domingo, 22 de setembro de 2013

PROCLAMAS MATRIMONIAIS


20 e 21 de setembro de 2013

COM O FAVOR DE DEUS E DA SANTA MÃE A IGREJA, QUEREM SE CASAR:

• LANDERSON LUIZ SILVA PEREIRA
CAROLINA DE CASTRO MENDONÇA
• LUCIANO FONSECA VALERIANO
PRISCILLA DE OLIVEIRA PARENTE GARCIA
• LUIZ FELIPE MUNIZ DA CUNHA
DANIELA MEDICIS MARANHÃO LACERDA
• CÉLIO MONTE DA  SILVA
TATIANA DANTAS FRANÇOSO
• CLÁUDIO SILVEIRA DE SOUZA JUNIOR
MARIANA VALENÇA CORDEIRO BARBOSA
• ROMERO MIMOUN DO NASCIMENTO
VIVIAN ALVES DA SILVA
• BRUNO ABREU DE SOUZA
THALITA ALVES DE SOUZA
• ÍCARO SANTOS DE ANDRADE  TENÓRIO
THAMIRYS  DE ALMEIDA SILVA
• ARTUR FILIPE FERREIRA DUTRA
CAMILA MELO DA SILVA
• JURANDIR BORGES VASCONCELOS
MARIA  ALDENISE DE ANDRADE ARAÚJO

                       Quem souber algum impedimento que obste à celebração destes casamentos está obrigado em    consciência a declarar.

Consistório sobre canonizações de João Paulo II e João XXIII em 30 de setembro

 


Papa Francisco fala durante encontro no Vaticano em 21 de setembro
Cidade do Vaticano - O consistório sobre as próximas canonizações de dois dos antecessores do papa Francisco, João Paulo II e João XXIII, foi convocado para o dia 30 de setembro, anunciou neste sábado (21) o Vaticano.

A data de canonização destes dois pontífices, João XXIII (papa de 1958 a 1963) e João Paulo II (de 1978 a 2005) será anunciada nesta ocasião. Ela pode ocorrer antes do fim do ano.

Neste consistório estarão presentes os cardeais que estiverem em Roma no momento, disse o Vaticano.

No início de julho, o papa Francisco assinou o decreto no qual reconhecia a atribuição do segundo milagre atribuído a João Paulo II, ocorrido logo após sua beatificação, em 1 de maio de 2011, condição para ser proclamado santo.

O papa polonês João Paulo II será canonizado por ter intercedido na cura milagrosa de uma mulher na Costa Rica.

Já João XXIII, chamado de o "Papa Bom", alcançará, pelo contrário, a santidade sem um segundo milagre, uma decisão que cabe ao Papa, mas considerada rara.

Conhecido por sua atitude pastoral e por sua benevolência ao se dirigir às multidões, João XXIII convocou o Concílio Vaticano II. O Papa argentino é comparado frequentemente a ele, por sua simplicidade e bom-humor".
AFP

Papa Francisco defende a participação da Igreja nas redes sociais

 

O papa Francisco disse neste sábado (21) que é importante ´a atenção e presença da Igreja [Católica] no mundo da comunicação´, como nas redes sociais, para dialogar com os homens e levá-los ao encontro com Cristo.

Durante a audiência de hoje aos participantes na Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Francisco destacou a importância da Igreja na comunicação, sem esquecer, contudo, que o importante é a mensagem e não a aquisição de sofisticadas tecnologias. "O panorama comunicativo converteu-se pouco a pouco, para muitos, em um ambiente vital, uma rede onde as pessoas se comunicam e ampliam os horizontes dos seus contatos e relações´, disse o papa.

O pontífice ressaltou que a Igreja deve assumir como papel no mundo da comunicação, por meio do diálogo ´com os homens e as mulheres de hoje, para compreender as suas expetativas, as suas dúvidas e esperanças´. ´Na atual era da globalização, estamos assistindo ao aumento da desorientação, da dificuldade para trabalhar relações profundas´, disse.

Francisco disse que, por isso, é importante que a Igreja saiba dialogar, ´entrando também nos ambientes criados pelas novas tecnologias, nas redes sociais, para tornar visível´ a sua presença.
Agência Brasil

'O olhar de Jesus transforma a nossa vida', afirmou Papa na Casa Santa Marta

 

Cidade do Vaticano, 22 set (SIR) – Deixemo-nos olhar por Jesus, o seu olhar transforma a vida: foi o que disse o Papa Francisco na manhã de sábado (21), durante a Missa na Casa Santa Marta, comentando o Evangelho que narra a conversão de São Mateus, cuja memória a Igreja celebrou neste dia.
Jesus olha Mateus nos olhos, um cobrador de impostos, um pecador público. O dinheiro é a sua vida, o seu ídolo. Mas agora, afirma o Papa, sente “no seu coração o olhar de Jesus dirigido a ele”: E aquele olhar o envolveu totalmente, transformou a sua vida. Nós dizemos: o converteu. Assim que viu aquele olhar, levantou-se e o seguiu. E isso é verdadeiro: o olhar de Jesus sempre nos levanta. Um olhar que nos leva para cima, que jamais nos abandona. Jamais humilha. Convida a levantar-se. Um olhar que leva a crescer, a ir avante, que encoraja, porque nos quer bem. O olhar de Jesus, explicou o Papa, não é algo de mágico: Jesus não era um especialista em hipnose.
“Jesus olhava para cada um e eles sentiam como se Jesus dissesse o nome… Assim mudou Pedro e o Bom Ladrão. Nos fará bem pensar, rezar sobre este olhar de Jesus. Ele vai à casa de Mateus e enquanto se senta à mesa, chegam muitos publicanos e pecadores, porque a voz tinha se espalhado. E toda a sociedade – não a sociedade limpa – se sentiu convidada à aquela refeição: Os pecadores, publicanos ouviam... Mas Jesus tinha olhado para eles, e aquele gesto, creio eu, foi como um sopro sobre a brasa, que lhes restituiu a dignidade.
O olhar de Jesus sempre nos faz dignos, nos dá dignidade. É um olhar generoso. “Todos nós na vida – concluiu o Papa, sentimos este olhar, e não somente uma vez: tantas vezes! Talvez na pessoa de um sacerdote que nos ensinava a doutrina ou nos perdoava os pecados … talvez na ajuda de pessoas amigas”: Mas todos nós nos encontraremos diante daquele olhar, aquele olhar maravilhoso. E vamos avante na vida, na certeza de que Ele nos olha. Mas também Ele nos espera para nos olhar definitivamente. E aquele último olhar de Jesus sobre a nossa vida será para sempre, será eterno. Eu peço a todos esses santos que foram olhados por Jesus que nos preparem a deixar-nos olhar na vida, e que nos preparem também para aquele último – e primeiro! – olhar de Jesus”.
SIR

Argentina: Bispo recomenda aos jovens que façam dos valores cristãos 'a base de suas ações'

 

Gualeguaychú, 22 set (SIR) - Por ocasião do Dia do Estudante, celebrado na Argentina neste sábado (21) o Bispo de Gualeguaychú, cidade situada na província de Entre Ríos, Dom Jorge Lozano, exortou os jovens e adolescentes a fazer "com que seus valores sejam a base de suas ações".
"Para os que conhecem a Jesus, animem-se em anunciá-lo e dar o exemplo para os que necessitam deste farol em meio a escuridão. Para os que não conhecem, que possam perceber a alegria daqueles que o fazem e não tenha medo de se aproximar, de segui-los, pois em Jesus está a vida", disse.
O prelado afirmou para a juventude que Jesus "sempre nos perdoa e se alegra com nossas alegrias, além de entender nossas tristezas e perguntas mais profundas". Dom Lozano também alentou-os sobre o chamado "colapso de valores" dentro da sociedade, onde aqueles que "buscam apenas o poder e o dinheiro," valorizam mais o lucro, mas que para isso, precisam se vender para o álcool e ter contato com as drogas ou a prostituição".
Para o Bispo de Gualeguaychú, "este é um tempo para desenvolver e levar adiante um projeto de vida. O estudo, o trabalho, os amigos e a família não são um passatempo para se distrair enquanto espera o melhor em sua vida", pois, "o melhor não está ´adiante´, mas sim no agora. Sem este presente bem vivido, não haverá futuro brilhante".
"O horizonte de amanhã será claro se você sabe onde olhar. O Papa Francisco escreveu recentemente que ´A Fé é a luz que vem do futuro, o que revela vastos horizontes, e leva-nos para além do nosso" eu "isolado, a mais ampla comunhão ´", ressaltou Dom Lozano, citando a Encíclica Lumen Fidei. No final, o Bispo pediu orações pelo Dia Nacional Anti-Tráfico de Pessoas (23 de setembro) pelas "muitas pessoas, principalmente, as mulheres, que, sendo muito jovens, são raptadas e submetidas a barbáries e insultos à sua dignidade". "Procurem em seu coração observar as sementes de vida semeadas por Deus", concluiu.