domingo, 28 de abril de 2013

Papa Francisco aos jovens: "Arrisquem a vida por grandes ideais"

papa28.04.2013 










Neste domingo, 28 de abril, Papa Francisco presidiu uma missa na qual crismou 44 jovens dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé. O forte sol e calor desta manhã de primavera contribuíram e a Praça São Pedro ficou tomada por 100 mil fiéis, em grande maioria, jovens.
Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia.
O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer-nos a novidade de Deus, vem a nós e faz novas todas as coisas: transforma-nos e através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos. Prosseguindo, Francisco exortou:
“Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus. Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: Hoje na escola, em casa, no trabalho, guiado por Deus, realizei um gesto de amor por um colega meu, pelos meus pais, por um idoso”.
A novidade de Deus, disse, “não é como as inovações do mundo, que são todas provisórias, passam e procuramos outras sem cessar. A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje”.
O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam que “temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.
“O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse, advertindo que “seguir o Senhor, deixar que o seu Espírito transforme nossas zonas sombrias, nossos comportamentos em desacordo com Deus e lave os nossos pecados é um caminho que encontra obstáculos fora de nós, no mundo onde vivemos e que muitas vezes não nos compreende”.
“Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus” - concluiu.
No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor:
“Este é o segredo do nosso caminho. Ele nos dá coragem para ir contra a corrente: faz bem ao coração, mas é preciso coragem!”. O Papa ressalvou que isto é verdade principalmente quando nos sentimos pobres, fracos ou pecadores, porque Deus proporciona força à nossa fraqueza, riqueza à nossa pobreza, conversão ao nosso pecado.
Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:
“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.
Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.
Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/04/28/francisco_aos_jovens:_arrisquem_a_vida_por_grandes_ideais/bra-687148
do site da Rádio Vaticano

Representantes de expressões de juventude se reúnem para preparar a Semana Missionária – JMJ Rio 2013

 
28525347_9Ewx9YnPdeXBS0ol7t7eALhn-e_-T_wQUCNPcAJVvK8
A juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife tem encontro marcado neste domingo, 28. O convite feito pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude foi aceito e nem mesmo as chuvas que caem na capital pernambucana foram capazes de desanimá-los. Logo cedo, jovens de várias paróquias seguiram para o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, Zona Oeste do Recife. O motivo foi participar do 1º Encontro de Preparação para a Semana Missionária, evento que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).
A programação teve início com a Missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. O arcebispo destacou a participação e missão dos jovens durante este período e a necessidade de que este trabalho continue após a JMJ. “Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos está a Pastoral dos Esportes, que já tem data marcada para o lançamento. No dia 7 de julho, no Colégio Salesiano, acontecerá a Copa Arquidiocesana de Futsal envolvendo todas as paróquias da arquidiocese. É uma ideia muito interessante e bonita dos seminaristas. Temos, sobretudo, que aproveitar estes momentos para evangelizar e levar Jesus para este mundo dos esportes que está muito presente na vida da juventude”, disse.
Dom Fernando incentivou a todos a usarem a criatividade para levar a Palavra de Deus a outros jovens. “Procurem ter ideias novas para que a gente possa levar adiante a mensagem do Evangelho. Façam isso no estilo de vocês, na maneira de ser de vocês. Esta é a cara jovem da Igreja. Temos que evangelizar com alegria”, ressaltou. 923165_560392827315857_606755031_n
Durante a homilia, o religioso falou sobre o protagonismo da juventude e relembrou o exemplo do padre Henrique morto durante o Regime Militar, cujo assassinato foi esclarecido pela Comissão da Verdade nesta semana. “Esta é a experiência daquele que de fato vive comprometido com Cristo. É este heroísmo que a Igreja espera de cada um de nós, que somos cristãos e temos a alegria de viver a nossa fé. Aproveitem este dia para que possam sair daqui animados a colaborar e ser uma Igreja viva, uma Igreja realmente jovem e comprometida”, concluiu.
O articulador da CNBB Regional Nordeste 2 para a JMJ, padre Gimesson Silva, agradeceu a participação do arcebispo e informou que os jovens participantes representam algum segmento. “Aqui estão jovens lideranças das paróquias e de expressões de juventudes arquidiocesanas. Iniciamos, hoje, o caminho de preparação pastoral e logística para a Semana Missionária e JMJ na arquidiocese. Receba dom Fernando nossas orações e gratidão por todo apoio que tem dado à nossa juventude.”
O encontro segue até as 16h com palestras sobre as JMJs, caravanas e voluntários para a Jornada e Semana Missionária. Outras reuniões estão sendo programadas pela comissão.
Programação
7h: Chegada dos voluntários e das equipes de serviço
8h: Credenciamento e animação
9h: Missa de Abertura com Dom Fernando Saburido, OSB
10h30: Acolhida no Auditório
10h45: Apresentação do Encontro
11h: Temática: As Jornadas Mundiais da Juventude
11h30: Vídeo Institucional e Hino da JMJ Rio 2013
11h45: Temática: A JMJ Rio 2013
12h30: Intervalo para o almoço
13h45: Animação
14h: Temática: Caravanas e Voluntários JMJ Rio 2013
14h30: Temática: Semana Missionária JMJ Rio 2013
15h: Animação
15h15: Temática: A Semana Missionária na AOR
16h: Oração de Encerramento
Da Assessoria de Comunicação AOR
Fotos: Ir. Kleber Antônio

Cultura: integrantes se reúnem com o objetivo de constituir Comissão de Bens Culturais da Igreja


397857_640330765993106_738258923_n
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura se reuniu nesta sexta-feira, 26, na sede da Coordenação das Pastorais, na Graças, Recife, com representantes de órgãos ligados à cultura e da Igreja. Entre os objetivos do encontro, estavam constituir a Comissão de Bens Culturais da Igreja e refletir sobre o importante papel do grupo na Pastoral da Cultura. As reuniões serão periódicas e a próxima está agendada para o dia 24 de maio.
Entre as instituições presentes estiveram Santa Casa de Misericórdia do Recife, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Museu do Estado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Faculdade Damas, Arquivo Público de Pernambuco, Globo Nordeste, congregações religiosas e seminaristas. Os membros da comissão estão sendo definidos e contactados.
Rio Capibaribe JORNAL 058O religioso destacou ainda que a prioridade do grupo é promover na Arquidiocese de Olinda e Recife o interesse pela preservação de seus bens culturais. Entre as ações em pauta estão reorganizar o Arquivo e Biblioteca Arquidiocesana, identificar, inventariar e catalogar o patrimônio cultural da arquidiocese, realizar seminários e colóquios e promover uma exposição de Arte Sacra. De acordo com o presidente, frei Rinaldo Pereira, a Igreja tem um rico acervo cultural e precisa ser catalogado e deve levar as pessoas ao encontro com o divino. “A missão da comissão é evangelizar no mundo da cultura buscando intensificar o diálogo com diversas expressões culturais, tanto popular quanto do campo geral das artes, da vida acadêmica e do meio intelectual, resgatando e valorizando também as ricas tradições culturais católicas”, afirmou.
Durante o encontro, foi proposto o estudo do Documento “Necessidade e urgência da inventariação e catalogação do patrimônio cultural da Igreja” entregue aos participantes.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Liturgia Diária

Dia 28 de Abril - Domingo

V DOMINGO DA PÁSCOA
(Branco, Glória, Creio – I Semana do Saltério)

Antífona da entrada: Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas; e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)
Oração do dia
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Atos 14,21-27)
Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos.
14 21 Depois de ter pregado o Evangelho à cidade de Derbe, onde ganharam muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia (da Pisídia).
22 Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.
23 Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado.
24 Atravessaram a Pisídia e chegaram a Panfília.
25 Depois de ter anunciado a palavra do Senhor em Perge, desceram a Atália.
26 Dali navegaram para Antioquia (da Síria), de onde tinham partido, encomendados à graça de Deus para a obra que estavam a completar.
27 Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios.
Palavra do Senhor.

Atos 14,21-27
Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos.
14 21 Depois de ter pregado o Evangelho à cidade de Derbe, onde ganharam muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia (da Pisídia).
22 Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.
23 Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado.
24 Atravessaram a Pisídia e chegaram a Panfília.
25 Depois de ter anunciado a palavra do Senhor em Perge, desceram a Atália.
26 Dali navegaram para Antioquia (da Síria), de onde tinham partido, encomendados à graça de Deus para a obra que estavam a completar.
27 Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 144/145
Bendirei o vosso nome, ó meu Deus,
meu Senhor e meu rei para sempre.


Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos,
sua ternura abraça toda criatura.

Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem
e os vossos santos, com louvores, vos bendigam!
Narrem a glória e o esplendor do vosso reino
e saibam proclamar vosso poder!

Para espalhar vossos prodígios entre os homens
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
O vosso reino é um reino para sempre,
vosso poder, de geração em geração.
Leitura (Apocalipse 21,1-5)
Leitura do livro do Apocalipse.
1 Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.
2 Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.
3 Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.
5 Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
Palavra do Senhor.
Evangelho (João 13,31-35)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
13 31 Logo que Judas saiu, Jesus disse: “Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele.
32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve.
33 Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir.
34 Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
O DISTINTIVO DO DISCÍPULO
A profissão de fé no Cristo Ressuscitado incide, diretamente, na vida do discípulo. Ela não é um discurso vazio, uma abstração intelectual, nem tampouco uma bela teoria. A fé consiste em acolher Jesus de tal forma, que toda a existência do cristão passe a ser moldada por esta opção. E o molde da vida cristã é a vida de Jesus. Seu distintivo é o amor mútuo.
Estando para concluir o ciclo de orientações aos discípulos, o Mestre resumiu tudo quanto havia ensinado, num único mandamento, chamado de mandamento novo: "Amem-se uns aos outros, como eu amei vocês". A prática do amor mútuo é a expressão consumada da fé em Jesus. Não existe fé cristã autêntica, se não chegar a desembocar no amor.
Não se trata de um amor qualquer. O modelo é: amar como Jesus amou as pessoas, a ponto de entregar a própria vida para salvá-las.
O verdadeiro discípulo distingue-se pelo amor. Quanto mais autêntico e radical for este amor, mais revelará o grau de sua adesão a Jesus.
A capacidade de amar-se mutuamente indica o quanto Jesus está agindo na vida do cristão. A presença salvadora de Jesus tem o efeito de desatar o nó do egoísmo, que afasta os indivíduos de seus semelhantes e, por conseqüência, de Deus também. O cristão, salvo por Jesus, manifesta a eficácia desta salvação na vivência do amor.

Oração
Espírito de amor não permitas que eu seja mesquinho no amor; antes, que eu seja capaz de amar como Jesus.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Sobre as oferendas
Ó Deus, que, pelo sublime diálogo deste sacrifício, nos fazeis participar de vossa única e suprema divindade, concedei que, conhecendo vossa verdade, lhe sejamos fiéis por toda a vida. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eu sou a videira, vós os ramos, diz o Senhor. Quem permanece em mim e eu nele, dá muito fruto, aleluia! (Jo 15,1.5)
Depois da comunhão
Ó Deus de bondade, permanecei junto ao vosso povo e fazei passar da antiga à nova vida aqueles a quem concedestes a comunhão nos vossos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.