quinta-feira, 24 de julho de 2014

Paróquia Nossa Senhora das Candeias

Inscrições
abertas para a Catequese de crianças, jovens e adultos!
 
 
Batismo
1ª Eucaristia
Crisma
 
 
Procure um dos catequistas
Informações:
(81) 3478-0162
secretariaparoquialcandeias@gmail.com
 
 

Inscrições abertas para catequese!


 
A Paróquia Nossa Senhora das Candeias convida crianças*, jovens e adultos que ainda não receberam os sacramentos do Batismo, 1ª Eucaristia e Crisma para os encontros de formação.
 A equipe de catequistas está à disposição para esclarecer dúvidas e realizar as inscrições.
 Informações: (81) 3478-0162
*crianças a partir de 8 anos

O pesar do Papa pelas vítimas do acidente aéreo em Taiwan

 




Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco manifestou seu pesar pelo acidente aéreo nas proximidades do aeroporto de Magong, em Taiwan.

Numa aterragem de emergência da companhia Transasia, 47 passageiros morreram e 11 ficaram feridos. O acidente ocorreu devido à passagem na ilha do tufão Matmo, com chuvas torrenciais e fortes ventos.

Num telegrama ao Arcebispo de Taipei, Dom John Hung Shan-chuan, o Secretário de Estado vaticano, Card. Pietro Parolin, garante as orações do Pontífice por todos os afetados por esta tragédia, e manifesta suas condolências aos familiares das vítimas.

O avião tinha decolado de Kaohsiung, no sul de Taiwan, com destino a uma ilha do arquipélago de Penghu.

(BF)




Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano

Liturgia Diária

Dia 24 de Julho - Quinta-feira

XVI SEMANA DO TEMPO COMUM *
(Verde – Ofício do Dia)

Antífona da entrada: É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).
Oração do dia
Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Jeremias 2,1-3.7-8.12-13)
Leitura do livro do Profeta Jeremias.
2 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém estas palavras - oráculo do Senhor: Lembro-me de tua afeição quando eras jovem, de teu amor de noivado, no tempo em que me seguias ao deserto, à terra sem sementeiras. Era, então, Israel propriedade sagrada do Senhor. As primícias de sua colheita, todos quantos dela comiam, carregavam-lhe a culpa, e o mal lhes advinha” - oráculo do Senhor. “Encaminhei-vos a uma terra de vergéis, para lhe comerdes os frutos e saborear-lhe os bens; tão logo chegastes, maculastes-me a terra; e transformastes minha herança em lugar que me causa horror. Não haviam dito os sacerdotes: Onde está o Senhor? Os depositários da lei não me conheceram; revoltaram-se contra mim os pastores, e os profetas proferiram oráculos em nome de Baal. Puseram-se a seguir aqueles (deuses) que nenhum socorro lhes dão. Ó céus, pasmai, tremei de espanto e horror” - oráculo do Senhor. “Porque meu povo cometeu uma dupla perversidade: abandonou-me, a mim, fonte de água viva, para cavar cisternas, cisternas fendidas que não retêm a água”.
Palavra do Senhor.
 
Salmo responsorial 35/36
Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

Vosso amor chega aos céus, ó Senhor,
Chega às nuvens a vossa verdade.
Como as altas montanhas eternas
É a vossa justiça, Senhor.

Quão preciosa é, Senhor, vossa graça!
Eis que os filhos dos homens se abrigam
Sob a sombra das asas de Deus.
Na abundância de vossa morada,
Eles vêm saciar-se de bens.
Vós lhes dais de beber água viva
Na torrente das vossas delícias.

Pois em vós está a fonte da vida,
E em vossa luz contemplamos a luz.
Conservai aos fiéis vossa graça,
E aos retos, a vossa justiça!
 
Evangelho (Mateus 13,10-17)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: “Por que lhes falas em parábolas?” 11 Respondeu Jesus: “Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. 14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, 15 porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare’. 16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Palavra da Salvação.


 
Comentário ao Evangelho
O MODO CONVENIENTE DE ENSINAR
Aparentemente, as parábolas parecem ser um modo inconveniente de ensinar. Jesus mesmo explica que fala em parábolas para que "olhando, não vejam e, embora ouvindo, não escutem nem compreendam". Se a finalidade da pregação era instruir os ouvintes, por que escolher um a maneira difícil de falar, de forma que o sentido das palavras não seria imediatamente captado? Qual terá sido a intenção de Jesus, ao optar por esta forma de ensinamento?
No Evangelho aparecem duas categorias de pessoas: a multidão e os discípulos. A multidão é formada por quem ouve Jesus por simples curiosidade, ou, pior ainda, com prevenção contra ele. A falta de uma prévia abertura para o Mestre impede-a de captar o sentido de seus ensinamentos. Resultado: a multidão permanece na superficialidade das palavras, como se tivesse tapado os ouvidos, e fechado os olhos, tornando-se incapaz de compreender e de se converter a Jesus. Para ela, as parábolas eram desprovidas de sentido.
Já os discípulos, por sua adesão sincera ao Mestre, estão aptos para conhecer os mistérios do Reino revelados nas parábolas. Ou seja, seus olhos vêem, e seus ouvidos ouvem. Para eles as parábolas atingem seu objetivo, e, deste modo, revelam-se como o modo mais conveniente de ensinar.
Jesus declara-os bem-aventurados por terem uma sorte bem diferente daquela da multidão. Eles experimentam o que os antigos profetas e justos ansiaram por experimentar.

Oração
Espírito que sensibiliza o coração, faze-me conhecer os mistérios do Reino revelados nas parábolas, pois eles correspondem ao desígnio do Pai para mim.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
 
Sobre as oferendas
Ó Deus, que no sacrifício da cruz, único e perfeito, levastes á plenitude os sacrifícios da antiga aliança, santificai, como o de Abel, o nosso sacrifício, para que os dons que cada um trouxe em vossa honra possam servir para a salvação de todos. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas. Ele dá o alimento aos que o temem (Sl 110,4s).
Depois da comunhão
Ó Deus, permanecei junto ao povo que iniciastes nos sacramentos do vosso reino, para que, despojando-nos do velho homem, passemos a uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.



MEMÓRIA FACULTATIVA

SÃO CHARBEL MAKHLUF
(Branco – Ofício da Memória)

Oração do dia: Ó Deus, venham em auxílio dos vosso fiéis as preces dos vossos santos para que, celebrando com amor a sua festa, participemos com eles da glória eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Ao apresentarmos, ó Deus, as oferendas ao vosso altar, dai-nos os sentimentos que inspirastes a São Charbel, para celebrarmos, de todo o coração, o sacrifício que vos agrada e nos traz a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Que a comunhão no vosso sacramento, ó Pai, nos dê a salvação e nos confirme na luz da vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SÃO CHARBEL MAKHLUF):
Nasceu em 8 de maio de 1828 em Bek-Kafra, Líbano como José Zaroun Makhouf. Filho de um dono de mulas foi criado por um tio que se punha a piedosa vocação dele. O seu livro favorito era a "Imitação de Cristo" de Thomas Kempis. Com 23 anos ele tomou o nome de Charbel em memória do mártir do século segundo, e entrou no Mosteiro Maronita em Annaya.Em 1853 tomou seus votos solenes e foi ordenado monge em 1859. Ele vivia uma vida de monge modelo, mas sonhava em ser um eremita no deserto. Assim ele se tornou um eremita de 1875 até 23 anos mais tarde vivendo com o mínimo de comida e água. Ganhou uma grande reputação de santo e vários pessoas de todas as classes iam ate ele para receber seus conselhos .Ele tinha uma grande devoção a Sagrada Eucaristia e era conhecido como pessoa que levitava durante as suas preces e curava vários doentes apenas com a sua benção. Vários outros milagres foram atribuídos a sua intercessão ele após sua morte incluindo alguns períodos em 1927 e em 1950 quando um suor saia de sua pele em seu corpo incorrupto. Assim sua tumba se tornou um local de peregrinação de libaneses e não libaneses e de cristãos e não cristãos de todas a nacionalidades. Faleceu em 24 de dezembro de 1898. Foi beatificado em 1965 e canonizado em 1977 pelo Papa Paulo VI.& #8195;

Evangelho do Dia

Ano A - 24 de julho de 2014

Mateus 13,10-17

Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
13 10 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: “Por que lhes falas em parábolas?” 11 Respondeu Jesus: “Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. 12 Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. 13 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. 14 Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: ‘Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, 15 porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare’. 16 Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17 Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.
Palavra da Salvação.


 

Comentário do Evangelho
O MODO CONVENIENTE DE ENSINAR
Aparentemente, as parábolas parecem ser um modo inconveniente de ensinar. Jesus mesmo explica que fala em parábolas para que "olhando, não vejam e, embora ouvindo, não escutem nem compreendam". Se a finalidade da pregação era instruir os ouvintes, por que escolher um a maneira difícil de falar, de forma que o sentido das palavras não seria imediatamente captado? Qual terá sido a intenção de Jesus, ao optar por esta forma de ensinamento?
No Evangelho aparecem duas categorias de pessoas: a multidão e os discípulos. A multidão é formada por quem ouve Jesus por simples curiosidade, ou, pior ainda, com prevenção contra ele. A falta de uma prévia abertura para o Mestre impede-a de captar o sentido de seus ensinamentos. Resultado: a multidão permanece na superficialidade das palavras, como se tivesse tapado os ouvidos, e fechado os olhos, tornando-se incapaz de compreender e de se converter a Jesus. Para ela, as parábolas eram desprovidas de sentido.
Já os discípulos, por sua adesão sincera ao Mestre, estão aptos para conhecer os mistérios do Reino revelados nas parábolas. Ou seja, seus olhos vêem, e seus ouvidos ouvem. Para eles as parábolas atingem seu objetivo, e, deste modo, revelam-se como o modo mais conveniente de ensinar.
Jesus declara-os bem-aventurados por terem uma sorte bem diferente daquela da multidão. Eles experimentam o que os antigos profetas e justos ansiaram por experimentar.

Oração
Espírito que sensibiliza o coração, faze-me conhecer os mistérios do Reino revelados nas parábolas, pois eles correspondem ao desígnio do Pai para mim.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
 
Leitura
Jeremias 2,1-3.7-8.12-13
Leitura do livro do Profeta Jeremias.
2 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: “Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém estas palavras - oráculo do Senhor: Lembro-me de tua afeição quando eras jovem, de teu amor de noivado, no tempo em que me seguias ao deserto, à terra sem sementeiras. Era, então, Israel propriedade sagrada do Senhor. As primícias de sua colheita, todos quantos dela comiam, carregavam-lhe a culpa, e o mal lhes advinha” - oráculo do Senhor. “Encaminhei-vos a uma terra de vergéis, para lhe comerdes os frutos e saborear-lhe os bens; tão logo chegastes, maculastes-me a terra; e transformastes minha herança em lugar que me causa horror. Não haviam dito os sacerdotes: Onde está o Senhor? Os depositários da lei não me conheceram; revoltaram-se contra mim os pastores, e os profetas proferiram oráculos em nome de Baal. Puseram-se a seguir aqueles (deuses) que nenhum socorro lhes dão. Ó céus, pasmai, tremei de espanto e horror” - oráculo do Senhor. “Porque meu povo cometeu uma dupla perversidade: abandonou-me, a mim, fonte de água viva, para cavar cisternas, cisternas fendidas que não retêm a água”.
Palavra do Senhor.
 
Salmo 35/36
Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!

Vosso amor chega aos céus, ó Senhor,
Chega às nuvens a vossa verdade.
Como as altas montanhas eternas
É a vossa justiça, Senhor.

Quão preciosa é, Senhor, vossa graça!
Eis que os filhos dos homens se abrigam
Sob a sombra das asas de Deus.
Na abundância de vossa morada,
Eles vêm saciar-se de bens.
Vós lhes dais de beber água viva
Na torrente das vossas delícias.

Pois em vós está a fonte da vida,
E em vossa luz contemplamos a luz.
Conservai aos fiéis vossa graça,
E aos retos, a vossa justiça!
 
Oração
Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Vem, Eu estou te esperando

 

O dito popular que diz ‘o bom filho ao lar retorna’ faz eco à parábola do filho pródigo contada por Jesus.
Por Ana Neucele

Recentemente, recebi o testemunho de um homem que fez a experiência do amor misericordioso de Deus. Quem faz a experiência do amor de Deus tem sua vida transformada. Este moço nasceu num lar espírita. Foi batizado e casou na Igreja Católica, mas nunca até então tivera compromisso em crescer no conhecimento de Jesus Cristo. Viveu por longos anos à margem da fé cristã. Nos últimos três anos não ia mais ao espiritismo. Seu programa de final de semana era futebol e cerveja. Torcedor de um famoso time de futebol, não abria mão em seus finais de semana por nada, pois estava compromissado com o futebol pela TV e a cerveginha gelada.
A DEI VERBUM , um documento da Igreja que trata sobre a Revelação Divina diz que ‘o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos, entretém-se com eles para convidá-los à participação de sua intimidade’. Como é maravilhoso viver a experiência de um Deus que fala conosco, que se envolve com a nossa vida e que nos chama à sua intimidade. Foi isto que o homem do testemunho vivenciou. Estava ele um dia em sua casa e o rádio sintonizado num programa de evangelização católico. Indo da cozinha para a copa, de repente ele não conseguiu dar o passo seguinte para subir um pequeno degrau. Ficou paralisado, sentiu todo seu corpo muito quente e ouviu claramente uma voz que lhe dizia: ‘Vem, eu estou te esperando’. Tudo isso durou fração de segundo, mas a voz permaneceu como que gravada em seu consciente.
Durante toda a semana ele recordara o convite: ‘Vem, eu estou te esperando’. Chegou o domingo – Dia do Senhor. Logo cedo ele começou a se inquietar com o convite que recebera no início da semana. Em seu coração estava plantada a certeza de que era Deus que o convidara: ‘Vem, eu estou te esperando’. Naquele dia tinha futebol, era dia de lazer diante da TV. Mas, agora Deus o estava esperando. Conforme a DEI VERBUM, ao Deus que se revela deve-se a obediência da fé, pela qual o homem livremente se entrega todo a Deus, prestando ao Deus revelador um obséquio pleno do intelecto e da vontade e dando voluntário assentimento à verdade por ele revelada’. Deus falou e o moço do testemunho assistido pelo Espírito Santo foi ao encontro do Senhor na missa daquele domingo. Depois de uma catequese para adultos ele pode fazer sua primeira eucaristia aos 43 anos de idade. Hoje é sacristão na capela onde livremente um dia ele foi ao encontro de Deus que esperava por ele.
O nosso irmão continua gostando de futebol e da experiência de ouvir Deus duas coisas ele aprendeu: beber cerveja moderadamente e no domingo a prioridade do cristão é a missa, pois lá Deus espera por nós.
A12
Ana Neucele é membro da RCC e do Apostolado da Efusão do Espírito Santo.

Clero terá confraternização no Dia do Padre

 

              
Renata Gabrielle 137
A Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Pastoral Presbiteral, prepara uma programação especial para celebrar o Dia do Padre, 04 de agosto. Entre as atividades estão Missa e momentos de lazer para os sacerdotes e diáconos na cidade de Chã Grande, Zona da Mata do Estado.
A data começará com Celebração Eucarística na Capela do Mosteiro da Escuta do Senhor. Os organizadores lembram para que os membros do clero levem paramentos para que possam concelebrar. Na ocasião, o bispo emérito da Diocese de Palmares, Dom Genival Saraiva, tomará posse como vigário geral da arquidiocese.
Após a Missa todos participarão de confraternização em uma chácara na cidade. “Estamos preparando tudo para proporcionar um dia de lazer e integração entre amigos”, afirmou o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Eudézio Guedes. O local possui piscina, haras e espaço para jogos. Padre Eudézio contou ainda que haverá almoço com música ao vivo e sorteio de brindes.
Serão disponibilizados dois ônibus gratuitamente. Os transportes sairão às 8h e terão como pontos de partida a Cúria Metropolitana, no bairro das Graças, e o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea. Para os que preferirem ir de carro,  Na granja há espaço para estacionamento.

Da Assessoria de Comunicação AOR