terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Papa Francisco: "O alimento que o mundo tem à disposição pode saciar todos"


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa dá “o seu total apoio” à campanha contra a fome no mundo que a Caritas Internationalis apresentou nesta manhã em Roma por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos sobre o tema “Uma só Família Humana-Alimento para Todos”. “Não podemos virar as costas e fazer de conta que isto não existe”. É o que afirma o Papa Francisco na vídeo-mensagem apresentada nesta manhã. Forte o convite do Papa às instituições e a toda a Igreja para dar voz àqueles que sofrem, para evitar os desperdícios e agir como “uma única família".

Estamos diante do escândalo mundial de cerca de um bilhão, um bilhão de pessoas que ainda hoje têm fome. Não podemos virar as costas e fazer de conta que isto não existe. O alimento que o mundo tem à disposição pode saciar todos. 
Os apóstolos, enviados por Jesus para buscar alimento para a multidão de pessoas que vieram para ouvi-lo, encontraram somente cinco pães e dois peixes, mas com a graça de Deus, destaca o Papa, “puderam saciar uma multidão de pessoas, juntar os restos e evitar qualquer desperdício”. “Por isso, convida o Papa, “vamos abrir um espaço em nossos corações para esta urgência, respeitando o direito dado por Deus a todos de ter acesso a uma alimentação adequada”.

Compartilhemos o que temos, em caridade cristã, com os que são obrigados a enfrentar muitos obstáculos para satisfazer uma necessidade tão primária; e ao mesmo tempo, promovamos uma autêntica cooperação com os pobres para que, através dos frutos do seu e do nosso trabalho, possamos viver uma vida digna. 
Em seguida o convite do Papa se dirige a toda a humanidade, à qual se dirigie também a Campanha da Caritas internationalis:

Convido todas as instituições do mundo, toda a Igreja e cada um de nós, como uma única família humana, a dar voz a todas as pessoas que passam fome silenciosamente, a fim de que esta voz se torne um grito que possa sacudir o mundo. 
Mas apoiar a Caritas, comprometida em 200 países, nesta Campanha, significa também, destaca o Papa na conclusão da sua mensagem, mudar de hábitos e modos de pensar comuns:

Esta campanha quer ser também um convite a todos nós para sermos mais conscientes de nosso regime alimentar, que muitas vezes comporta desperdício de comida e má-utilização dos recursos de que dispomos. Ela é também uma exortação a pararmos de pensar que nossos gestos cotidianos não têm impacto na vida de quem – seja perto, seja longe de nós – sofre a fome na própria pele. 

É, portanto, a imagem da humanidade “como uma única família” que se empenha em garantir o alimento para todos, que o Papa deixa nesta vídeo-mensagem, que se conclui com uma oração: “Rezemos para que Deus nos dê a graça de ver um mundo no qual ninguém jamais deva morrer de fome”. (SP) 



Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano 

O mundo busca modelos de fé


O testemunho de Maria é um testemunho, um modelo que nos questiona fortemente.

O mundo está morrendo porque esqueceu verdadeiros exemplos.
Por Dom Anuar Battisti*
Diante da necessidade de ser o melhor e o maior, o mais bonito, o mais charmoso, o mais admirado, o mais sexy, o mais elegante, enfim, o mais em tudo, os tempos atuais nos levam a contemplar  exageros na malhação do corpo, na busca de regimes e até ariscando a própria vida.

Já assistimos vários fatos de jovens que morrem, não por falta de alimentos, mas  sim por pura vaidade, em nome da elegância e do modelo típico convencionado pelos atores da moda. Modelos criados para servir ao puro império do consumo, vidas humanas colocadas fora da liberdade e da dignidade de seres racionais, visando unicamente bens materiais.

A sociedade moderna perdeu a dimensão sobrenatural da vida humana, do direito de viver e conquistar a felicidade com dignidade, sem ser escravo das coisas. Quanta coisa, coisificando até o ser humano! A vida humana  já não tem valor. O que dizer então da natureza? O "tanto faz como tanto fez" se tornou norma; o fazer por fazer, o gozar a vida e aproveitar tudo hoje; o pensamento de que a vida acaba tudo aqui nesta terra, se torna lei suprema para muitos. A perda da esperança de um mundo melhor leva ao puro relativismo da vida presente e da vida futura.

Hoje recordamos uma menina de 15 anos, nascida e criada em um povoado no interior da Palestina, lugarejo que não constava no roteiro das viagens da época. Foi naquela vila, sem importância, que Deus escolheu a Mariazinha da casa de Joaquim e Ana para ser a Mãe Daquele que mudou a história e o rumo da humanidade. O modelo de Deus não vem do centro de poder, dos lugares importantes e mais visitados. Uma jovem de aproximadamente quinze anos, não tendo certeza de nada, a não ser a obediência, é chamada, escolhida para ser mãe, Daquele que esperamos celebrar em breve o seu aniversário.

Somos convidados a equacionar o tipo de resposta que damos aos desafios de Deus. Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré, a festa litúrgica daquela que foi concebida sem mácula, hoje convida-nos a acolher, com um coração aberto e disponível, os planos de Deus para nós e para o mundo. O texto do evangelista Lucas apresenta a resposta de Maria ao plano de Deus. Ao contrário de Adão e Eva, Maria rejeitou o orgulho, o egoísmo e a autossuficiência e preferiu conformar a sua vida, de forma total e radical, com os planos de Deus. Do seu "sim" total, resultou a salvação e vida plena para ela e para o mundo. "Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim a Tua vontade” (Lc 1, 38). Na Bíblia, ser "servo do Senhor" é um título de glória, reservado àqueles que Deus escolheu, que Ele reservou para o seu serviço e que El e enviou ao mundo com uma missão. Desta forma, Maria reconhece que Deus a escolheu, aceita com disponibilidade essa escolha e manifesta a sua disposição de cumprir, com fidelidade, o projeto de Deus.

Maria responde com um "sim" total e incondicional. Ela tinha o seu programa de vida, seus projetos pessoais, mas, todos passaram naturalmente e sem dramas a um plano secundário.

Na atitude de Maria, não há qualquer sinal de egoísmo, de comodismo, de orgulho, mas há uma entrega total nas mãos de Deus. O testemunho de Maria é um testemunho, um modelo que nos questiona fortemente. Maria de Nazaré foi uma mulher para quem Deus ocupava o primeiro lugar, uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro pessoal com Deus. O mundo está morrendo porque esqueceu dos verdadeiros exemplos, modelos, como o da Mariazinha de Nazaré.
CNBB, 09-12-2013.
*Dom Anuar Battisti é arcebispo de Maringá (PR).

Evangelho do dia

Ano C - 10 de dezembro de 2013

Mateus 18,12-14

Aleluia, aleluia, aleluia.
Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá salvar-nos!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 12 “Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
NINGUÉM DEVE SE PERDER
Jesus tinha consciência de ter sido enviado para todos e não apenas para um grupo de privilegiados. Esta consciência tornava-se ainda mais aguda, quando se tratava dos pecadores e das vítimas da discriminação social e religiosa, a quem destinava uma atenção especial.
Esta visão de Jesus contrastava com a mentalidade discriminatória, tanto dos fariseus e mestres da Lei, quanto de alguns de seus discípulos. Uns e outros não receavam descartar certas pessoas, ou mesmo, não se mostravam dispostos a ir em busca de quem se havia desviado do caminho do Reino.
A parábola da ovelha desgarrada é um alerta contra este comportamento. As pessoas não devem ser consideradas sob o aspecto quantitativo. Neste caso, noventa e nove valem mais que uma. No projeto de Jesus, cada pessoa tem um valor infinito, e não é possível omitir-se diante de sua condição filho desgarrado. Embora fosse necessário deixar as noventa e nove ovelhas sozinhas, era mister ir em busca da que se tinha desgarrado. A motivação oferecida por Jesus é muito simples: é preciso agir assim, porque o Pai não quer a perda de nenhum ser humano. Por conseguinte, a comunidade cristã é chamada a imitar a bondade do Pai no trato com seus filhos, especialmente os mais fracos.

Oração
Senhor Jesus, que eu esteja sempre disposto a ir em busca de quem se desviou de ti e do Reino, para reconduzi-lo ao bom caminho.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Leitura
Isaías 40,1-11
Leitura do livro do profeta Isaias.
40 1 Consolai, consolai meu povo, diz vosso Deus.
2 Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados.
3 Uma voz exclama: "Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus.
4 Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!
5 Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu".
6 "Clama!", disse uma voz, e eu respondi: "Que clamarei?" Toda criatura é como a erva e toda a sua glória como a flor dos campos!
7 A erva seca e a flor fenece quando o sopro do Senhor passa sobre elas. (Verdadeiramente o povo é semelhante à erva.)
8 A erva seca e a flor fenece, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.
9 Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: “Eis vosso Deus!
10 Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista;
11 como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam”.
Palavra do Senhor.
Salmo 95/96
Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
Cantai e bendizei seu santo nome!
dia após dia anunciai sua salvação.

Manifestai a sua glória entre as nações
e, entre os povos do universo, seus prodígios!
Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”,
e os povos ele julga com justiça.

O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que viver em suas águas;
os campos com seus frutos rejubilem
e exultem as florestas e as matas.

Na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade.
Oração
Deus, que manifestastes o vosso salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.