sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VIGÍLIA PELA VIDA NASCENTE

 

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, FARÁ NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2012 UMA VIGÍLIA PELA VIDA NASCENTE, ATENDENDO A PROPOSTA DA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A VIDA E A FAMÍLIA DA CNBB.
LOCAL: MATRIZ DE NOSSA SENHORAS DAS CANDEIAS
DIA: 08 DE DEZEMBRO DE 2012
HORÁRIO: DAS 19h ÀS 23h.
INICIANDO COM A CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA.

Missa na orla de Candeias


Hoje (07/12), haverá missa na orla de Candeias (Próximo ao restaurante Du Maranhão), às 19h30.
E, neste final de semana, poderão ser entregues, nas igrejas de nossa paróquia, garrafas de água que serão destinadas às vítimas da seca.
                                      Pascom Candeias

CURSO PARA MINISTROS PROCLAMADORES DA PALAVRA


SERÁ REALIZADO NOS DIAS, 13 E 14 DE DEZEMBRO DE 2012 NA MATRIZ, NO HORÁRIO DAS 20h ÀS 21h CURSO PARA MINISTROS PROCLAMADORES DA PALAVRA.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA SECRETARIA
 TAXA R$ 5,00
SEJA UM PROCLAMADOR DA PALAVRA DE DEUS.
 PARTICIPE!
PASTORAL LITÚRGICA 2012.

Aberta a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária



Brasília, 07 dez (POM/SIR) - Teve início nesta quinta-feira, 6, a partir das 19h, a 17ª Assembleia Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Trata-se do momento que os coordenadores estaduais da Obra se encontram para avaliar as atividades realizadas durante o ano e planejar os trabalhos e ações de 2013.
Dois eventos significativos norteiam a Assembleia deste ano: os 170 anos de fundação da Infância e Adolescência Missionária no mundo (1843-2013), e a Jornada Nacional da Obra que terá início na abertura das celebrações dos 170, em maio do próximo ano, e deverá integrar o calendário de atividades da IAM no Brasil, conforme explica o secretário nacional da Obra, padre André Luiz de Negreiros. “Vamos celebrar os 170 anos da IAM. Para isso já pensamos uma série de atividades e materiais. A abertura das celebrações acontecerá com a Jornada Nacional da Infância no último domingo de maio de 2013 e a partir daí todos os anos celebraremos esse evento”, disse o secretário. De acordo com padre André, a celebração dos 170 anos da IAM será realizada de maneira descentralizada, ou seja, pelos grupos espalhados por todo o Brasil. Os materiais e subsídios de apoio como cartaz, logomarca, tema e lema, roteiros de celebração e, o lenço e escudo (símbolos da Obra) começarão a ser enviados assim que alguns detalhes forem definidos na Assembleia Nacional.
A proposta das Pontifícias Obras Missionárias é que os regionais façam, durante a celebração do Ano da IAM, minicongressos diocesanos ou com o agrupamento de dioceses vizinhas. A Jornada, por sua vez, o segundo ponto de destaque nesta edição da Assembleia Nacional da IAM, terá o objetivo de consagrar as crianças de todo o Brasil aos cinco continentes. “No próximo ano as consagraremos ao continente americano e, nesta Assembleia Nacional da IAM, nós escolhemos o tema e o lema e o continente que será consagrado no ano seguinte”, explicou padre André. O Congresso Americano da IAM que acontecerá em 2014, em Aparecida (SP), evento para assessores da IAM, será o desfecho das celebrações dos 170 anos da Obra.

Experiência da IAM da Argentina

A secretária nacional da IAM da Argentina, irmã Marcela Davies, também participa da Assembleia que começa hoje. No sábado ela irá partilhar as experiências da Obra em seu país. “Irei partilhar com os coordenadores estaduais do Brasil as experiências da IAM da Argentina através da nossa caminhada missionária”, disse. A secretária destacou ainda que irá dar ênfase à caminhada conjunta da IAM no Cone-Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. “Nosso trabalho tem dado certo e a união dos países do Cone-Sul tem sido fundamental às nossas ações. Assim também deve ser no país com o trabalho desenvolvido pelos estados”.

Programação

Nesta quinta-feira acontece a abertura e as boas-vindas aos coordenadores estaduais. Logo após serão distribuídos os trabalhos. Amanhã, 7, o bispo de Campo Maior (PI) e referencial para a dimensão missionária no estado do Piauí, dom Eduardo Zielski, celebra a eucaristia e faz um momento de espiritualidade. O diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti, apresenta em seguida os novos materiais missionários e os demais secretários falam da caminhada das Obras Missionárias que acompanham. Padre André fecha o primeiro dia com uma avaliação dos encontros realizados durante 2012, nos regionais. No sábado, 8, o primeiro momento de trabalhos é desenvolvido pela irmã Marcela, da Argentina, que partilha os trabalhos desenvolvidos pela IAM em seu país e relata as experiências das Jornadas Nacionais da Obra que já acontecem lá. Após o almoço os coordenadores visitam o Centro Cultural Missionário (CCM). No primeiro momento da tarde serão definidos o tema, lema e materiais para o Ano da IAM no Brasil. No fim da tarde acontece um momento de espiritualidade: Novena de Natal e à noite uma confraternização com os missionários brasileiros e estrangeiros do CCM. A Assembleia encerra no domingo com o planejamento das atividades de 2013 (definição de calendário); encontro com coordenadores diocesanos e avaliação.

Bento XVI já tem mais de 700 mil de seguidores no Tweeter



Cidade do Vaticano, 07 dez (SIR) – Faltando uma semana ao momento de enviar seu primeiro ‘tweet’, Bento XVI conta já com mais de 700 mil seguidores no Twitter em oito línguas, e a notícia é uma das mais comentadas nesta rede social na América Latina.
Um de seus seguidores é o Presidente israelense, Shimon Peres, 89 anos, que deu as boas-vindas ao Pontífice: “Sua santidade, bem-vindo ao Twitter. Nossas relações com o Vaticano estão em seu auge e podem formar uma base para mais paz em todos os lugares”. Bento XVI vai começar a ‘twittar’ sobre temas mais espirituais em 12 de dezembro, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, durante a audiência geral, na Sala Paulo VI. Os fiéis de língua portuguesa podem contatar o Pontífice diretamente na conta @pontifex_pt, mas o Papa, naturalmente, não vai seguir ninguém além de si mesmo – como informado na coletiva de apresentação da conta ‘papal’. Inicialmente, os ‘tweets’ terão como conteúdo de sua audiência geral semanal, bênçãos dominicais e suas principais homilias, mas também incluirão reflexões sobre acontecimentos mundiais importantes, como desastres naturais. Como frisou o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, na coletiva, dia 3, apesar de conter um máximo de 140 caracteres, as mini-mensagens do Papa serão “pérolas de sabedoria”, “centelhas de verdade”.
O primeiro ‘tweet’ do Papa será enviado por ele mesmo, mas no futuro, a maioria deles será escrita por assessores, e Bento XVI vai aprovar antes do envio, feito sempre de um único computador da Secretaria de Estado do Vaticano. Todas as precauções foram tomadas para garantir que a conta certificada do Papa não seja invadida. A página foi montada em amarelo e branco, cores do Vaticano, tendo como fundo uma foto de Bento XVI sobre uma imagem da Praça de São Pedro lotada de peregrinos.
O aspecto pode variar durante diferentes tempos litúrgicos do ano e quando o Papa estiver em viagens. Dos 544 mil ‘tweets’ já recebidos, mais de 381 mil são da conta em inglês, enquanto a conta em espanhol @pontifex_es supera os 108 mil seguidores. A conta em português @pontifex_pt tem mais de 17.600 mil seguidores. Os primeiros ‘tweets’ papais serão respostas às perguntas enviadas com a tag #askpontifex. Os ‘tweets’ podem ser enviados em espanhol, inglês, italiano, alemão, polonês, árabe, francês e português. Outros idiomas serão adicionados no futuro.

JMJ Rio 2013 busca 1.5 milhões de locais de acolhida



Rio de Janeiro, 07 dez (SIR) - Com o lema: “O coração do mundo bate aqui”, a campanha para hospedagem para a JMJ Rio 2013 busca conseguir milhão e meio de locais de acolhida. Envolvendo todos os setores da sociedade como artistas, apresentadores, esportistas, entre outros, a mensagem da campanha mostrará diversas possibilidades de locais de acolhida. Nomes como a cantora Elba Ramalho, a atriz Christiane Torloni e os ginastas Daniele e Diego Hypólito estarão apresentando a campanha.
A divulgação nacional será realizada por meio de comerciais nas principais emissoras de televisão, além de anúncios na mídia impressa, rádios, outdoors e internet. Em entrevista ao portal oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude, a diretora do setor de Hospedagem da JMJ Rio2013, irmã Graça Maria afirmou: “Nós trabalhamos no primeiro semestre para a comunidade católica, ou seja, a campanha foi toda voltada para o público interno. Agora começaremos atingir a sociedade, queremos mobilizar todo o povo carioca para abrir suas casas ao acolhimento.
“Por isso, iremos utilizar artistas que podem nos ajudar a mobilizar a sociedade, dando sua credibilidade a campanha e a hospedagem da Jornada. Nosso objetivo é envolver toda a população, através do meio artístico e desportivo, de forma que atinja a sociedade em todas as suas dimensões”, declarou Irmã Graça. Sobre a participação dos artistas na campanha a religiosa afirma que eles podem “com a sua fama dar credibilidade ao trabalho que está sendo feito com a relação à hospedagem e à Jornada Mundial da Juventude”.
“Por exemplo, quando a Elba Ramalho publica na coluna do O Globo que quer acolher, que vai acolher... Isso dá uma credibilidade e uma seriedade muito grande ao trabalho que está sendo feito. É um grande fator que ajuda a envolver a população, por meio da mídia, dos artistas e cantores”, explicou a Irmã. A encarregada da hospedagem dos milhares de peregrinos esperados no Rio de Janeiro afirmou que a campanha visa atingir “a sociedade de um modo em geral, a população carioca, independentemente de ser católico ou não”. “Existe uma meta para atingir na Jornada que é de um milhão e meio de vagas de alojamento. Nós trabalhamos a campanha como um todo. A primeira parte já foi finalizada. Agora, estamos na segunda. Essa campanha é mais um instrumento para atingir a nossa meta”, conclui Ir. Graça Maria.

Equipe de voluntários da JMJ aquece os motores



Rio de janeiro, 07 dez (SIR) - As Nações Unidas dedicaram o dia 5 de dezembro aos voluntários da organização. Em mensagem para marcar a data, o Secretário-Geral Ban Ki-moon diz que quem opta por um voluntariado ajuda a mudar o mundo para melhor.
No Dia Internacional dos Voluntários, a ONU homenageia milhares de pessoas que se dedicam às causas humanitárias em zonas de guerra e de desastres naturais, na promoção do desenvolvimento sustentável e outros projetos de bem-estar. São pessoas que vão além do seu exercício de cidadania – se tornam ativistas permanentes ou cidadãos que buscam dar um exemplo de compaixão e solidariedade. De acordo com as Nações Unidas, os voluntários contribuem ainda para avançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Ban Ki-moon encerra a mensagem dizendo que o voluntariado, baseado nos valores da solidariedade e da confiança recíproca, transcende fronteiras culturais, linguísticas e geográficas. Para ele, quem abraça a causa voluntária oferece ao mundo inspiração. Pe. Ramon Nascimento da Silva é o Diretor Executivo do setor voluntariado da próxima JMJ, programada para julho de 2013, no Rio de Janeiro. Estima-se que o evento atrairá à cidade milhares de voluntários de todo o mundo. Muitos já estão se mobilizando e o Comitê Organizador Local está com os motores aquecidos. Ouça clicando acima.

A cura pela fé. Evangelho do Dia



"Credes que eu posso fazer isso?" "Sim, Senhor", responderam eles. Então ele tocou-lhes nos olhos, dizendo: "Seja-vos feito segundo vossa fé".

Mateus 9,27-31
A cura dos cegos pode ser considerada sob dois aspectos. No aspecto físico, a recuperação da vista representou para eles o descortinar de uma perspectiva nova de existência, para além da exclusão e do estigma social de serem tidos como punidos por Deus por causa de pecados próprios ou alheios. Realizar isto já seria um gesto espetacular de Jesus. Entretanto, aconteceu, também, uma outra transformação na vida daqueles homens: a cura da cegueira espiritual. Esta libertação possibilitou-lhes reconhecer Jesus como o Filho de Davi, ou seja, o Messias esperado, e os levou a recorrer a ele na certeza de serem curados. O pedido desses dois cegos foi aceito, porque acreditaram em Jesus e em seu poder.

Só é possível reconhecer o Senhor, na medida em que a cegueira é superada. Isto acontece quando o discípulo recorre ao Mestre e, uma vez curado da cegueira espiritual, torna-se capaz de perceber sua condição messiânica, sem se deter nas aparências exteriores. Ademais, consegue confessá-lo como a presença da misericórdia divina na história humana e a concretização da esperança do povo.

Como os dois cegos, o discípulo deve sempre suplicar ao Senhor para ser curado de sua cegueira espiritual.
Oração
Senhor Jesus, liberta-me da cegueira que me impede de recorrer a ti como a presença da misericórdia de Deus em minha vida.

Evangelho do dia


Ano C - Dia: 07/12/2012



Olhos são iluminados
Leitura Orante


Mt 9,27-31

Jesus saiu daquele lugar, e no caminho dois cegos começaram a segui-lo, gritando:
- Filho de Davi, tenha pena de nós!
Assim que Jesus entrou em casa, os cegos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Vocês crêem que eu posso curar vocês?
- Sim, senhor! Nós cremos! - responderam eles.
Jesus tocou nos olhos deles e disse:
- Então que seja feito como vocês crêem!
E os olhos deles ficaram curados. Aí Jesus ordenou com severidade:
- Não contem isso a ninguém!
Porém eles foram embora e espalharam as notícias a respeito de Jesus por toda aquela região.

Leitura Orante

- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual,

iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento

Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!

2. Ó vem, como a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!

3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!

4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!

5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!

6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 9,27-31 e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus cura, devolvendo a vista aos dois cegos. Ficam livres da escuridão. Tornar a ver significa ser capaz de perceber as coisas, o mundo, as pessoas. Seus olhos ficam iluminados. Isto significa ter discernimento. Um detalhe interessante é que Jesus diz a eles: "seja feito como vocês crêem!" A visão e o discernimento dependem da fé.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Tenho alguma cegueira? Preciso crescer no discernimento? Enxergar mais? Preciso de mais fé? Os bispos, na Conferência de Aparecida falaram da alegria da fé que ilumina nossos olhos: "Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos." (DAp 18).
O que o texto me diz no momento?

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal e depois, ofereço o meu trabalho do dia:
Oferecimento do trabalho
Jesus Mestre, eu vos ofereço o meu trabalho
com as mesmas intenções com que pregastes o Evangelho.
Seja tudo, só e sempre, para a glória de Deus e a paz dos homens
Jesus Verdade, que todas as pessoas vos conheçam!
Jesus Caminho, que as pessoas sigam vossas pegadas!
Jesus Vida, que todos vivam em vós!
Jesus Mestre, inspirai-me com a vossa sabedoria
para que eu possa transmitir palavras de salvação.
Que meus pensamentos se inspirem no Evangelho, e se tornem fontes de vossa luz
a iluminar as pessoas, nossos irmãos.
São Paulo, guiai-me!
Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos, que destes ao mundo o Verbo encarnado
abençoai esta minha missão. Amém.
(Bv. Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado posso e quero contemplar o mundo, a história, as pessoas.

Bênção

Bênção natalina (bem-aventurado Alberione)
Jesus Menino coloque sua mãozinha
sobre tua cabeça e derrame sobre ti
a sua luz, conforto e alegria.
Amém!
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. 

Santo do dia


7 de dezembro

Santo Ambrósio
Conselheiro e pai espiritual de três imperadores romanos, Graciano, Valentiniano II e Teodósio I, Ambrósio é o símbolo da Igreja nascente, após os sofridos anos de perseguições e vida escondida. Foi graças à sua atuação que a Igreja de Roma conseguiu tratar com o poder público sem servilismo.

Tanto que Ambrósio chegou a repreender asperamente o imperador Teodósio I, obrigando-o a fazer uma penitência pública por ter massacrado a população da Tessalônica para conter uma revolta. A sua figura representa o ideal de bispo pastor, que se deve impor como símbolo de liberdade e de pacificação para o Povo de Deus.

Nasceu em Trèves, atual Alemanha, por volta do ano 339. Era de família cristã: seu pai era alto funcionário do Império Romano, governador de uma província do outro lado dos Alpes, no norte da Itália. Quando o pai morreu, a família foi para Roma, onde Ambrosio estudou direito, retórica e iniciou sua carreira jurídica.

Certa vez, estava em Milão quando o bispo morreu. Bom jurista e funcionário imperial, procurou evitar um conflito nas novas eleições eclesiásticas com um discurso firme e muito sensato. Foi tão sereno e equilibrado que, ao final, a assembléia o aclamou o novo bispo de Milão. Muito surpreso, recusou, dizendo que essa não era a sua intenção, até porque era um pecador, e não era ainda batizado, ainda se preparava para esse sacramento. Mas não adiantou. Logo foi batizado e consagrado.

Desde então, dedicou-se com afinco ao estudo das Sagradas Escrituras. Não era intelectual, mas suas obras litúrgicas, comentários sobre as Escrituras e tratados ascético-morais o fizeram especialista da doutrina cristã e da arte de administrar a comunidade cristã a ele confiada.

A marca do seu apostolado foi impressa pela importância que deu aos valores da virgindade de Maria e dos mártires de Cristo. Considerado o pai da liturgia ambrosiana, recebeu com mérito o título de doutor da Igreja.

Os livros de sua autoria que chegaram até nós são, quase todos, a reprodução de suas pregações e sermões. Agostinho, convertido por ele e um dos seus ouvintes freqüentes, conta que o prestígio dos sermões do bispo Ambrósio de Milão era enorme, graças ao eficaz tom de voz e sua eloqüência com a escolha das palavras. Por isso foi chamado de "o apóstolo da amizade".

Morreu em Milão, em 4 de abril de 397, uma Sexta-Feira Santa. Santo Ambrósio é venerado no dia 7 de dezembro, data em que, no ano 374, foi aclamado pela população bispo de Milão.


Noite Santa





Nesta Noite, a mais santa de todas as noites, cantam os anjos, os astros siderais, as vozes humanas em todas as línguas e com todas as esperanças.

Todos os olhos se voltam para ti, Belém de Judá, manjedoura do nosso Deus, cidade onde o Novo Reino eclodiu.

Todos os corações palpitam por ti, Maria de Nazaré, ternura de Deus feito sim.
Todo zelo se espelha em ti.

José de Davi, o mais justo entre os justos varões.
Toda prece encontra em ti, Deus nascido menino, a fonte da paz buscada.

Ó Salvador de Israel, a ti sobem nossos cânticos perpetuando a mesma melodia entoada pelo coro dos anjos:

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!


Sérgio J. de Souza

Dicas Bíblicas

"PAIXÃO, MORTE, RESSURREIÇÃO E APARIÇÕES"
DEZEMBRO 2012

Marcos, como todos os demais evangelistas, termina o seu Evangelho com as narrativas da paixão, morte, ressurreição e as aparições de Jesus Cristo. eLE traçou o seu Evangelho tentando, na primeira parte, responder À pergunta quem é Jesus, cuja resposta foi dada por Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus”. Foi muito feliz, revelando a sua essência. Na segunda parte, a preocupação de Marcos, volta-se para o discípulo. Quem é de fato, o verdadeiro discípulo de Jesus? Desde o primeiro anúncio da paixão, quando Jesus diz que o Filho do Homem deve sofrer muito, e será rejeitado e entregue nas mãos dos anciãos, dos chefes de sacerdotes e dos escribas, é repreendido severamente por Pedro. Mas Jesus tem consciência do projeto do Pai, e coloca Pedro no seu lugar de discípulo no seguimento do Mestre.
Um discípulo que foi capaz de fazer a máxima proclamação de fé sobre Jesus, em seguida tornou-se pedra de tropeço, para impedí-lo de seguir o seu caminho? O que dizer? Jesus tem uma missão árdua e intensa na formação dos seus discípulos. Logo após este primeiro anúncio da Paixão, Marcos colocou as condições para seguir Jesus: “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois aquele que quiser salvar sua vida, a perderá; mas, o que perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará...”
Mesmo com toda esta clareza, veja como os discípulos reagiram ao segundo anúncio da paixão de Jesus. Durante o caminho, estavam discutindo sobre qual deles era o maior. Com toda a paciência, Jesus sentou-se e ensinou-lhes: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos... (Mc 9,35). A cada passo Jesus foi dando um ensinamento: “Aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele... (Mc 10,15). “Como é difícil, a quem tem riquezas, entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus!” (Mc 10,23.25). Marcos afirma que os discípulos ficaram muito espantados e se perguntavam quem poderia se salvar. Acharam a proposta do seguimento muito exigente e Pedro chegou a lhe perguntar: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”, para dizer: a troco de quê? Jesus entendeu a preocupação de Pedro e disse: “Em verdade eu lhes digo que não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa e por causa do Evangelho, que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições; e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros.” (Mc 10,28-31).
Como se isso não fosse suficiente, após o terceiro anúncio da Paixão, dois dos discípulos estavam preocupados com o lugar que ocupariam no Reino de Deus e lhe pediram: “Mestre, queremos que nos faças o que te pedimos”. Ele perguntou: “ Que quereis que eu faça? ”Disseram: “Concede-nos, na tua glória, sentarmo-nos, um à tua direita, outro à tua esquerda”. E dessa experiência nasce um novo ensinamento, a partir dos chefes das nações que dominam e tiranizam o povo, mas entre vós não deve ser assim “aquele que dentre vós quiser ser grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro seja o servo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10,41-45). Depois desse ensinamento, Jesus cura o cego de Jericó e se dirige à Betânia e depois realiza o seu ministério em Jerusalém.
Na cidade de Jerusalém, Jesus com os discípulos frequentam o templo. Ele profere muitos outros ensinamentos aos seus seguidores. Constata a esterilidade do templo e das autoridades religiosas. Começa os preparativos para a festa da Páscoa: a unção em Betânia, a traição de Judas, a predição da negação de Pedro, a ceia, a oração no Getsêmani, a prisão de Jesus, a traição de Pedro, o julgamento e a condenação de Jesus, a fuga dos discípulos e a morte de Jesus. Quem permaneceu com ele no calvário? As mulheres. Foi, também a uma mulher que ele apareceu, Maria Madalena e lhe confiam a missão de anunciá-lo aos discípulos, dizendo-lhes que os precederá na Galiléia. Lá Jesus lhes confere a missão: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15). E Marcos conclui assim o seu evangelho: “E eles saíram a pregar por toda a parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando a Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam” (Mc 16,20). Agora sim, são discípulos, de verdade e, segundo a tradição cristã, todos eles entregaram as suas vidas pela causa de Jesus, a Boa Nova do Reino.

Questões para o aprofundamento
1. O que chamou sua atenção, neste texto, sobre Jesus e os seus discípulos?
2. Que tipo de discípulo ou discípula de Jesus, você é?
3. Alguma vez falou de Jesus e de seus ensinamentos a alguém?