sexta-feira, 5 de abril de 2013

Paróquia de São Lourenço e ONG realizam evento em prol da preservação do Rio Capibaribe


Rio Capibaribe
Pelo sétimo ano consecutivo, a Pastoral da Saúde da Paróquia São Lourenço Mártir, localizada na cidade São Lourenço da Mata, e a ONG Recapibaribe promovem a Missa do Rio Capibaribe. O evento será realizado no próximo domingo, 7 de abril, data em que é celebrado o Dia Internacional da Saúde.
A programação terá como cenário a Ilha da Muribara e contempla Cavalgada Ecológica, Debate e a Missa Campal. A ideia é conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar o rio e promover a sua renaturalização. O tema do evento é “Como está a saúde do nosso Rio Capibaribe?”
Missa do Rio Capibaribe
Local:
Ilhada Muribara (São Loutenço da Mata)
Dia: 7 de abril de 2013
Horário: 15h – Cavalgada Ecológica
16h – Debate Ecológico
17h – Missa Campal
Da Assessoria de Comunicação AOR

Novo bispo da Diocese de Floresta (PE) visita Dom Fernando Saburido


Dom Gabriele - Bispo de Floresta1O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta quinta-feira, 4, a visita do recém nomeado bispo da Diocese de Floresta, Sertão de Pernambuco, padre Gabriele Marchesi. O anúncio da escolha foi feito no dia 21 de fevereiro pela Nunciatura Apostólica no Brasil. Esta foi uma das últimas nomeações do papa emérito Bento XVI.
O sacerdote é italiano da cidade de Incisa Valdarno e tem 59 anos. Estudou e foi ordenado no seu país de origem e veio para o Brasil em 2003. Por quase dez anos realizou atividades pastorais na Diocese de Viana, no Estado do Maranhão. Ele era pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário na cidade de  Pedro do Rosário (MA), e também o coordenador de pastoral da diocese.
A cidade de Floresta fica localizada há 433 Km do Recife e possui uma população estimada de 30.000 habitantes. Dos quais, cerca de 20.000 residente na zona urbana. A diocese é formada além de Floresta por mais 11 cidades. São elas: Belém de São Francisco, Betânia, Carnaubeira da Penha, Custódia  Ibimirim, Inajá, Itacuruba, Jatobá, Manari, Petrolândia e Tacaratu.
O bispo eleito afirmou que não conhecia a diocese, mas teve um rápido contato, certa vez, com bispo anterior, Dom Adriano Ciocca. Padre Gabriele Marchesi visitou a cidade esta semana e afirmou estar esperançoso e com uma boa impressão: “Gostei do povo, dos leigos que são bem engajados e do clero também.”
Sobre os desafios que terá após assumir a Igreja Particular de Floresta, com bom humor e simplicidade, disse que o primeiro deles é “aprender a ser bispo”. “Quando conheci a cidade, pude constatar alguns problemas entre eles: o pouco número de padres. Eu sei bem o que é isto porque a paróquia em que trabalhei passou muito tempo sem um sacerdote. Também soube de alguns problemas sociais como o envolvimento da juventude com as drogas, desemprego e migração. Além da seca que afeta o Estado. O Rio Pajeú está quase seco”, relatou.
As expectativas e a confiança são maiores que os obstáculos a serem superados. “Confio na graça de Deus, na fé e no espírito de colaboração do povo. Lembro de Abraão ‘saí da tua terra e vai’. Eu estou gostando demais”, ressaltou.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Arcebispo abençoa imagens peregrinas da Sagrada Família em Missa Dominical


sagrada família1Valorizar e rezar pelas famílias. É com este objetivo que a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Vida e a Família realizará a peregrinação de 15 imagens da Sagrada Família nos Vicariatos Episcopais. Dom Fernando Saburido abençoará as imagens peregrinas no próximo domingo, 7, durante a Missa Dominical celebrada na Igreja Catedral, Sé de Olinda, a partir das 9h.
De acordo com o casal coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, Ivanildo e Cristina, 14 imagens serão destinadas à evangelização nas regiões episcopais. “Cada casal responsável pela pastoral no vicariato receberá duas imagens e seguirá um calendário de visitas nas paróquias. Estas imagens não ficarão nas igrejas, mas irão ao encontro das famílias nas casas”, afirmou.
A outra imagem irá visitar as coordenações paroquiais da Pastoral Familiar nas reuniões do grupo.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Papa Francisco dobra o número de seguidores no Twitter


Cidade do Vaticano - O papa Francisco já é tão popular que o número de "seguidores" em seu Twitter dobrou em três semanas de pontificado, atingindo 5 milhões, em um terço do tempo levado por seu predecessor Bento XVI, que abriu a conta em dezembro e atraiu 2,5 milhões.
A conta @pontifex (papa em latim) que está disponível em nove línguas, incluindo inglês, italiano, português, espanhol, francês, alemão, polonês, árabe e latim, foi lançada em 12 de dezembro de 2012 por Joseph Ratzinger.
Após dois meses de existência, foi fechada com 2,5 milhões de seguidores em 28 de fevereiro, dia da renúncia do papa, e permaneceu desta forma durante toda o período de "trono vacante". Em 19 de março, pouco antes de sua reativação com a eleição de Francisco em 13 de março, a conta já havia atingido 4 milhões de seguidores.
Os tweets enviados pelo papa são mensagens religiosas, exortações e nunca sobre a vida cotidiana. O mais recente postado pelo papa foi: "Deus ama a todos. Não devemos ter medo de amá-lo". O Vaticano fortaleceu nos últimos meses a sua presença nas redes sociais (Facebook e Youtube) para atingir um público mais jovem e amplo. O Vaticano explicou que os tweets são aprovados pelo papa, mesmo quando não são escritos por ele diretamente. Eles são enviados de um único computador para evitar vazamento.
Mesmo com 5 milhões de seguidores, o papa continua atrás de ídolos jovens como os cantores Justin Bieber (37 milhões) e Lady Gaga (35 milhões). Além do papa, vários cardeais estão presentes no Twitter, como o cardeal Gianfranco Ravasi, o muito dinâmico "ministro" da Cultura da Santa Sé.
SIR

Jornada Mundial da Juventude abordará desenvolvimento sustentável


A XXVIII Jornada Mundial da Juventude de julho no Rio de Janeiro é o primeiro grande evento global depois da cúpula mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e será uma ocasião para disseminar ideias e bons hábitos.
A Fundação João Paulo II para a Juventude, do Pontifício Conselho para os Leigos, o Comitê Organizador Local (COL) e o Ministério do Ambiente italiano, estão promovendo iniciativas paralelas, em sintonia com a mensagem do papa Francisco para a salvaguarda da Criação. No dia 24 de julho, no âmbito da Jornada, será lançado o “Manifesto Salvaguarda da Criação e Desenvolvimento Sustentável”, que tem no empresário brasileiro Mario Garneiro, presidente do Fórum das Américas, um de seus promotores.
Em entrevista, Garneiro fala do conteúdo do Manifesto e do papel dos jovens em sua redação, hoje e no futuro. “O que eu acho, acima de tudo, é que a juventude não tem só este fator de custódia, que nós temos a obrigação de preparar para eles. Os jovens também têm, acima de tudo, uma participação extremamente ativa em estabelecer os rumos, porque serão eles os governantes dentro de 10, 15, 20 anos, de todos os diferentes países que aí estão. Portanto, este manifesto não deve refletir fundamentalmente a visão daqueles que estão hoje no poder, mas principalmente uma visão prospectiva do futuro, com a participação importante daqueles que vão exercer as funções de comando no futuro”.
SIR

Santo Isidoro, o padroeiro da internet


Santo Isidoro, padroeiro da internet, se espantaria com a capacidade de armazenamento online que a tecnologia possibilitou ao homem moderno
Aparecida - Santo Isidoro de Sevilha, doutor da Igreja que nasceu no ano de 560 nem imaginava o que poderia vir a ser a internet, mas já na sua época, organizou uma enciclopédia de vinte livros com tantas informações, como se fosse um banco de dados, que o papa João Paulo II o escolheu como padroeiro da internet. Hoje, Santo Isidoro se espantaria com a capacidade de armazenamento online que a tecnologia possibilitou ao homem moderno.
No mundo, até o final de 2013, 39% da população mundial estará conectada, ou seja, cerca de 2,7 bilhões de pessoas, segundo dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT). Só no Brasil, em fevereiro desse ano, somando os acessos em banda larga, fixa e móvel, cerca de 93,6 milhões de pessoas acessaram a internet, dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Trabalho, estudo, relacionamento pessoal, tudo “passa” pela internet. Nesse contexto, a religião também buscou e ganhou o seu espaço. São páginas de relacionamento para grupos religiosos, portais de notícias e sites especializados, para um único segmento, o religioso.
O papa emérito, Bento XVI, dedicou as últimas mensagens para o Dia Mundial das Comunicações para falar sobre temas relacionados com a internet e a era digital. Na mensagem para 2013, Bento XVI já deixou escrita a mensagem: "Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização".
As redes sociais, na atualidade, reúnem milhões de pessoas, e na maioria das vezes, uma pessoa participa de mais de uma rede social. Em 2013, a rede social "Facebook" ultrapassou a marca de um bilhão de usuários. Bento XVI destacou em sua mensagem, que as redes sociais são lugares propícios para a evangelização, ao mesmo tempo, que enfrentam um desafio para a vivência da fé. 
“O desafio, que as redes sociais têm de enfrentar, é o de serem verdadeiramente abrangentes: então, beneficiarão da plena participação dos fiéis que desejam partilhar a Mensagem de Jesus e os valores da dignidade humana que a sua doutrina promove. Na realidade, os fiéis dão-se conta cada vez mais de que, se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço existencial. O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade cotidiana de muitas pessoas, especialmente dos mais jovens. As redes sociais são o fruto da interação humana, mas, por sua vez, dão formas novas às dinâmicas da comunicação que cria relações: por isso uma solícita compreensão por este ambiente é o pré-requisito para uma presença significativa dentro do mesmo”.
Nesse sentido, o papa evidenciou a necessidade de uma presença autêntica dos fiéis no ambiente digital, pois a partir disso, muitas pessoas, passam de um encontro virtual para um encontro real. “No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem atual oportunidades de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus.
Mas estas redes podem também abrir as portas a outras dimensões da fé. Na realidade, muitas pessoas estão a descobrir – graças precisamente a um contato inicial feito online – a importância do encontro direto, de experiências de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé. Procurando tornar o Evangelho presente no ambiente digital, podemos convidar as pessoas a viverem encontros de oração ou celebrações litúrgicas em lugares concretos como igrejas ou capelas”.
Com o desafio evangelizador na era digital, Bento XVI indica o princípio da evangelização no final de sua mensagem. “Não deveria haver falta de coerência ou unidade entre a expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até aos confins da Terra”.

Conheça a oração de Santo Isidoro: 

“Deus onipotente e eterno, que nos plasmastes à vossa imagem e nos mandastes buscar tudo quanto é bom, verdadeiro e belo, especialmente na Divina Pessoa do vosso Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, nós vos pedimos, que por intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor, nas nossas viagens através da Internet movamos as mãos e os olhos às coisas que Vos agradam, e acolhamos com caridade e paciência todos quantos encontrarmos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém”.
SIR