sábado, 22 de dezembro de 2012

Dom Fernando Saburido preside Missas de Natal nas cidades de Olinda e Recife


 
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá Missas de Natal e Ano Novo nas cidades de Olinda e Recife. Na programação, as tradicionais Missa do Galo no Quartel da Polícia Militar, no Derby, e no Quartel do Corpo de Bombeiros, no Recife, nos dias 24 e 27 de dezembro, respectivamente.

Dom Fernando celebrará também no Presídio Aníbal Bruno, bairro do Sancho, Recife. A cerimônia terá início às 16h e deve reunir funcionários, agentes da Pastoral Carcerária, detentos e familiares.


MISSAS DE NATAL E ANO NOVO

23 de dezembro de 2012
20h – Praça do Carmo – Olinda

24 de dezembro de 2012
19h30 – Quartel da Polícia Militar – Derby – Recife

25 de dezembro de 2012
9h – Igreja Catedral – Sé de Olinda

27 de dezembro de 2012
19h30 – Quartel do Corpo de Bombeiros – Boa Vista Recife

28 de dezembro de 2012
16h – Presídio Aníbal Bruno – Sancho – Recife

31 de dezembro de 2012
20h – Igreja Nossa Senhora da Conceição – Casa Amarela – Recife

01 de janeiro de 2013
9h – Igreja Catedral  - Sé de Olinda

O Senhor fez em mim maravilhas - Evangelho do Dia



"Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!" (Foto: )
Lucas 1,46-56
O hino de louvor, proclamado por Maria ao visitar Isabel, resumiu a pedagogia divina no mistério da salvação. Para salvar a humanidade, Deus contou com instrumentos humildes, como foi o caso de Maria, que não passava de uma simples serva.
A salvação resultava da misericórdia divina, presente ao longo da história da humanidade e manifestada na vida de quantos foram tementes a Deus. Por outro lado, a salvação consistia na desarticulação dos esquemas erguidos por pessoas soberbas, que se bastavam a si mesmas, davam as costas para Deus e se prevaleciam do próximo. A segurança dessas pessoas seria arrasada, reduzindo-as a uma situação de total indigência. Só assim haveriam de ter consciência da inutilidade dos bens acumulados.
A atitude de Deus com os pobres, os humildes e com quem se faz servidor é radicalmente oposta: os humildes serão elevados e valorizados; os famintos, saciados; os abatidos, reerguidos. Tudo isto é obra do amor.

Maria trazia no ventre aquele que fora destinado por Deus para instaurar a salvação da humanidade. Sinal evidente de que Deus não se esquecia de sua promessas e não abandonava os que necessitavam de salvação. As maravilhas realizadas na vida de Maria seriam, por conseguinte, indício das maravilhas que o Senhor iria realizar na vida de cada ser humano. Toda a humanidade tinha, pois, como Maria, motivos para engrandecer o Senhor.
Oração
Senhor Jesus, que eu saiba reconhecer as maravilhas realizadas pelo Pai, na vida de Maria e na história da humanidade.

Dom Canísio Klaus: Em sua origem, o Natal é uma festa de família

Santa Cruz do Sul, 22 dez (SIR) - Dom Canísio Klaus, bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, por meio de um artigo, intitulado "Famílias celebram o Natal", reflete sobre a importância dos lares cristãos se prepararem dignamente para a festa do Natal.
Para ele, no corre-corre do fim de ano, quando escolas estão empenhadas em fazer celebrações de formatura, entidades e empresas organizam confraternizações entre funcionários, as famílias se deparam com a necessidade de viverem o verdadeiro sentido do Natal. O bispo recorda que, em sua origem, o Natal é uma festa de família, que teve o seu início em uma fria gruta de Belém, onde Maria deu à luz ao seu filho primogênito, a quem José deu o nome de Jesus. Dom Canísio afirma que nenhum outro ser humano, a não ser Maria e José, testemunhou o nascimento do Filho de Deus. Logo depois chegaram os pastores e os sábios do Oriente.
Falando especificamente sobre a região de Santa Cruz, o prelado ressalta que na Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no mês de novembro, foi decidido que a evangelização da família deverá ser uma das prioridades da pastoral nos próximos quatro anos. E isso, segundo o bispo, é porque se entende que as famílias estão passando por um momento difícil de sua existência. Famílias ao estilo da Sagrada Família de Jesus, Maria e José estão sendo cada vez mais raras de serem encontradas. "Também é cada vez menor o número de famílias que cultivam os valores cristãos e ensinam os fundamentos da fé aos seus filhos. Por isso, é bonito ver famílias que organizam um presépio ou montam um pinheirinho em suas casas para aguardar o dia do Santo Natal. Melhor ainda se o lugar central for ocupado pelo Menino Jesus e não pelo Papai Noel. Se existe o Papai Noel é para prestar homenagem ao menino que nasceu no abandono de uma gruta nos arredores de Belém", avalia.
Por fim, Dom Canísio acredita que é oportuno que as famílias falem do Menino Jesus para seus filhos, mostrando-lhes as imagens de Maria e José junto com o menino, dos pastores e dos magos que vieram do Oriente para adorar o Rei dos Judeus. Ele explica que os presentes que as pessoas trocam entre si ou que "são trazidos pelo Papai Noel" tem por finalidade dar mais alegria para a noite do Natal. Eles trazem alegria, mas também devem promover a paz entre as pessoas e reforçar o hino dos anjos: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados". "Desejo, pois, que as celebrações do Natal tragam paz e alegria a todos os lares. Que nenhuma pessoa fique excluída das comemorações do nascimento de Jesus Cristo. E que o Menino Jesus, nascido em Belém, encontre abrigo e acolhida em cada coração humano e em cada família", conclui o bispo.

Twitter: Papa envia mensagem sobre defesa da dignidade humana

Cidade do Vaticano, 22 dez (SIR) – Bento XVI publicou ontem uma nova mensagem na rede social Twitter, para os seus dois milhões de seguidores, o que acontece pela primeira vez fora do âmbito da audiência pública semanal das quartas-feiras.
"Quando negas Deus, negas a dignidade do homem. Quem defende Deus, está defendendo o homem”, pode ler-se no texto, divulgado após o encontro do Papa com os membros da Cúria Romana, para a tradicional troca de cumprimentos de Natal. Neste discurso, Bento XVI manifestou preocupações perante o que denominou como “um verdadeiro atentado” por causa das mudanças em curso, em vários países, na definição legal de casamento e criticou a ideologia de gênero por promover uma “revolução antropológica” que se fundamenta numa “falsidade”. Poucos minutos depois, o Papa voltou a publicar uma mensagem sobre esta mesma intervenção: “Nós não possuímos a verdade, é a Verdade que nos possui. Cristo, que é a Verdade, toma-nos pela mão”. "No final do ano, peçamos que a Igreja, apesar dos seus limites, cresça sempre mais como casa de Deus", assinala um terceiro ´tweet´.
Bento XVI inaugurou a sua presença neste espaço no último dia 12, com uma mensagem de agradecimento e três respostas a questões sobre fé. Os pequenos textos são publicados com autorização do Papa em oito idiomas: inglês, espanhol, italiano, português, alemão, polaco, árabe e francês.

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 22/12/2012



O canto da bondade de Deus
Leitura Orante

Lc 1,46-56

Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre.
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.


LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho do Dia: Lc 1,46-56
O hino cantado por Maria é um louvor a Deus que fez tudo. Ela é a serva que representa Israel. O cântico é totalmente bíblico, cheio de citações do Antigo Testamento. Do cântico de Ana , no Antigo Testamento (1Sm 1-2), Maria toma: O tema da maternidade, a lembrança dos poderosos e dos humildes, a mudança da situação, a santidade de Deus, a atenção para a humilhação, o cumprimento das promessas. Perpassa todo o cântico o reconhecimento da bondade de Deus.
LEITURA ORANTE
2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: posso também eu cantar este Magnificat de Maria? Posso fazer meu este cântico? Quem pode cantá-lo hoje?

Recordo a palavra dos Pastores da Igreja na América Latina e Caribe que disseram em Aparecida: Maria, que "conservava todas estas recordações e meditava em seu coração" (Lc 2,19; cf. 2,51), ensina-nos o primado da escuta da Palavra na vida do discípulo e missionário. O Magnificat "está inteiramente tecido pelos fios da Sagrada Escritura, os fios tomados da palavra de Deus. Assim, se revela que nela a Palavra de Deus se encontra de verdade em sua casa, de onde sai e entra com naturalidade. Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada". (DA, 271).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da bondade de Deus, cantando com o PE. Zezinho, scj:
Minh'alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
E de hoje em diante eu já posso prever,
Todos os povos vão me bendizer
O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz
Maria carrega o Salvador porque Deus faz,
sempre cumpre o que diz
E quando os povos aceitam lei passa de pai para filho seu dom
Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom
Minh'alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Olhou para mim com tanto amor
Que me escolheu, me elegeu e me quis.
O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar
O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz
Maria carrega o Salvador porque Deus faz,
sempre cumpre o que diz
Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter
pra comer
Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá
Minh'alma dá glórias ao Senhor
Meu coração bate alegre e feliz
Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz
Aos nossos pais Ele um dia jurou
Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor
Bendito seja o Senhor.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Terei no olhar a bondade de Deus que se manifesta para todas as pessoas.

Santo do dia


22 de dezembro

Santa Francisca Xavier Cabrini
Filha de família pobre, cresceu em meio à miséria que pairava, em meados do século XIX, no norte da Itália. Franzina, de saúde fraca, não conseguiu ser aceita nos conventos. Apesar disso, era dona de uma alma grandiosa, digna de figurar entre os santos. Assim pode ser definida santa Francisca Cabrini, com sua vida voltada somente para a caridade e o bem do próximo.

Francisca Cabrini foi a penúltima de quinze filhos de Antônio e Estela, camponeses muito pobres na pequena Santo Ângelo Lodigiano, região da Lombardia. Nascida em 15 de julho de 1850, desde pequena se entusiasmava ao ler a vida dos santos. A preferida era a de são Francisco Xavier, a quem venerou tanto que assumiu seu sobrenome, se auto-intitulando Xavier. Sua infância e adolescência foram tristes e simples, cheia de sacrifícios e pesares.

Francisca, porém, gostava tanto de ler e se aplicava de tal forma nos estudos que seus pais fizeram o possível para que ela pudesse tornar-se professora.

Mal se viu formada, porém, encontrou-se órfã. No prazo de um ano perdeu o pai e a mãe. Enquanto lecionava e atuava em obras de caridade em sua cidade, acalentava o sonho de entregar-se de vez à vida religiosa. Aos poucos, foi criando coragem e, por fim, pediu admissão em dois conventos, mas não foi aceita em nenhum. A causa era a sua fragilidade física. Mas também influiu a displicência e o egoísmo do padre da paróquia, que a queria trabalhando junto dele nas obras de caridade da comunidade.

Francisca, embora decepcionada, nunca desistiu do sonho. Passado o tempo, quando já tinha trinta anos de idade, desabafou com um bispo o quanto desejava abraçar uma obra missionária e esse a aconselhou: "Quer ser missionária? Pois se não existe ainda um instituto feminino para esse fim, funde um". Foi, exatamente, o que ela fez.

Com o auxílio do vigário, em 1877 fundou o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, que colocou sob a proteção de são Francisco Xavier. Ainda: obteve o apoio do papa Leão XIII, que apontou o alvo para as missões de Francisca: "O Ocidente, não o Oriente, como fez são Francisco". Era o período das grandes migrações rumo às Américas por causa das guerras que assolavam a Itália. As pessoas chegavam aos cais do Novo Mundo desorientadas, necessitadas de apoio, solidariedade e, sobretudo, orientação espiritual. Francisca preparou missionárias dispostas e plenas de fé, como ela, para acompanhar os imigrantes em sua nova jornada.

Tinham o objetivo de fundar, nas terras aonde chegavam, hospitais, asilos e escolas que lhes possibilitassem calor humano, amparo e conforto.

Em trinta anos de intensa atividade, Francisca Cabrini fundou sessenta e sete Casas na Itália, França e nas Américas, no Brasil inclusive. Mais de trinta vezes cruzou os oceanos aquela "pequena e fraca professora lombarda", que enfrentava, destemida, as autoridades políticas em defesa dos direitos de seus imigrantes nos novos lares.

Madre Cabrini, como era popularmente chamada, morreu em Chicago, Estados Unidos, em 22 de dezembro de 1917. Solenemente, seu corpo foi transportado para New York, onde o sepultaram na capela anexa à Escola Madre Cabrini, para ficar mais próxima dos imigrantes. Canonizada em 1946, santa Francisca Xavier Cabrini é festejada no mundo todo, no dia de sua morte, como padroeira dos imigrantes.