domingo, 10 de janeiro de 2016

Festa do batismo de Jesus


Neste Domingo a Igreja oferece-nos ler e meditar no relato do Batismo de Jesus.
O povo estava esperando o Messias. E todos perguntavam a si mesmos se João não seria o Messias.
Por isso, João declarou a todos: “Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo”.
Todo o povo foi batizado. Jesus, depois de batizado, estava rezando. Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado”.

Jesus desce nas águas da humanidade

Neste Domingo a Igreja oferece-nos ler e meditar no relato do Batismo de Jesus. Iniciamos assim a conhecer mais sobre a vida pública de Jesus e sua missão como Filho de Deus que anuncia a Boa Notícia do Reino de Deus para todo o povo.
Podemos perguntar-nos sobre anos transcorridos entre sua infância e este momento da sua vida. Sabemos que aos doze anos depois da subida a Jerusalém para a festa da Páscoa, ele fica no Templo "sentado no meio dos doutores, escutando e fazendo perguntas e todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com a inteligência de suas respostas" (Lc 2, 45-46). Depois não temos mais dados sobre sua vida, fica no silêncio.
Para entender este silêncio consideremos que na mentalidade do Antigo Testamento os grandes personagens são importantes no momento que inicia sua vida ao serviço de Deus e a sua Vontade. Nos relatos dos evangelhos ficam registrados os momentos considerados importantes na vida de Jesus. O batismo marca a passagem de uma realidade a outra e para Jesus é o início de uma nova etapa na sua vida porque manifesta sua disponibilidade ao serviço a Deus.
Jesus é batizado junto a todos aqueles e aquelas que precisam ser sanados, libertados do cativeiro, servidaõ e sofrimento que padecem.
Podemos imaginá-lo realizando a fila na espera do batismo no Jordão. O batismo de João era um batismo de conversão que orienta as expectativas do povo para um novo batismo que será dado pelo Messias. João se preocupa em esclarecer que ele não é o Messias, senão que ajuda o povo na espera do Messias. Ele profetizava “eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu” e “Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo”.
Como disse Marcel Domergue no seu comentário deste texto “Cristo Bem amado do Pai: “O Batismo, como sabemos, é inicialmente um rito de purificação, uma espécie de banho espiritual, se quisermos. Com João Batista, trata-se mais de uma transformação, de uma mudança de vida. Já com Jesus, o Batismo “no Espírito e no fogo” irá significar, seguindo o seu itinerário, a passagem pela morte e o acesso à sua ressurreição“.
O batismo de Jesus acontece “depois que todo o povo foi batizado”. João Batista leva sua missão pacientemente, conhecendo que em face de dignidade do Messias ele é um humilde servidor. Neste momento podemos nos perguntar quantas vezes nós, que nos consideramos servidores e servidoras do Evangelho, tentamos ocupar o espaço do Messias porque não sabemos valorizar a profundeza de nossa missão.
Depois que Jesus foi batizado, o relato nos narra bastante detalhadamente uma profunda experiência espiritual acontecida nele. A descida de Jesus para o Jordão simboliza a “descida nas águas da humanidade”, onde todo o povo mergulhava e procurava liberdade.
Por isso precisamos, como Jesus, “descer ao rio Jordão”, tomar contato com as nossas necessidades e de tantas pessoas que estão ao nosso lado, solidarizarmos com seu sofrimento, escutar seus clamores de libertação. Jesus tinha ouvidos afinados, aguçados para reconhecer os gemidos, as súplicas mais do povo.
“Depois de batizado, estava rezando”. Imaginemos o que significaria para Jesus o fato de ser batizado, de participar humildemente com todo o povo desse acontecimento, como era o batismo que recolhe uma grande expectativa do povo. Eles não sabiam quem estava tão perto deles.
Sob o impulso do Espírito Jesus se dedica a libertar a vida, a curá-la e a fazê-la mais humana.
Na celebração do Batismo do Senhor no dia 11/01/2015 o Papa Francisco destacou em sua homilia, que com o Batismo, somos consagrados pelo Espírito Santo. “A palavra ‘cristão’ – observou – significa isso, significa consagrado como Jesus, no mesmo Espírito em que Jesus foi imerso em toda a sua existência terrena. Ele é o “Cristo”, os batizados somos ‘cristãos”.
Como é nossa capacidade para escutar a voz do Pai que se revela nos seguidores de Jesus que estão ao nosso lado? Vamos atrás do Mestre e tomamos o lado dos mais fracos, daqueles que não são escutados?
Como Jesus, somos capazes de descobrir novos rostos, novas histórias e deixarmos banhar por essa realidade carente de horizontes e de sentido? Como diz Francisco Orofino, “o caminho de nossa divinização exige de nossa parte a mais profunda humanização”.
Não podemos ser insensíveis ao que acontece ao nosso redor. Neste Natal, celebramos que Deus se fez homem para que todos/as vivam a dignidade de ser seus filhos/as, participando de sua Vida já nesta terra.
Que este amor universal de Deus, que habita em nossos corações, nos ajude a quebrar nossas “prisões” interiores que nos fecham aos nossos irmãos e irmãs. E assim também nos iniciemos ao caminho ao Jordão, ao encontro deste mundo que geme dores de parto impulsionados pela força do Espírito.
Instituto Humanitas Unisinos, 08-01-2016.

Evangelho do Dia

C - 10 de janeiro de 2016

Lucas 3,15-16.21-22

Aleluia, aleluia, aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu filho muito amado; escutai-o, todos vós! (Mc9,7)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 3 15 como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16 ele tomou a palavra, dizendo a todos: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21 Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu
22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: “Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
O FILHO AMADO
A cena do batismo revela o traço fundamental da identidade de Jesus: sua condição de Filho amado de Deus. Outro elemento importante desta identidade é oferecido pelo quadro trinitário no qual a revelação é feita. Do céu, o Pai se dirige ao Filho, e o Espírito Santo desce sobre ele, em forma de pomba. A origem divina de Jesus fica, assim, perfeitamente evidenciada. Ele provém do seio da Trindade, em cujo nome exercerá sua missão.
Daqui decorrem dois eixos da ação histórica de Jesus. Ela se desenrolará na mais absoluta fidelidade a Deus, refletindo-se nela o agir divino em favor da humanidade. Da fidelidade decorrerá a liberdade. Jesus não suportará que criatura alguma, nem mesmo as tradições religiosas se imponham em sua vida, de forma absoluta. Ele jamais suportou a tirania da Lei e dos costumes do povo quando, contrastavam com o projeto do Reino de Deus.
A pessoa e a ação de Jesus, sendo baseadas na fidelidade e na liberdade, suscitarão constantes conflitos. Apesar disto, como Filho amado, ele não abrirá mão do projeto traçado pelo Pai.

 
Leitura
Isaías 42,1-4.6-7
Leitura do livro do profeta Isaías.
42 1 “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.
2 Ele não grita, nunca eleva a voz, não clama nas ruas.
3 Não quebrará o caniço rachado, não extinguirá a mecha que ainda fumega. Anunciará com toda a franqueza a verdadeira religião; não desanimará, nem desfalecerá,
4 até que tenha estabelecido a verdadeira religião sobre a terra, e até que as ilhas desejem seus ensinamentos.
6 Eu, o Senhor, chamei-te realmente, eu te segurei pela mão, eu te formei e designei para ser a aliança com os povos, a luz das nações;
7 para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas”.
Palavra do Senhor.
Salmo 28/29
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento!

Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas intensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa.

Sua voz no trovão reboando!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo Cristo batizado no Jordão e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Calendário Anual do Encontro de Noivos – 2016


MÊS:_________________________________________DIA:

FEVEREIRO __________________________________ 21


ABRIL _______________________________________ 24


JUNHO­_______________________________________05

AGOSTO_____________________________________ 07

OUTUBRO____________________________________23

DEZEMBRO___________________________________11



Horário do Encontro: da 08h00 às 12h00 – intervalo para almoço  - retorno das 14h00  às 18h00

Casal Responsável:

Hudson e Keila – fone: 988147625


                                

Inscrições na secretaria no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30min, de terça a sexta e aos sábados das 08h00 às 11h30min.

PROCLAMAS MATRIMONIAIS



09 e 10 de janeiro de 2016



COM O FAVOR DE DEUS E DA SANTA MÃE A IGREJA, QUEREM SE CASAR:



  • WAGNER RODRIGUES DE LIMA
E
ALINE TORRES GOMES


  • ZÓSIMO LEONARDO PACHECO NEVES
E
DÉBORAH TEIXIEIRA DOS SANTOS MIRANDA


  • JOSÉ DAER CAVALCANTI DE MÉLO ANDRADE LIMA
E
MILENA DE MOURA WANDERLEY


  • HEITOR RODRIGO DE QUEIROZ GUIMARÃES
E
NATHALIA CRISTINA RUFFO RIBAS


  • GUILHERME COÊLHO DE ARAÚJO CARVALHO
E
NATHALIA FRIAS DE LIMA


  • EDUARDO LUIZ CAVALCANTI CAMPOS
E
NATÁLIA PAULINO BONNOMI





                       Quem souber algum impedimento que obste à celebração destes casamentos está obrigado em  consciência a declarar.