sexta-feira, 31 de maio de 2013

As intenções de orações do Papa para junho

papa-francisco-rezando1-300x224

Papa Francisco pede orações neste mês de junho pela promoção da união entre todos os povos e o reforço da evangelização.
Na intenção geral de oração o Papa Francisco pede aos fiéis que rezem pelo fortalecimento de uma “cultura de diálogo, de escuta e de respeito mútuo entre as pessoas”.
Já na intenção missionária o Papa convida a rezar para que “as comunidades cristãs promovam uma nova evangelização” nos territórios marcados pela “secularização”. (SP).

Fonte: Rádio Vaticano

Vaticano alerta para a fome 'que atinge milhões de pessoas'


Cidade do Vaticano  – O observador permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas, Dom Francis Chullikat, considera urgente a implementação de políticas que permitam combater a fome, que atinge “quase mil milhões de seres humanos”.
Numa intervenção feita em Nova York, citada hoje pelo serviço informativo da Santa Sé, o arcebispo indiano sublinhou que a falta de acesso à alimentação e à água constitui “um escândalo” e representa não só uma “crise humanitária”, mas também “moral”.
O representante do Vaticano pronunciou-se sobre esta matéria durante uma reunião do grupo de trabalho responsável pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que a ONU pretende ver aplicados até 2015. Dom Francis Chullikat criticou a destruição de alimentos nos países desenvolvidos, movida pela preservação dos preços altos no mercado por parte dos produtores, considerando que ela representa o primado do lucro sobre a dignidade humana.
“Não é destruindo o sustento necessário para a sobrevivência dos pobres que se poderá construir um mundo mais próspero e rico”, concluiu.


SIR

A tentação de 'cada um pensar em si mesmo'


Francisco, durante a missa de Corpus Christi: 'solidariedade é a palavra-chave'
Roma - O papa Francisco disse na noite dessa quinta-feira (30), em sua primeira missa de Corpus Christi, que é preciso cuidar uns dos outros, relembrando o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. De acordo com o papa, os cristãos não devem ter a tentação de dizer "cada um pense em si mesmo".
"Diante da necessidade da multidão, aqui está a solução dos discípulos: cada um que pense em si mesmo. Quantas vezes nos cristãos temos essa tentação! Não nos prestamos atenção nas necessidades dos outros, os dispensando com um piedoso: que Deus te ajude. Mas a solução de Jesus vai em outra direção. Dê-lhes algo para comer", disse Francisco.
"Na Igreja, assim como na sociedade, a palavra-chave que não devemos temer é a ´solidariedade´, porque só compartilhando nossa vida será frutífera", afirmou na homilia o Pontífice. Francisco ainda explicou que a solidariedade "é uma palavra mal vista pelo espírito mundano", mas ao contrario se compartilhamos o que temos, isso "vira riqueza".
Solidariedade

A solidariedade não pode ser uma palavra vazia, mal-encarada pelo espírito mundano, afirmou Francisco, na homilia da missa do Corpo de Deus, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. “Na Igreja, mas também na sociedade, uma palavra-chave de que não devemos ter medo é a palavra ‘solidariedade’, ou seja, saber pôr à disposição de Deus aquilo que temos, as nossas humildes capacidades, porque só na partilha, no dom é que a nossa vida será fecunda e produzirá fruto. Solidariedade: é uma palavra mal-encarada pelo espírito mundano”, sublinhou o papa.
Francisco presidiu à celebração a que se seguiu uma procissão pelas ruas da capital italiana, até à Basílica de Santa Maria Maior. O papa convidou os fiéis a participarem, sublinhando que a celebração é de particular importância neste ano da Fé.
SIR