quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mensagens

 Deus, amigo e estrangeiro


Faz de mim um instrumento do verdadeiro diálogo.
Onde houver diversidade, que eu não contribua a alimentar as diferenças.
Onde houver exclusão, que eu trabalhe para a unidade do gênero humano.

Onde houver individualismo, que eu reanime a solidariedade.
Onde houver julgamentos, que eu suscite respeito e acolhimento.
Onde houver racismo, que eu destrua as barreiras.

Onde houver fundamentalismo, que eu favoreça um mútuo enriquecimento.
Onde houver tendências globalizantes que eu tenha um pensamento multicolor.
Onde houver intolerância que eu valorize a diversidade.

Onde houver guerra interétnica que eu promova a fraternidade universal.
Onde houver barreiras, que eu estenda a mão aos mais distantes.
Onde houver rejeição e ameaça dos povos,
que eu harmonize a universalidade e a particularidade.

Que eu não busque tanto de ser acolhido, quanto de acolher; de ser valorizado, quanto de valorizar.
Que eu conserve o espírito livre sem romper a comunhão,
Porque é aceitando a diferença que se encontra a si mesmo;
É acolhendo o outro que se acolhe Deus, o todo Outro.


Godelieve Mastaki
Adaptação da oração de São Francisco pela paz

Santo do Dia

23 de agosto

Santa Rosa de Lima
Isabel Flores y de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. A décima dos treze filhos de Gaspar Flores e Maria de Oliva. À medida que crescia com o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida. Seus pais eram ricos espanhóis que se haviam mudado para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.

Ainda criança, Rosa teve grande inclinação à oração e à meditação, sendo dotada de dons especiais de profecia. Já adolescente, enquanto rezava diante da imagem da Virgem Maria, decidiu entregar sua vida somente a Cristo. Apesar dos apelos da família, que contava com sua ajuda para o sustento, ela ingressou na Ordem Terceira Dominicana, tomando como exemplo de vida santa Catarina de Sena. Dedicou-se, então, ao jejum, às severas penitências e à oração contemplativa, aumentando seus dons de profecia e prodígios. E, para perder a vaidade, cortou os cabelos e engrossou as mãos, trabalhando na lavoura com os pais.

Aos vinte anos, pediu e obteve licença para emitir os votos religiosos em casa e não no convento, como terciária dominicana. Quando vestiu o hábito e se consagrou, mudou o nome para Rosa e acrescentou Santa Maria, por causa de sua grande devoção à Virgem Maria, passando a ser chamada Rosa de Santa Maria.

Construiu uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais, levando uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. A partir do hábito, ela imprimiu ainda mais rigor às penitências. Começou a usar, na cabeça, uma coroa de metal espinhento, disfarçada com botões de rosas. Aumentou os dias de jejum e dormia sobre uma tábua com pregos. Passou a sustentar a família com as rendas e bordados que fazia, pois seu confessor consentiu que ela não saísse mais de sua cela, exceto para receber a eucaristia. Vivendo em contínuo contato com Deus, atingiu um alto grau de vida contemplativa e experiência mística, compreendendo em profundidade o mistério da Paixão e Morte de Jesus.

Rosa cumpriu sua vocação, devotando-se à eucaristia e à Virgem Maria, cuidando para afastar o pecado do seu coração, conforme a espiritualidade da época. Aos trinta e um anos de idade, foi acometida por uma grave doença, que lhe causou sofrimentos e danos físicos. Assim, retirou-se para a casa de sua benfeitora, Maria de Uzátegui, agora Mosteiro de Santa Rosa, para cumprir a profecia de sua morte. Todo ano, ela passava o Dia de São Bartolomeu em oração, pois, dizia: "este é o dia das minhas núpcias eternas". E assim foi, até morrer no dia 24 de agosto de 1617. O seu sepultamento parou toda a cidade de Lima.

Muitos milagres aconteceram por sua intercessão após sua morte. Rosa foi beatificada em 1667 e tornou-se a primeira santa da América Latina ao ser canonizada, em 1671, pelo papa Clemente X. Dois anos depois, foi proclamada Padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias Orientais, com a festa litúrgica marcada para o dia 23 de agosto. A devoção a santa Rosa de Lima propagou-se rapidamente nos países latino-americanos, sendo venerada pelos fiéis como Padroeira dos Jardineiros e dos Floristas.

Semana Nacional da Família 2012 ( Agradecimento)

Quanto mais trabalhamos para a obra do Senhor é que o nosso compromisso aumenta, e vemos como é prazeroso fazer um pouco para engradecer a Messe.
  Nesta Semana Nacional da Família tive a honra de estar ao lado de pessoas comprometidas, que contribuirão com N.Sra das Candeias a fazer um evento  de Paz,Fé e União Paroquial.
  Tenho certeza que estaremos juntos em outros eventos. Pois todos são coordenadores de seus trabalhos e que o objetivo é um só " JESUS ".
   

   Venho agradecer a todos que de alguma forma ajudarão nesta linda semana.Mas Não posso deixar de agradecer em especial aos que organizarão como:

 * Pe. Paulo Sergio.
 * Pe. Acacio.
 * Matriz N. Sra das Candeias.
 * Igreja Sto Antonio.
 * Igreja N. Sra da Conceição.
 * Igreja N. Sra do Loreto.
 * Igreja São de Sebastião.
 * Comunidade Católica Chama.
 * Comissão Paroquial para a Vida e a Família.
 E  a todos que fazem a PATORAL FAMILIAR CANDEIAS.
  Um abraço fraterno de:


  Hudson e Keila
P. Familiar Candeias

O que é a comunhão dos Santos?

É possível ser um grande missionário sem jamais sair do convento?

Santa Teresinha do Menino Jesus foi honrada pelos Papas como padroeira das Missões, entretanto, nunca saíra Carmelo, o que parece uma contradição… Porém, se conhecermos o que é a comunhão dos santos, veremos que este título foi, na verdade, um autêntico ato de justiça.

Dizia esta santa em sua autobiografia que desejava ser ao mesmo tempo apóstolo, mártir, cruzado, sacerdote, catequista, religiosa de clausura, ajudar os doentes… queria ser tudo pelo benefício das almas. Esta vontade de fazer bem a todos, não poderia ser aplicada de forma natural, mas realizada pelos meios sobrenaturais. Em determinado momento de sua vida, instruída acerca da doutrina da comunhão dos santos, compreendeu que seu papel na Igreja seria como que o “coração”, que influencia todos os membros pelo influxo sanguíneo do amor a Deus.

“Creio na comunhão dos santos” é o que rezamos todos os domingos na Missa ou ao começarmos a recitação do terço. A comunhão dos santos é um dogma de Fé explicitado desde o primeiro século do cristianismo. Permite, por exemplo, que ofereçamos auxílios espirituais aos cristãos que estão em outros países, a milhares de quilômetros de distância. A doutrina explica que os membros da Igreja, por toda a terra, embora pouco ou nada se conhecendo, sobretudo à distância, estão unidos por um vínculo espiritual que transpõe as distâncias e mesmo os tempos. Pela comunhão dos santos, estamos unidos de tal maneira que nossos atos e intenções podem influenciar na fidelidade ou na infidelidade de nossos irmãos na Fé no presente, no passado e no futuro.

Pela comunhão dos santos, um ato de virtude, de abnegação ou de generosidade, pode tornar-se auxílio para um jovem que se precipita nas trilhas do pecado, assim como um ato pecaminoso pode ter consequências nos membros e, de certa forma, no corpo místico.
Todavia, a comunhão dos santos não se aplica somente aos cristãos desta terra, membros da Igreja Militante, pois também fazem parte da Igreja todos aqueles que já estão salvos no paraíso, aqueles que constituem a Igreja Triunfante. Pela comunhão dos santos, está explícito a ajuda que podemos receber daqueles que já morreram e foram salvos, e gozam da glória divina. Eles podem interceder por nós, pois da mesma forma que uma pessoa que ama a Jesus e Maria quer prestar os benefícios materiais e espirituais a seus irmãos na Fé, também aquelas almas que estão no Céu querem ajudar as pessoas na terra. Como que estão ávidas de que peçamos sua intercessão, para assim, continuar no Céu a ajudar aqueles que peregrinam na terra[1]. Por esta razão, a Igreja crê e confessa esta relação com os céus na devoção e intercessão do santos. Assim, temos também nós a esperança de, quando salvos, podermos auxiliar nossos parentes e amigos nas sendas do bem e da verdade. A raiz da comunhão dos santos está em que a virtude da caridade “é bondosa e não interesseira” (Cf. 1Cor 13, 4-5). Já os primeiros cristãos dispunham de todos os bens espirituais e materiais, de “tudo em comum” (At 4,32). A comunhão dos santos também tem um aspecto material, por onde os cristãos devem estar dispostos a ajudar o próximo através dos próprios bens materiais colocando-os ao serviço dos mais necessitados.

Além disso, a comunhão dos santos se aplica àqueles que sofrem os calores das benditas chamas do purgatório, pois estas almas esperam ser purificadas de suas faltas e entrar no convívio eterno com Deus e Maria Santíssima. Pela comunhão dos santos podemos ajudá-las a se purificar com mais presteza, e assim unirem-se aos santos do Céu.

Qual o melhor meio de beneficiar as almas pela comunhão dos santos?

A comunhão dos santos é o meio mais poderoso de apostolado. Por mais que sintamos não ter dons para fazer bem às almas de nosso próximo, se vivermos uma vida santa e de amor fervoroso a Deus podemos prestar um valioso auxílio aos cristãos do mundo inteiro, pois pela prática da virtude conserva-se o estado de graça e o cumprimento dos mandamentos divinos. A prática da virtude nos afasta do pecado fazendo com que não sejamos motivo de retração da graça divina para a Igreja Universal, ou para determinado conjunto de fiéis, um país, uma cidade, um bairro, etc. Ao contrário, a prática da virtude faz com que sejamos verdadeiros “pára-raios” da graça de Deus, beneficiando assim toda a Igreja Universal.

A comunhão dos santos é o meio mais poderoso de apostolado.

Entretanto, existe também um modo ativo de auxiliar nossos irmãos na Fé: a recepção dos sacramentos, especialmente da Eucaristia. De fato, a comunhão dos santos não é somente a união entre os santos, mas também, a comunhão das coisas santas. Em latim, communio sanctorum tem esse duplo sentido, “comunhão dos santos” ou “das coisas santas”. Por isso, a Liturgia, usando deste jogo de palavras latinas, ensina: Sancta Sanctis, ou seja, “as coisas santas aos santos”.
Desta forma podemos oferecer uma oração a Deus, pelas almas mais tentadas no mundo, pelos cristãos que são perseguidos por causa de sua Fé, para que sejam mais santos e fiéis à vocação que Deus lhes chamou, oferecendo assim nossas súplicas pelo Clero e pelo Papa.
Agrada também a Deus oferecer um sacrifício, um sofrimento corporal ou moral que estejamos na contingência de suportar, ou ainda uma privação voluntária de algum prazer legítimo, como comer algo delicioso ou descansar por um tempo maior. Todavia, ainda existe um ato mais agradável, e mais sublime: receber a sagrada hóstia. Oferecer explicita e fervorosamente as intenções da comunhão eucarística pelos cristãos no mundo, e pelas almas do purgatório, faz com que usemos ativamente deste meio de caridade fraterna[2]. A oração e os méritos adquiridos por nós na Eucaristia podem beneficiar o mundo inteiro, por causa, do “fundo comum”, de todos os méritos dos santos, da Santíssima Virgem e da Paixão de Cristo na Cruz. Este fundo comum que atrai as graças de Deus, beneficia todas as almas da terra e do purgatório[3].

Qual é o fundamento Bíblico para a crença na comunhão dos santos?

Este dogma de Fé que o católico reza no credo funda-se em um dos mais belos trechos de São Paulo (1Cor 12), onde o Apóstolo compara a Igreja ao corpo humano: “Assim como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. [...] O corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? [...] Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós. Antes, pelo contrário, os membros do corpo que parecem os mais fracos, são os mais necessários. [...] Se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; e se um membro é glorificado, todos os outros se congratulam por ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros” (1Cor12, 12-27).

Desde os primórdios da Igreja que os cristãos interpretam esta passagem de São Paulo no sentido da comunhão dos santos[4]. Por isso ensinam os Padres que a “Igreja é a comunhão de todos os santos”[5], do Céu, da terra e do purgatório de todos os recantos do planeta, de todas a línguas e povos.

A comunhão dos santos torna Igreja Universal, por isso, Católica. Quem vive compenetrado deste artigo de Fé, pode fazer maravilhas na ordem da graça, converter povos, auxiliar os santos e os cristãos perseguidos… A Fé na comunhão dos santos põe nas mãos do católico o verdadeiro “timão da história”.
Marcos Eduardo Melo dos Santos



[1] Por isso exclamava Santa Teresinha: “Quero passar o meu céu a fazer o bem sobre a terra”. TERESINHA DO MENINO JESUS. História de uma alma. 24. ed. São Paulo: Paulus, 2005.
[2] Os sacramentos operam a comunhão dos santos. A Eucaristia consuma esta união. S. Th. III, q. 73, a.2c.
[3] Catecismo Romano. Publicado no século XVI.
[4] A caminho do martírio, um discípulo de Santo Inácio de Antioquia, São Policarpo de Esmirna (70-160) disse aos seus irmãos: “Não choreis, que eu vos serei mais útil depois da morte e vos ajudarei mais eficazmente que durante a vida”. In Martyrium sancti Polycarpi 17, 3: SC 10bis. 232 (Funk 1, 336).
[5] São Nicetas de Remesiana (335-414) Instructio ad competentes 5, 3, 23 [Explanatio Symboli, 10]: TPL 1, 119 (PL 52, 871). Koinônia

Clero arquidiocesano recebe cartilha Vote Limpo

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Bruno Baptista esteve nesta terça-feira (21) na reunião do clero, em Olinda. Ele explicou aos sacerdotes e diáconos, como funciona o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral e o que é a cartilha Vote Limpo.

O clero arquidiocesano recebeu cinco mil exemplares do livreto. O material será distribuído nas paróquias. A ideia é que os fiéis discutam e aprendam sobre a importância do voto consciente com primeiro passo para um país mais democrático.

Denúncias sobre irregularidades na campanha eleitoral podem ser feitas através do telefone 3424.1012 ou do e-mail ouvidoria@aobpe.org.br.

Mensagens



Família, pessoas que se unem para juntas construir felicidade, amor e perdão.

Família é festa, dança, joelho machucado, risos e oração. É aprender equilibrar-se na bicicleta, com o pai, a mãe ou os irmãos. É choro a qualquer hora, é birra, é sermão, é o meio da noite acordar todo mundo ou fugir para o quarto com medo do bicho-papão.

É ouvir belas histórias e aprender a olhar estrelas. É fazer a maior confusão com os bichinhos de estimação. É aprender a ir pra escola e fazer a lição. É brigar por qualquer razão e fazer as pazes depois com um sorriso tímido ou um pedido de perdão.

Família é aprendizado constante, é paz no coração. É aprender muito com o pai, a mãe ou com os irmãos. É tomar banho de chuva e entrar em casa todo molhado sem dar explicação.

É pedir a bênção em qualquer hora e ter a certeza de que não estamos sozinhos, não. É aprender que Deus cuida da gente e nos ama de montão.
É ouvir juntos os pingos de chuva no telhado e ficar quietinha em casa curtindo o instante. É aprender a rezar o Pai-Nosso e a Ave-Maria.

É comemorar cada novo acontecimento, cada conquista da mãe, do pai, do irmão, da irmã.
É ter as preocupações, mas com matizes diferentes. É aprender que cada um tem seu jeito de ser e viver uma mesma situação.
É aprender solidariedade e participação.
É dividir a casa, o quarto, a televisão e o coração.

Ser família é ter colinho, amor de irmão.
É ter a quem dar a mão.


Maria Goretti de Oliveira

Datas Comemorativas

22 de agosto

Dia do Folclore
O Dia do Folclore foi criado por meio do decreto federal no 56.747, de 17/8/1965. A palavra "folclore" surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos: folk, que significa "povo", e lore, "conhecimento". Folk + lore quer dizer, portanto, ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), cujo pseudônimo era Ambrose Merton, um pesquisador da cultura européia. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore, em 1951: "Constituem fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular ou pela imitação". Portanto, folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, representado pelos seus diversos movimentos culturais regionais; pode ser percebido na culinária, na linguagem, no artesanato, na religiosidade, no vestuário e nos usos e costumes de uma nação.

Nem todo costume pode ser chamado de folclore. Para que certo costume seja assim considerado, é preciso que tenha surgido há muito tempo, que seja praticado por grande número de pessoas e que também tenha origem anônima, ou seja, que ninguém saiba ao certo quem é seu criador.

O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele estão presentes as características dos povos que contribuíram para a formação da nação brasileira, sobretudo os africanos, indígenas e europeus. Pode-se perceber essa influência em algumas manifestações do folclore brasileiro como as festas típicas, as roupas, os personagens e as lendas.

Lendas/personagens: saci-pererê, boitatá, curupira, caipora, lobisomem, mãe d'água (iara), mula-sem-cabeça, negrinho do pastoreio, uirapuru, pindorama, pirarucu, boto etc.

Festas típicas: moçambique, reisado, folias de Reis, fandango, vaquejada, maracatu, bumba-meu-boi, festas juninas, congadas, cavalhadas, alardo, mulinha de ouro, jaraguá etc.

Há também outras manifestações do folclore, como: cantigas de roda, provérbios, versinhos infantis, parlendas, jogos infantis, adivinhações, crendices etc.

As pessoas que estudam o folclore são chamadas "folcloristas". Um dos principais estudiosos brasileiros foi Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

O folclore, portanto, pode ser assim classificado se for:
uma manifestação popular; constituído de uma tradição; transmitido oralmente e pela prática; anônimo, porque os criadores são desconhecidos; criação livre e espontânea dos povos. Conhecer o folclore de um país é valorizar sua cultura, compreender seu povo e aprender sobre boa parte de sua história.
Referência:

Santo do Dia

22 de agosto

São Filipe Benício
Filipe Benício nasceu no dia 15 de agosto de 1233, no seio de uma rica família da nobreza, em Florença, Itália. Aos treze anos, foi enviado, com seu preceptor, a Paris para estudar medicina. Voltou e foi para a Universidade de Pádua, onde, aos dezenove anos, formou-se em filosofia e medicina. Depois, durante um ano, exerceu a profissão na sua cidade natal.

Devoto de Maria e muito religioso, possuía, também, sólida formação religiosa. Nesse período de estabelecimento profissional, passou a freqüentar a igreja do mosteiro e com os religiosos aprofundou o estudo das Sagradas Escrituras. Logo suas orações frutificaram e recebeu o chamado para a vida religiosa. Filipe contou que tudo aconteceu diante do crucifixo de Jesus: uma luz veio do céu e uma voz mandou-o servir ao Senhor, na Ordem dos Servitas.

Foi a Monte Senário, pediu admissão nos Servos de Maria, onde ingressou, em 1254, como irmão leigo, destacando-se logo pela retórica. Certo dia do ano 1258, estava em companhia de um sacerdote e o prior quando encontraram dois dominicanos no caminho. Conversaram um bom tempo e Filipe discursou com tanta desenvoltura, sabedoria e eloqüência que nesse mesmo ano foi ordenado sacerdote.

Em 1262, foi nomeado professor de noviços e vigário assistente do prior-geral. Por voto unânime, em 1267, foi eleito prior-geral da Ordem dos Servitas. Quando o papa Clemente IV morreu, no ano seguinte, Filipe foi proposto como candidato à cátedra de Pedro, mas retirou-se para as montanhas, onde ficou por algum tempo.

Sob sua direção os frades servitas expandiram-se rapidamente e com sucesso. Participou do Concílio Ecumênico de Lyon, em 1274, na França. Era um conciliador, sua pregação talentosa e eficiente trouxe frutos benéficos para a Ordem e para a Igreja.

Atuou, a pedido de Roma, para promover a paz na acirrada disputa entre duas famílias dominantes de Forli, cidade do norte da Itália, em 1283. Eram os guelfos apoiando os pontífices e os guibelinos, os imperadores germânicos. Lá, Felipe recebeu um tapa no rosto, do jovem guibelino Peregrino Laziosi. Filipe aceitou o golpe. O jovem, mais tarde, arrependeu-se. Foi ao seu encontro, pediu desculpas e ingressou na Ordem. Peregrino tornou-se tão humilde e caridoso para com o povo que se tornou um dos santos da Igreja.

Segundo os registros da Ordem e a tradição, Filipe gozava da fama de santidade em vida. Morreu em 22 de agosto de 1285 na cidade de Todi, quando voltava para Roma. Foi canonizado pelo papa Clemente X em 1617. Suas relíquias estão sob a guarda da igreja Santa Maria das Graças, em Florença, sua cidade natal. A memória de são Filipe Benício é celebrada no dia 22 de agosto. Algumas localidades comemoram no dia seguinte, devido à festa da Santa Virgem Maria Rainha.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 22/08/2012



Maria, Nossa Senhora Rainha
Leitura Orante


Lc 1,26-38

A memória de Nossa Senhora Rainha que celebramos hoje, foi instituída por Pio XII, em 1955. Ela é Rainha porque Mãe do Rei, de um Reino que é de amor e justiça. Biblicamente, justiça é amor de Deus para todos.

Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.


Leitura Orante


Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os internautas, ao Espírito Santo:
Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei de calar,
o que hei de escrever
o que hei de fazer,
como o hei de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das pessoas
e a minha própria santificação. Amém

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com toda atenção, na Bíblia, o texto do Evangelho: Lc 1,26-38.
O lugar onde acontece este fato é uma pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: "Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!" Aprendo com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Deus, a ouvi-lo, a discernir a vontade de Deus e a dizer "sim".

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Como acolho os "anúncios" de Deus na minha vida? Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que me faz trocar meus projetos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. Respondo com fé e disponibilidade?
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas. Os bispos nos ajudam nesta reflexão: "A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: "E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa" (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos."( DAp 267).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Agora, canto com o Padre Zezinho a canção que é uma oração a Maria,
Maria de Nazaré
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Vigem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!
Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Quero hoje perceber melhor os anúncios de Deus e com fé e disponibilidade vou dar minha resposta.

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.