quarta-feira, 29 de julho de 2015

Francisco em Prato: em vez de paramentos, roupas para os pobres


Papa pediu que os tecidos virassem roupas para aquecer os pobres no inverno - EPA
28/07/2015 17:05
Prato (RV) – Um ‘pedido’ todo especial partiu do Papa Francisco à cidade italiana de Prato, conhecida como uma das capitais têxteis da Europa. Segundo a Agência AGI, o Santo Padre sugeriu que os empreendedores que queriam lhe oferecer tecidos para os paramentos, em ocasião da sua visita de 10 de novembro, na Toscana, dessem um novo rumo à gentileza dos presentes: metros de tecido para confeccionar roupas que abrigassem os pobres do frio ou camisetas para estudantes de países tropicais.
O bispo de Prato, Dom Franco Agostinelli, já anunciou que a ideia de Francisco foi acolhida com entusiasmo. Inclusive as 270 empresas chinesas associadas à CNA (Confederação Nacional do Artesanato e da Pequena e Média Empresa) aderiram à iniciativa e poderão contribuir não somente com tecidos, mas com roupas já confeccionadas.
A economia de Prato, com pouco mais de 190 mil habitantes, gira em torno da produção têxtil desde a época medieval. E é próprio na cidade industrial toscana que o Papa Francisco começará o seu encontro com a Igreja italiana, que estará reunida em Florença para o Convênio Eclesial Nacional.
O dia é 10 de novembro e, logo cedo da manhã, às 8h15 (horário italiano), o Pontífice encontrará os trabalhadores e empreendedores de Prato, na praça central. Está previsto um discurso do Santo Padre aos presentes. O bispo Agostinelli declarou que “toda a diocese está em festa pelo evento que vai marcar a nossa história: realmente Pedro visitará a nossa igreja e nos confirmará na fé”.
Logo depois, o Papa Francisco seguirá para Florença, onde encontrará os mais de 2 mil participantes do V Convênio Eclesial da Igreja italiana, entre bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, com o pronunciamento de mais um discurso. Na agenda do Santo Padre em Florença, também consta encontro com os doentes e almoço com os pobres. Durante a tarde do mesmo dia, o Pontífice presidirá a Santa Missa no Estádio Municipal ‘Artemio Franchi’.
(AC/AGI)

Francisco é capa da National Geographic em agosto


Papa é capa da National Geographic de agosto de 2015 - RV
28/07/2015 14:56
Washington (RV) – “Papa Francisco transforma o Vaticano”. Com este título, a edição estadunidense de agosto da National Geographic dedica a capa ao Papa Francisco, acompanhada por uma ampla reportagem sobre o primeiro Pontífice latino-americano. A edição, com fotos de Dave Yoder, será lançada junto com o livro “Pope Francis and the New Vatican”, escrito por Robert Draper.
O fotógrafo da National Geographic, Yoder, passou cerca de seis meses seguindo os passos do Papa em Roma e no Vaticano, enquanto Draper dedicava um mês para conversar com autoridades vaticanas em Roma e três semanas na Argentina falando com amigos de Bergoglio.
Foco
A reportagem que tem por título “O Papa mudará o Vaticano ou o Vaticano mudará o Papa?” fala do foco do pontificado de Francisco nos pobres e na reforma da Cúria. A matéria é ilustrada com testemunhos e histórias recolhidas por Draper e as muitas imagens captadas por Yoder. O fotógrafo afirmou estar “impressionado com o entusiasmo de Francisco ao interagir com as pessoas comuns”.
A revista destaca alguns pontos do pontificado de Bergoglio. “Ao longo de numerosas entrevistas com autoridades do Vaticano – muitas das quais afirmaram que o Papa é um enigma – aprendemos mais sobre a postura de Francisco em relação a uma série de assuntos”, dizem os editores.
Personalidade
Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco, conhecido também como “defensor dos pobres”. O Papa recusou-se a andar em um carro de luxo e optou em viver em uma casa de hóspedes ao invés do tradicional apartamento papal, no Palácio Apostólico.
Nos primeiros dois meses, ele já deixava claro que imprimiria um estilo diferente no papado. Francisco escolheu passar a Quinta-feira Santa em uma prisão juvenil, lavando os pés dos reclusos e rezando. Ele faz piadas sem perder a compostura e gosta de improvisar. No entanto, seus amigos mais próximos na Argentina, o descreveram como um "jogador de xadrez". Seus amigos também afirmam saber que ele quer passar seus últimos dias "em casa", desejo já manifestado pelo próprio Francisco, escrevem os autores da reportagem. (JE)

Papa aos jovens: não tenham medo do casamento


Papa abençoa jovem casal durante uma audiência no Vaticano - AFP
28/07/2015 12:12
Cidade do Vaticano (RV) – Neste período de “férias” em que os compromissos públicos do Papa se reduzem, ficamos em jejum das palavras do Pontífice. Contudo, por meio das redes sociais, Francisco se faz sentir mesmo que seja somente com 140 caracteres, como ocorre no Twitter.
Na manhã desta terça-feira, o Papa escreveu: “Queridos jovens, não tenham medo do matrimônio: Cristo acompanha com a sua graça os esposos que permanecem unidos a Ele".
“Setor dos casais”
Durante as audiências gerais das quartas-feiras, na Praça São Pedro, um dos locais mais concorridos é o “setor dos casais”. Em fase de preparação para o matrimônio ou casados já há algum tempo, não importa: a cena se repete. Noivas com seus longos vestidos brancos desfilam pelas imediações do Vaticano chamando a atenção de quem passa.
Na audiência geral de 29 de abril deste ano, o tema da catequese do Papa foi justamente o matrimônio – e as dificuldades que isto implica nos dias de hoje.
“É uma realidade que as pessoas se casam cada vez menos; é real: os jovens não querem casar”, refletiu o Papa.
“Por outro lado — prosseguiu — em muitos países aumenta o número de separações, e diminui o número de filhos. A dificuldade de permanecer unidos — quer como casal, quer como família — leva a interromper os vínculos com frequência e rapidez cada vez maiores, e são precisamente os filhos os primeiros a sofrer as consequências”.
Cultura do provisório
Se alguém experimenta desde a infância que o matrimônio é um vínculo “temporário”, inconscientemente para esta pessoa será assim, reforçou Francisco.
“Com efeito, muitos jovens são impelidos a renunciar ao próprio programa de um vínculo irrevogável e de uma família duradoura. Acho que devemos meditar com grande seriedade sobre o motivo pelo qual tantos jovens ‘não estão dispostos’ a casar. Existe uma cultura do provisório... tudo é provisório, parece que não existe algo definitivo”.  (RB)

Jovens de movimentos e novas comunidades enviam carta ao Papa


Papa no Rio de Janeiro durante JMJ 2013 - ANSA
29/07/2015 12:53
Belém (RV) - Jovens participantes do II Encontro Nacional de Jovens dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC), realizado em Belém (PA) de 14 a 19 de julho, redigiram uma carta a ser enviada ao Papa Francisco, aos Bispos e jovens do Brasil. Nela, relatam a experiência vivida no evento e afirmam que acreditam numa transformação com base na comunhão de carismas.
“Convidados a sair para anunciar a vida de Jesus Cristo, nós entendemos ser possível intensificar uma revolução pelo amor e pela unidade, mesmo na diversidade”. Os participantes do encontro eram cerca de 300 líderes de mais de 44 expressões eclesiais da Igreja no Brasil.
Os representantes recordam as palavras do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, realizada no Rio de Janeiro, quando o Pontífice exortou os jovens a serem “protagonistas na história”.
Contam ainda como foi a experiência missionária realizada na cidade de Belém, na qual foram até realidades de exclusão social e existencial. “Saímos ao encontro dos nossos irmãos que estavam nas ruas, nas feiras, nos bares, nas ilhas, nos abrigos, nas comunidades, nos barcos, nos ônibus. As realidades que encontramos nos levam a um estado permanente de missão”. Os jovens ressaltam que nesses ambientes, mesmo diante do sofrimento, encontraram um povo devoto e acolhedor.
Diante dessa experiência, retomam um trecho da encíclica Laudato Si: “Por isso a Igreja, com a sua ação, procura não só lembrar o dever de cuidar da natureza, mas também ‘sobretudo proteger o homem da destruição de si mesmo’”
Por fim, os jovens agradecem ao Pontífice por acreditar na juventude e ver nela o presente e o futuro da Igreja, e pedem suas orações.
O documento será encaminhado ao Vaticano pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Confira a carta na íntegra.
(MJ/Acidigital)

Celam elabora Plano Global




CNBB
celam
Os membros dos Departamentos do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e do Centro Bíblico, Teológico e Pastoral para América Latina e Caribe (Cebitepal) participaram, de 21 a 24 de julho, em Bogotá, Colômbia, da reunião geral da coordenação do Celam, com o objetivo de elaborar um Plano Global para o quadriênio 2015-2019.
De acordo com informações da instituição, “a reunião ocorreu no contexto dos 60 anos do Celam em um ambiente fraterno que reflete a importância de fortalecer o conhecimento e a comunhão entre os membros dos departamentos e do Cebitepal, tendo em vista a formação de equipes de fé, de vida e de trabalho”.
O arcebispo de Bogotá e presidente do Celam, cardeal Salazar Gómez, recordou os diferentes acontecimentos que marcaram a vida da entidade. “60 frutuosos anos nos oferecem um acervo especialmente fecundo para a compreensão do momento presente e da tarefa que hoje devemos assumir frente à evangelização de nosso continente”, disse. Segundo o cardeal Gómez, “a celebração dos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, com suas ressonâncias nas Conferências do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, e o surpreendente magistério do papa Francisco, particularmente sua exortação apostólica, a Alegria do Evangelho, e agora a sua carta encíclica Laudato Si’, além dos seus numerosos discursos, homilias e catequeses, oferecem um amplo horizonte de compreensão para que a tarefa do Celam assuma novos desafios e receba novas possibilidades”.
Para definir os itinerários do Celam nos próximos quatro anos, foi discutida a realidade latino-americana e caribenha, à luz do Evangelho, com a finalidade de identificar os desafios mais urgentes e traçar linhas de ação pastoral que respondam às necessidades da Igreja. As funções e ações que os membros de cada departamento do Celam e do Cebitepal desenvolvem foram definidas à luz da Palavra e da reflexão dos momentos mais significativos nos 60 anos de vida e missão do Celam, bem como a partir da inspiração teológica que advém da exortação apostólica do papa Francisco, A alegria do Evangelho.
O Plano Global 2015-2019, elaborado com base no método Ver-Julgar-Agir, aborda os desafios, linhas de ação, objetivos e programas que permitirão o desenvolvimento de projetos específicos.
Também durante a reunião, foram apresentados os frutos do trabalho e informações pertinentes ao desenvolvimento articulado de ações de cada departamento do Celam e do Cebitepal.

Jubileu: abertas inscrições para Missionário da Misericórdia


Jubileu da Misericórdia terá início no dia 8 de dezembro - RV
29/07/2015 10:51
Cidade do Vaticano (RV) – Estão abertas as inscrições para os sacerdotes e bispos eméritos que desejam candidatar-se à função de Missionário da Misericórdia durante o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016. Os candidatos devem observar as seguintes características antes de preencher o formulário:
– Ser sinal vivo de como o Pai acolhe todos os que procuram o seu perdão;
– Artífices próximos de todos, não excluindo ninguém, de um encontro cheio de humanidade, fonte de libertação, rico de responsabilidade para superar os obstáculos e retomar a vida nova do Batismo;
– Pregadores convincentes da Misericórdia;
– Anunciadores da alegria do perdão;
– Confessores acolhedores, amorosos, compassivos e atenciosos especialmente às difíceis situações de cada pessoa.
Os Missionários da Misericórdia serão enviados pelo Papa Francisco na Quarta-feira de Cinzas durante uma celebração na Basílica de São Pedro. A figura dos Missionários é descrita na bula Misericordiae vultus, no nº 18.
Funções
A seguir, os Missionários serão enviados, pelos próprios Bispos Diocesanos nos seus Países, para animar as missões populares ou as iniciativas específicas relacionadas com o Jubileu, com especial referência ao sacramento da Reconciliação. O Santo Padre, com efeito, dar-lhes-á a faculdade para perdoar também os pecados reservada à Sé Apostólica.
Os Bispos, por meio da área reservada no site do Jubileu, terão acesso à lista de missionários disponíveis, agrupados por País e por idioma, e poderão contatá-los diretamente convidando-os para a missão na sua diocese.
Carta do Bispo
Cada Missionário deverá ter uma carta de apresentação do próprio Ordinário Diocesano ou do Superior da Província de pertença, na qual se atesta a idoneidade para realizar este ministério.
Para se tornar missionário será necessário preencher o formulário “Torna-te Missionário”. Este formulário deve ser preenchido exclusivamente para candidatar-se a missionário da misericórdia.
As candidaturas serão recebidas pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, responsável último pela seleção dos Missionários da Misericórdia, que os escolherá em concordância com os respectivos Ordinários e Superiores das Ordens religiosas.
A candidatura deverá ser acompanhada pela digitalização da carta do Ordinário ou do Superior do Instituto religioso em papel timbrado (atenção para que sejam legíveis os dados de contato). (RB)

Com o povo brasileiro, o Papa aprendeu o que é ter saudade


Papa recebe o abraço da comunidade de Varginha - RV
29/07/2015 12:49
Cidade do Vaticano (RV) – Há exatos 2 anos, o Papa se preparava para deixar o Brasil. Após uma intensa semana em nosso País – a primeira viagem apostólica de seu pontificado para a Jornada Mundial da Juventude – Francisco se despedia no Rio de Janeiro.
Em seu último discurso, o Papa fez, diversas vezes, uso de uma das palavras mais particulares da língua portuguesa, cujo sentido percebe-se somente a partir do momento em que o sentimento aflora empírica e individualmente.
Ouvindo Francisco, não restam dúvidas de que o Papa realmente pode dizer que sentiu saudade.
“Parto com a alma cheia de recordações felizes... Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha... Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades”.
A prova cabal de que o povo brasileiro conquistou o coração de Francisco – e que o Papa sente realmente falta desse carinho – é a vontade de, tão logo seja possível, viver e sentir tudo isso outra vez.
“O Papa vai embora e lhes diz ‘até breve’, um ‘até breve’ com saudades".
Saudades que Francisco poderá matar em breve, participando da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, como ele mesmo desejou.
“Que Nossa Senhora Aparecida lhes proteja. Adeus até quando eu voltar, em 2017!” 
(RB)