quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Homilia de Francisco na Santa Marta: "O Povo de Deus quer o pão da vida, e não pão envenenado"


Cidade do Vaticano (RV) – Os escândalos da Igreja ocorrem porque não existe uma relação viva com Deus e com a sua Palavra. Assim, sacerdotes corrompidos, ao invés de dar o pão da vida, dão um alimento envenenado ao santo povo de Deus: foi o que afirmou o Papa Francisco na sua homilia matutina, durante a Missa presidida na Casa Santa Marta.

Comentando a leitura do dia e o salmo responsorial, que narram uma dura derrota dos israelitas diante dos filisteus, o Papa observa que o povo de Deus naquela época tinha abandonado o Senhor. Dizia-se que a Palavra de Deus era “rara” naquele tempo. Para combater os filisteus, os israelitas usavam a arca da aliança, mas como uma coisa “mágica”, “uma coisa externa”. Por isso, são derrotados e a arca é tomada pelos inimigos:

Este trecho da Escritura nos faz pensar como é a nossa relação com Deus, com a Palavra de Deus: é uma relação formal? É uma relação distante? A Palavra de Deus entra no nosso coração, o transforma, tem este poder ou não? Mas o coração está fechado para a Palavra! E nos leva a pensar nas muitas derrotas da Igreja, do povo de Deus, simplesmente porque não ouve o Senhor, não O busca, não se deixa buscar por Ele! 
Depois da tragédia, perguntamos ao Senhor o que aconteceu, pois Ele fez de nós o desprezo dos nossos vizinhos. O Papa pensa nos escândalos da Igreja:

Mas nos envergonhamos? Tantos escândalos que eu não quero mencionar singularmente, mas que todos nós conhecemos... Sabemos onde estão! Escândalos, alguns que fizeram gastar tanto dinheiro: tudo bem! Deve-se fazer assim…. A vergonha da Igreja! Mas nos envergonhamos daqueles escândalos, daquelas derrotas de padres, de bispos, de leigos? A Palavra de Deus naqueles escândalos era rara; naqueles homens e naquelas mulheres a Palavra de Deus era rara! Não tinham um elo com Deus! Tinham uma posição na Igreja, um lugar de poder, inclusive de comodidade. Mas a Palavra de Deus, não! ‘Mas, eu carrego uma medalha’; ‘Eu carrego uma Cruz’… Sim, assim como eles carregavam a arca! Sem uma relação viva com Deus e com a Palavra de Deus! Vem-me à mente aquela Palavra de Jesus para quem comete escândalos … E aqui ocorreu escândalo: toda uma decadência do povo de Deus, até o enfraquecimento, a corrupção dos sacerdotes.
O Papa Francisco concluiu sua homilia dirigindo o seu pensamento ao povo de Deus:

Pobre gente! Pobre gente! Não damos de comer o pão da vida; não damos de comer – nesses casos – a verdade! E damos de comer até mesmo alimento envenenado, muitas vezes! ‘Acorda, porque dormes Senhor!’. Que esta seja a nossa oração! ‘Desperta! Não nos rejeites para sempre! Por que escondes a tua face? Por que esquecer a nossa miséria e opressão?’. Peçamos ao Senhor que jamais esqueçamos a Palavra de Deus, que está viva, que entre no nosso coração e não se esqueça mais o santo povo fiel de Deus, que nos pede alimento forte!



Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano 

Evangelho do Dia

Ano C - 16 de janeiro de 2014

Marcos 1,40-45

Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23). 


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
1 40 Aproximou-se de Jesus um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."
42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.
43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:
44 "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."
45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
UM BENEFÍCIO DISCRETO
Jesus evitava criar em torno de si falsas expectativas e esperanças. Sua ação era rodeada de cautela, para não dar margem a ambigüidades. Afinal, os gestos realizados por ele podiam ser motivo de exaltação, impedindo assim uma correta compreensão de sua pessoa e de sua ação.
Em alguns casos, Jesus proibiu severamente a quem fora agraciado por sua ação propagar o favor recebido. Tratava-se daqueles milagres indicados pelos profetas que seriam realizados pelo Messias, por ocasião de sua vinda. A cura da lepra era um deles. Por isso, Jesus recomendou ao ex-leproso de guardar segredo em relação à sua cura, para não despertar o entusiasmo fanático das multidões.
O receio de Jesus é de que se aproximem dele considerando-o apenas sob o aspecto de seu poder taumatúrgico. A vida de Jesus era muito mais rica e abrangente e deveria comportar também a cruz. Quem o seguisse por causa dos milagres, poderia se decepcionar quando se defrontasse com a paixão. Daí a discrição requerida diante de um feito grandioso realizado por ele. Antes de por-se a segui-lo, era preciso ponderar bem.
A discrição de Jesus, portanto, não para a modéstia de sua parte. Ela tem como único objetivo salvaguardar o sentido correto de sua própria identidade.

OraçãoSenhor Jesus, possa eu descobrir no teu poder taumatúrgico sua verdadeira identidade de Filho, servidor da humanidade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Leitura
1 Samuel 4,1-11
Leitura do primeiro livro de Samuel.
4 1 A palavra de Samuel foi dirigida a todo o Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus para combatê-los. Acamparam junto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus acampavam em Afec.
2 Os inimigos puseram-se em linha de batalha diante de Israel e começou o combate. Israel voltou as costas aos filisteus, e foram mortos naquele combate cerca de quatro mil homens.
3 O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que nos deixou o Senhor sermos batidos hoje pelos filisteus? Vamos a Silo e tomemos a arca da aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos livre da mão de nossos inimigos”.
4 O povo mandou, pois, buscar em Silo a arca da aliança do Senhor dos exércitos, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, acompanhavam a arca da aliança de Deus.
5 Quando a arca do Senhor entrou no acampamento, todo o Israel rompeu num grande clamor, que fez tremer a terra.
6 Os filisteus, ouvindo-o, disseram: “Que significa esse grande clamor no acampamento dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento.
7 Então tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento. Ai de nós! Até agora nunca se viu coisa semelhante!
8 Ai de nós! Quem nos salvará da mão destes deuses poderosos? São eles que feriram os egípcios com toda a sorte de pragas no deserto.
9 Coragem, ó filisteus! Portai-vos varonilmente, não suceda que sejais escravizados aos hebreus como eles o são a vós. Sede homens e combatei”.
10 Começaram a luta e Israel foi derrotado, fugindo cada um para a sua tenda. Houve um espantoso massacre, tendo caído de Israel trinta mil homens de pé.
11 A arca de Deus foi tomada e os dois filhos de Heli, Ofni e Finéias, pereceram.
Palavra do Senhor.
Salmo 43/44
Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão! 

Porém, agora nos deixastes e humilhastes,
já não saís com nossas tropas para a guerra!
Vós nos fizestes recuar ante o inimigo,
os adversário nos pilharam à vontade.

De nós fizestes o escárnio dos vizinhos,
zombaria e gozação dos que nos cercam;
para os pagãos somos motivo de anedotas,
zombam de nós a sacudir sua cabeça.

Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis?
Despertai! Não nos deixeis eternamente!
Por que nos escondeis a vossa face
e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?
Oração
Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

'Igreja está dando atenção a nós', diz cardeal do Haiti


Por Fabiano Maisonnave

A mais recente surpresa do papa Francisco vem do Haiti e se chama Chibly Langlois. Bispo da pequena cidade de Les Cayes, 190 km a oeste de Porto Príncipe, ele acaba de se tornar o primeiro cardeal da história vindo do país mais pobre das Américas, em nomeação com claros contornos geopolíticos.

"É um gesto do Santo Padre não só para os católicos do Haiti, mas para todos os haitianos", disse Langlois. "E é um sinal de que a igreja está dando mais atenção à nossa situação."

Aos 55 anos, Langlois foi quem mais chamou a atenção entre os 19 primeiros cardeais anunciados pelo papa Francisco no domingo. O grupo inclui o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, uma indicação já esperada.

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, afirmou que Langlois não era uma escolha óbvia nem mesmo dentro do Haiti, por se tratar do bispo de uma cidade de apenas 50 mil habitantes."Além de ser o primeiro daquele país, não é o arcebispo da capital, como se poderia ter esperado, mas de uma diocese do interior", disse o cardeal.

O comentário foi enviado, um dia antes de sua destituição, pelo papa, da comissão de cardeais do banco do Vaticano.

"A inclusão de um bispo haitiano no Colégio Cardinalício também indica que os países pequenos e pobres são importantes para a igreja. O papa Francisco olhou para as periferias´... foi uma decisão significativa", escreveu.

Sem detalhar, Langlois especulou que a sua escolha por Francisco pode ter sido motivada pela "relação entre o Haiti e a República Dominicana", em alusão à recente polêmica surgida pela decisão do Tribunal Constitucional do país vizinho. O anúncio provocou divergências entre os líderes da Igreja Católica nos dois países.

Em outubro, a corte suprema dominicana julgou que os cerca de 200 mil filhos de imigrantes haitianos ilegais nascidos no país não têm direito à cidadania.

A medida foi duramente criticada pela ONU e por países da região por jogar dezenas de milhares de pessoas num limbo jurídico, mas ganhou respaldo irrestrito do cardeal dominicano, Nicolás de Jesús López, tido como um porta-voz da ala mais conservadora da Igreja Católica.

López disse que o Tribunal Constitucional "atuou de acordo com a lei" e denunciou uma "campanha internacional" contra a República Dominicana. A reação veio por meio da mensagem de Natal da Conferência Episcopal do Haiti, presidida por Langlois.

Sem mencionar o país vizinho, o texto diz que, como Jesus Cristo, "muitas famílias haitianas continuam (...) cruzando a fronteira, sofrendo humilhação, rechaço, exclusão e negação de seus direitos fundamentais".

Os 19 recém-nomeados serão recebidos pelo papa em 22 de fevereiro, no Vaticano. Desses, três têm mais de 80 anos e não poderão participar de conclaves. Com as nomeações, a igreja volta a contar com 120 cardeais aptos a escolher papas e a substituir Francisco.
Folha de S. Paulo, 16-01-2014.

Tempos diferentes se aproximam


No horizonte, surgem novas ideias. Mas a graça divina encontra sempre novas soluções.


Agricultura familiar: "O fundamento da prosperidade se deslocou mais para frente". (Foto: Arquivo)
Por Dom Aloísio Roque Oppermann*
Ninguém deve ocultar as raízes de sua existência. Não se pode esquecer sua própria história, nem seus percalços, e muito menos os fatos marcantes da infância e da adolescência. As férias “coletivas” do mês de janeiro proporcionam esse mergulho no passado, para cada um se conhecer melhor. Neste mês de janeiro de 2014, pude retornar às minhas origens, passando uns bons dias no meio do povo do interior do Rio Grande do Sul.

Nessa região aludida, vige o sempre próspero regime de pequena propriedade rural.  Nela, a criação de "sua majestade o porco", permitiu a quase todos uma boa casa, com água encanada, energia elétrica, e automóvel à disposição. (O cavalo desapareceu do horizonte). Isso traz como resultante um ser humano muito criativo, independente e de fortes convicções. A prosperidade – com razoáveis exceções - é bastante comum. Parece que o ideal do papa Leão XIII ("Rerum Novarum"), de cada família possuir o seu pedaço de terra, se concretizou plenamente.

Mas no horizonte surgem novas ideias. O fundamento da prosperidade se deslocou mais para frente. A base da riqueza, conforme nos ensina o próprio papa João Paulo II, agora está se tornando o conhecimento, o estudo. Não mais só a terra. No município de Nova Candelária, onde o ideal de pequena propriedade alcançou pleno êxito, foi feita uma pesquisa entre os colonos, e se chegou à conclusão de que em 83% das propriedades, não há sucessor para tocar a lavoura. Os filhos desses agricultores, que tem a vida rural no sangue, foram todos estudar, e ninguém mais quer voltar à roça. Todos querem entrar na vida urbana, que evita o ardor do sol, e contorna as secas e as enchentes. Além de proporcionar as vantagens da vida moderna...

Tudo vai mudar. Inclusive a beleza da vida religiosa. Outrora essa região era um celeiro de vocações sacerdotais. Hoje vários bispos venderam o seminário, por não haver facilidade de encontrar vocacionados. É que os pais hoje tem um, no máximo dois filhos. E a disposição de entregar um filho para o serviço da comunidade, se torna muito difícil. Não que não exista mais espírito religioso e de fé. As circunstâncias tornaram a entrega de um vocacionado para o sacerdócio, ou de uma filha para a vida Religiosa, simplesmente proibitiva. Mas como a graça divina encontra sempre novas soluções, o que diz o salmista é verdade perene: “O Espírito renovará a face da terra” (Sl  103).
CNBB, 13-01-2014.
*Dom Aloísio Roque Oppermann é arcebispo Emérito de Uberaba (MG).

Vaticano alerta para falsas mensagens do papa na internet


Cidade do Vaticano - O Vaticano, através de sua conta do Facebook em língua espanhola postou uma nota de esclarecimento de uma série de falsas declarações atribuídas ao Papa Francisco e que estão circulando na Internet nestes dias.

O texto (originalmente em espanhol) diz:

"Queridos amigos, muitos de nossos leitores nos assinalam uma ´notícia´ que circula na internet e nos perguntam se é verdadeira. Esta ´notícia´, publicada em vários idiomas, diz que o Papa Francisco afirmou que a Bíblia está antiquada em muitas passagens como a ´fábula de Adão e Eva´ ou o inferno, que todas as religiões são iguais, que Deus está mudando e evoluindo e a verdade religiosa também, e outras coisas semelhantes. Tudo isto o Papa teria afirmado no ´Terceiro Concílio Vaticano II’.
Pela internet circulam milhares de histórias falsas, e às vezes é difícil saber de onde se originou a ‘notícia’ e se esta vem de uma fonte confiável ou não. Por isso, ante uma notícia referente ao papa Francisco que nos pareça estranha, é bom questionar-nos e ir às fontes vaticanas para ver se também ali estas notas aparecem e com que palavras são escritas.

Por isso, no que se refere ao papa Francisco, se as palavras a ele atribuídas não aparecem nos meios oficiais vaticanos, é muito possível que sejam falsas. Aqui lhes oferecemos uma lista dos meios vaticanos e seus sites na internet, para que possam ir comprovar as notícias sempre que tiverem dúvidas:

- Canal Twitter oficial do Santo Padre (em português): https://twitter.com/Pontifex_pt 
- Escritório de Imprensa da Santa Sé: http://www.vatican.va/news_services/press/index_po.htm

- News.va: Recolhe em um único site as notícias dos outros meios vaticanos (http://www.news.va/pt), e fanpage no facebook (https://www.facebook.com/news.va.pt?fref=ts)

- Site oficial da Santa Sé, onde se pode encontrar o íntegra oficial de todos os discursos, homilias, mensagens e outros textos do papa Francisco: http://www.vatican.va

- L´Osservatore Romano: Periódico da Santa Sé http://www.osservatoreromano.va/pt
- Rádio Vaticano: http://pt.radiovaticana.va/bra/index_n.asp

- Centro Televisivo Vaticano: http://www.ctv.va/content/ctv/it.html

- The Pope App: app para smartphones e tablets administrado por News.va, que pode ser descarregado gratuitamente em: http://www.news.va/thepopeapp/  e permite seguir em tempo real as intervenções do papa e configurar alertas que avisam quando começam os eventos pontifícios.

O aplicativo também permite acessar todo o conteúdo oficial relacionado ao papa em qualquer formato: notícias e discursos oficiais, galeria com suas últimas imagens e vídeos e acesso a sua agenda e links a outros serviços da Santa Sé. Além disso, a aplicação tem acesso às webcams distribuídas pela Praça de São Pedro, que transmitem imagens em todo momento.

- VIS (Vatican Information Service): http://www.vis.va

Uma saudação muita cordial a todos e muito obrigado por sua atenção e suas sugestões”, conclui a nota.
SIR

Francisco, um sinal para o mundo



Francisco entre os fiéis: "Que a nossa oração por ele seja insistente, atendendo seu pedido constante." (Foto: Arquivo)
Por Padre Geovane Saraiva*

"A santidade está em deixar que o Senhor escreva a nossa história", disse o Papa Francisco aos 17 de dezembro de 2013, querendo dizer que é dever do cristão se esforçar para viver bem neste mundo, consagrando cada dia de sua vida, no compromisso com o projeto de Jesus de Nazaré, na mais absoluta certeza de que o mistério da encarnação é a aurora do dia interminável; indo na direção da fulgurante glória do redentor, a conduzir a humanidade ao bom caminho, antevendo pela fé a luz inigualável, que jamais se extinguirá.

A partir desta premissa como é belo e maravilhoso compreender o 266º papa da era cristã da humanidade, sinal de vida e esperança para o mundo, eleito no dia 13 de março de 2013, no quinto escrutínio daquele Conclave de 115 Cardeais, com o nome de Jorge Mario Bergoglio sj, primeiro latino americano, primeiro jesuíta e primeiro a chamar-se Francisco, na história de dois mil anos de cristianismo. Percebe-se logo de início que quer ficar longe da pompa e tudo mais que foi introduzido no decorrer da nossa civilização cristã, a qual colocou o Papa no patamar bem elevado, no patamar de “soberano”.

Daí a escolha do nome Francisco não ter sido por acaso. Foi uma clara decisão de um programa de governo para a Igreja Católica, tendo diante dos olhos, na mente e no coração a força da figura humana de Francisco de Assis, exemplo e referencial, que viveu de um modo radical, a pobreza evangélica, desejando dizer as pessoas que é possível deixar a inércia e fazer, através do despojamento generoso, seu caminho de discernimento, tão proclamado pelo Bispo de Roma.

O Sumo Pontífice indica o caminho, contido no início do Evangelho de Marcos, no qual Jesus, caminhando à beira do mar da Galileia, chamou os pescadores Simão e André, Tiago e João e os constituiu discípulos, com a missão de levar adiante o anúncio da boa nova da salvação, dizendo-lhes que o Reino Deus, doravante anunciado por eles, chegasse a todos, sem fazer distinção alguma. O Senhor Jesus planejava para eles não mais aquele mar bem conhecido, mas um mar completamente novo, simbolizando a humanidade inteira, no qual eles iriam ser protagonistas de uma grande pescaria; que tinha chegado a hora de superar as diferenças e aproximar muitos irmãos e irmãs para Deus (cf. Mc 1, 16-20).

Como é importante o nome por ele definido: Bispo de Roma! É claro que nada impede de chamá-lo de Vigário de Cristo na terra, Pastor Universal, Romano Pontífice, Sumo Pontífice, Augusto Pontífice. Sucessor de Pedro, Príncipe dos Apóstolos, Santo Padre, Sua Santidade, Chefe Visível da Igreja, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália e ainda Servos dos Servos de Deus. Ele se apresentou, porém, com o Bispo de Roma, nesta expressão: “parece que meus irmãos cardeais foram buscar o Bispo de Roma quase no fim do mundo”.

E aqui um olhar crítico para Francisco, que tem um coração grande, coração de pastor, que fala ao mundo, na sua conjuntura espiritual conflituosa, sem esquecer o econômico e o social, lá no âmago do coração de seu rebanho. “Agora iniciamos juntos este caminho, bispo e povo. Este caminho da Igreja de Roma, que preside na caridade a todas as Igrejas, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos uns pelos outros. Rezemos pelo mundo, para que haja uma grande fraternidade”.

Francisco quis imprimir na mente e no coração do povo de Deus, que a mesma simplicidade por ele vivida em Buenos Aires, iria procurar vivenciá-la no Vaticano. Fala ao mundo como pai dos amigos de Jesus e de todos aqueles que abraçam a fé ou não, mostrando ao mundo o sentido da catolicidade. É claro, que o desejo de se viver e ser coerente com seu batismo é imprescindível para os cristãos, realizando a vontade do Pai, numa bela e rica experiência de que Deus é amor, no seguimento dos passos de Jesus de Nazaré.

Com a tonalidade que deu início sua missão de pastor, as mesmas palavras de simplicidade, o filho de uma família simples e numerosa, residentes do bairro humilde de Flores, nascido aos 17 de dezembro de 1936, tendo como pais, o ferroviário Mário Bergoglio e a dona de casa Regina Sivori, optando por morar num apartamento da Casa Santa Marta, albergue dos cardeais, fazendo suas refeições com os demais moradores da mesma, deslocando-se ao Palácio Apostólico para trabalhar, para as audiências e visitas de autoridades, dos chefes de estados ou representantes diplomáticos, manifestou ao mundo, nesta frase do Pobrezinho de Assis: “os pobres são meus mestres”, para que o mundo inteiro saiba.

Ao divulgar uma carta neste dia 13 de janeiro de 2014, sobre os 19 cardeais que irá constituí-los no dia 22 de fevereiro deste ano em curso, o papa Francisco pediu-lhes simplicidade e humildade de coração: “O cardinalato não significa uma promoção, nem uma honra, nem uma condecoração, é simplesmente um serviço que exige ampliar o olhar e alargar o coração”. E ao saudar o corpo diplomático no mesmo dia, falou com veemência contra o aborto, qualificando-o como “prova da cultura do descartável, que desperdiça as pessoas da mesma forma que desperdiça o alimento; é horrível quando você pensa que há crianças vítimas do aborto, que nunca verão a luz dia”. Que a nossa oração por ele seja insistente, atendendo seu pedido constante. Assim seja!
* Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal - Pároco de Santo Afonso. É autor dos livros “O peregrino da Paz”, “Nascido Para as Coisas Maiores”, “A Ternura de um Pastor”, “A Esperança Tem Nome”, "Dom Helder: sonhos e utopias" e "25 Anos sobre Águas Sagradas".