quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Eslováquia: A 02 de novembro “uma vela pelas crianças não nascidas”




Bratislava, 25 out (SIR) – A associação civil “Fórum pela Vida” convida todas as pessoas de boa vontade, que defendem a vida desde a concepção até à morte natural, a aderirem ao projeto “Uma vela pelas crianças não nascidas” que terá seu momento culminante na sexta-feira 02 de novembro.
“O objetivo principal é estabelecer uma relação entre a comemoração dos fiéis falecidos e aquela das crianças que não puderam nascer por causa do aborto”, explica Elena Miskovicková, responsável do projeto. O “Fórum pela Vida” oferece, em troca de uma oferta livre, velas originais feitas para esta ocasião que podem ser acesas e simbolicamente colocadas às janelas das casas na noite de 02 de novembro, quando as famílias e as comunidades se reúnem em oração.
“Nossa associação civil reúne 43 organizações de toda a Eslováquia comprometidas em organizar várias atividades em defesa da vida e da família, entre as quais iniciativas legislativas, formação da consciência pública e projetos que oferecem uma ajuda concreta às mulheres e às crianças em situação de necessidade”, afirma Marcela Dobesová, presidente do Fórum pela Vida, acrescentando que as quantias coletadas durante a campanha serão utilizadas para financiar estas atividades. Mais informações em  www.forumzivota.sk

Comitiva do Vaticano e COL analisam novos locais da JMJ


Comitiva do Vaticano e COL analisam novos locais da JMJ


Rio de Janeiro, 25 out (Arquidiocese RJ/SIR) - Comitiva do Vaticano chegou ao Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, para visitar os locais da JMJ Rio2013.
O responsável pelas viagens do Santo Padre, Alberto Gasbarri, analisará distâncias e uma nova proposta para local de encerramento da jornada, mudando o local anterior que era a Base Aérea de Santa Cruz. “Acreditamos que esta mudança será melhor para a Jornada e seus peregrinos. A nova localização continuará sendo na Zona Oeste na cidade”. O secretário executivo da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Portella, garante que estão sendo verificadas as alternativas. "Com alegria e esperança, continuamos a construção da JMJ", diz.

Inscrições

Sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, o Festival da Juventude está com inscrições abertas até o dia 15 de dezembro para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de encontrar Deus por meio da arte, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).
No site da JMJ estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher o formulário correspondente. Essas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios, teatros e museus. Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ.
Para apresentações musicais serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da Juventude não precisam ser peregrinos.
O Festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a Secretária Executiva do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas. "Uma alma contente é uma alma que canta. Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança e exposições", disse.

Inscrições no site www.rio2013.com/pt/festival-da-juventude
Mais informações através do e-mail: festival@rio2013.com

A cisão do Reino. Evangelho do Dia



“Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?"

Lucas 12,49-53
O Reino anunciado por Jesus criou rupturas no seio da humanidade. Pode parecer estranho, considerando que pretendia ser um Reino de paz. Entretanto, Jesus afirmou não ter vindo trazer paz à Terra, e sim,  a divisão.

Como se explica a ruptura causada pelo Reino? Ele consiste numa proposta de Jesus  à humanidade. Sendo proposta, pode ser acolhido ou rejeitado. Rejeitar o Reino significa optar pelos valores que lhe são contrários. Assim se estabelece uma dupla polaridade de ação.
De um lado, coloca-se quem acredita no amor, na justiça e no perdão. De outro, posiciona-se quem se entrega ao egoísmo, à injustiça e à violência. Não existe conciliação possível entre estes dois projetos de vida. É ingênuo e inútil pretender juntá-los a qualquer custo, pois são inconciliáveis.

Pode acontecer que, numa mesma família, o pai faça sua opção pelo Reino e o filho não, a mãe sim e a filha não, a sogra sim e a nora não, ou vice-versa. Assim, se estabelece uma divisão irremediável dentro da família, por causa do Reino. Este não une, ao contrário, desune.
Não pode acontecer, porém, que o pai pactue com a maldade do filho, ou a mãe ceda ao egoísmo da filha e, ainda, a sogra concorde com a injustiça da nora, ou vice-versa, só para não desagradar. As exigências do Reino colocam-se acima dos laços familiares.

 Oração 

Senhor Jesus, que eu saiba colocar o Reino e suas exigências acima do afeto familiar, de modo a não pactuar com nada que se lhe oponha.

O ''golpe'' do Papa Bento XVI



Pela primeira vez, o pontífice anuncia um consistório sem nem mesmo um único nome italiano na lista, curial ou diocesano que seja. Pela primeira vez, o prefeito de uma das mais importantes congregações vaticanas, como a da Doutrina da Fé, antigamente chama de "la Suprema", pula um turno e não recebe o barrete vermelho.

Uma primeira evidência, percorrendo a lista dos novos cardeais que o Papa Ratzinger leu no fim da audiência geral de hoje, é que o consistório do próximo novembro aparece como o prolongamento necessário daquele que foi celebrado recém em fevereiro passado e que havia provocado notáveis reações críticas pela presença maciça de púrpuras curiais e italianas, diversas das quais notoriamente próximas do secretário de Estado, Tarcisio Bertone. Na lista de fevereiro, não apareciam africanos e as Igrejas particulares, e os bispos dos territórios de fronteira pareciam não ter sido considerados, quando, ao invés, haviam sido levados em consideração prelados de rápidas carreiras curiais.
Com o anúncio dessa quarta-feira, Bento XVI quer equilibrar as duas últimas criações cardinalícias, e é significativo que tenha decidido não incluir italianos nem europeus. Não é difícil compreender as razões que guiaram o papa na escolha dos nomes: Bechara Boutros Rai, patriarca de Antioquia, dos maronitas (Líbano) recém-acolheu Ratzinger no país dos cedros, e a púrpura é um sinal de proximidade aos cristãos de todo o Oriente Médio neste momento tão difícil da sua história.
Baselios Cleemis Thottunkal, arcebispo-maior de Trivandrum, dos siro-malancareses (Índia), assim como o jovem arcebispo de Manila (Filipinas), Luis Antonio Tagle, indicam a atenção ao grande continente asiático.
John Olorunfermi Onaiyekan, arcebispo de Abuja (Nigéria), é uma púrpura doada à África, mas também a uma Igreja mártir que vive sob a ameaça dos ataques terroristas.
Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá (Colômbia) é o barrete destinado à América Latina.
Todos os neocardeais têm antecessores com mais de 80 anos, e, portanto, é respeitada a regra não escrita de fazer esperar que os titulares de dioceses com o emérito ainda votante em caso de conclave.
A verdadeira surpresa da lista é o nome do norte-americano James Michael Harvey, prefeito da Casa Pontifícia, chefe da prefeitura que regula audiências e afins do papa há 14 anos. Várias vezes no passado falara-se da possibilidade de que ele deixaria o cargo para uma diocese nos Estados Unidos. Ratzinger o premia com a púrpura, confiando-lhe a arciprestado da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, geralmente porto de eclesiásticos com mais de 75 anos, que permaneciam no cargo, às vezes, além dos 80 anos, como aconteceu recentemente com o cardeal Montezemolo. Harvey, que tem 63 anos, substitui o cardeal Francesco Monterisi, de 78 anos.
A nomeação de Harvey é a única que pode ser considerada, de algum modo, relacionada com os recentes acontecimentos do Vatileaks que abalaram o entorno papal mais próximo. Justamente o atual prefeito da Casa Pontifícia havia sido determinante na escolha de Paolo Gabriele quando se tratou de escolher o substituto do ajudante de quarto Angelo Gugel. É preciso dizer, no entanto, que Harvey deixa o Palácio Apostólico, mas não Roma e sobretudo que ele se despede da Prefeitura da Casa Pontifícia com todas as honras e com o barrete vermelho. O que significa que, mesmo querendo reorganizar o seu entorno, o papa continua tendo confiança em Harvey, que, além disso, não está envolvido na investigação que levou à condenação de Paolo Gabriele pelo furto das cartas papais depois divulgadas.
Será interessante ver quem irá tomar o posto do prelado norte-americano na Prefeitura: o seu vice, o padre Leonardo Sapienza, foi recém-promovido a esse cargo, enquanto, no passado, havia sido pensada a hipótese da designação do secretário particular do papa, o padre Georg Gänswein, mesmo que a circunstância foi considerada pouco provável.
A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada no sítio Vatican Insider, 24-10-2012.

Evangelho do dia

Ano B - Dia: 25/10/2012



Opção por Jesus
Leitura Orante


Lc 12,49-53

Jesus continuou:
- Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.

Leitura Orante


Saudação
- A nós, que nos encontramos neste momento, neste espaço virtual,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,aqui reunidos
(pela grande rede da internet),
para meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos,
para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
Onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes
de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Lc 12,49-53, e escuto as palavras de Jesus Mestre.

Jesus fala que veio "pôr fogo na terra" e que "tem de receber um batismo". Fala de divisão dentro da família. O Reino que ele anuncia cria rupturas. Jesus gostaria que o Reino fosse aceso. Mas, sua proposta não é aceita por todos. As pessoas podem ignorá-la e até, rejeitá-la. Diante de Jesus as pessoas deverão tomar posição. O batismo pelo qual Jesus diz que está aflito trata-se de sua Paixão e Morte e Ressurreição.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração?
O que o texto me diz no momento? Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Os bispos, em Aparecida, recordaram que Deus nos resgata e sempre nos dá chance para assumir o Reino: "Reconhecemos que, ocasionalmente, alguns católicos se têm afastado do Evangelho, o qual requer um estilo de vida mais simples, austero e solidário, mais fiel à verdade e à caridade, como também nos tem faltado valentia, persistência e docilidade à graça de prosseguir, fiel à Igreja de sempre, a renovação iniciada pelo Concílio Vaticano II, impulsionada pelas Conferências Gerais anteriores, e para assegurar o rosto latino-americano e caribenho de nossa Igreja. Reconhecemo-nos como comunidade de pobres pecadores, mendicantes da misericórdia de Deus, congregada, reconciliada, unida e enviada pela força da Ressurreição de seu Filho e pela graça de conversão do Espírito Santo." (DAp 100h).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com toda a Igreja a Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, cuja festa hoje celebramos:
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo,
eu vos adoro, louvo e vos dou graças
pelos benefícios que me fizestes.
Peço-vos, por tudo o que fez e sofreu Santo Antônio de Sant'Anna Galvão,
que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade,
e vos digneis conceder-me a graça que ardentemente desejo. Amém.
1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Faço uma verdadeira opção por Jesus Cristo e seu Evangelho.




Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Santo do dia

25 de outubro

Santo Antônio de Sant'Anna Galvão
O brasileiro Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá, São Paulo. Seu pai era Antônio Galvão de França, capitão-mor da província e terciário franciscano. Sua mãe era Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros de Pindamonhangaba. O casal teve onze filhos. Eram cristãos caridosos, exemplares e transmitiram esse legado ao filho.

Quando tinha treze anos, Antônio foi enviado para estudar com os jesuítas, ao lado do irmão José, que já estava no Seminário de Belém, na Bahia. Desse modo, na sua alma estava plantada a semente da vocação religiosa. Aos vinte e um anos, Antônio decidiu ingressar na Ordem franciscana, no Rio de Janeiro. Sua educação no seminário tinha sido tão esmerada que, após um ano, recebeu as ordens sacerdotais, em 1762. Uma deferência especial do papa, porque ele ainda não tinha completado a idade exigida.

Em 1768, foi nomeado pregador e confessor do Convento das Recolhidas de Santa Teresa, ouvindo e aconselhando a todos. Entre suas penitentes encontrou irmã Helena Maria do Sacramento, figura que exerceu papel muito importante em sua obra posterior.

Irmã Helena era uma mulher de muita oração e de virtudes notáveis. Ela relatava suas visões ao frei Galvão. Nelas, Jesus lhe pedia que fundasse um novo Recolhimento para jovens religiosas, o que era uma tarefa difícil devido à proibição imposta pelo marquês de Pombal em sua perseguição à Ordem dos jesuítas. Apesar disso, contrariando essa lei, frei Galvão, auxiliado pela irmã Helena, fundou, em fevereiro de 1774, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência.

No ano seguinte, morreu irmã Helena. E os problemas com a lei de Pombal não tardaram a aparecer. O convento foi fechado, mas frei Galvão manteve-se firme na decisão, mesmo desafiando a autoridade do marquês. Finalmente, devido à pressão popular, o convento foi reaberto e o frei ficou livre para continuar sua obra. Os seguintes quatorze anos foram dedicados à construção e ampliação do convento e também de sua igreja, inaugurada em 1802. Quase um século depois, essa obra tornar-se-ia um "patrimônio cultural da humanidade", por decisão da UNESCO.

Em 1811, a pedido do bispo de São Paulo, fundou o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba. Lá, permaneceu onze meses para organizar a comunidade e dirigir os trabalhos da construção da Casa. Nesse meio tempo, ele recebeu diversas nomeações, até a de guardião do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Com a saúde enfraquecida, recebeu autorização especial para residir no Recolhimento da Luz. Durante sua última enfermidade, frei Galvão foi morar num pequeno quarto, ajudado pelas religiosas que lhe prestavam algum alívio e conforto. Ele faleceu com fama de santidade em 23 de dezembro de 1822. Frei Galvão, a pedido das religiosas e do povo, foi sepultado na igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construíra.

Depois, o Recolhimento do frei Galvão tornou-se o conhecido Mosteiro da Luz, local de constantes peregrinações dos fiéis, que pedem e agradecem graças por sua intercessão. Frei Galvão foi beatificado pelo papa João Paulo II em 25 de outubro de 1998, e canonizado em 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI, em São Paulo, Brasil.

Mensagens


Catequese importante
Pe. Zezinho, scj


Expliquei ao jornalista o que entendo por catequese cristã. É a certeza de que Deus se importa conosco e de que devemos nos importar com a sua obra.

Um cristão só se torna importante quando se importa e quando abre a porta que dá para o mundo. Não se fecha, abre-se. Não se isola: participa. Não se deixa encurralar e sitiar e também não sitia nem encurrala. Dialoga e importa-se. Não crucifica, descrucifica!

Uma Igreja que se importa com o casal, com as crianças, com os jovens, com os adolescentes, com os anciãos, com os pobres e com o futuro do seu povo torna-se uma igreja importante: importante porque se importa!

Igrejas tornam-se interessantes quando se interessam e se mostram interessadas na sorte dos mais sofridos. Só pode falar de eternidade uma Igreja que tem tempo para quem precisa de seu tempo.

O repórter disse que gostava dos meus trocadilhos. Sorri e disse-lhe que brinquei com as palavras, mas não com a catequese. O cerne da questão é exatamente esse: interessar-se, importar-se, tentar entender e compreender, saber ler os sinais dos tempos. Isto, só se consegue quando se tem um coração atento e atencioso.

Ele agradeceu pela entrevista. Eu agradeci pela oportunidade que me dava de falar a milhares de pessoas. Emprestou-me a sua cultura de repórter, homem que busca a notícia e emprestei-lhe a minha cultura de sacerdote, homem que a analisa. Ele se importa e eu também. De certa forma, somos pessoas importantes. Importamo-nos! 

www.padrezezinhoscj.com 

Dicas Bíblicas

"MULHERES INTERPELAM JESUS"
OUTUBRO 2012

No Evangelho de Marcos encontramos muitas narrativas onde aparecem as mulheres, seja como agentes da ação de Jesus, seja como seguidoras e colaboradoras na sua missão. Neste mês vamos lançar um olhar mais atento sobre três narrativas, nas quais aparecem por sua vez: três mulheres e duas meninas. As três mulheres são a Hemorroissa (Mc 5,21-43), a Cananéia (Mc 7,24-30) e a viúva do óbulo (Mc 12,41-44). Uma das meninas é filha de Jairo, um dos chefes da sinagoga e a outra é a filha da Cananéia.
Marcos descreve com detalhes, a situação da mulher: sofre de um fluxo de sangue há 12 anos, já sofreu muito nas mãos dos médicos, gastou tudo o que tinha e nada havia resolvido, antes piorava cada vez mais. A mulher tinha ouvido falar de Jesus e apesar de sua timidez, colocou-se atrás de Jesus, em meio à multidão, tocou a orla do manto de Jesus e dizia consigo mesma: “se ao menos eu tocar, o seu manto serei salva.” E de fato, imediatamente ela sentiu que o sangue se estancou, sentiu-se curada da enfermidade, mas ela não podia imaginar que Jesus se dera conta dela, nem reconhecer que dele saíra uma força, perguntando alto e olhando ao seu redor: “Que me tocou?” Imaginem vocês como esta mulher terá se sentido! Pois, como os discípulos ela deverá ter pensado: quem vai saber, se há uma multidão ao seu redor? Ela jamais poderia pensar em ser descoberta, tanto é que o texto fala que ela estava amedrontada e trêmula, caiu aos pés de Jesus e contou-lhe toda a verdade. Jesus a acolheu, a escutou tudo e lhe disse: “Minha filha, a tua fé te salvou; vai em paz e fique curada desse teu mal.” Imaginem qual não foi a alegria e a gratidão que reinou no coração dessa mulher. Havia valido a pena ter interceptado o caminho de Jesus, que estava seguindo com os seus discípulos e o próprio Jairo, para a casa dele.
Marcos retoma a narrativa com os mensageiros que anunciam a Jairo uma triste notícia: “Tua filha morreu, por que ainda perturbas o mestre?” Jesus acalmou o coração de Jairo, dizendo-lhe: “Não temas; crê somente!” E chegando perto da casa, Jesus escutou muita choradeira, e novamente tenta acalmar os ânimos dizendo que a menina, apenas dormia, o que foi motivo de chacota. Jesus permitiu que somente algumas pessoas, entrassem com ele no quarto. Tomou a mão da menina e lhe disse: “Talita Kum”, ou seja, menina levanta-te. Ela se levantou e começou a caminhar pela casa. Jesus pediu que lhe dessem de comer. Todos ficaram espantados pelo que haviam visto. Leia a narrativa no Evangelho de Marcos 5,21-43.
A segunda mulher que impactou Jesus foi a Cananéia, cuja narrativa se encontra em Marcos 7,24-30. Jesus estava fora da terra de Israel, na região de Tiro e não queria que ninguém o soubesse. Mas, uma mulher ficou sabendo e foi encontrá-lo e jogou-se aos seus pés suplicando em favor da filha. Num primeiro momento, Jesus se recusa a atendê-la ao afirmar que “não é bom tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos.” A mulher logo entendeu que era uma estrangeira e que Jesus teria vindo para o seu povo, mas ela contra argumentou: “os cachorrinhos, também, comem das migalhas que caem da mesa de seus donos”, ou seja, ela também tinha o direito de ser beneficiada pela ação de Jesus. A resposta da mulher convenceu a Jesus e ele mudou de postura: “Pelo que disseste, vai: o demônio saiu de sua filha.” Ao chegar em casa a mulher encontrou a sua filha curada. A fé da mulher foi premiada.
A terceira mulher, a viúva do óbulo, provavelmente, não ficou sabendo que estava sendo observada por Jesus, diante do Tesouro do Templo, e muito menos que fora proposta como exemplo de desapego e confiança em Deus: “Em verdade eu vos digo que esta viúva que é pobre, lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao tesouro. Pois, todos os outros deram do que lhes sobrava. Ela, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver.” Nas três narrativas, a atitude de fé, de confiança e determinação, tocou o coração de Jesus e ele se sentiu interpelado a realizar os anseios que cada uma carregava, até mesmo da mulher viúva, que não pronunciou uma palavra sequer. Mas o seu gesto, falou mais alto do que muitos discursos. Jairo e a mulher Cananéia experimentaram a alegria do reencontro com a vida, restabelecida em suas filhas.

Algumas perguntas que podem ajudar na reflexão:
Na leitura dessas três perícopes, o que chama mais a sua atenção?
 Em que momento concreto a postura das mulheres influenciou no redirecionamento da ação de Jesus?
 Concretamente, em que se apoiou a fé dessas mulheres? E a minha fé em Jesus em que se fundamenta?