terça-feira, 16 de julho de 2013

Confira as programações da Semana Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife


Confira as programações da Semana Missionária na AOR A Semana Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) começa oficialmente nesta terça-feira (16.7), na Festa de Nossa Senhora do Carmo. Alguns grupos de peregrinos estrangeiros já estão no nosso Estado para vivenciarem esse momento único conosco. Mesmo as paróquias que não receberão jovens de fora do País também realizarão a Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Confira abaixo algumas programações. Caso a programação da sua paróquia não esteja abaixo, envie um e-mail para juventudeaor@gmail.com.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pina)
2013-07-15-07-20-58

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Cruz de Rebouças -  Igarassu

Roteiro da Semana Missionária - Correto

























Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Paratibe – Paulista

Paroq. NS de Fátima



























Paróquia São Cosme e Damião  - Igarassu

Paróquia São Cosme e São Damião-1

Paróquia São Cosme e São Damião-2
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Boa Viagem

image002a





Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Cajueiro Seco – Jaboatão dos Guararapes – PE

Programação da S.M. Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Curado II – Jaboatão dos Guararapes

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA


















Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Casa Forte  - Recife

ff3





Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Torre – Recife

torre




















Vicariato Cabo – Cabo de Santo Agostinho
1001880_334967499970346_830100890_n





















Paróquia Nossa Senhora dos Remédios – Madalena – Recife

14/07 (domingo):
15h – Caminhada Cristã com Flash Mob – Saindo da Praça da Tupan
16/07 (3ªfeira):
15h30 – Abertura geral – Pátio do Carmo
17/07 (4ªfeira):
15h – Visita missionária – Com. Caranguejo/Tabaiares
19h – Louvor na Capela Cristo Crucificado (Caranguejo/Tabaiares)
19h30 – Missa – Capela Cristo Crucificado (Caranguejo/Tabaiares)
20h30 – Apresentação da Biblioteca da CCT Capela Cristo Crucificado no Caranguejo/Tabaiares
18/07 (5ªfeira):
8-12h – Recreação com as crianças (Creche de N. Sra. dos Remédios)
15h – Visita aos doentes com o Padre (em toda a comunidade)
19h – Terço Missionário (Com. de Santa Edwiges)
19h30 – Missa (Com. de Santa Edwiges)
20h30 – Apresentação de violinos da Creche (Com. de Santa Edwiges)
19/07 (6ªfeira):
14h – Atividade Lúdica Na matriz
19h – Louvor (Com. de São Paulo Apóstolo)
19h30 – Adoração (Com. de São Paulo Apóstolo)
20h30 – Palestra (Com. de São Paulo Apóstolo)
20/07 (sábado):
16h – Encerramento Geral (Catedral da Sé – Olinda)

Paróquias São Pedro Apóstolo e Santo Amaro – Jaboatão
14/07/13 (Domingo) – Retiro e Preparação para a Semana Missionária no Oratório Dom Bosco, das 08:00 às 12:00, com a Celebração Eucarística e Formação.
17/07/13 (quarta-feira) – Lual com os internos da FUNASE de Jaboatão. Os Missionários se encontrarão as 18:00 em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro de Jaboatão, e saíram em caminhada até a FUNASE.
18/07/13 (quinta-feira) – Encontro com os jovens nas escolas estaduais da Paróquia de São Pedro Apóstolo. Os Jovens Missionários se encontrarão às 08:00 na Matriz de São Pedro para um momento de Oração e Divisão dos grupos que irão visitar as escolas. Os missionários levarão para as escolas uma réplica do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz Missionária. Durante a tarde, os missionários se encontrão novamente na Matriz de São Pedro, as 14:00, para visitar os alunos no turno da tarde. Durante a visita será feito o convite para os jovens participarem, à noite, da Missa e Louvor na Matriz de São Pedro.
19/07/13 (sexta-feira) – Será a vez de visitar os jovens estudantes das escolas da Paróquia de Santo Amaro. A dinâmica será a mesma do dia anterior. À noite, será celebrada uma Missa na quadra da Escola Rodolfo Aureliano e após a Missa será realizada uma Cristoteca.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Moreno
16/07 (Terça-feira) –
13h – Missão no centro da cidade (EJC).
19h – Abertura da semana missionária – 2º LUAL JOVEM – “Ide e fazei discípulos de todas as nações” Mt 28, 19″ (Resp.: PASCOM – Antonio Gomes)
17/07 (Quarta-feira) –
Manhã e tarde: Missão no Alto das Estrelas (comunidades e grupos: São Sebastião e São João Batista, EJC e crismandos)
19h – Evento na capela de São Sebastião
18/07 (Quinta-feira) –
Manhã e tarde: Missão na Terra Nostra (Comunidades: Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição; grupos: Mensageiros de Cristo, Wotyla, Angellus, grupo Pentecostes de Fátima, EJC e crismandos)
19h – Evento na capela de Nossa Senhora da Conceição
19/07 (Sexta-feira) –
Manhã e tarde: Missão na Galinha D’água (Comunidades: Santa Rita, Nossa Senhora das Dores e São José; grupos: EJC e crismandos)
19h: Evento na capela de Nossa Senhora das Dores (Resp.: Reluzir)
20/07 (Sábado)
Manhã e tarde: Missão na Vila Holandesa (Comunidades: Santo Antonio, Aparecida, São Cristóvão e Sagrado Coração; grupos: Apóstolos de Cristo, Mensageiros de Cristo, Juventude de São Cristóvão, EJC e crismandos)
19h: BOTE FÉ MORENO (Resp.: Grupo São Francisco – Niedja Maria e Nelson)

                             Fonte: Comunicação  Juventude AOR

Celebrações do Dia de Nossa Senhora do Carmo terminam com procissão


Cartaz_Festa_2013A Basílica do Carmo está aberta desde as 4h desta terça-feira (16), Dia de Nossa Senhora do Carmo. As missas começaram desde as 5h. Já as celebrações no Claustro começaram desde as 5h30. Às 14h, será feito o lançamento da Semana Missionária da Juventude, evento precedente da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), seguido da Missa Campal presidida por Dom Fernando Saburido, às 15h30. Por volta das 17h, a imagem peregrina da santa sai em direção a Olinda.
O caminho da procissão da 317ª celebração em homenagem a Nossa Senhora do Carmo terá 7,5 km neste ano. A imagem peregrina da santa estará pela primeira vez sobre uma carroça própria e será envolta por uma berlinda, inspirada no que acontece na festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Tanto o percurso até a cidade vizinha quanto as peças são as novidades da comemoração do Dia da Padroeira do Recife.
Elaboradas durante dois meses, as peças serão apresentadas ao público pela primeira vez hoje e participarão permanentemente das próximas edições da festa. Sob o tema “Feliz aquela que acreditou”, a celebração trará um andor de cinco metros de altura e 60 fontes de luz (em 2012, foram 25).
A chamada carroça que carregará a santa até a Praça do Carmo, em Olinda, tem tração nas rodas, sistema de gerador e de aterramento próprios. Enquanto a réplica da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré é feita de fibra de vidro, aço e tem acabamento em folhas de ouro. “Antigamente, os equipamentos eram alugados. As carroças não tinham a estabilidade necessária”, detalha o criador das peças, o decorador Bruno Costa. Segundo ele, o manto a ser usado durante a festa foi feito de renda francesa.
Fonte: Diario de Pernambuco

Com Francisco, a mensagem é mais forte do que o meio


Com sua simplicidade, papa revoluciona o lema do estudioso da comunicação Marshall McLuhan

Francisco beija bebê: a força da palavra de Deus em gestos
Por Gianni Riotta
Em poucos meses, com poucos gestos e palavras, o papa Francisco revolucionou o nosso modo de estudar comunicação. Há décadas estávamos aferrados ao lema, espirituoso e vazio, do ex-crítico literário Marshall McLuhan, que se tornou estudioso das mídias: "O meio é a mensagem", persuadidos de que o "meio", TV, jornal, rádio ou web, determinassem a natureza profunda da mensagem. Era uma incongruência, especialmente na era ubíqua da comunicação web, mas a fórmula mágica cegava teóricos e público, hipnotizando sobre o "meio", a tecnologia corrente, e tornando-os distraídos, indiferentes à "mensagem".
O papa Bergoglio compreendeu uma verdade que é, ao mesmo tempo, evangélica e filosófica: no mundo da vida online 24 horas, não é mais o instrumento, já onipotente e onipresente, que importa. Cada um, cidadão ou instituição, artesão ou empresa monopolista, tem acesso à web, mas para que uma mensagem se destaque no rumor de fundo ensurdecedor el deve ter uma verdade próprio, um significado.
Como Jesus, é preciso falar a língua de todos e, nela, entrelaçar os valores. O papa Wojtyla comunicava com a virilidade do profeta que em vida havia se confrontado com o totalitarismo e o consumismo. O papa Ratzinger é um intelectual, professor adorado pelos estudantes antes de 1968, em evidente desconforto com o ritmo obsessivo das mídias.
O papa Francisco tem a felicidade de comunicar ao vivo mundialmente como se pregasse na paróquia em Buenos Aires, de tuitar como na catequese das crianças (e deveria mudar de nome de usuário, @Pontifex é hierático demais para ele), de aparecer nos jornais como se fossem boletins do bairro. A sua comunicação encanta fiéis ou não, "funciona", como se diz na gíria, porque não tem "spin doctor", é nua em termos de estratégia nua e de relações públicas, e, portanto, crível. O papa convence porque "é" autêntico.
Quando ele se proclama só como bispo de Roma da sacada de São Pedro, depois da eleição, a praça aplaude a humildade espontânea, mas estudiosos como Alberto Melloni assinalaram imediatamente a abertura aos cristãos ortodoxos e, de fato, o Patriarca Bartolomeu vai à missa de inauguração do papa, retorno histórico desde o remoto 1054.
O telefonema de pedido de desculpas ao jornaleiro de Buenos Aires, o sanduíche levado ao guarda suíço, as longas horas de trabalho, o apelo brusco aos jovens para que "não se queixem", a advertência aos padres, freiras, prelados para não terem luxos, a decapitação da cúpula do IOR, uma conduta "não nonsense", em que a simplicidade franca prevalece sobre a intriga maquiavélica, apaixonam os católicos e atraem a atenção dos leigos.
Com a política prisioneira do cálculo de curto prazo, a cultura confusa no labirinto esnobe-niilista, entretenimento e esporte presas de vulgaridade e materialismo, o mundo busca líderes que guiem com o exemplo, não com a comunicação astuta. E a própria Igreja Católica, não só na Itália, teve escândalos a ponto de fazer Ratzinger gritar, na homilia na Sexta-Feira Santa de 2005, o alerta sobre a sujeira que submerge o barco católico.
O papa Francisco não minimiza os problemas, mas, com o bom senso de portenho de Buenos Aires, convida a arregaçar as mangas e seguir em frente, sem incomodar demais, com um sorriso e esperando na Providência. Estamos todos tão sedentos de valores positivos que ouvimos. Atentos à mensagem, leigos ou fiéis, esquecendo-nos do meio que o transmite, com a monotonia dos meios de comunicação padrão inflamada a confidência pessoal, de amigo.
Bergoglio arquiva McLuhan, o meio não existe mais; finalmente, a mensagem: e McLuhan, devoto católico convertido quando jovem à Igreja de Roma, certamente não se importaria ao se ver superado por "este" papa.

La Stampa, 09-07-2013.

Visita do papa ao Brasil será histórica


Papa Francisco, no Brasil: expectativa cresce
Primeiro papa jesuíta e latino-americano da história, o argentino Francisco, fará sua primeira viagem ao exterior ao Brasil, no continente mais católico do mundo, confrontado com o aumento do número de evangélicos e as desigualdades sociais.
O principal objetivo de sua visita ao Rio de Janeiro, de 22 a 28 de julho, é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Entre 1,5 e 2 milhões de jovens, a maioria vinda da América do Sul, são esperados para participar deste evento, que terá um significado especial depois da renúncia surpresa do Papa Bento XVI, em fevereiro, seguido pela eleição histórica do cardeal Jorge Bergoglio, "vindo do fim do mundo".
Durante os 100 primeiros dias de pontificado, Francisco, de 76 anos, conquistou grande popularidade com sua atitude humilde e proximidade com as pessoas, mesmo mantendo a mesma linha doutrinária do seu austero antecessor.
Ele viaja ao Brasil em meio a um clima de agitação social, com vários protestos sendo realizados há semanas para denunciar a corrupção, serviços públicos deficientes e o aumento da desigualdade.
Filho de imigrantes italianos, o ex-arcebispo de Buenos Aires, conhece muito bem esses problemas e não teme qualquer manifestação que possa perturbar a sua visita, contou recentemente um de seus amigos, o arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes.
O papa, que escolheu eu nome em homenagem a São Francisco Assis para lembrar que a igreja deve ser pobre, denunciou a "tirania do dinheiro", o "capitalismo selvagem" e a "globalização da indiferença" frente a situação dos refugiados e imigrantes.
"Acredito que no Brasil ele continuará a aprofundar e ilustrar as suas posições sociais. Desde sua eleição, ele denuncia as novas formas de escravidão, a exploração, a desigualdade e a irresponsabilidade de certas forças sociais", declarou o vaticanista Marco Politi.
No Rio, o papa, eleito personalidade do ano pela edição italiana da revista Vanity Fair este mês, vai andar a pé pelas ruas da Varginha, no Conjunto de Favelas de Manguinhos, pacificado no ano passado, onde se reunirá com algumas famílias. Ele visitará doentes nos hospitais e fará uma peregrinação ao santuário mariano de Aparecida.
E, acima de tudo, vai se encontrar com jovens de todo o mundo, no âmbito do "Woodstock" católico celebrado a cada dois anos em uma cidade diferente. Mas os encarregados da segurança do papa não descartam alterações de última hora na agenda, já que Francisco tem o hábito de surpreender.
Primeiro papa de fora da Europa em sete séculos, Francisco, que recusou o esplendor do Palácio do Vaticano, tem evitado agendar almoços e jantares oficiais com as autoridades brasileiras, preferindo convidar os jovens e os padres das comunidades.
Este papa tem provocado muitas expectativas na América do Sul, especialmente no Brasil, o país mais católico do mundo (123,3 milhões de seguidores, de acordo com números de 2010), mas onde o número de evangélicos cresceu consideravelmente, chegando a pouco mais de 22% da população (42,3 milhões), e onde os rituais afro-brasileiros se misturam com outras religiões.
Relator, em 2007, do documento final do Conselho Episcopal Latino-Americano sobre os problemas do continente, quando ainda era apenas o cardeal Bergoglio, Francisco imprimirá nesta primeira viagem a marca de seu pontificado.
"Vamos ver se ele seguirá ou não o protocolo, se evitará os discursos de boas vindas com as autoridades, etc ... Tudo isso trará sinais", diz Marco Politi, que não exclui a possibilidade de uma reconciliação com a Teologia da Libertação, nascida na América Latina e severamente reprimida pelo Papa João Paulo II.
Fazer as pazes com essa corrente teológica e seus pensadores, como o brasileiro Leonardo Boff, pode contribuir para a revolução pacífica iniciada por Jorge Bergoglio, quando ele disse em sua posse que quer "uma igreja pobre para os pobres".
Leia também:
A volta dos jovens à Igreja Católica
AFP