sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

África do Sul: O papel da Igreja na luta contra a AIDS

Durban, 18 jan (SIR) - Realiza-se no Instituto Teológico São José, em Cedara, África do Sul, de 20 a 22 próximos, uma conferência dos bispos sul-africanos sobre o papel da Igreja na luta contra a AIDS.
Os trabalhos serão abertos pelo Arcebispo de Durban, Cardeal Wilfrid Fox Napier, e tomará também a palavra Pe. Michael Czerny, membro do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz. A conferência contará com palestras sobre o contexto africano e a resposta da Igreja Católica contra a AIDS a partir da perspectiva do Instituto para AIDS da Conferência Episcopal da África do Sul.
O Cardeal Napier falará sobre o tema "Respostas da Igreja no meio urbano local" e o Bispo de Rustenburg, Dom Kevin Dowling, abordará essa temática no contexto rural.  Outros aspectos teológicos e éticos serão abordados durante os demais dias do evento.

600 jovens de Madri estarão em São Paulo na Semana Missionária

São Paulo, 18 jan (SIR) - Em julho, acontece no Rio de Janeiro a 28º Jornada Mundial da Juventude. Milhões de peregrinos do mundo todo são esperados para este encontro com o papa Bento 16. 40 mil desses peregrinos irão passar, antes, por São Paulo, onde participarão da Semana Missionária.
Os padres responsáveis pela delegação da Arquidiocese de Madri, Francisco Cañestro e Monsenhor Gregório Roldan, visitaram nesta quarta-feira, 16 de janeiro, a sede da Cúria Metropolitana para articular a vinda de 600 jovens espanhóis  para a capital paulista.

Terra Santa: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Jerusalém, 18 jan (SIR) – No últimos dias foi aumntando a expectativa em Jerusalém para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebrada nos países do hemisfério norte de 18 a 25 de janeiro.
No Brasil, esta semana é realizada no período entre Pentecostes e Ascensão.  O evento é um chamado à unidade particularmente urgente na Terra Santa e em todo o Oriente Médio, neste período dominado por divisões e perseguições. "O que Deus exige de nós?", inspirado num trecho do profeta Miquéias, é o tema deste ano, proposto pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Esse tema se refere à questão da discriminação na sociedade indiana e no mundo. Todos os dias da semana, os cristãos pertencentes a várias comunidades da Cidade Santa rezarão juntos nas igrejas de outras confissões.
Começa-se no sábado, 19, na Igreja do Santo Sepulcro e prosseguirá nos dias seguintes na Catedral Anglicana de São Jorge, na armênia de São Tiago, e na Igreja Luterana do Redentor.
Na quarta-feira, 23, a Custódia da Terra Santa irá hospedar a oração na Igreja de São Salvador. Os sírio-ortodoxos, etíope-ortodoxos e grego-ortodoxos encerrarão a semana hospedando outras comunidades em suas respectivas igrejas.

Igrejas Orientais ensinam-nos solidariedade e fé

Cidade do Vaticano, 18 jan (RV/SIR) - O Oriente Próximo e o Extremo Oriente têm "um impulso apostólico e missionário admirável, que ajuda o Ocidente a redescobrir a fé cristã e os valores da solidariedade e da hospitalidade.
Inclusive nas dificuldades oriundas da guerra e das necessidades mais prementes, partem sempre dos valores cristãos. São um exemplo". São palavras do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri. O purpurado participou nesta quarta-feira da apresentação na Itália da Cnewa (a Catholic Near East Welfare Association), a agência estadunidense com sede em Nova Iorque, presidida pelo Cardeal Timothy Dolan, fundada em 1926 pelo Papa Pio XI.
O sodalício ajuda o "Oriente Próximo cristão", do Oriente Médio ao nordeste da África, passando pela Índia. Falando à agência missionária AsiaNews, o cardeal afirma que "a hospitalidade é a qualidade principal que caracteriza os povos de rito oriental, uma qualidade que aqui no Ocidente devemos valorizar mais. Tal qualidade é demonstrada no acolhimento e amor que se verificam nos campos de refugiados". "Mas, sobretudo, vendo esta miríade de refugiados e exilados que deve fugir das guerras – penso particularmente na guerra síria –, impressiona de modo positivo a solidariedade que lhes é expressa também por aqueles irmãos que realmente têm pouco a oferecer", destacou. Mas a obra da Congregação para as Igrejas Orientais e da Cnewa não se limita ao Oriente Médio: "Quero enviar uma mensagem de admiração à Igreja indiana, uma Igreja que não se restringe em seus muitos limites, mas que tem um impulso apostólico muito forte. Buscam ir além de todas as dificuldades para anunciar a mensagem cristã. Agora se está estudando um modo de ajudá-los do ponto de vista pastoral, porque a diáspora indiana é uma realidade que deve ser levada em consideração." A Igreja tem como objetivo fazer-se próxima a todas essas comunidades, de modo que possam manter a fé que receberam e que carregam no Ocidente. Para ajudá-los de modo concreto, o que podemos fazer? – perguntou-se o Cardeal Sandri.
Naturalmente, não bastam as palavras de comiseração e proximidade, por mais que possam ser sinceras. Há gestos concretos que podem ser feitos de modo simples, como doações e voluntariado, mediante muitas instituições católicas que atuam há tempo pelo bem-estar deles. "Nesse sentido, concluiu o purpurado, quero agradecer AsiaNews por todas as notícias que veicula e que dão conta da situação no Oriente Médio, bem como pela sua obra de sensibilização em relação aos nossos irmãos aqui na Itália."

«Breviloquentis»: Twitter do Papa chega a 2,5 milhões de seguidores

Cidade do Vaticano, 18 jan (SIR) – A conta de Bento XVI no Twitter, com mais de 2,5 milhões de seguidores, tem a partir de hoje uma nova versão em latim.
A mensagem de boas-vindas saúda os visitantes da página pública ‘breviloquentis’, expressão utilizada para traduzir o termo inglês que dá nome a esta rede social, que se distingue por permitir a publicação de pequenos textos contendo no máximo 140 caracteres.
O texto escolhido pelo Papa é ‘Tuus adventus in paginam publicam Summi Pontificis Benedicti XVI breviloquentis optatissimus est’, isto é, “O teu acesso à página oficial do Sumo Pontífice Bento XVI no Twitter é muito bem-vindo”. As mensagens são publicadas com autorização de Bento XVI em mais oito idiomas: inglês, espanhol, italiano, português, alemão, polaco, árabe e francês.
O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com mais de 500 milhões de utilizadores. A conta de Bento XVI na rede social tem neste momento cerca de 70 mil seguidores em língua portuguesa.
A denominação ‘Twitter’ deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.

Igreja no Benin promove encontro sobre justiça, cultura e caridade

Cotonou, 18 jan (SIR) - Realiza-se em Cotonou, capital do Benin, de 21 a 25 deste mês, o encontro internacional "Justiça, cultura e caridade", promovido pelo Instituto Católico de Paris junto com o Pontifício Conselho para a Cultura e a Conferência Episcopal do Benin.
O evento recordará o primeiro aniversário da Exortação Apostólica pós-sinodal "Africae munus" (O compromisso da África), fruto da II Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a África realizada, em 2009, e assinada por Bento XVI em novembro de 2011. Os trabalhos serão abertos na próxima segunda-feira, 21, pelo secretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Barthélemy Adoukonou, pelo Núncio Apostólico no Benin e Togo, Dom Michael Blume, e pelo Arcebispo de Cotonou, Dom Antoine Ganyé.
A seguir, serão feitas algumas palestras sobre a recepção filosófica de Africae munus, e um debate em videoconferência coordenado pelo Diretor do Instituto de Teologia da Companhia de Jesus em Abidjan, Pe. Paul Béré. Na terça-feira, 22, os trabalhos serão centrados no tema "Justiça e transição democrática" com as palestras do Presidente da Comissão Verdade, justiça e reconciliação no Togo, Dom Nicodème Barrigah, e do magistrado e especialista em direitos humanos, Epiphane Zoro. O tema "Justiça, cultura e universalidade" será abordado na quarta-feira, 23.
Esse dia contará com palestras de professores universitários sobre a situação de alguns países africanos, como Burkina Fasso e Ruanda, que viveram o drama da guerra civil.
Na quinta-feira, 24, a conferência internacional debaterá sobre o tema "Justiça e caridade: a contribuição do cristianismo e outras religiões", que abordará também a ligação entre justiça e pluralismo religioso. Enfim, no dia 25, serão apresentadas as conclusões do encontro.

Caridade, nova ética e antropologia cristã



Cidade do Vaticano, 18 jan (SIR) – Teve início nesta quinta-feira, em Roma, a Plenária do Pontifício Conselho Cor Unum, com o tema Caridade, nova ética e antropologia cristã. Membros do Pontifício Conselho se reúnem periodicamente para refletir sobre questões de relevo.
Com este tema, esta Plenária foi alargada a outros organismos, de modo a aprofundar algumas ideias que são determinantes para a promoção humana. Em entrevista ao jornal vaticano, L’Osservatore Romano, o Presidente do Pontifício Conselho, Card. Robert Sarah (foto), afirmou que, para ele, por ser africano, o tema da caridade é muito especial, porque viveu esta dimensão “sobre a própria pele”.
“É importante que a ação da caridade cristã não se deixe orientar e influenciar pela ideologia laicista - não raro veiculada pelos grandes organismos internacionais –, que tende a difundir em todas as culturas elementos como a contracepção e a ideologia de gênero”, alertou Dom Sarah.
“O modelo de ética mundial - pensado por certos organismos internacionais -, acaba condicionando fortemente estilos de vida de populações inteiras”. “O instrumento usado - denuncia Sarah -, é aquele de uma presumível ajuda financeira e tecnológica para o desenvolvimento, submetida, porém, a precisas condições por parte dos doadores”. Caso típico é “aquele ligado à mentalidade contraceptiva ocidental” e ao “desprezo do homem e da mulher criados à imagem e semelhança de Deus, que encontram hoje lugar nas regras mundiais, como aqueles que se encontram na ideologia do gênero do qual tanto se fala”.
O jornal ‘L´Osservatore Romano’ salientou que “a estreita ligação entre a evangelização, a fé e a caridade de um lado e o confronto entre a antropologia cristã e nova ética mundial por outro”, são temas para os quais o Purpurado sempre demonstrou particular sensibilidade, também em função das experiências vividas e amadurecidas na realidade africana”. Por isso – prossegue o jornal – a escolha em dedicar esta temática aos trabalhos da primeira plenária presidida por ele, após a nomeação como Presidente do Pontifico Conselho Cor Unum em outubro de 2010. Esta escolha é reforçada pela decisão de alargar a participação nos trabalhos de todos no mundo que são chamados a levar a caridade cristã.
“Justamente para eles – afirma o L´Osservatore – o cardeal expressou a sua maior preocupação pastoral, isto é, a constatação da imposição aos países pobres de regras políticas e culturais que transmitem ideologias e um laicismo agressivo, intolerante e destrutivo das culturas, e sobretudo da fé, e que ameaçam culturalmente, politicamente e juridicamente a identidade do homem e da mulher como pessoa e a sua maravilhosa complementaridade’.
Do Brasil, há dois participantes: o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Correa, que é membro do Pontifício Conselho Cor Unum, e Carlos Augusto de Oliveira Camargo, consultor do organismo.

CNBB volta a divulgar notícias em áudio de segunda a sexta


audioxxApós o recesso de fim de ano, a assessoria de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em uma parceria firmada com diversas rádios católicas do país, voltará a disponibilizar notícias em áudio, de segunda a sexta-feira.
O material será mais uma ferramenta para divulgação de notícias da Conferência, e poderá ser encontrado neste mesmo site, na seção de áudios. As emissoras de rádio terão livre acesso para reproduzir as matérias editadas pela assessoria.
De acordo com o assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, a equipe de assessoria tem buscado alternativas para atender a uma demanda por parte das rádios católicas do país, por notícias dinâmicas, e com material acessível para livre divulgação.
“Há bastante tempo estamos amadurecendo um método de trabalho que venha nos possibilitar o oferecimento de notícias em formato de áudio. Chegamos à conclusão de que notícias breves e em condições de uso para os radiojornais das centenas de rádios espalhadas pelo Brasil, seriam o melhor produto”, afirmou o assessor de imprensa da CNBB.
Confira aqui o áudio da notícia da CNBB, publicada hoje (14).

Papa: pedir com insistência o dom da unidade entre os cristãos


bento-xvi-1No final da Audiência Geral desta quarta-feira, Bento XVI recordou que sexta-feira, 18 de janeiro, tem início nos países do hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que este ano tem como tema: «O que Deus exige de nós?», inspirado num trecho do profeta Miquéias (cf Mq 6, 6-8).
“Convido todos a rezarem, pedindo com insistência o grande dom da unidade entre todos os discípulos do Senhor. A força inesgotável do Espírito Santo nos estimule a uma compromisso sincero de busca da unidade, para que possam professar todos juntos que Jesus é o Salvador do mundo”, disse o Papa.
No Brasil, esta semana é realizada no período de Pentecostes. Os subsídios para esta celebração já foram traduzidos em português pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Este ano, os subsídios foram preparados pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. O material está disponível aqui.

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 18/01/2013



Jesus curou e perdoou
Leitura Orante

Mc 2,1-12

Jesus passou por Cafarnaum, e espalhou-se a notícia de que ele estava em casa. Ajuntou-se tanta gente que não havia mais lugar. Jesus dirigia-lhes a palavra. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não conseguiam apresentá-lo a ele, por causa da multidão, abriram o teto e, pelo buraco, desceram a maca do o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados são perdoados". Alguns escribas pensavam: "Como pode ele falar deste modo? Está blasfemando. Só Deus pode perdoar pecados!"Jesus disse-lhes: "Por que pensais assim? Que é mais fácil, dizer ao paralítico: 'Os teus pecados são perdoados', ou: 'Levanta-te, pega a tua maca e anda'? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder para perdoar pecados - disse ao paralítico: levanta-te, pega a tua maca e vai para casa!" O paralítico se levantou e saiu carregando a maca. Todos ficaram admirados e louvavam a Deus dizendo: "Nunca vimos coisa igual!"

Leitura orante
Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente
virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos, as cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos, o calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mc 2,1-12.
Entre as pessoas sofridas na sociedade onde Jesus vivia, estavam também os paralíticos. Impedidos pela própria doença, não tinham como se aproximar dele. Além disso, havia um grupo de pessoas "instaladas na casa", ao redor de Jesus, que impediam a entrada de outros. Era necessária uma "conversão pastoral". Havia, também, pessoas que, pela fé, descobriam formas para aproximar os sofredores de Jesus. O Evangelho diz que "vendo a fé que eles tinham" curou o homem. O Mestre não queria sentir-se prisioneiro de ninguém: ele veio para todos. Não só curou o doente, mas perdoou-lhe os pecados. A libertação foi total.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Muitos, entre nós, não têm condições para encontrar a Cristo.
São pessoas que precisam de alguém que já fez a experiência do encontro com Deus para
acompanhá-las até a casa onde Jesus as espera.
Às vezes, sou eu a pessoa necessitada de ajuda, mas devo também ser aquela que ajuda a quem precisa. Vou procurar na minha comunidade um ministério, movimento ou pastoral em que possa me engajar. Existem pastoral da saúde, da educação, da evangelização, da criança, da juventude, da comunicação e tantas outras. Vou dar também minha colaboração.
Os bispos, em Aparecida, falaram de uma "conversão pastoral". Veja o que queriam dizer: "A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária. Assim, será possível que "o único programa do Evangelho siga introduzindo-se na história de cada comunidade eclesial" com novo ardor missionário, fazendo com que a Igreja se manifeste como uma mãe que nos sai ao encontro, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária." (DA 370).
Existe "conversão pastoral" na minha comunidade?

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Senhor, ao meu coração, se substitua o teu.
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo, se substitua o teu.
(Bem-aventurado Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus.
Meu olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no meu coração e no coração das demais pessoas.
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

Santo do dia


18 de janeiro

Santa Margarida da Hungria
Margarida era uma princesa, filha do rei Bela IV, da Hungria e da rainha Maria, de origem bizantina. Ela nasceu no castelo de Turoc, em 1242, logo foi batizada, pois os reis eram fervorosos cristãos. Aos dez anos, o casal real a entregou para viver e ser preparada para os votos religiosos, no mosteiro dominicano de Vespem, em agradecimento pela libertação da pátria dos Tártaros.

Dois anos depois, fez a profissão de fé de religiosa num novo mosteiro, fundado para ela por seu pai, na Ilha das Lebres, localizada no rio Danúbio, perto de Budapeste. Em 1261, tomou o véu definitivo, entregando seu coração e sua vida a serviço do Senhor, tendo uma particular devoção pela Eucaristia e Paixão de Cristo. Ela realmente, era especial, foi um exemplo de humildade e virtude para as outras religiosas. Rezava sempre, e fazia penitencias, se oferecendo como vítima proposital, para a salvação do seu povo.

Margarida, não desejou ter uma cultura elevada. Sua instrução se limitou ao conhecimento primário da escrita e da leitura, talvez apenas um pouco mais que isto. Ela pedia que lhe lessem as Sagradas Escrituras e confiava sua direção espiritual ao seu confessor, o dominicano Marcelo, que era o superior da Ordem.

Possuía um ilimitado desapego às coisas materiais, amando plenamente a pobreza, o qual unido à sua vida contemplativa espiritual, a elevou a uma tal proximidade de Deus, que recebeu o dom das visões. Ela se tornou uma das grandes místicas medievais da Europa, respeitada e amada pelas comunidades religiosas, pela corte e população. Morreu em 18 de janeiro de 1270, no seu mosteiro.

A sua sepultura se tornou meta de peregrinação, pelas sucessivas graças e milagres atribuídos à sua intercessão. Um ano depois da sua morte, seu irmão, Estevão V, rei da Hungria, encaminhou um pedido de santidade, à Roma. Mas este processo desapareceu, bem como um outro, que foi enviado em 1276. Porém na sua pátria e em outros paises, Margarida já era venerada como Santa.

Depois de muitos desencontros, em 1729 um processo chegou em Roma, completo e contendo dados de autenticidade inquestionável. Neste meio tempo as relíquias de Margarida tinham sido transferidas, por causa da invasão turca, do convento da Ilha das Lebres para o de Presburgo em 1618.

Em 1804, mesmo sem o reconhecimento oficial, seu culto se estendia na Ordem Dominicana e na diocese da Transilvânia. No século XIX, sua festa se expandiu por todas as dioceses húngaras. A canonização de Santa Margarida da Hungria foi concedida pelo papa Pio XII em 1943, em meio ao júbilo dos devotos e fiéis, de todo o mundo, especialmente pelos da comunidade cristã do Leste Europeu, onde sua veneração é muito intensa.

Mensagens


3


É próprio do nosso eu melhor infundir força e coragem, consolar, acarinhar como faz a mãe ao seu único filho, provocar comoção e lágrimas, transmitir paz e inspirar projetos de vida, a nós e aos outros, facilitando sua realização e desfazendo impedimentos.

Então sentimos intensa calma no íntimo, doce serenidade invade todo o ser.
No fundo do coração acende-se docemente algo misterioso que faz amar o Criador e desperta ternura pela criação, em que se queira possuí-Ia nem dominá-la, porque, finalmente, é sentida como criatura dele.

Estamos em paz e serenidade quando nos comovemos e sentimos ternura por cada criatura no mais íntimo das entranhas, e agradecemos a Deus por cada uma.
Estamos em paz e serenidade quando somos capazes de queixar-nos pela sensibilidade ainda tão grosseira e chorar pelos milhões de pobres cristos que com nossas afrontas, egoísmos e indiferenças, ou nossas cumplicidades sem consciência, crucificamos hoje.

Estamos em paz e serenidade quando cresce a confiança em Deus e nos irmãos, bem como a esperança, e quando o amor começa a inundar a vida, as relações com os irmãos e com o Pai.

Estamos em paz e serenidade quando sentimos alegria e felicidade pelas coisas de Deus e seus segredos, e o caminho que trilhamos com ele que conduz à liberdade.
Quando estivermos em paz pensemos em não ser orgulhosos, mas redimensionar-nos o mais possível, meditando no pouco que valemos quando estamos deprimidos, sem aquele estado de paz dado por Deus. Porque só Deus pode proporcionar essa paz, assim, sem motivo.

Porque é próprio do Criador entrar e sair da nossa vida fazendo com que ela alcance o cume infinito do seu amor.

Porque é próprio de Deus oferecer emoções de alegria e felicidade e presentear a plenitude e a unidade do nosso eu finalmente recomposto e unido no nicho do nosso eu melhor , arrancando do coração toda tristeza e perturbação, astuciosamente inoculadas pelo eu pior.

É preciso estar bem alerta ao rumo dos pensamentos. Se o pensamento inicial, com seus valores, se os meios e fins que os nossos pensamentos se propõem tendem para a paz de cada ser humano e criatura da Criação, então significa que vêm do nosso eu melhor e louvam realmente a Deus, nosso criador e Pai.


Giuliana Martirani
Do livro: A civilização da ternura - Pauli