quarta-feira, 5 de setembro de 2012

REFLEXÃO

Por que as pessoas procuram a religião? A maioria das pessoas que procuram a religião o faz por motivos egoístas, procuram a Deus para fazer dele seu servidor, querem proteção, saúde, sucesso econômico, profissional, social ou afetivo, ou fogem do medo do desconhecido, do sobrenatural ou da própria morte. Devemos procurar na religião um relacionamento pessoal e amoroso com o próprio Deus, para que possamos servi-lo amando os nossos irmãos e irmãs. Para isso, precisamos conhecer o Evangelho, no qual Jesus anuncia a boa nova do Reino de Deus. A partir do conhecimento do Evangelho, vamos nos sentir apelados por Deus para a vivência concreta do amor e, a partir de uma resposta positiva a esse apelo, teremos um relacionamento maduro e amoroso com Deus.

Contagem regressiva para o Grito dos Excluídos 2012

Brasília, 05 set (CNBB/SIR) - Em todo o país, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais se preparam para a tradicional manifestação popular, que ocorre há 18 anos no dia 7 de setembro, o Grito dos (as) Excluídos (as).
Em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano, o tema é “Vida em Primeiro Lugar”; e o lema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!” será o grito que repercutirá nas ruas e avenidas das cidades brasileiras. Em Teresina (PI), pastorais sociais, organismos eclesiais e paróquias da Igreja Católica, movimentos reúnem-se próxima quarta-feira (05), às 9h, na Praça da Bandeira sob a coordenação do Fórum Regionais das Pastorais Sociais, do Regional Nordeste 4, da CNBB, para realização de uma Rádio Calçada.

Durante o encontro na Praça Rio Branco – centro de Teresina acontecerá momentos de Mística, com leitura e reflexão da realidade, discussão, em que os participantes irão refletir sobre temas escolhidos para dá ênfase ao Grito deste ano, são eles: onde estão nossos direitos? Estado e saúde pública; drogas: sociedade adoecendo; Violência contra a mulher; Juventudes: Exclusão social e violência.

Programação para o dia 7 de Setembro

A organização espera reunir no dia da Independência mais de 700 pessoas durante o evento. O evento será uma forma de reivindicar melhorias segurança, saúde, educação, saneamento básico, água, energia elétrica, denunciar o desviou de dinheiro público, falta de investimentos em políticas públicas, entre outros.

A concentração para celebração do evento começa a partir das 7h com acolhida. Neste momento será explanando um pouco sobre o que é o Grito, seu tema e suas motivações. Logo após acontecerá o Momento penitencial, onde pessoas entram carregando símbolos que representam cada pedido de perdão. Os símbolos são: Mãe Terra – símbolo: balaio grande com terra e sobre ele o globo; Saúde – símbolo: jaleco ou estetoscópio ou maleta de primeiros socorros; Seca com venda e compra de votos – símbolo: 8 potes com água representando as 8 dioceses que sofrem com a seca; Justiça Social – símbolo: vela ou uma pessoa caracterizada maltrapilha suja, com vestes amassadas, rasgada e tarjetas com palavras: fome, injustiça, preconceito, negação de direitos, violência e outras; Educação – símbolo: professor com faixa escrito greve ou a frase: Mesmo sem Greve a realidade da educação continua GRAVE ou um grupo de 5 pessoas caracterizadas (operário, domestica, professora(o), etc.) simbolizando todas as classes de trabalhadores(as) trazendo uma faixa: Queremos um Estado, que respeite a vida, o trabalho e a cidadania de todas as classes trabalhadoras!.
Durante as comemorações da Pátria haverá um Momento de denúncia (O Estado que temos) e um momento de anúncio (O estado que queremos). No qual a música O rato roeu será apresentada de forma lúdica com pessoas vestidas de ratos usando palavras que indicam a ausência de direitos. E na música Viva o Povo Brasileiro será usada para representar os direitos.

Já no momento final que é o momento do Desfile do Grito na Avenida acontecerá a Caminhada. Ela será dividida em blocos. São eles: Anuncio e denuncia; Saúde pública (mulheres, gestantes e crianças, cadeirantes, cegos); Moradores de rua; Juventudes. O Grito é definido, como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, para chamar a atenção da sociedade sobre as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

Jovens convidam para JMJ em 4 línguas

Rio de Janeiro, 05 set (RV/SIR) - Participar de uma Jornada Mundial da Juventude é viver grandes desafios. Formar seu grupo de peregrinos, experimentar o convívio comunitário durante uma semana, estar longe de casa e conseguir o dinheiro para garantir toda essa experiência…
O site da JMJ Rio 2013 publicou um vídeo em que jovens de 4 países convidam para as inscrições. Começaram no dia 28 de agosto as inscrições de peregrinos para participar da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, entre 23 e 28 de julho do ano que vem, com a presença do Papa. São esperados em torno de 2 milhões de jovens de todo o mundo. Segundo a Irmã Maria Shaiane Machado, "no momento da inscrição, o grupo de peregrinos poderá optar pelo tipo de pacote. Assim poderemos acolher o peregrino em suas necessidades".
"A inscrição no portal oficial da JMJ Rio2013 representa uma pré-reserva. A confirmação da inscrição é o pagamento" - disse. "O peregrino já pode optar pelo seu pacote e a JMJ está se organizando para acolhê-lo", informa a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013. Para os brasileiros, os valores de inscrição variam de R$ 103,55 a R$ 577,60, dependendo do tipo de acolhimento que o peregrino deseja (incluindo ou não alojamento e alimentação) e do tempo que ficará no Rio de Janeiro (dois, três ou seis dias). As inscrições são feitas em duas etapas.
Na primeira etapa, ocorre a inscrição dos grupos, por meio de um responsável e um corresponsável. Depois será feita a inscrição individual. O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ divulgou um manual que explica, em detalhes, como deve ser feita a inscrição. As pessoas que tiveram aceitos seus pedidos de inscrição como voluntários não precisam se inscrever como peregrinos. Já os candidatos ao voluntariado que não foram selecionados precisam se inscrever como peregrinos. Dúvidas sobre as inscrições devem ser encaminhadas a comunic@rio2013.com

Iraque: é inaugurada uma escola cristã

Kirkuk, 05 set (RV/SIR) - O Arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako inaugurou no último sábado, 1º de setembro, a escola fundamental privada “Myriamana” (Maria Nossa Senhora), perto da catedral caldeia. Participaram da cerimônia representantes do clero local, o Diretor Geral da Educação Nacional, Schant, o Imã da grande mesquita de Kirkuk, o xeique Ahmad Al-Hamad Al-Hamin, e o xeique Ismael Hadidi. Com as suas seis classes – além de uma creche e jardim de infância – a escola abrigará 100 alunos, meninos e meninas, cristãos e muçulmanos.
São 15 os funcionários, refere a agência AsiaNews. Para os cristãos iraquianos, o projeto representa uma razão para esperar e permanecer no país, e uma ocasião para dar nova força para viver em comunidade. Na saudação de inauguração, o arcebispo afirmou: “na tradição cristão, sempre houve uma escola ao lado de uma igreja. Porque a missão da Igreja é de educar e formar. Ela é ´Mater et magistra´. Com essa iniciativa, não visamos o interesse material, mas fornecer educação e formação sólidas para as novas gerações”. Dom Sako explica que do ponto de vista econômico “os estudantes mais pobres não pagarão a mensalidade, e aqueles da faixa média pagarão somente a metade.
O preço é simbólico, porque a escola é financiada pela diocese. Cristãos e muçulmanos estudarão juntos e aprenderão os princípios de ambas as religiões de modo positivo, justo e sério, para que possam viver no respeito e na harmonia recíprocos, e promover uma cultura de diálogo e paz, para garantir um futuro melhor”. O Diretor Schak recordou o papel dos cristãos na cultura iraquiana, e a sua contribuição na construção do país. No seu discurso, o imã, ao invés louvou as diversas iniciativas da Igreja, para unir toda a população de Kirkuk. Esta escola privada cristã é a primeira da cidade. Sob o regime de Saddam Hussein, de fato, todas as escolas tinham sido estatizadas. Todavia, o atual governo permitiu novamente a abertura de escolas e universidades privadas.

Evangelho do dia

Ano B - Dia: 05/09/2012



A novidade do Reino
Leitura Orante


Lc 4,38-44

Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher, e, no mesmo instante, ela se levantou e começou a cuidar deles.
Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas, gritando:
- Você é o Filho de Deus!
Eles sabiam que Jesus era o Messias, e por isso ele os repreendia e não deixava que falassem.
Quando amanheceu, Jesus saiu da cidade e foi para um lugar deserto. Mas a multidão começou a procurá-lo, e, quando o encontraram, eles não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse:
- Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou.
E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país.


Leitura Orante

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A nós todos, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,
para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes
de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 4,38-44, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Bonito o encontro de Jesus com a sogra de Pedro que estava com febre alta. Observe a atitude: "ele parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher no mesmo instante". Interessante é que Jesus não fala com a sogra, mas fala com autoridade à febre. A mulher imediatamente fica curada, e tão bem, que se põe a servir os hóspedes. Os doentes e a multidão procuravam encontrar Jesus e Ele anunciava a boa notícia do Reino a todos e por toda parte. O próprio Jesus diz noutra passagem: "Peçam e vocês acharão. Procurem e vocês acharão. Batam, e a porta será aberta para vocês" (Mt 7,7). Falando da Igreja neste momento histórico de grandes desafios, os bispos em Aparecida, disseram: "Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos" (DAp 99).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração?
O que o texto me diz no momento? Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições?
Meus esforços para viver bem, estar bem, são orientados pelo encontro com Cristo vivo?
Ou, considero-me capaz e suficiente para enfrentar os desafios, dispensando a ação de Deus na minha vida? Recordo o que dizem os bispos para a Igreja na América Latina:" A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se àqueles que trazem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito." (DAp 11).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre,
disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento,
porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo
testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos,
guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Farei atos de fé, na certeza de que o Senhor pode me libertar de meus males, mesmo aqueles que tenho dificuldade para vencer.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Santo do Dia

5 de setembro

São Lourenço Justiniano
Filho da nobre família Justiniano, Lourenço nasceu em Veneza, no dia 1º de julho de 1380. Desde cedo, já manifestava seu repúdio ao orgulho, à ganância e à corrupção que havia em sua terra natal. Na adolescência, teve uma visão da Sabedoria Eterna e decidiu dedicar-se à vida religiosa.

Sua única ambição era amar e servir a Deus. Procurando o aprimoramento espiritual, tornou-se um mendigo em sua cidade, chegando a esmolar na porta da casa de seus próprios pais. A vanguardista Veneza do século XV era um efervescente laboratório de reforma católica, destinado a produzir frutos preciosos. Um deles foi Lourenço Justiniano.

Aos dezenove anos de idade ele era considerado um modelo de virtude, austeridade e humildade. Em 1404, já diácono, uniu-se a outros sacerdotes e ingressou no Mosteiro de São Jorge, em Alga, para viver em comunidade com eles, depois reconhecidos como "Companhia dos Cônegos Seculares", pioneiros do esforço reformador. Tornou-se sacerdote em 1407 e dois anos depois foi eleito superior da Comunidade de São Jorge, em Alga.

Não era um bom orador, em contrapartida tornava sua pregação eficiente com sua dedicação ao mistério do confessionário, seu exemplo de humilde mendicante e seu trabalho de escritor incansável. Sua obra inclui livros para doutores e leigos, incluindo tratados teológicos e simples manuais de catequese. Os seus escritos trazem a matriz da idéia da "Sabedoria Eterna", eixo da sua mística, tanto para a perfeição interior como para a retidão da vida episcopal.

A contragosto, em 1433, foi consagrado bispo de Castelo, uma pequena diocese. Em 1451, o papa Nicolau V extinguiu essa diocese e consagrou Lourenço Justiniano primeiro patriarca de Veneza. Nessas administrações, deixou sua marca singular impressa com suas virtudes, sendo considerado um homem sábio, piedoso e caridoso, principalmente com os mais pecadores. Nesses cargos ergueu mais de quinze conventos e muitas igrejas, aumentando, assim, seu já enorme rebanho. Tornou-se um exemplo de pastor, amado por todos os fiéis, que obedeciam à sua pregação e ao seu exemplo no seguimento de Cristo.

Rodeado por seus amigos do clero em seu leito de morte, no dia 8 de janeiro de 1456, Lourenço Justiniano deixou, como mensagem aos cristãos, observar os mandamentos da lei de Deus. Depois de sua morte, muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão, por isso foi canonizado, no ano de 1690, pelo papa Alexandre VIII. Sua festa foi indicada para ser celebrada no dia 5 de setembro.

Mensagens

Amazônia em Prece

Ó eterno Espírito
que contas à brisa suave nas folhas
segredos do céu!
Conheces a voz de cada criatura
contemplas e amas
o canto da vida que a grande floresta
compõe para ti!

Gorjeiam as aves
murmuram teu nome o cantar de cascatas
deslizam os rios espelhados do sol!
Caminham suaves
estrelas nos olhos
as feras da noite
teu passo a escutar!

Cobertas de flores
as árvores sábias
mil anos passados inclinam-se ao vento
enxergam no céu tua luz teu olhar!
Humildes plantinhas no solo das matas
só querem que as vejas.
Maduros balançam aos cachos os frutos
e esperam por ti
Que os colhas e does a todos os seres
que vivem aqui!

Escuta os segredos Espírito amigo
de seres humildes
que não sabem falar
mas tão inocentes
não queimam não cortam
não ferem não punem
só querem viver!
Não deixes que a vida
imensa ou pequena
se torne ferida!

Inspira os pajés anciãos e aldeias
assiste as cidades as vilas e casas
protege os cardumes os ninhos e bandos!
Que os filhos das matas humanos ou não
não sejam caçados expulsos feridos
e a Mãe-Amazônia embale os filhotes
proteja as crianças
não cale o cantar!


Maria Inês Carniato