quinta-feira, 4 de julho de 2013

Liturgia Diária

DIA 4 DE JULHO - QUINTA-FEIRA

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM *
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).
Oração do dia
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Gênesis 22,1-19)
Leitura do livro do Gênesis.
22 1 Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.2 Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”
3 No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado. 4 Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe. 5 “Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”
6 Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos, 7 Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?” 8 “Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.
9 Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha. 10 Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho. 11 O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!” 12 “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.” 13 Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho.
14 Abraão chamou a este lugar "o Senhor providenciará", de onde se diz até o dia de hoje: “Sobre o monte o Senhor providenciará.”
15 Pela segunda vez chamou o anjo do Senhor a Abraão, do céu, 16 e disse-lhe: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. 17 Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, 18e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.”
19 Abraão voltou então para os seus servos, e foram juntos para Bersabéia, onde fixou sua residência.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 114/115
Andarei na presença de Deus,
junto a ele, na terra dos vivos.


Eu amo o Senhor, porque ouve
o grito da minha oração.
Inclinou para mim seu ouvido
no dia em que eu o invoquei.

Prendiam-me as cordas da morte,
apertavam-me os laços do abismo;
invadiam-me angústia e tristeza,
eu então invoquei o Senhor:
“Salvai, ó Senhor, minha vida!”

O Senhor é justiça e bondade,
nosso Deus é amor-compaixão.
É o Senhor quem defende os humildes:
eu estava oprimido, e salvou-me.

Libertou minha vida da morte,
enxugou de meus olhos o pranto
e livrou os meus pés do tropeço.
Andarei na presença de Deus,
junto a ele na terra dos vivos.
Evangelho (Mateus 9,1-8)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
9 1 Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade.
2 Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados."
3 Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema."
4 Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações?
5 Que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados te são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda?’
6 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te” - disse ele ao paralítico -, “toma a tua maca e volta para tua casa."
7 Levantou-se aquele homem e foi para sua casa.
8 Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
PERDÃO E CURA
A declaração de que os pecados do homem paralítico estavam perdoados causou espanto nos adversários de Jesus. Parecia-lhes ser uma ofensa a Deus o que ouviam. Como alguém, no caso Jesus, tinha a ousadia de usurpar um poder divino? O gesto de Jesus era inaceitável para eles. Não passava de uma autêntica blasfêmia.
Jesus não se dobrou a esta interpretação maldosa e errada de sua ação. E se declarou capaz de fazer algo ainda mais divino: curar a paralisia daquele homem. Demonstrando seu poder de curar, Jesus manifestou sua condição de Filho do homem, revestido com poderes conferidos pelo Pai, para agir em nome do Pai. Jesus, que perdoou os pecados daquele homem, também o libertou de sua limitação física. Portanto, ao agir, Jesus não se prevalece de um poder que não lhe pertence. Ele não é um inimigo de Deus. Antes, é o instrumento escolhido por Deus para que a humanidade se beneficiasse da ação divina de perdoar os pecados e curar as pessoas de seus males.
O duplo gesto de Jesus dá-se na mais total fidelidade a Deus, sem que lhe seja feita concorrência ou que seus poderes sejam usurpados. Contemplar os gestos poderosos de Jesus correspondia a ver Deus prodigalizando a humanidade com seus bens. Porém, os inimigos de Jesus se recusavam a curvar-se diante da evidência.

Oração

Senhor Jesus, que eu contemple nos teus gestos poderosos a prodigalidade do amor do Deus derramado sobre a humanidade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Sobre as oferendas
Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir corresponda à santidade dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo meu ser, seu santo nome! (Sl 102,1)
Depois da comunhão
Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam. Por Cristo, nosso Senhor.


MEMÓRIA FACULTATIVA

SANTA ISABEL DE PORTUGAL
(BRANCO – OFÍCIO DA MEMÓRIA)

Oração do dia: Ó Deus, autor da paz e da caridade, que destes à santa Isabel de Portugal a graça de reconciliar os desunidos, concedei-nos, por sua intercessão, trabalhar pela paz, para que possamos ser chamados filhos de Deus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Sobre as oferendas: Recebei, ó Pai, os dons do vosso povo, para que, recordando a imensa misericórdia do vosso Filho, sejamos confirmados no amor a Deus e ao próximo, a exemplo dos vossos santos. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Tendo participado com alegria do banquete da salvação, nós vos pedimos, ó Pai, que, imitando a caridade de santa Isabel de Portugal, participemos com ela da vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (SANTA ISABEL DE PORTUGAL):
Isabel nasceu na Espanha, em 1271. Entre seus antepassados estão muitos santos, reis e imperadores. Era filha de Pedro II, rei de Aragão, que, no entanto, era um jovem príncipe quando ela nasceu. Sem querer ocupar-se com a educação da filha, o monarca determinou que fosse cuidada pelo avô, Tiago I, que se convertera ao cristianismo e levava uma vida voltada para a fé. Sorte da pequena futura rainha, que recebeu, então, uma formação perfeita e digna no seguimento de Cristo. Tinha apenas doze anos quando foi pedida em casamento por três príncipes, como nos contos de fadas. Seu pai escolheu o herdeiro do trono de Portugal, dom Dinis. Esse casamento significou para Isabel uma coroa de rainha e uma cruz de martírio, que carregou com humildade e galhardia nos anos seguintes de sua vida. Isabel é tida como uma das rainhas mais belas das cortes espanhola e portuguesa; além disso, possuía uma forte e doce personalidade, era também muito inteligente, culta e diplomata. Ela deu dois filhos ao rei: Constância, que seria no futuro rainha de Castela, e Afonso, herdeiro do trono de Portugal. Mas eram incontáveis as aventuras extraconjugais do rei, tão conhecidas e comentadas que humilhavam profundamente a bondosa rainha perante o mundo inteiro. Ela nunca se manifestava sobre a situação, de nada reclamava e a tudo perdoava, mantendo-se fiel ao casamento em Deus, que fizera. Criou os filhos, inclusive os do rei fora do casamento, dentro dos sinceros preceitos cristãos. Perdeu cedo a filha e o genro, criando ela mesma o neto, também um futuro monarca. Não bastassem essas amarguras familiares, foi vítima das desavenças políticas do marido com parentes, e sobretudo do comportamento de seu filho Afonso, que tinha uma personalidade combativa. Depois, ainda foi caluniada por um cortesão que dela não conseguiu se aproximar. A rainha muito sofreu e muito lutou até provar inocência de forma incontestável. Sua atuação nas disputas internas das cortes de Portugal e Espanha, nos idos dos séculos XIII e XIV, está contida na história dessas cortes como a única voz a pregar a concórdia e conseguir a pacificação entre tantos egos desejosos de poder. Ao mesmo tempo que ocupava o seu tempo ajudando a amenizar as desgraças do povo pobre e as dores dos enfermos abandonados, com a caridade da sua esmola e sua piedade cristã. Ergueu o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra para as jovens piedosas da corte, O mosteiro cisterciense de Almoste e o santuário do Espírito Santo em Alenquer. Também fundou, em Santarém, o Hospital dos Inocentes, para crianças cujas mães, por algum motivo, desejavam abandonar. Com suas posses sustentava asilos e creches, hospitais para velhos e doentes, tratando pessoalmente dos leprosos. Sem dúvida foi um perfeito símbolo de paz, do seu tempo. Quando o marido morreu, em 1335, Isabel recolheu-se no mosteiro das clarissas de Coimbra, onde ingressou na Ordem Terceira Franciscana. Antes, porém, abdicou de seu título de nobreza, indo depositar a coroa real no altar de São Tiago de Compostela. Doou toda a sua imensa fortuna pessoal para as suas obras de caridade. Viveu o resto da vida em pobreza voluntária, na oração, piedade e mortificação, atendendo os pobres e doentes, marginalizados. A rainha Isabel de Portugal morreu, em Estremoz, no dia 4 de julho de 1336. Venerada como santa, foi sepultada no Mosteiro de Coimbra e canonizada pelo papa Urbano VIII em 1665. Santa Isabel de Portugal foi declarada padroeira deste país, sendo invocada pelos portugueses como "a rainha santa da concórdia e da paz".

Abertas as Inscrições para o VI Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde


VI Congresso

O VI Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde acontece de 26 à 28 de julho de 2013 no Santuário dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, Caxitu – Conde/PB. O evento tem como tema Pastoral da Saúde e o Meio Ambiente e lema Ser Agente de Transformação no Mundo Rural e Urbano. Realizado pela Pastoral da Saúde Ne 2 e Pastoral da Saúde da Paraíba.
O objetivo é reunir agentes de pastoral e profissionais de saúde para debater e apresentar propostas relevantes na área e ajudar na organização e criação da Pastoral da Saúde nas dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB . O encontro conta com a participação de vários palestrantes e conferencistas renomados no cenário nacional quando o assunto é saúde.
As inscrições para o VI Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde são limitadas e estão abertas até o dia 30 de junho. Para inscrever-se basta preencher o formulário que se encontra no sitepastoraldasaudene2.org.br, efetuar o pagamento através de deposito bancário e enviar a Secretaria Executiva da Pastoral da Saúde na Rua da Harmonia, 367, bairro de Casa Amarela, Recife – PE ou por e-mail: contato@pastoraldasaudene2.org.br. As inscrições também podem ser efetuadas presencialmente na secretaria da Pastoral da Saúde.
Valores para Inscrição

MINICURSO na tarde do sábado (27/07) será gratuito para todo participante inscrito até o dia 30 de junho de 2013.
OUVINTE
Agente, estudantes (até a graduação) e religiosos – R$50,00
Profissionais – R$100,00
HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO
Agente, estudantes (até a graduação) e religiosos – R$170,00
Profissionais – R$220,00
 ALIMENTAÇÃO
Agente, estudantes (até a graduação) e religiosos – R$130,00
Profissionais – R$180,00
Dados bancário para deposito do pagamento do VI CongressoBanco do Brasil
Agência: 2802-9
Conta Corrente: 100010-1
Fonte: Assessoria de Comunicação Pastoral da Saúde NE 2

Juventude faz vigília neste sábado no Colégio São Luís


1014425_486298584792632_1417435938_n

No clima da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude, os jovens são convidados a participarem da Vigília dos Jovens Adoradores neste sábado (6.7), a partir das 21h, no Colégio São Luís, nas Graças. A adoração seguirá até às 7h do domingo, quando será encerrada com a missa presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Após a celebração, será dado o pontapé inicial para a I Copa Arquidiocesana de futsal masculino.
Vigília dos Jovens Adoradores
Onde: Colégio Marista São Luís
Av. Rui Barbosa, 1.104, Graças – Recife – PE
Quando: 6/7 de julho
Horário: a partir das 21h
Informações: juventudeaor@gmail.com
Fonte: Comunicação Juventude AOR

Religiosos têm até hoje para se cadastrar e concelebrar com Papa em Aparecida


papa111207_2

(Arce)bispos, padres e diáconos que desejarem concelebrar com Papa Francisco no Santuário Nacional de Aparecida, em 24 de julho, devem ser cadastrados junto à Secretaria de Pastoral do Santuário. O cadastramento é obrigatório, devendo ser feito até o dia 04 de julho.
Não há limite no número de religiosos que vão concelebrar com o Papa. As credenciais deverão ser retiradas na Secretaria de Pastoral entre os dias 13 e 23 de julho.
A orientação da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) é para que arce(bispos) façam o comunicado a todo o clero. Os telefones disponíveis para cadastramento são (12) 3104-1693 e 3104-1696, devendo ser informados os dados pessoais dos religiosos.
No momento da inscrição, a secretaria informa que os arce(bispos) deverão trazer mitra branca, solidéu e túnica no dia da celebração. Os padres deverão trazer túnica ou alva própria.
Em entrevista no programa Bem-vindo Romeiro, da TV Aparecida, Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar da arquidiocese, reforçou que os romeiros e devotos não precisarão se cadastrar para participarem da missa.
“É só chegar ao Santuário Nacional e ficar à vontade, como acontece normalmente nos fins de semana. A estrutura do Santuário é muito grande, então estamos preparadíssimos para fazer uma grande festa com o Santo Padre”, afirmou o bispo.

Fonte: Portal A12

Arquidiocese une esporte e oração através de campeonato de futsal


Copa Arquidiocesana 2

Ajudar a formar hábitos para manter o bem estar, a saúde física e espiritual e evangelizar através do esporte. Estes são alguns dos objetivos da recém criada Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife. A ideia foi de alguns seminaristas durante viagem à Juazeiro do Norte (CE). O sonho já começa a ganhar status de realidade. No próximo dia 7 de julho, o grupo promove a 1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino.
A competição será realizada no Colégio Marista São Luís, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Participarão 20 times composto por jovens das paróquias que compõem a arquidiocese.
A programação terá início às 7h com a celebração da Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido. O religioso também dará o pontapé inicial da partida. “É uma ideia muito interessante e bonita. Temos, sobretudo, que aproveitar estes momentos para evangelizar e levar Jesus para este mundo dos esportes que está muito presente na vida da juventude. Esta é a cara jovem da Igreja. Temos que evangelizar com alegria”, ressalta o religioso.
A Pastoral do Esporte é uma fato novo. Ela existe em poucas dioceses e paróquias do Brasil. A referência no país é o grupo da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Nova Imagem
Um dos fundadores da Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife, o seminarista Elvis Caio, destaca o caráter evangelizador e educativo do projeto. “Além de resgatar o valor da oração na vida dos jovens, queremos transmitir conhecimentos, disciplina e integração entre os jovens”, disse. Os seminaristas prometem não parar no campeonato de futsal. Há planos para o futuro. O grupo pretende promover corrida e passeio ciclístico.
O campeonato também faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. A Pastoral do Esporte integra a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude.
Esporte e a Igreja – O papa João Paulo II foi esportista na juventude e durante seu pontificado estimulou a prática de esportes. Ele instalou na Igreja um departamento específico. O setor foi criado em 2004, às vésperas das Olimpíadas, realizada na cidade de Atenas, na Grécia. A finalidade do setor era de alavancar um processo de resgate da função do esporte na evangelização. O Pontifício Conselho para os Leigos preparou em 2005 a primeira edição do Seminário Internacional sobre o Esporte, realizado em Roma. O encontro contou com a participação de representantes de 18 países.
Vigília – No clima da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude, os jovens são convidados a participarem da Vigília dos Jovens Adoradores neste sábado, 6, a partir das 21h, no Colégio São Luís, nas Graças. A adoração seguirá até às 7h do domingo, quando será encerrada com a missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife.
A Semana Missionária será realizada entre os dias 16 e 20 de julho. A arquidiocese acolherá peregrinos de seis países. Jovens da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, México e Polônia estarão vivenciando a realidade local. Pessoas de outros estados também estarão na cidade.
Divididos em três grupos, os franceses serão maioria com 97 peregrinos, sendo sete sacerdotes e dois seminaristas. Os alemães vêm na sequência com 36 peregrinos, sendo cinco sacerdotes. A proposta é que eles vivam intensamente a realidade local antes de irem para o Rio de Janeiro, para a JMJ.
PROGRAMAÇÃO
7h – Santa Missa
8h – Cadastramento dos atletas
9h – Abertura dos jogos
12h – Intervalo para almoço
13h – Retorno dos Jogos
16h30 – Premiação do Campeão
1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino
Local:
 Colégio Marista São Luís
Avenida Rui Barbosa, 1104 – Graças
Dia: 7 de julho de 2013
Horário: a partir das 7h
Da Assessoria de Comunicação AOR

Corais se apresentam na Festa do Carmo no Recife


igreja-nossa-senhora-do-carmoAntecedendo o primeiro dia das festas em louvor a N. Sra. do Carmo, padroeira do Recife, diversos corais de Pernambuco confirmaram presença na Basílica, dia 5 de julho, a partir das 19h, todos executando diversas “Ave Marias” feitas por campositores afamados (Gounod, Schubert, Somma, entre outros).
Estão certas as presenças do Coral do Carmo do Recife, Coral Vozes de Pernambuco (da Assembléia Legislativa), Coral do IMIP, Coral Canto do Mar (do INSS), Coral da Santíssima Trindade e Coral da Capela Dourada. Outros grupos ainda não foram deficidos mais essa homenagem sonora mostrará o melhor da música religiosa tendo a “Ave Maria” como tema, inclusive a bela “Ave Maria Brasileira”, de autoria de Vicente Paiva e Jaime Redondo,com arranjo do saudoso maestro Maestro M. Bezerra.
A coordenação é do Maestro Josias Gouveia.
Fonte: Marieta Borges
Foto: Pernambuco.com

Entrevista: Padre Gimesson #nomaiorpique da Semana Missionária


922752_355189831247119_370491337_nFaltam poucos dias. E os corações dos milhões de jovens que estarão em julho no Rio de Janeiro para terem o especial encontro com o papa Francisco, batem acelerados de ansiedade. Na reta final para a Jornada Mundial da Juventude, o presidente da Comissão Arquidiocesana para os jovens, padre Gimesson Silva, fala em entrevista ao jornal A Mensagem Arquidiocesana como estão os últimos preparativos para este grande evento, que será antecedido pela Semana Missionária.
 Faltando poucos dias como estão os preparativos para a Semana Missionária?
Pe. Gimesson Silva - Os preparativos para a Semana Missionária na AOR estão sendo vividos a partir do lema “#nomaiorpique porque #somosmissionarios”. Animados pela criatividade da nossa juventude, buscando uma articulação maior de todas as forças e expressões, organizamos reuniões, encontros, formações, eventos e publicações com o objetivo de acelerar o ritmo de preparação bem como socializar toda dinâmica missionária que nos envolve a partir da proposta da JMJ Rio 2013. Estamos intensificando a organização da logística para acolher os mais de 200 peregrinos estrangeiros que virão de diversos países e se espalharão em algumas paróquias de nossa Arquidiocese para viverem de 16 a 20 de julho os pilares da espiritualidade, ação social e cultura que marcam a Semana Missionária.
 Como a Arquidiocese vai se preparar para a JMJ 2013 nessa reta final?
Pe. Gimesson Silva – A preparação arquidiocesana para a JMJ Rio 2013 segue o ritmo da preparação para a Semana Missionária. Quando preparamos o grande mutirão missionário que queremos realizar na semana anterior à Jornada estamos também mobilizando a nossa juventude para entrar no clima na JMJ Rio 2013. Neste sentido estamos sempre conectados nas mídias digitais da Jornada com o intuito de repassar para nossa Arquidiocese todas as informações oficiais. Também estamos fortalecendo a articulação dos voluntários da nossa Arquidiocese que irão trabalhar na JMJ Rio 2013 através de reuniões constantes e envolvendo-os em várias atividades. Procuramos prestar assessoria a todos os que estão inscritos nos muitos grupos de peregrinos que vão para a Jornada esclarecendo dúvidas e ajudando a resolver eventuais dificuldades relativas à viagem. Estamos também orientando todos aqueles que nos procuram para obter informações sobre os pacotes de viagem para a JMJ e encaminhamos para a agência da Comunidade Obra de Maria bem como para a agência da Comunidade Shalom Missão Recife.
970126_361720170594085_1182596607_nComo os jovens devem se preparar tanto para a Semana Missionária quanto para a JMJ?
Pe. Gimesson Silva - A preparação pessoal deve ser vivida em clima de oração a fim de acolher a Palavra de Deus que se manifesta de maneira toda especial neste tempo de graça para nossa juventude. Os jovens devem estar disponíveis para ouvir Cristo que nos convida “venham meus amigos” e que nos envia “sejam missionários”. Ao mesmo tempo que a juventude vai amadurecendo seu discipulado e testemunho de Cristo deve também se inserir na vida da comunidade, do grupo, da pastoral ou do movimento ao qual pertence, pois a vivência desse caminho tão importante tem sua dimensão comunitária e nos impulsiona a vivermos a comunhão e a unidade. Por isso a juventude deve aproveitar a renovação do seu discipulado missionário para abraçar com coragem o testemunho do Evangelho nos vários ambientes onde está inserida a fim de semear os valores do amor, da solidariedade, da justiça e da paz.
Muitos jovens não poderão ir ao Rio de Janeiro. Como eles podem participar da JMJ?
 Pe. Gimesson Silva - Creio que aqueles que não irão para a JMJ Rio 2013 deverão viver “a nossa JMJ” na Semana Missionária. Todas as paróquias da Arquidiocese estão sendo animadas a abraçarem o projeto da Semana Missionária como vivência local da JMJ e oportunidade de evangelização da juventude. Sabemos que a Semana Missionária acontece como prévia da JMJ do dia 16 ao dia 20 de julho. Mas nada impede que se realizem celebrações, atividades, eventos e encontros para aqueles que não poderão ir para a JMJ entre os dias 23 e 20 de julho e ficarão em suas paróquias. Em âmbito arquidiocesano não temos nada planejado para os dias da Jornada porque todas as lideranças do Setor Juventude bem como da Comissão para a Semana Missionária estarão no Rio de Janeiro, inclusive o nosso Arcebispo. Portanto, propomos que as paróquias, comunidades, congregações, movimentos, pastorais e grupos realizem uma programação especial para os dias da JMJ a fim de contemplar aqueles que ficarão.
Qual a mensagem que o senhor deixa pra toda a juventude da AOR nessas últimas semanas que antecedem a Semana Missionária e a JMJ?
Pe. Gimesson Silva - Juventude AOR, escute a Cristo que chama para segui-lo. Abramos a nossa vida para os grandes idéias do seguimento de Cristo, pois não temos medo da sua aventura mas sim tememos uma vida sem sentido. Deus nos criou para grandes coisas, por isso tenhamos coragem de sermos missionários do Evangelho da Vida em todos os ambientes e em todas as situações nas quais podemos testemunhar a nossa fé. Somos a juventude de Olinda e Recife! Vivamos este caminho rumo à Semana Missionária e JMJ Rio 2013 crescendo na formação e na articulação para ajudarmos nossa Arquidiocese a ser uma Igreja em estado permanente de missão.
semana missionáriaAAA

Semana Missionária da Arquidiocese de Olinda e Recife
Abertura
Data: 16 de julho de 2013 (Terça-feira)
Horário: 15h30
Local: Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Celebração de Encerramento da Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Dias 17, 18 e 19 de julho (Quarta, Quinta e Sexta-feira)
Vivência dos pilares da Semana Missionária em todas as paróquias da AOR.
Encerramento
Data: 20 de julho de 2013 (Sábado)
Horário: 16h às 0h
Local: Catedral da Sé e Pátio da Igreja de N. S. do Carmo no Sítio Histórico de Olinda
Missa, apresentações culturais, show de música religiosa e popular.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Igreja de Portugal quer valorização do ensino de educação cristã

Aveiro – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé dirigiu-se aos pais e responsáveis escolares do país, numa mensagem publicada nesta quinta-feira (4), apelando à valorização da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). “Que, cada vez mais, os alunos possam encontrar nas aulas de EMRC as respostas a que têm direito e procurar aí os valores onde se respaldem os horizontes do seu futuro”, deseja Dom António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, num documento enviado à Agência ECCLESIA.
O prelado sublinha que nesta época de matrículas é necessário “sensibilizar as famílias, a escola e a comunidade para o bem que a disciplina lhes oferece”. “Estamos, assim, a construir uma escola melhor e a lançar bases sólidas do futuro de Portugal”, refere. Dom António Francisco dos Santos recorda que a EMRC tem agora um novo enquadramento legal (Decreto – Lei n.º 70/2013, de 23 de maio), fruto de um “prolongado trabalho realizado entre a Conferência Episcopal Portuguesa e o Ministério da Educação e Ciência”.
“As aulas de EMRC não se mendigam nem se impõem automaticamente. Merecem-se. A escola tem direito de as exigir da comunidade como verdadeiro e insubstituível compromisso em prol do bem comum e da causa da educação”, escreve.
O bispo de Aveiro acrescenta que o ensino nas escolas tem de “exprimir o que a comunidade pensa, sente e quer” e deve “espelhar a própria alma da comunidade no que de mais belo ela possui”. “A EMRC oferece aos alunos e à comunidade escolar um olhar de interdisciplinaridade para a beleza, valor e sentido da vida”, sustenta.
A disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa, na escola pública estatal, inscreve-se “legalmente no quadro do respeito inviolável pelo direito dos alunos de escolherem uma resposta educativa que assegure a sua formação integral”, realça o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
Segundo o bispo, as estatísticas revelam que a frequência desta disciplina tem sido estável ao longo das últimas décadas e que “tem aumentado significativamente, nos últimos anos, o número de alunos do primeiro ciclo que se matriculam nas aulas de EMRC”.
“Há muitos alunos que frequentam EMRC independentemente das suas convicções religiosas e do seu credo de fé. Compreendemos todos que EMRC não é catequese nem somente educação cívica", observa Dom António Francisco dos Santos.
O bispo de Aveiro fala da disciplina como “um ato vivo de toda a comunidade” e diz que "ser aluno de EMRC significa aprender caminhos firmados na dignidade humana, sentir o fascínio do transcendente e a lucidez diante do tempo presente”. “Ser aluno de EMRC consiste em moldar a vida pelos valores do evangelho de Jesus e ajuda a descobrir o encanto da fé e a paixão pela missão da Igreja”, prossegue.
SIR

Papa Francisco fará giro pela América Latina em 2015


A viagem do papa deverá incluir Argentina, Uruguai, Chile e possivelmente Peru
O papa Francisco prepara uma visita à América Latina em 2015 e não fará isto em 2014, como havia sido anunciado extraoficialmente, “porque no próximo ano já possui várias viagens programadas”, anunciou o arcebispo de Santiago, Ricardo Ezzati, que se encontrou com o papa nesta terça-feira (2).
“Dificilmente em 2014 possa estar na América Latina, mas espera fazer isto em 2015. Em caso afirmativo, essa viagem incluirá Argentina, Uruguai, Chile e possivelmente Peru”, disse Ezzati na página web da Igreja chilena, após se reunir com o Sumo Pontífice.
O prelado chileno explicou que o papa Francisco disse que este ano a única viagem que realizará para esta região será ao Brasil e que no próximo ano “devolveria a visita do Patriarca de Constantinopla, fará outra viagem à África e, depois, para Ásia”.
Ezzati, que desde sexta-feira está em Roma, reuniu-se privadamente com o papa, por 45 minutos, na casa Santa Marta, onde o Sumo Pontífice reside e concelebraram a eucaristia.
"Foi uma experiência familiar, de um pai que conhece muito bem o Chile. Que conhece detalhes da vida da Igreja, que conhece pessoas, que aprecia imensamente o que a Igreja chilena está realizando e que também tem plena consciência de suas dificuldades", expressou o Arcebispo de Santiago.
Religión Digital, 03-07-2013.