sábado, 6 de setembro de 2014

O significado de 'comunidade cristã'


Ela é lugar de vida, espaço onde pessoas marcadas por virtudes e fragilidades buscam viver a fé.
Por Dom Jaime Spengler*

A palavra "comunidade" diz que nós, os comunitários, os que se consideram participantes da comunidade, temos algo em comum. A pergunta que logo nos fazemos é: o que temos em comum, nós que vivemos e nos sentimos engajados numa determinada comunidade? Temos em comum uma tradição, com direitos e deveres, compromissos e orientações; temos em comum o Batismo que nos introduz no caminho da salvação (cf. Cl 1,21-23).

A comunidade dos batizados é chamada a viver o compromisso assumido, isto é, a renúncia ao mal e o cultivo da fé no Deus Uno e Trino; e como peregrinos de uma mesma tarefa, onde "não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos (...) são um só, em Cristo Jesus (Gl 3, 28), cada um se empenha por cultivar os próprios carismas, tendo em vista o bem de todos (cf. Ef 4,7-16). Assim, a participação na vida da comunidade dos batizados se torna exercício da vida de Jesus Cristo, pois pelo batismo fomos revestidos de Cristo (Gl 3,27).
O que constitui a comunidade é o Batismo. O que une a comunidade é o empenho, a busca, a determinação, o querer fazer nossos os sentimentos de Cristo Jesus, de quem fomos revestidos. Assim, ter simpatia por esse ou aquele movimento, participar desse ou daquele grupo, sentir-se mais ou menos identificado com essa ou aquela teologia ou espiritualidade, ter ou não ter estudos, estar investido deste ou daquele ministério, o engajar-se mais ou menos na vida cotidiana da comunidade não é necessariamente expressão de uma compreensão vigorosa do "batismo que nos lavou, do espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu".

O que verdadeiramente importa é o testemunho do compromisso que provém da fé assumida no Batismo, que cada pessoa dá naquele lugar, situação ou realidade onde se encontra. Esse empenho não é atual ou antigo, nem ultrapassado ou moderno, conservador ou progressista: Ele é sempre novo, pois sempre é desejo e determinação de renascer em “Espírito e Verdade”.

A dimensão comunitária da fé cristã, ao longo da história, se expressou de diferentes modos. Hoje, lugar privilegiado de expressão da fé cristã são as Paróquias. Elas continuam sendo lugar significativo onde o cristianismo se torna visível. Ali os batizados se encontram na celebração dos mistérios da salvação, exercitam-se na caridade e anunciam o que creem.
A Paróquia, com seus limites geográficos, faz parte de um todo maior; ela está unida às outras Paróquias, formando, assim, uma rede, uma comunhão de Paróquias, que, unidas, constituem a Diocese.
Portanto, a comunidade cristã se caracteriza pela comunhão de batizados que formam uma Paróquia. “Nela todas as diversidades humanas estão representadas e inseridas na universalidade da Igreja”. Desse modo se expressa o valor da Paróquia que, por sua vez, em comunhão com as outras Paróquias de uma determinada região ou rito, constituem uma Igreja Particular ou Diocese.
Nenhuma comunidade cristã, nenhuma Paróquia é uma ilha! Também não é um ‘gueto’ ou espaço de ‘privilegiados’. Ela é lugar de vida, espaço onde pessoas marcadas por virtudes e fragilidades buscam viver a fé, testemunhar o batismo, praticar o bem e a justiça, em comunhão com as demais comunidades e/ou Paróquias.
CNBB, 04-09-2014.
*Dom Jaime Spengler é arcebispo de Porto Alegre.

Papa lança a sala de aula do futuro


Plataforma permitirá a instituições educativas de diversos países intercâmbio de projetos.
Por Andrés Beltramo Álvarez

Uma sala de aula global para os estudantes do futuro. Um espaço criado pela tecnologia que permita transcender os equipamentos e obter uma verdadeira comunhão entre escolas de diversas partes do mundo. Essa é, em resumo, a plataforma global Scholas.social. Criada por sugestão do papa, foi justamente Francisco o primeiro usuário desta ferramenta durante um encontro no qual houve uma videoconferência com instituições educativas dos cinco continentes.

Tudo aconteceu na tarde da quinta-feira (4), durante uma cerimônia na Nova Sala do Sínodo do Vaticano, na qual foi encerrada a Terceira Jornada da Scholas Occurrentes. O encontro, organizado pela Rede Mundial de Escolas para o Encontro, é uma iniciativa internacional promovida pelo Pontífice e que busca criar a solidariedade e a fraternidade entre estudantes de diversas nacionalidades.

“Sonhamos com uma escola que seja a escola dos alunos de hoje, que vai integrar a todos; será a escola global, aquela tornada possível pela tecnologia”, assinalou José María del Corral (foto), um dos presidentes da Scholas Occurrentes, ao apresentar a iniciativa.

Desenvolvida em tempo recorde de seis meses por especialistas das companhias Google, Globant e Line64, a plataforma permitirá a instituições educativas de diversas cidades, países e continentes, intercambiar projetos, compartilhar recursos e comunicar-se interativamente.

“Recuperar a saudável tradição na qual a educação e a escola eram concebidas como algo integral, onde a bola de futebol não era inimiga dos livros, é o sonho que temos. Sonhamos com a escola para os alunos que nascem conectados e em rede, estamos pensando suas salas de aula de hoje”, acrescentou Del Corral.

Lançada inicialmente em inglês, italiano e espanhol, a plataforma aspira a alcançar todos os idiomas possíveis. As instituições unidas serão de diversas culturas e crenças religiosas, sem importar as diferenças.

De acordo com os realizadores, o sítio permitirá que alunos e professores troquem experiências para aprender uns dos outros, assim como compartilhar aqueles projetos que requerem uma mão extra, quer seja de recursos financeiros ou de voluntários. Estes últimos podem recorrer à plataforma e acessar facilmente as escolas e seus projetos para identificar quais são as que mais podem necessitar sua ajuda.

O desenho e a concepção do sítio estiveram a cargo da Globant, ao passo que o Line64 realizou a programação e o Google foi responsável pela integração das ferramentas educativas “Apps para a Educação”.

Adriana Noreña, do Google SpLatam, explicou que atualmente 2,8 bilhões de pessoas têm capacidade de conexão à internet no mundo e outro milhão se integrarão a esse circuito durante o ano de 2015. Acrescentou que os alunos, atualmente, são considerados “100% conectados”, ao passo que 75% dos jovens de entre 12 e 17 anos encontram-se ativos nas redes sociais.

Eles passam em média 7,4 horas diárias na internet, alguns deles podendo – inclusive – ultrapassar a barreira das 10 horas. “Poder-se-ia dizer que estão sempre on-line”, constatou. Precisou que estes jovens buscam ter um controle do conteúdo que utilizam, em sua grande maioria são autodidatas e consomem prioritariamente vídeos, não apenas institucionais, mas também aqueles feitos por seus amigos.

“O estudante de hoje não tem barreiras geográficas; ele utiliza tudo e compartilha em tempo real, tem a capacidade de compartilhar aprendizagens. Por isso, esta plataforma responde às tendências do presente e do futuro”, disse.

Os programadores explicaram que a Scholas.social combina diferentes características das plataformas sociais e colaborativas. Permite aos usuários postar projetos e os encoraja a participar de outras iniciativas doando conhecimento, tempo ou materiais.

A plataforma promove esta participação através de diferentes estratégias de “gamificação”, uma tendência mundial que implica levar as dinâmicas do jogo aos contextos que não são lúdicos para promover o compromisso dos usuários. Em uma segunda etapa do projeto, a Scholas e seus cooperadores continuarão incluindo mais ferramentas e funcionalidades ao sítio para continuar construindo a Sala de Aula do Futuro.
Vatican Insider, 04-09-2014.

Liturgia Diária

DIA 6 DE SETEMBRO - SÁBADO

XXII SEMANA DO TEMPO COMUM *
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Oração do dia
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (1 Coríntios 4,6,15)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
4 6 Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.
7 O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?
8 Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós, sois reis! Praza a Deus que reineis, de fato, para que também nós reinemos convosco!
9 Porque, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.
10 Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados!
11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes,
12 fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos!
13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora...
14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.
15 Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho.
Palavra do Senhor.

 
Salmo responsorial 144/145
O Senhor está perto de quem o invoca!

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

O Senhor cumpre os desejos dos que o temem,
ele escuta os seus clamores e os salva.
O Senhor guarda todo aquele que o ama,
mas dispersa e extermina os que são ímpios.

Que a minha boca cante a glória do Senhor
e que bendiga todo ser seu nome santo
desde agora, para sempre e pelos séculos.

 
Evangelho (Lucas 6,1-5)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.
2 Alguns dos fariseus lhes diziam: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?”
3 Jesus respondeu: “Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros;
4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?”
5 E ajuntou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Palavra da Salvação.

 
Comentário ao Evangelho
O SENHOR DO SÁBADO
Sendo Jesus o Filho do Homem, pleno de poderes recebidos do Pai, podia agir com liberdade diante da tradição. Pouca importância tinha para ele as distinções minuciosas e as interpretações casuístas que corriam nos ambientes farisaicos. No caso do repouso sabático, colocava-se acima dos limites sutis entre as ações proibidas e aquelas permitidas, no dia consagrado ao Senhor.
Daí sua atitude de indiferença quanto ao fato de seus discípulos, ao atravessar um trigal em dia de sábado, terem apanhado espigas e comê-las. Em que este gesto representava um desrespeito a Deus? Por que classificá-lo como pecaminoso e, por isso, proibi-lo? Jesus não via nele motivos para censurar seus discípulos, e impedi-los de praticar esta ação.
Se Davi tomou a liberdade de saciar sua fome com pães consagrados, que só aos sacerdotes era permitido comer, o Filho do Homem estava agindo muito mais corretamente com os seus discípulos! Sua superioridade em relação ao antigo rei de Israel permitia-lhe liberá-los da submissão às prescrições judaicas.
Jesus concedia, assim, aos discípulos uma liberdade desconhecida no mundo dos mestres da Lei e dos fariseus. A ação de Jesus fundava-se num dado que seus adversários desconheciam: sua condição de Filho de Deus.

Oração
Espírito que liberta, desata as amarras que mantêm o povo fanaticamente apegado a certas tradições, diante das quais o Pai permite agir com liberdade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)

 
Sobre as oferendas
Ó Deus, o sacrifício que vamos oferecer nos traga sempre a graça da salvação, e vosso poder leve à plenitude o que realizamos nesta liturgia. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! (Sl 30,20)
Depois da comunhão
Restaurados à vossa mesa pelo pão da vida, nós vos pedimos, ó Deus, que este alimento da caridade fortifique os nossos corações e nos leve a vos servir em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.


MEMÓRIA FACULTATIVA

NOSSA SENHORA NO SÁBADO
(BRANCO – MISSAL, PÁG. 739)

Oração do dia: Ó Deus todo-poderoso, pela intercessão de Maria, nossa mãe, socorrei os fiéis que se alegram com a sua proteção, livrando-os de todo mal neste mundo e dando-lhes a alegria do céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo.
Sobre as oferendas: Acolhei, o Deus, as preces e oferendas apresentadas em honra de Maria, mãe de Jesus Cristo, vosso Filho; concedei que elas vos sejam agradáveis e nos tragam a graça da vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor.
Depois da comunhão: Refeitos pelos sacramentos da salvação ao festejarmos a mãe de Jesus Cristo, vosso Filho, nós vos pedimos, ó Pai, a graça de gozarmos sempre os frutos da redenção. Por Cristo, nosso Senhor.
Santo do Dia / Comemoração (NOSSA SENHORA):

Evangelho do Dia

Ano A - 06 de setembro de 2014

Lucas 6,1-5

Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
6 1 Em dia de sábado, Jesus atravessava umas plantações; seus discípulos iam colhendo espigas (de trigo), as debulhavam na mão e comiam.
2 Alguns dos fariseus lhes diziam: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?”
3 Jesus respondeu: “Acaso não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros;
4 como entrou na casa de Deus e tomou os pães da proposição e deles comeu e deu de comer aos seus companheiros, se bem que só aos sacerdotes era permitido comê-los?”
5 E ajuntou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do Evangelho
O SENHOR DO SÁBADO
Sendo Jesus o Filho do Homem, pleno de poderes recebidos do Pai, podia agir com liberdade diante da tradição. Pouca importância tinha para ele as distinções minuciosas e as interpretações casuístas que corriam nos ambientes farisaicos. No caso do repouso sabático, colocava-se acima dos limites sutis entre as ações proibidas e aquelas permitidas, no dia consagrado ao Senhor.
Daí sua atitude de indiferença quanto ao fato de seus discípulos, ao atravessar um trigal em dia de sábado, terem apanhado espigas e comê-las. Em que este gesto representava um desrespeito a Deus? Por que classificá-lo como pecaminoso e, por isso, proibi-lo? Jesus não via nele motivos para censurar seus discípulos, e impedi-los de praticar esta ação.
Se Davi tomou a liberdade de saciar sua fome com pães consagrados, que só aos sacerdotes era permitido comer, o Filho do Homem estava agindo muito mais corretamente com os seus discípulos! Sua superioridade em relação ao antigo rei de Israel permitia-lhe liberá-los da submissão às prescrições judaicas.
Jesus concedia, assim, aos discípulos uma liberdade desconhecida no mundo dos mestres da Lei e dos fariseus. A ação de Jesus fundava-se num dado que seus adversários desconheciam: sua condição de Filho de Deus.

Oração
Espírito que liberta, desata as amarras que mantêm o povo fanaticamente apegado a certas tradições, diante das quais o Pai permite agir com liberdade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)

 
Leitura
1 Coríntios 4,6,15
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios.
4 6 Se apliquei tudo isso a mim e a Apolo foi por vossa causa, para que, por meio de nós, aprendais a não ultrapassar o que está escrito e para que vos não ensoberbeçais tomando partido a favor de um e com prejuízo de outrem.
7 O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?
8 Já estais fartos! Já estais ricos! Sem nós, sois reis! Praza a Deus que reineis, de fato, para que também nós reinemos convosco!
9 Porque, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.
10 Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados!
11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes,
12 fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos!
13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora...
14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados.
15 Com efeito, ainda que tivésseis dez mil mestres em Cristo, não tendes muitos pais; ora, fui eu que vos gerei em Cristo Jesus pelo Evangelho.
Palavra do Senhor.

 
Salmo 144/145
O Senhor está perto de quem o invoca!

É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.

O Senhor cumpre os desejos dos que o temem,
ele escuta os seus clamores e os salva.
O Senhor guarda todo aquele que o ama,
mas dispersa e extermina os que são ímpios.

Que a minha boca cante a glória do Senhor
e que bendiga todo ser seu nome santo
desde agora, para sempre e pelos séculos.

 
Oração
Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

PROCLAMAS MATRIMONIAIS

06 e 07 de setembro de 2014


COM O FAVOR DE DEUS E DA SANTA MÃE A IGREJA, QUEREM SE CASAR:
                                                                                  


·         JOÃO PAULO CARVALHO JARJOR
E
CÍNTIA BARROS DE ABREU


·         GEYSON ANTONIO SILVA DE SOUZA
E
VIVIANE THAISA FERREIRA GUIMARÃES


·         GERMANO GUILHERME SILVEIRA BARRETO
E
ROCHANA ARGENTA BETTO


·         IRAN JOSÉ DE VASCONCELOS FILHO
E
MARÍLIA BARROS VIDA PIRES


·         JOSÉ WINDSLLAN LINS DO NASCIMENTO
E
CARLA ANDREZA ARAUJO DA SILVA


·         RUI MANUEL CORREDOURA FILHO
E
CATHARINE VILAÇA BENEVIDES


                       Quem souber algum impedimento que obste à celebração destes casamentos está obrigado em  consciência a declarar.

Reunião do Conselho Pastoral – 06/09/2014























Reunião do Conselho Pastoral –06/09/2014




                                    Pauta
8h45
Oração Inicial – Laudes

9h
Palavra do Arcebispo – Dom Fernando Saburido

9h10
Diagnóstico Pastoral do Vicariato

9h30
1º Debate

10h20
Intervalo

10h30
2º Debate

11h30
Comunicados:

- Até 07/09 - Plebiscito Constituinte pela Reforma Política;

- 08/09 – II Encontro Arquidiocesano de Secretários– 8h – Auditório da Cúria Metropolitana;

-13/09 – II Encontrão do Comipa – 7h – Centro de Pastoral Dom Vital;

-27/09 – Curso de Liturgia – Ministério de Exéquias;

-19/10 – Sim à Vida – Boa Viagem.

11h40
Encerramento e Oração Final

Próxima Reunião: 11/10/2014, às 8h45min, no salão da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.