sábado, 26 de outubro de 2013

Simpósio de Formação Ecumênica reúne professores e agentes de pastorais


São Paulo (RV) - Oferecer uma compreensão dos aspectos determinantes do pluralismo eclesial e religioso no Brasil é um dos objetivos do V Simpósio de Formação Ecumênica e XVI Encontro de Professores de Ecumenismo, que serão realizados, simultaneamente, de 17 a 19 de janeiro de 2014, em São Paulo.

O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, com o propósito de capacitar agentes de pastoral. O tema será os "50 anos de Unitatis Redintegratio, Nostra Aetate, Dignitatis Humanae".

De acordo com o assessor da comissão, Pe. Elias Wolff, "a realização do seminário se justifica pela necessidade de aprofundar a compreensão das orientações do Concílio Vaticano II sobre o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, para favorecer atitudes de encontro, diálogo e cooperação entre Igrejas e religiões".

Os interessados em participar devem baixar a ficha de inscrição e enviar preenchida para o e-mail: ecumenismo@cnbb.org.br

(MJ/CNBB)



Texto proveniente da página 
do site da Rádio Vaticano
http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/25/simp%C3%B3sio_de_forma%C3%A7%C3%A3o_ecum%C3%AAnica_re%C3%BAne_professores_e_agentes_de/bra-740756
 

Padre brasileiro assume setor responsável pela realização das Jornadas Mundiais da Juventude


Cidade do Vaticano (RV) - Padre João Chagas é oficialmente o novo responsável da Seção jovens do Pontíficio Conselho para os Leigos, responsável por organizar e realizar as Jornadas Mundiais da Juventude. Após o serviço prestado por Padre Eric Jacquinet, que trabalhou no dicastério entre 2008 e 2013, ano da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janiero, agora a Seção terá à frente o jovem sacerdote brasileiro.

Padre Chagas, ordenado presbítero em 21 de dezembro de 2001, começou sua colaboração com a Seção jovens do dicastério justamente em vistas da JMJ Rio, desde 2011. Padre João chega à direção após uma uma rica experiência pessoal adquirida, em nível internacional, junto à Comunidade Católica Shalom, associação internacional de fiéis reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos em 22 de fevereiro de 2007, onde viu nascer e crescer sua vocação sacerdotal.

Após os estudos filosóficos em Fortaleza, sua cidade natal, chegou a Roma para estudar na Pontifícia Universidade S. Tomás de Aquino (Angelicum) e, depois de um período de três anos no Brasil, voltou a Roma para estudar Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, onde até hoje leva adiante os estudos de doutorado. Por dois mandatos Padre João fez parte do Conselho Geral da Comunidade Shalom; há dez anos é assistente internacional da Comunidade com atividades em diversos países da América Latina, África e Ásia. Sua experiência se estende ainda às pastorais jovem, vocacional, às catequeses para jovens e adultos e animação litúrgica até a realização de grandes eventos; à coordenação dos jovens da Comunidade Shalom durante as JMJ de Roma, Toronto, Colônia, Sydney e Madri). Em Roma, foi ainda por muito tempo colaborador do Centro Internacional Jovem São Lourenço. Padre João também viveu a experiência paroquial entre 2007 e 2011, na paróquia de Santa Ana, na diocese italiana de Civita Castellana, na região do Lácio.

(RB)




Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/26/padre_brasileiro_assume_setor_respons%C3%A1vel_pela_realiza%C3%A7%C3%A3o_das/bra-740818
do site da Rádio Vaticano 

Grupos de fé e política


A Igreja Católica, à luz da consciência de sua missão de anunciar o Evangelho da vida, assume o compromisso essencial com a caridade e a justiça. A caridade, coração da experiência da fé, não pode jamais ser dissociada da justiça. Sua autenticidade se comprova pelo permanente respeito e empenho para a efetivação de tudo o que é justo. Óbvio se torna que todos os que professam a sua fé em Cristo Jesus, cultivando a sua condição cidadã, têm responsabilidades e compromissos com a política. A arte da política é instrumento de busca e efetivação da justiça.

O compromisso cidadão de participar na política agrega ao horizonte dos que creem os parâmetros e princípios da fé. Na vivência dos valores do Evangelho de Jesus Cristo, brota uma moralidade indispensável na prática política que tem força para correção de rumos e propriedade para importantes contribuições. Qualifica, assim, todos os ordenamentos - a área econômica, social, legislativa, administrativa e cultural - na busca pelo bem comum. A participação na política é, portanto, um direito e um dever. E esse compromisso de participar se fortalece com a fé.

O bem comum se alcança quando a justiça é assumida como virtude, gerando uma força moral sustentadora que impede a perda de rumos e promove o respeito a cada pessoa e a toda sociedade, particularmente ao que se configura como patrimônio público. A Constituição Gaudium et Spes n.76 do Concílio Vaticano II, iluminando o caminho da sociedade e a participação cidadã e de fé dos discípulos de Jesus Cristo, faz uma preciosa indicação para clarear entendimentos: “É de grande importância, sobretudo onde existe uma sociedade pluralista, que se tenha uma compreensão exata das relações entre a comunidade política e a Igreja, e ainda que se distingam as atividades que os fiéis, isoladamente ou em grupo, desempenham em próprio nome, como cidadãos guiados pela consciência de cristãos, e aquelas que eles exercem em nome da Igreja, e em união com os seus pastores. A Igreja, que em razão de sua missão e competência, de modo algum se confunde com a sociedade nem está ligada a qualquer sistema político determinado, é, ao mesmo tempo, o sinal e salvaguarda da transcendência da pessoa humana”.

As devidas distinções são importantes para se tecer adequadamente a dinâmica da vivência da fé na comunidade eclesial e o exercício da própria cidadania sem jamais perder o horizonte largo e límpido que o Evangelho desenha. O entendimento lúcido da experiência da fé e o nobre sentido do que é a política, conforme indicado no Concílio Vaticano II, impulsionaram a formação dos grupos de fé e política. Trata-se de uma rede com a desafiadora meta de ajudar os cristãos na vivência de sua cidadania civil e de sua cidadania eclesial, marcadas pelos valores do Evangelho e pelos compromissos daí decorrentes. Isso significa um olhar sobre a realidade capaz de promover o sentido da solidariedade e sua vivência, fazendo diferença nas dinâmicas que configuram os rumos da sociedade contemporânea.

Os grupos de fé e política cumprem uma imprescindível tarefa educativa e prestam um serviço qualificado, acima de simples interesse partidário. Exercem a cidadania à luz do Evangelho. Eles são uma efetiva possibilidade de corrigir descompassos notados na sociedade quando se confunde a relação entre fé, religião e política, especialmente no que diz respeito a instituições e eleições. É lamentável quando se fala de bancada confessional. Um parlamento se configura por razões políticas nobres e cidadãs. Jamais por interesses cartoriais de grupos religiosos.

Os que exercem cargos importantes em instituições, têm responsabilidades e participam da vida cidadã, devem fazer do seu testemunho de fé um raio luminoso. Grupos de fé e política não são reforço partidário e ideológico. Constituem-se em espaços educativos que animam a cidadania à luz da fé, oferecendo contribuição indispensável à sociedade. Em comunhão com outras comunidades eclesiais pelo Brasil afora, a Arquidiocese de Belo Horizonte já tem tradição em investir na formação desses grupos, por meio de seu Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da PUC Minas e do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política. Vivencia assim, como compromisso de fé, a qualificação no exercício da política.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (Itália) e mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, em Roma (Itália). Membro da Congregação do Vaticano para a Doutrina da Fé. Dom Walmor presidiu a Comissão para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante os exercícios de 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. Também exerceu a presidência do Regional Leste II da CNBB - Minas Gerais e Espírito Santo. É o Ordinário para fiéis do Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de Ordinário do próprio rito. Autor de numerosos livros e artigos. Membro da Academia Mineira de Letras. Grão-chanceler da PUC-Minas. 

Evangelho do dia

Ano C - 27 de outubro de 2013

Lucas 18,9-14

Aleluia, aleluia, aleluia.
O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua palavra; a palavra da reconciliação, a palavra que hoje, aqui, nos salva (2Cor 5,19).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
18 9 Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros:
10 Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano.
11 O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: “Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.
12 Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros”.
13 O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!
14 Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
A PIEDADE CORRETA 
A parábola do fariseu e do publicano aponta para dois diferentes tipos de piedade, representando posições extremas. O discípulo do Reino deve decidir-se pela maneira correta de agradar a Deus, evitando os caminhos enganosos.
A piedade farisaica, baseada na prática cotidiana da Lei, em seus mínimos detalhes, tinha seus defeitos: era cheia de orgulho, uma vez que levava a pessoa a olhar com desprezo para os considerados pecadores e incapazes de perfeição; pregava a segregação das outras pessoas, por temor de contaminação. Os fariseus julgavam-se com direito de exigir de Deus a salvação, em vista dos méritos adquiridos com sua vida piedosa.
A piedade do povo simples e desprezado, como o cobrador de impostos, tem outros fundamentos: a humildade e a consciência das próprias limitações e da necessidade de Deus para salvá-lo, a certeza de que a salvação resulta da misericórdia divina, sem méritos humanos, o espírito solidário com os demais pecadores que esperam a manifestação da bondade de Deus.
A oração do fariseu prepotente e egoísta dificilmente será atendida. É uma oração formal, da boca para fora. Já a oração do publicano é totalmente humilde, porque ele reconhece que sua salvação vem de Deus. Só a oração sem estardalhaço é ouvida!

Oração 
Espírito de humildade na oração, ensina-me a rezar, pondo minha confiança totalmente em Deus, pois só sua misericórdia pode salvar-me.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Leitura
Eclesiástico 35;15-17.20-22
Leitura do livro do Eclesiástico.
35 15 Nada esperes de um sacrifício injusto, porque o Senhor é teu juiz, e ele não faz distinção de pessoas.
16 O Senhor não faz acepção de pessoa em detrimento do pobre, e ouve a oração do ofendido.
17 Não despreza a oração do órfão, nem os gemidos da viúva.
20 Aquele que adora a Deus na alegria será bem recebido, e sua oração se elevará até as nuvens.
21 A oração do humilde penetra as nuvens; ele não se consolará, enquanto ela não chegar (a Deus), e não se afastará, enquanto o Altíssimo não puser nela os olhos.
22 O Senhor não concederá prazo: ele julgará os justos e fará justiça. O fortíssimo não terá paciência com (os opressores), mas esmagar-lhes-á os rins.
Palavra do Senhor.
Salmo 33/34
O pobre clama a Deus e ele escuta:
o Senhor liberta a vida dos seus servos. 


Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem.

Mas ele volta a sua face contra os maus,
para da terra apagar sua lembrança.
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta
e de todas as angústias os liberta.

Do coração atribulado ele está perto
e conforta os de espírito abatido.
Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos,
e castigado não será quem nele espera.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Congresso Mundial da Signis: ‘Mídia e cultura da paz’


Roma, 26 out (SIR) – Realizar-se-á em Roma, de 25 de fevereiro a 1º de março de 2014, o Congresso Mundial da Signis, associação católica para a comunicação. O encontro será inaugurado pelo Pe. Antonio Spadaro, diretor da Revista dos Jesuítas “La Civiltà Cattolica”. Em seu discurso inaugural, Pe. Spadaro fará uma reflexão sobre as dimensões teológicas, espirituais e éticas da cultural atual e sobre o papel das novas gerações.
O tema central do evento, “A mídia por uma cultura da paz: criar imagens junto com a nova geração”, quer destacar o compromisso da Associação em encorajar e trabalhar junto com os jovens, para que expressem suas expectativas por uma cultura global da paz.

O Congresso Mundial da Signis deveria realizar-se neste mês de outubro, em Beirute, no Líbano, mas foi adiado para o próximo ano por causa da guerra na Síria.

O encontro anterior teve lugar em Chiang Mai, na Tailândia, em 2009, na presença de mais de 600 profissionais da mídia, entre comunicadores católicos e jovens do mundo inteiro, que aprofundaram o tema: “A mídia por uma cultura da paz: direitos da infância, promessa de um futuro melhor”.
SIR

Conclusão do encontro trilateral dos Bispos latino-americanos


La Paz. Bolívia, 26 out (SIR) – Os quinze Bispos das Conferências Episcopais da Bolívia, Chile e Peru concluíram seu encontro eclesial, em La Paz, na Bolívia, com a publicação de uma declaração conjunta, com a qual reafirmam seu compromisso para a promoção de uma autêntica integração regional.

Em sua declaração, os Bispos afirmam: “Os vários esforços de integração do continente foram reduzidos a questões econômicas e comerciais. Por isso, chegou a hora de promover uma mudança de mentalidade, que favoreça a integração humana, uma autêntica cultura do encontro entre os povos, a fim de superar as diferenças, divergências e divisões”.

Os líderes religiosos latino-americanos ressaltam ainda que “a integração regional nem sempre foi honrada com sucesso, mas desgastada por profundas contradições, ainda hoje incapazes de assimilar as heranças e superar a chaga escandalosa da desigualdade e da marginalização”.

Na declaração, os bispos recordam, na verdade, que os povos latino-americanos, como afirma o Documento de Aparecida, compartilham a mesma geografia, a fé cristã, a língua e a cultura, que os unem no caminho da história, além de uma profunda religiosidade popular que vai além das fronteiras.

No seu encontro trilateral em La Paz, os bispos constataram, por fim, realidades comuns contrastantes em suas nações, como o incremento do narcotráfico, o desafio pastoral migratório, a pobreza e a exclusão, a crise familiar e matrimonial, com o consequente abandono ao léu dos jovens, que geram violência e crise de valores.
SIR

Vaticano estreia conta oficial no Instagram


Cidade do Vaticano, 26 out (SIR) - O Vaticano abriu uma conta no instagram (rede social de fotos) com o intuito de publicar fotografias instantâneas do Papa Francisco e da Praça de São Pedro. A conta já possui mais de 14 mil seguidores, e a perspectiva é de que o número cresça nos próximos meses.
De acordo com José Miguel Chevarría, encarregado pelo perfil nesta rede social, as fotografias publicadas foram tiradas tanto por câmeras fotográficas profissionais como por dispositivos móveis. Além disso, essas fotos estão sendo registradas tanto pelos fotógrafos profissionais que trabalham no Vaticano, quanto por funcionários e até mesmo por Cardeais. "Procuramos algo improvisado, mas espontâneo, fotos particulares que comuniquem por si mesmas. O objetivo é difundir a mensagem salvadora de Cristo através da imagem do Papa, e qual é a melhor maneira que seu exemplo pessoal?", concluiu Chevarría.
O Instagram conta com mais de cem milhões de usuários e o número total de fotografias publicadas superam os milhares de milhões e atualmente podem ser compartilhadas em outras redes sociais, tais como o Facebook, Twitter e Flickr. O endereço da nova conta do Vaticano no Instagram é: http://instagram.com/newsva#.
SIR

PROCLAMAS MATRIMONIAIS


PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

 26 e 27 de outubro de 2013


COM O FAVOR DE DEUS E DA SANTA MÃE A IGREJA, QUEREM SE CASAR:


·         LOURIVAL SEVERINO DE OLIVEIRA
E
BÁRBARA OLÍMPIO CARVALHAIS DE MESQUITA


·         RICARDO EUGENIO DE LIMA MOREIRA
E
ANA LUCIA DOS SANTOS FIGUEIREDO


·         ANDERSON CAMPELO DA SILVA
E
LEONIA GOMES DE ASSIS


·         HELANO AUGUSTO DE SIQUEIRA ALVES
E
MICHELLE MELO DE ALMEIDA


·         MAX WALTHER KOEHLER
E
VANESSA PEREIRA DE LIMA KOELHER


·         SEVERINO CONSTANTINO DA SILVA
E
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA






                       Quem souber algum impedimento que obste à celebração destes casamentos está obrigado em consciência a declarar.