quinta-feira, 1 de março de 2012

O que é PASCOM?

"A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e intrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade". (Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244)

Com os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.

A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.

A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

Nosso Objetivo é:

EVANGELIZAR!

Em meio às novas tendências de modernidade surgidas para a comunicação social, a internet surge como uma ferramenta de incrível potencial para a evangelização, de fato é de sobremaneira virtuoso que a Igreja, vivenciando sua missão profética utiliza de tal recurso para arrebanhar os que seguem novas tendências.

Com este princípio por base é perceptível que o progresso tecnológico, se bem utilizado, pode, sem sombra de dúvidas, trazer inúmeros benefícios à Igreja enquanto povo, pois ao dialogar com diversos grupos sociais é possível que haja o fortalecimento dos vínculos eclesiais na comunidade, tornando-se essa ferramenta, assim meio de unificação de todos naquele que é a fonte e raiz de todo o bem, Jesus Cristo.

Por isso a internet segue aos apelos missionários que a Igreja nos faz diariamente e atende às necessidades de expansão dos meios de comunicação ao mesmo tempo, por isso primorosa é a iniciativa de se levar o "evangelho a todas as criaturas" (Cf. Mc 16,15).
E é por isso que a Pascom da Paróquia Nossa Senhora das candeias tem como missão a evangelização por meio da internet, essa inesgotável fonte de oportunidades e de informação que não para de crescer e segue tendências atuais mais diversas. De maneira particular, a Pastoral.com acompanha as tendências atuais e, como Igreja, mostra os rumos paroquiais e suas propostas de evangelização pelos meios eletrônicos.

Nossa função enquanto Pascom é participar de todos os acontecimentos paroquiais com o intuito de informar e trazer novas pessoas à Paróquia Nossa Senhora das candeias, de modo que por esse contato a evangelização ocorra da melhor maneira possível.

Venha você também participar da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO.