quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Evangelho do dia

Ano B - Dia: 06/09/2012



Joguem as redes
Leitura Orante


Lc 5,1-11

Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Leitura Orante

- A nós todos que nos encontramos na web, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, creio com viva fé
que estais aqui presente, junto de mim,
para indicar-me o caminho que leva ao Pai.
Iluminai minha mente, movei meu coração,
para que esta Leitura Orante produza em mim frutos de vida.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 5,1-11, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
A partir de Lucas 5, o Mestre alarga seu campo de ação e para isto forma um grupo de colaboradores. Neste texto de hoje, temos a narração do primeiro chamado, diante da multidão que "se apertava em volta dele" para ouvir a Palavra de Deus. Jesus subiu no barco de Simão e dali, sentado, ensinava à multidão. No final, manda que Simão leve o barco para águas mais profundas e lá, ele e os companheiros joguem as redes. Simão explica que eles trabalharam a noite toda e nada pescaram. Mas, farão isto porque Jesus lhes pede. E assim fizeram. Como resultado, encheram dois barcos com tanto peixe que quase afundaram. A abundância da pesca pode simbolizar a expansão da Igreja. Simão Pedro experimenta, de um lado, seu fracasso, e de outro, o grande êxito por acreditar na Palavra de Jesus. Pescar é símbolo da missão. A presença e atuação de Jesus despertou em Simão o sentimento de pecador. Caiu aos pés dele e disse: "Sou um homem pecador!" Por isso, sente que Jesus, o Santo, deve se afastar dele. O Mestre faz-lhe, então, o chamado para ser "pescador de gente". O Evangelho termina com os apóstolos deixando tudo e seguindo Jesus.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Jesus entra na barca de Pedro. Entra também na minha "barca". Qual é ela?
O Mestre vai ampliando o seu círculo de colaboradores. Em Lc 6,12-16, lemos a convocação dos doze apóstolos. No capítulo 10, escolhe 72 discípulos para, de cidade em cidade, anunciarem o Reino de Deus. A Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários, "lançando as redes em águas mais profundas". Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).
Como me encontro nesta missão? Tenho a missão de ser santo ou santa, qualquer que seja minha vocação: leiga, religiosa ou para o ministério sacerdotal. Como vivo este chamado?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre,
agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta Leitura Orante.
Perdoai-me, pelos limites
que me impediram de fazê-la melhor.
Ofereço-vos a resolução que tomei
e que espero viver, com a vossa graça. Amém

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, sentindo a presença de Deus na minha "barca".
Vou demonstrar pela vida que estou buscando o caminho da santidade.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Santo do dia

6 de setembro

São Liberato de Loro
Liberato nasceu na pequena Loro Piceno, província de Macerata, na Itália. Pertencia à nobre família Brunforte, senhores de muitas terras e muito poder. Mas o jovem Liberato, ouvindo o chamado de Deus e por sua grande devoção à Virgem Maria, abandonou toda riqueza e conforto para seguir a vida religiosa.

Renunciou às terras e ao título de senhor de Loro Piceno, que havia herdado de seu tio, em favor de seu irmão Gualtério, e foi viver no Convento de Rocabruna, em Urbino. Ordenado sacerdote e desejando consagrar sua vida à penitência e às orações contemplativas, retirou-se ao pequeno e ermo Convento de Sofiano, não distante do castelo de Brunforte. Lá, vestiu o hábito da Ordem dos Frades Menores de São Francisco, onde sua vida de virtudes valeu-lhe a fama de santidade.

Em "Florzinhas de são Francisco", encontramos o seguinte relato sobre ele:
No Convento de Sofiano, o frade Liberato de Loro Piceno vivia em plena comunhão com Deus. Ele possuía um elevado dom de contemplação e durante as orações chegava a elevar-se do chão. Por onde andava, os pássaros o acompanhavam, posando nos seus braços, cabeça e ombros, cantando alegremente. Amigo da solidão, raramente falava, mas, quando perguntado, demonstrava a sabedoria dos anjos. Vivia alegre, entregue ao trabalho, à penitência e à oração contemplativa. Os demais irmãos dedicavam-lhe grande consideração.

Quando atingiu a idade de quarenta e cinco anos, sua virtuosa vida chegou ao fim. Caiu gravemente enfermo, ficando entre a vida e a morte. Não conseguia beber nada; por outro lado, recusava-se a receber tratamento com medicina terrena, confiando somente no médico celestial, Jesus Cristo, e na sua abençoada Mãe. Ela milagrosamente o visitou e consolou, quando estava, em oração, preparando-se para a morte. Acompanhada de três santas virgens e com uma grande multidão de anjos, aproximou-se de sua cama. Ao vê-la, ele experimentou grande consolo e alegria de alma e de corpo, e suplicou-lhe, em nome de Jesus, que o levasse para a vida eterna, se tivesse tal merecimento.

Chamando-o por seu nome, a Virgem Maria respondeu: "Não temas, filho, que tua oração foi ouvida, e eu vim para confortar-te antes de tua partida desta vida". Assim frei Liberato ingressou na vida eterna, numa data incerta do século XIII.

No século XV, o culto a Liberto de Loro era tão vigoroso que nas terras dos Brunforte recebeu autorização para ser chamado são Liberato. Até o novo convento, construído, por ocasião da sua morte, ao lado do antigo de Sofiano. E construíram, também, uma igreja para conservar as suas relíquias, atualmente Santuário de São Liberato. Porém só no século XIX, após um complicado e atrapalhado processo de canonização, é que o seu culto foi reconhecido pelo papa Pio IX, que lhe deu a autorização canônica para ser chamado santo. A festa de são Liberato de Loro foi mantida na data tradicional de 6 de setembro, quando suas relíquias foram solenemente transferidas para o altar maior do atual Santuário de São Liberato, na sua terra natal.

Mensagens

O menino da praça

Numa manhã setembrina,
na Praça do Panteon, sentei-me à beira de um canteiro, absorta nas minhas orações diárias.
Em dado momento, percebi, ao meu lado, um menino que cochilava.
Agasalhou-se bem juntinho a mim, sequioso por um aconchego materno, e pôs-se a dormir tranqüilamente.

Tocou-me profundamente e, com ecletismo, contemplei aquela cena patética
e me pus a interrogar: Quem és tu, ó menino, que dormes ao relento nesta manhã tão gélida, na Praça do Panteon?

Quem és tu, ó menino desconhecido, que fazes deste chão tua manjedoura, com o teu corpo encoberto, não só pela camisa que te serve de coberta, não só pelo livro que te serve de travesseiro, que alguém ali deixou, não só pelo calção surrado, preto de cor e sujo, que te serve de pijama, não só pela japonesa, pé de uma, pé de outra, que te protege os pés?

Mas pela vida incógnita que levas, pela incerteza estampada no teu rosto de criança, pelo sono que te domina nas noites não dormidas, vagadas ao léu por esta ilha bela?
Mas, e mais ainda, pelo descaso dos grandes, de quem poderia te amparar!

E tu aí dormes a céu aberto, sem alento, banhado pelo sol candente que te aquece da brisa friorenta que sopra nesta manhã de setembro, sob o olhar atônito dos transeuntes, que passam como que a interrogar o porquê deste menino abandonado em tenra idade, jogado à margem da vida, sem amparo e sem carinho, nesta linda São Luís patrimônio da humanidade.

Eu também sem entender vou em frente, com o coração tristonho, nas palavras do Evangelho, meditando: "Deixem as crianças vir a mim.
Não lhes proíbam, porque o reino de Deus pertence a elas"...
Então, Jesus abraçou e abençoou as crianças, pondo as mãos sobre elas.
Fica com Jesus, teu real amparo, ó menino da Panteon!


Aracy Ribeiro e Silva

13 DE OUTUBRO EVENTO JUVENTUDE MARIANA, CONTAMOS COM VOCE!


Queridos amigos e irmãos em Cristo Jesus.
Pedimos a ajuda de todos no sentido de participar aos movimentos Jovens da Igreja dos senhores, para juntos realizarmos um grande evento da JUVENTUDE CATÓLICA, em nossa Arquidiocese, será no dia 13 de outubro, dia da última aparição de Nossa Senhora de Fátima, mais uma bela festa em sua homenagem, teremos como tema " JUVENTUDE MARIANA, com o apoio da Arquidiocese, através do padre Gemison, coordenador da pastoral da juventude, com a participação de todos os movimentos ligados a juventude da nossa Arquidiocese, liderados pelo grupo jovem da Igreja de Casa Forte.
Ainda estamos fechando a programação, voltando as nossas reuniões todas as quartas feiras, as 19:30 horas, todos sintam convidados a se juntar a este pequeno grupo que esta lutando muito para o fortalecimento do nosso Santuário Arquidiocesano, contamos com a participação e ajuda de todos, estamos abertos para Padres e leigos que queiram aprofundar o tema entre os jovens, com reflexões, palestras, momentos de oração e musica, quem sabe realizarmos um teatro com os jovens sobre o tema: JUVENTUDE MARIANA, por favor mais uma vez sintam a vontade e se Deus os iluminar vamos juntos realizar uma bela festa a nossa Mãezinha NOSSA SENHORA DE FATIMA, no eterno colégio Nóbrega. Lembramos que esta Igreja hoje SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA é o primeiro do mundo em sua homenagem, desde 8 de setembro de 1935, anexo texto padre Expedito sobre a história deste que é NOSSO Santuário Arquidiocesano, Contamos com a ajuda e participação de todos. Obrigado.
PROGRAMAÇÃO INICIAL:
6:00 horas – Alvorada com queima de fogos, oração do Angelus e café comunitário
12:00 horas – Celebração Missa
14:00 horas – Momento junto aos jovens de interiorização.
16:00 horas – Hora da Graça: Adoração ao Santíssimo Sacramento.
19:00 horas - Celebração Missa festiva
20:00 horas – Procissão pelas ruas da cidade. Bênção das rosas e consagração a Nossa Senhora, bênção final e abraço da paz.
OBS: Durante todo o dia, momentos de oração, cantos, confissões, terços, reflexões, etc. Tudo com muita alegria e devoção a Maria.
Abraço fraterno
Em tudo amar e servir!
Padre Antônio Mota reitor do Santuário - Cel: 96205376 amota@unicap.br
Sergio Azevedo devoto de Nossa Senhora de Fátima - Cel: 99646427 sfla2006@hotmail.com
Santuário Fone: 32214881 Vera Azevedo amifatamigosnsfatima@hotmail.com