quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

"Nós nos sentimos Igreja?", interroga-se o Papa




Cidade do Vaticano (RV) – “É inconcebível um cristão sem Igreja”: esta é a afirmação feita pelo Papa Francisco durante a Missa presidida na Casa Santa Marta. Como pilastras da pertença eclesial, o Pontífice citou a humildade, a fidelidade e a oração pela Igreja.

A homilia do Papa se inspirou na pessoa do Rei Davi, apresentada nas leituras do dia: um homem que fala com o Senhor como um filho fala com o Pai, e mesmo quando ouve um ‘não’, o aceita com alegria. “Davi tinha um forte sentimento de pertença ao povo de Deus, e nós devemos nos questionar sobre o nosso sentimento de pertença à Igreja, o nosso sentir com a Igreja e na Igreja”:

O cristão não é um batizado que recebe o Batismo e segue seu caminho. O primeiro fruto do Batismo é a integração com a Igreja, com o povo de Deus. É por isso que o grande Paulo VI dizia que é uma dicotomia absurda amar Cristo sem a Igreja; ouvir Cristo, mas não a Igreja; estar com Cristo, mas à margem da Igreja. Nós recebemos a mensagem evangélica na Igreja e é nela que fazemos nossa santidade. O resto é pura fantasia”, disse Francisco.

O “sensus ecclesiae” – prosseguiu – é justamente sentir, pensar e querer dentro da Igreja. E citou as três pilastras desta pertença, começando pela humildade:

Uma pessoa que não é humilde não pode sentir com a Igreja: sente só que quer e gosta. Não tem a humildade de Davi, que se perguntou ‘Quem sou eu, Senhor? O que é a minha casa?’. A história da Igreja, explicou Francisco, começou antes de nós e continuará depois de nós. Somos uma pequena parte de um grande povo que caminha pela estrada do Senhor”.

A segunda pilastra é a fidelidade, “que é ligada à obediência”:

Fidelidade à Igreja; fidelidade ao seu ensinamento; fidelidade ao Credo; custodiar a doutrina. Nós recebemos a mensagem do Evangelho como um dom e devemos transmiti-la como um dom, e não como uma coisa nossa. Nesta transmissão, temos que ser fiéis”.

A terceira pilastra – disse Francisco – é um serviço especial: rezar pela Igreja, em todas as partes do mundo, nas missas e também em casa. E concluiu: “Que o Senhor nos ajude a prosseguir neste caminho para aprofundar a nossa pertença à Igreja e o nosso ‘sentir’ com a Igreja”.
(CM)




Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano

Papa destaca a importância do sacramento da Crisma

Cidade do Vaticano – O papa Francisco encontrou-se, na manhã dessa quarta-feira (29), na Praça São Pedro, com numerosos peregrinos e fiéis, de diversas partes do mundo, para a habitual Audiência Geral. Em sua catequese semanal, o Santo Padre continuou a tratar do Sacramento da Confirmação ou Crisma, que deve ser entendido como continuação do Batismo, ao qual está ligado de modo inseparável.

Ambos os Sacramentos, junto com a Eucaristia, formam um único evento salvífico – a iniciação cristã – no qual somos inseridos por meio de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, que nos tornam novas criaturas e membros da Igreja.

Eis porque, disse o papa, esses três sacramentos são celebrados em um único momento, ao término do caminho catecumenal, geralmente na Vigília Pascal. Assim era selado o percurso de formação e de gradual inserção na comunidade cristã, que podia durar até alguns anos. Era feito passo a passo até chegar ao Batismo, depois à Crisma e à Eucaristia.

“Geralmente, se fala de sacramento da Crisma, que significa Unção. De fato - explicou o pontífice -, através do óleo do Crisma somos conformados, pelo poder do Espírito, a Jesus Cristo, o único e verdadeiro ungido, o Messias, o Santo de Deus”.

O termo Confirmação recorda-nos também que este Sacramento contribui para um aumento da graça batismal: ele nos une de modo mais sólido a Cristo; leva ao cumprimento a nossa união com a Igreja; dá-nos uma força especial do Espírito Santo para difundir e defender a fé, confessar o nome de Cristo e jamais termos vergonha da sua cruz. Por isso, é importante que as crianças recebam este sacramento do Batismo, mas também da Crisma, para que seu caminho seja completo e recebam o Espírito Santo.

"Se vocês tiverem em casa, disse o papa, crianças que ainda não receberam estes Sacramentos, façam todo o possível para percorram o caminho da iniciação cristã e recebam a força do Espírito Santo." E o pontífice acrescentou: “Naturalmente, é importante oferecer aos crismandos uma boa preparação, que deve visar uma adesão pessoal à fé em Cristo e a despertar neles o sentido de pertença à Igreja. A Confirmação, como todo Sacramento, não é obra dos homens, mas de Deus, que cuida da nossa vida, de modo a plasmar-nos à imagem do seu Filho, tornando-nos capazes de amar como Ele amou”.

Esse sacramento, afirmou o papa, infunde em nós seu Espírito Santo, cuja ação permeia toda a pessoa e toda a vida, como transparece nos sete dons que a Tradição, à luz da Sagrada Escritura, sempre colocou em evidência. Estes sete dons são: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.

O Santo Padre disse aos presentes na Praça São Pedro que vai dedicar suas próximas catequeses, depois dos Sacramentos, a estes dons do Espírito Santo. O papa Francisco concluiu sua catequese de hoje exortando os fiéis a acolherem o Espírito em nossos corações e a deixá-lo agir. Através de nós, será Ele a rezar, perdoar, infundir a esperança e a consolação, a servir os irmãos, a tornar-se próximo dos necessitados e dos últimos, a criar comunhão, a semear a paz.

Lembremos sempre, afirmou o papa, que por meio do Espírito Santo, Cristo realiza em nós e em meio a nós. Eis a importância de as crianças receberem o sacramento da Crisma.

Ao término da Audiência Geral, o pontífice pediu aos presentes para recordar-se sempre do Sacramento da Confirmação, agradecer a Deus por este dom e pedir-lhe ajuda para viver como verdadeiros cristãos, caminhando sempre com alegria, segundo o Espírito divino.

Por fim, foi feito um resumo da sua catequese em diversas línguas, inclusive em português. Aos presentes de língua portuguesa, o Papa disse: “Queridos peregrinos de língua portuguesa: uma cordial saudação para todos! Lembrai-vos de agradecer o Senhor pelo dom do sacramento da Crisma, pedindo-Lhe que vos ajude a viverdes sempre come verdadeiros cristãos, para confessar por todo o lado o nome de Cristo! Desça sobre vós a Bênção do Senhor!”.

Participaram da Audiência Geral, entre outros, 350 pessoas pertencentes ao mundo do espetáculo itinerante, provenientes do Trivêneto, acompanhados pelo Cardeal Antonio Maria Vegliò, Presidente do Pontifício Conselho para os Migrantes e os Itinerantes. Os circenses, malabaristas, feirantes e agentes de parques de diversão participam da audiência papal por ocasião da festa de São João Bosco, no próximo dia 31 de janeiro, padroeiro do circo e trabalhadores de parques e feiras.

A maioria dos participantes veio da região de Rovigo, nordeste da Itália, conhecida como "a terra dos parques de diversão”, devido à presença de fábricas, Museu de carrosséis, espetáculos populares, e das muitas famílias, que trabalham nos espetáculos itinerantes.
SIR

Papa Francisco é o líder mais citado na internet

Por Iacopo Scaramuzzi
O papa Francisco é a personalidade com o maior número de buscas mensais no Google (1.737.300) e o mais mencionado na rede (mais de 49 milhões), quando comparado com alguns dos líderes mais importantes do planeta, tendo como base 2013, como Barack Obama (1,5 milhão de buscas no Google e 38 milhões de menções) ou Vladimir Putin (246 mil buscas no Google e 8 milhões de menções). Esse é o resultado de um estudo realizado pela sociedade 3rdPlace, por conta da rede católica de informação aleteia.org. Intitula-se “A rede ama o papa Francisco”.

A pesquisa, realizada entre março e novembro de 2013, aponta que em nível global a classificação das buscas no Google é a seguinte: Papa Francisco (1.737.300), Barack Obama (1.500.000), Edward Snowden (673.000), o senador do Texas Ted Cruz (246.000), Vladmir Putin (246.000). Além disso, os resultados das “menções” (blogs, sítios de informação, fóruns de discussão, redes sociais...) são os seguintes: Papa Francisco (49 milhões), Obama (38), Putin (8), Angela Merkel (3,8), o ex-presidente egípcio Mohamed Morsi (3,7).

Por outro lado, a situação muda se, sempre em nível global, considera-se a popularidade virtual do papa Bergoglio em relação não aos líderes do mundo, mas às estrelas do esporte ou do mundo do espetáculo e dos negócios. O bispo de Roma fica em terceiro lugar (com 49 milhões de menções), atrás do grupo One Direction (que tem 78 milhões) e o cantor Justin Bieber (53 milhões). O Papa supera a cantora Miley Cyrus (33 milhões) e o jogador de futebol, também argentino, Lionel Messi (32 milhões de menções). Os lugares onde há o maior número de menções ao nome do papa Francisco são Estados Unidos (10.353.000, equivalentes a 21% do total das menções), Argentina (5.922.000, 12%), Espanha (4.196.000, 9%), México (2.560.000, 5%) e Brasil (1.700.000, 3%).

No Twitter, onde Bergoglio já alcançou os 11 milhões de seguidores, o tuíte mais mencionado foi o que apareceu no dia 17 de março, no perfil de língua inglesa, após a eleição: “Dear friends, I thank you from my heart and I ask you to continue to pray for me. Pope Francis”. Era o primeiro tuíte do novo papa.
Vatican Insider

Apresentando-se como filho de Deus

Quem quer viver a fé não tem medo de se apresentar sempre como seguidor Dele.


A pessoa comprometida com a fé não tem medo de se apresentar como pessoa do bem (Foto: Arquivo)
Por Dom José Alberto Moura*

Costumamos dizer "amém" no final de alguma prece ou mesmo para mostrar nosso assentimento quando alguém nos faz alguma proposta ou uma verdade por nós aceita. O fato de nos apresentarmos a um chamamento para uma reunião, um evento ou um compromisso revela também nossa conduta afirmativa em relação a esse fato.

Era costume no meio judeu levar uma criança para apresentá-la no templo, consagrando-a a Deus, no caso do primeiro filho homem nascido de um casal. Isso aconteceu com o menino Jesus. Sucede conosco também o mesmo  no batismo, fazendo o rito de consagração como entrega a Deus da vida de uma criança ou de um adulto, em base à fé religiosa.

O desafio da fé é justamente o compromisso de fidelidade. Há quem se apresente, oferecendo-se a Deus, numa vida consagrada a seguir o que Ele indica, para nosso próprio bem. Mas, devido às propostas diferenciadas, os limites e entraves pessoais, à fraqueza da fé e outros motivos, começa a voltar atrás na oferta de si. Ao invés de renovar a própria entrega, a pessoa vai tirando de volta o que ofertou a Deus. Às vezes o fingimento de ter fé leva a pessoa e fazer atos religiosos mas não quer seguir os ensinamentos divinos propostos pela comunidade religiosa. Há quem quer religião a seu modo, sem liame com a comunidade de fé, nem com o compromisso pessoal de seguir a ética e a moral, contrariando sua própria fé.

Jesus fala sobre o amor a Deus, que exige o cumprimento de seus mandamentos. S. João Evangelista lembra: ”Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os seus mandamentos, é mentiroso, e a Verdade não está nele... o amor de Deus se realiza de fato em quem observa a Palavra de Deus” (1 João 2,4.5). Quem quer viver a fé conforme o Mestre não tem medo de se apresentar sempre como seguidor da pessoa dele e de seus ensinamentos. Mais: ensina também aos outros o que Ele indica, conforme a missão dada por Ele.

Depois do ato ou compromisso de fé, caracterizado no batismo, a pessoa vai mostrar sua coerência na fidelidade do seguimento ou discipulado.  Não tem vergonha de testemunhar sua escolha de vida. Em todas as realidades, circunstâncias e vocações  mostra a que veio com sua fé. Baseada nela, mostra a fidelidade na vida honesta, na promoção do bem do semelhante, no compromisso com a proposta de vida cristã aos outros, no encaminhamento da família conforme os ditames do Evangelho, na ajuda à promoção da justiça e da boa política na sociedade. Não tem medo de se apresentar como pessoa do bem, coerente com a verdade e a luta pela dignidade da vida e da pessoa humana.

O Filho de Deus nos mostra que sua apresentação no templo marca sua presença em nossa história como quem resgata a aliança de amor entre o divino e o humano, na oblação do amor, que faz gerar vida plena para todos.
CNBB, 29-01-2014.
*Dom José Alberto Moura é arcebispo metropolitano de Montes Claros.

Morre, aos 81 anos, o padre jesuíta João Batista Libanio

Mineiro de Belo Horizonte, Teólogo, professor e amigo incondicional da Escola Superior Dom Helder Câmara.

João Batista Libanio era colunista do DomTotal
Faleceu na manhã desta quinta-feira (30) o padre jesuíta João Batista Libanio. Mundialmente reconhecido como um dos mais notáveis teólogos da atualidade, o jesuíta Libanio era professor da FAJE e colunista do DomTotal. Ele sofreu um infarto aos 81 anos em Curitiba, PR (no dia 18 de fevereiro faria 82 anos), enquanto assessorava ums reunião da Irmãs de Nossa Senhora de Sion.

João Batista Libanio também é conhecido como Teólogo da Libertação, sendo considerado um dos fundadores da linha teólogica da opção preferencial pelos pobres.

O religioso era licenciado em Teologia em Frankfurt (Alemanha) e doutor pela Universidade Gregoriana (Roma).
Libanio publicou mais de 125 livros, dos quais 36 de autoria exclusiva e os demais em colaboração com outros autores. No DomTotal, seus artigos eram muito apreciados pelos internautas e tinham grande repercussão. Segundo o reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Libanio sempre foi um apoiador e um amigo incondicional desta Escola de Direito, tendo sido, inclusive, professor do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos.

No ano passado, João Batista Libanio recebeu com entusiasmo o fato de Francisco ser escolhido como o primeiro latino-americano a se tornar papa. Em um seminário sobre o primeiro aniversário do Papa Francisco, previsto para acontecer na Escola Superior Dom Helder Câmara, Pe. Libanio teria uma participação no debate do dia 13 de março.
Para o Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, o referido seminário servirá também para celebrar e agradecer a vida do Pe. Libanio, um dom de Deus vivido a serviço da Igreja e dos mais pobres.
O velório será realizado na manhã de sexta-feira, 31 de janeiro, no auditório da Faje - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Avenida Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - bairro Planalto - BH/MG). No sábado, às 8h, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside Missa, que será transmitida ao vivo pela TV DomTotal. Em seguida, o corpo segue para velório na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano. O enterro será no sábado, às 17h, no Cemitério Bosque da Esperança.


Clique aqui e e veja os textos de Libanio publicados no DomTotal!
Redação DomTotal