégio da eleição, Jesus, sem exclusões, constitui a grande família unida no cumprimento da vontade do Pai, que deseja vida plena para todos.
Leitura
Zacarias 2,14-17
Leitura da profecia de Zacarias
2 14 Solta gritos de alegria, regozija-te, filha de Sião. Eis que venho residir no meio de ti - oráculo do Senhor.
15 Naquele dia se achegarão muitas nações ao Senhor, e se tornarão o meu povo: habitarei no meio de ti, e saberás que fui enviado a ti pelo Senhor dos exércitos.
16 O Senhor possuirá Judá como seu domínio, e Jerusalém será de novo (sua cidade) escolhida.
17 Toda criatura esteja em silêncio diante do Senhor: ei-lo que surge de sua santa morada.
Palavra do Senhor.
Salmo Lc 1
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome.

A minha alma engrandece o Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.

Pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas
e santo é o seu nome!

Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, em nada, os ricos.

Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
Oração
Ao celebrarmos, ó Deus, a gloriosa memória da santa virgem Maria, concedei-nos, por sua intercessão, participar da plenitude da vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

CONVITE

COMISSÃO PAROQUIAL PARA A VIDA E A FAMÍLIA, CONVIDAM OS CASAIS DE

PARÓQUIA, PARA PARTICIPAREM DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE

ESPIRITUALIDADE PARA CASAIS, QUE ACONTECERÃO TODAS AS QUARTAS-FEIRAS

( DIAS : 26/11, 3,10 E 17 DE DEZEMBRO) DAS 19H30 ÀS 21H30, NO SALÃO PAROQUIAL 

DA MATRIZ