quarta-feira, 10 de abril de 2013

Evangelho do dia

Ano C - 10 de abril de 2013

João 3,16-21

Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
3 16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.
18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus.
19 Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.
20 Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus.
Palavra da Salvação.
 
Leitura
Atos 5,17-26
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
5 17 Levantaram-se então os sumos sacerdotes e seus partidários (isto é, a seita dos saduceus) cheios de inveja,
18 e deitaram as mãos nos apóstolos e meteram-nos na cadeia pública.
19 Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes:
20 "Ide e apresentai-vos no templo e pregai ao povo as palavras desta vida".
21 Obedecendo a essa ordem, eles entraram ao amanhecer, no templo, e puseram-se a ensinar. Enquanto isso, o sumo sacerdote e os seus partidários reuniram-se e convocaram o Grande Conselho e todos os anciãos de Israel, e mandaram trazer os apóstolos do cárcere.
22 Dirigiram-se para lá os guardas, mas ao abrirem o cárcere, não os encontraram, e voltaram a informar:
23 "Achamos o cárcere fechado com toda segurança e os guardas de pé diante das portas, e, no entanto, abrindo-as, não achamos ninguém lá dentro".
24 A essa notícia, os sumos sacerdotes e o chefe do templo ficaram perplexos e indagaram entre si sobre o que significava isso.
25 Mas, nesse momento, alguém transmitiu-lhes esta notícia: "Aqueles homens que metestes no cárcere estão no templo ensinando o povo!"
26 Foi então o comandante do templo com seus guardas e trouxe-os sem violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo.
Palavra do Senhor.
 
Salmo 33/34
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!

Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu
e de todos os temores me livrou.

Contemplai a sua face e alegrai-vos,
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda angústia.

O anjo do Senhor vem acampar
ao redor dos que o temem e os salva.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
 
Comentário do Evangelho
O FILHO SALVADOR
Jesus Cristo veio ao mundo para trazer salvação à humanidade mergulhada no pecado, e incapaz de ver-se livre desta trágica situação. De nada adiantaria submetê-la ao julgamento e à condenação. Já a persistência no pecado não dava margens para dúvidas: o relacionamento com Deus estava rompido. Era necessário alguém para ajudá-la a por fim a esta inimizade antiga com o Criador. E nisto consistiu a missão de Jesus!
O caminho da salvação passa pela fé no Salvador. Crer, neste caso, não se limita a confessar, com os lábios, que Jesus salva, mas requer, também, que assimilemos o seu modo de ser. Ou seja, a total submissão à vontade de Deus, expressa na vivência no amor entranhado ao próximo, sem jamais deixar-se levar pelo egoísmo. Como na vida de Jesus o Reino de Deus foi o objetivo absoluto, o mesmo deve ser para todos os cristãos. O Reino deverá pautar todas as suas ações.
A salvação de Jesus apresenta-se como uma proposta, a qual pode ser acolhida ou recusada. Jesus mesmo experimentou a rejeição sistemática por parte dos seus contemporâneos, embora muitos se tornassem discípulos dele, e acolhessem com fé suas palavras. A atitude hostil de muitos não intimidou o Mestre. Ele continuou a ser a luz, apontando, para toda a humanidade, o caminho da salvação.

Oração
Espírito de Deus, conduze-me a uma fé sempre mais entranhada a Jesus, que veio para nos trazer luz e salvação.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
 
Oração
Imploramos, ó Deus, a vossa clemência, ao recordar cada ano o mistério pascal que renova a dignidade humana e nos traz a esperança da ressurreição: concedei-nos acolher sempre com amor o que celebramos com fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
 
 
 

Paróquias são tema central da Assembleia Geral dos Bispos


Aparecida - A 51ª Assembleia dos Bispos do Brasil terá início nesta quarta-feira (10), em Aparecida (SP). A reunião começa com celebração da Missa no Santuário Nacional, seguida da abertura com entronização da Palavra de Deus e a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A partir desse momento, têm início os trabalhos do encontro.
O tema geral da assembleia deste ano é "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia". De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner, com este tema a Igreja no Brasil deseja repensar o serviço que as paróquias oferecem à evangelização.
Segundo o bispo, a sociedade vive uma realidade urbana, digital e virtual próprias deste tempo e por isso é necessário rever as estruturas das paróquias. Para dom Leonardo, a paróquia, na forma em que foi criada e pensada, não responde mais às necessidades do tempo, mas “continua sendo um instrumento importante para a dinamização da Igreja”.
Citando o Documento de Aparecida, o bispo ressalta que a paróquia não deve ser um lugar apenas para a busca dos sacramentos, mas um local onde as pessoas possam se encontrar, celebrar e enfrentar a vida cotidiana. Na opinião do secretário-geral da CNBB, tratar desse assunto na Assembleia significa questionar como a Igreja, por meio da paróquia, pode ser mais viva; “uma Igreja que realmente é uma presença ativa, uma presença de conselho, de esperança, de fraternidade e justiça”.

Dificuldades na evangelização paroquial

Perguntado sobre as principais dificuldades das paróquias na evangelização, dom Leonardo, afirma ser a aproximação com as pessoas. “Uma das questões mais difíceis é chegarmos às pessoas. Creio que ainda estamos esperando, apesar de termos avançado muito na Igreja no Brasil no espírito missionário, ainda esperamos as pessoas virem. A paróquia precisa criar esse espírito missionário de ir ao encontro das famílias, das pessoas e criar esses grupos, também por rua ou por prédio, que se reúnem e rezam juntos." O papa Francisco tem nos demonstrado isso, diz o bispo. “A Igreja precisa estar mais próxima das pessoas, não nos isolarmos. Talvez a paróquia, na sua estrutura, precise estar mais a serviço das pessoas. A estrutura que criamos precisa estar a serviço das pessoas e não as pessoas a serviço das estruturas. Elas podem nos ajudar a servir melhor."

Sub-temas da Assembleia

O Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, as questões agrárias e os textos litúrgicos do Missal Romano são assuntos que dom Leonardo adiantou que também farão parte das plenárias. Segundo o bispo, os critérios de escolha do tema geral e dos sub-temas variam de acordo com as necessidades atuais da Igreja, com as propostas oferecidas pelas comissões e questões relevantes como, por exemplo, a situação agrária no país. No entanto, Dom Leonardo garantiu que todos os temas passam por votação no Conselho Permanente da CNBB.


Mensagem ao papa Francisco

No final da Assembleia, os bispos farão uma mensagem que será enviada ao Papa, como tem acontecido nas assembleias gerais anteriores. O texto será escrito por uma comissão composta de três bispos, responsável pela elaboração dos documentos da Assembleia. A mensagem passará pela aprovação de todos os prelados e será encaminhada ao Papa Francisco. “A mensagem será enviada ao Santo Padre expressando a nossa comunhão, nossa fidelidade e o desejo de trabalharmos e estarmos a serviço do Evangelho”, diz dom Leonardo. Ao todo mais de 300 bispos devem participar da 51ª Assembleia Geral, além dos assessores e demais pessoas ligadas à CNBB. Os bispos ficarão hospedados em hotéis próximos uns dos outros. Segundo dom Leonardo, a proximidade aumentará as possibilidades de reuniões, bate-papos e convivência fraterna entre os bispos que participarão do evento.

SIR

Dom Damasceno: 'só a fé pode responder determinadas questões'


Aparecida  - O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidiu a missa das 9h, no Santuário Nacional de Aparecida, neste último domingo ( 7). dom Damasceno ressaltou em sua homilia que o tempo pascal é o mais importante de todo o ano litúrgico. "É interessante observar que durante o tempo pascal, a primeira leitura será sempre de textos tirados do livro dos Atos dos Apóstolos. O livro dos Atos dos Apóstolos nos convida a contemplar a expansão da Igreja que cresce como fruto da ressurreição de Cristo e da ação do Espírito Santo."
Ao comentar o Evangelho do dia, o presidente da CNBB chamou a atenção para as duas aparições de Jesus narradas por São João evangelista. A primeira, no dia da ressurreição do Senhor e a segunda, oito dias depois. Tomé, ausente na primeira aparição, não acreditou no testemunho dos outros apóstolos e exigiu provas para acreditar na ressurreição de Jesus.
Sobre esse ponto, dom Damasceno explicou que essa atitude de Tomé é semelhante a do homem moderno que só crê naquilo que pode observar e experimentar. "É um desejo natural. É claro também que a ciência não explica tudo e à determinadas questões somente a fé pode dar respostas satisfatórias."
Segundo dom Damasceno, a fé não se baseia em comprovações científicas, embora se baseie em sólidos argumentos. "É um dom de Deus que não elimina certos requisitos de nossa parte, como a abertura à verdade e afastamento de muitos preconceitos que nos impedem de aceitar a revelação de Deus que se manifesta a nós de muitas maneiras."
Ao término de sua homilia, o presidente da CNBB exortou aos fiéis a rezarem pela Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. "Convido a todos a rezar pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil - CNBB - que começa no dia 10 de abril próximo e se conclui no dia 19. A assembleia se realiza em Aparecida, no Santuário Nacional."
SIR

Igreja manifesta apoio pesquisa científica baseada na 'dignidade humana'


Vaticano manifesta apoio à ciência baseada "nos valores da proteção da vida", superando preconceitos
Cidade do Vaticano  – A Igreja Católica associa-se à pesquisa científica desde que esteja salvaguardada a dignidade humana, frisou nessa terça-feira (9), no Vaticano, o padre Tomasz Trafny, do Departamento Científico do Conselho Pontifício da Cultura. “Queremos incidir culturalmente na sociedade, indicando modelos de investigação de excelência que estejam em sintonia com os valores da proteção da vida”, afirmou o sacerdote na apresentação do congresso internacional sobre células estaminais adultas que começa quinta-feira (11) no Vaticano.
O padre afirmou que as perspectivas defendidas pela Igreja precisam do suporte permanente de líderes religiosos, sociais e políticos, além de empresários e benfeitores. Todos, segundo o religioso, “dispostos a comprometerem-se no desenvolvimento de projetos de investigação científica, bioética e cultural a longo prazo”.
“Estamos convencidos de que (…) é necessário superar preconceitos e antagonismos, promovendo o diálogo e a cooperação em diversos âmbitos. Por isso, sentimo-nos chamados a colaborar com os mais prestigiosos catedráticos, institutos de investigação e universidades de todo o mundo”, acrescentou.
No encontro com a imprensa, que contou com a presença do cardeal italiano Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o padre Trafny convidou os jornalistas a transmitirem “a mensagem positiva, estimuladora e otimista do apoio da Igreja a uma investigação ética de qualidade”.
"Nem investigadores nem doentes devem ter dúvidas do compromisso da Igreja no âmbito da Medicina Regenerativa, tema do segundo congresso internacional que o Vaticano dedica ao tema", declarou.
Na primeira conferência, realizada em 2011, a Santa Sé pediu aos relatores que os seus textos fossem compreensíveis por pessoas sem formação científica, além de se ter empenhado na divulgação das conclusões.
“A publicação do livro The Healing Cell (A Célula que Cura) faz parte deste processo, e estamos muito contentes porque pudemos apresentá-lo em edição limitada a Bento XVI (papa emérito)", afirmou o padre Tomasz Trafny. O encontro "Medicina Regenerativa – Uma mudança fundamental na Ciência e na Cultura" vai até sábado (13), dia em que os participantes serão recebidos pelo papa Francisco.
SIR