terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Site da JMJ terá a Leitura Orante em linguagem jovem


lectio_noticia_JMJUm novo instrumento de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 estará disponível para os jovens a partir do próximo mês. É o canal “Prepara-se”, que todo mês, até a JMJ, disponibilizará conteúdos para a formação espiritual dos peregrinos, como a Lectio Divina jovem, que é a Leitura Orante voltada para os jovens, com um tema diferente a cada mês.
Segundo padre Anísio José Schwirkowski, que reuniu esse conteúdo, seguindo o lema da JMJ Rio2013, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações (Mt 28, 19), a Lectio Divina tem o objetivo de  preparar o coração do discípulo no encontro com o Mestre. “Muitas vezes, num encontro, a coisa mais bonita é a preparação. O evento tem outro gosto quando você se prepara bem. Então, queremos formar o coração do discípulo com a Palavra. É ouvindo a Palavra, partilhando-a e colocando-a em prática que se vai formando o discipulado”, destacou.
No canal, serão publicados o subsídio para os jovens realizarem a Lectio Divina e um manual com orientações para os guias, que são aqueles que conduzirão as reuniões. Entre as dicas, estão o tamanho ideal do grupo, que deve ter de 10 a 15 pessoas, a necessidade de uma preparação cuidadosa de cada encontro pelos guias e a utilização das novas mídias, sobretudo as redes sociais, para o contato constante entre os integrantes do grupo.
De acordo com o sacerdote, esta Lectio Divina jovem foi preparada por especialistas. “Um biblista que já esteve mais de 20 vezes na Terra Santa escreveu os comentários para cada Lectio Divina de forma exclusiva. Então, são comentários novos. E também as dinâmicas que são sugeridas para os guias foram preparadas também por um especialista”, disse.

Reta final para o Bote Fé 2013 terá promoções e plantão de vendas

_Cartaz_Bote_FéA última semana que antecede o Bote Fé Recife 2013 será de grandes novidades na Arquidiocese de Olinda e Recife. A partir de segunda-feira (21) uma promoção promete agitar ainda mais a juventude. A compra de um ingresso dará direito a prêmios como celular, bicicleta, camisas ou mais ingressos pista ou camarote. Para participar basta comparecer a Central Bote Fé, na Cúria Metropolitana, bairro das Graças adquirir uma entrada para o evento e estourar um dos balões e levar um dos prêmios para casa na hora.
Outra novidade é que para atender ainda mais os participantes do Bote Fé Recife 2013, o horário de vendas será estendido na central. Os voluntários estarão vendendo os ingressos das 8h às 18h ao preço promocional de R$ 20 até a quarta-feira (23), com direito a um exemplar do YouCat. Porém, para obter o livro será preciso correr, pois o estoque já está acabando. Os bilhetes continuarão sendo vendidos na Livraria Paulinas e com os jovens credenciados de cada vicariato.
O evento, que abre o ano da juventude na arquidiocese acontecerá no próximo dia 27 de janeiro, no Chevrolet Hall, em Olinda. A festa, que terá celebração da Santa Missa e momentos de reflexão, vai reunir grandes nomes da música católica nacional, como a irmã Kelly Patrícia, Missionários Shalom e a banda Rosa de Saron, além de cantores locais como o padre João Carlos e o frei Damião Silva.
Além de adquirir o ingresso, o público precisará doar um quilo de alimento não-perecível ou um litro de água mineral. Os donativos serão destinados às famílias vítimas da seca no Agreste e no Sertão do Estado, que serão lembradas durante os shows de forró em homenagem a Luiz Gonzaga.
Serviço
Bote Fé 2013
Quando: 27 de janeiro de 2013 (domingo)
Onde: Chevrolet Hall
Horário: 12h às 23h30
Atrações: Rosa de Saron, Iahweh, Missionário Shalom, irmã Kely Patrícia, Frei Damião
Pe João Carlos, Sacrum Cor, Canta PE (Paulo Deérre, Vox Dei, Archangellus), Forró Legal (Dudu do Acordeon, Benil, Filha de Dominguinhos – Liv Moraes e Cristina Amaral) e Cristo Remix (Dj Angelus, Dj Roony e Xandão)
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 + 1kg de alimento não perecível ou 1L de água mineral
Locais de venda: Cúria Metropolitana, Livraria Paulinas, Chuva de Graça e vendedores credenciados.
Informações: 3052.5960 ou juventudeaor@gmail.com

Evangelho do dia

Ano C - Dia: 22/01/2013



Tudo é de Deus
Leitura Orante


Mc 2,23-28

Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: "Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?" Ele respondeu: "Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!" E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado".

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente
virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet,
nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mc 2,23-28.
Para Jesus, a pessoa tem prioridade. As coisas, os dias, inclusive o sábado, estão a seu serviço. Isto modifica a relação ou a escala de valores que se coloca no mundo. As coisas estão no seu justo lugar quando ajuda a pessoa humana ser conforme o Projeto de Deus. A lei está a serviço do bem.

2. Meditação (Caminho)
O que a Palavra diz para mim?
Qual é a minha escala de valores?
Os bispos, em Aparecida, falaram de uma sociedade conforme a proposta de Jesus "A resposta a seu chamado exige entrar na dinâmica
do Bom Samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo
de nos fazer próximos, especialmente com quem sofre, e gerar
uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que
come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os
pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos
(cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc
7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26)." (DAp 135).
Sinto-me uma pessoa próxima dos meus irmãos? Sensibilizo-me com as necessidades das pessoas?

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Jesus Mestre,
ao meu coração, se substitua o teu.
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo,
se substitua o teu.
(Bem-aventurado Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? Sinto-me discípulo/a de Jesus. Deixo-me conduzir pela lei do amor?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

Santo do dia

22 de janeiro

São Vicente Pallotti
Vicente Pallotti nasceu em Roma , dia 21 de abril de 1795, numa família de classe média. Com sua mãe aprendeu a amar os irmãos mais pobres, crescendo generoso e bondoso. Enquanto nos estudos mostrava grande esforço e dedicação, nas orações mostrava devoção extremada ao Espírito Santo. Passava as férias no campo, na casa do tio, onde distribuía aos empregados os doces que recebia, gesto que o pai lhe ensinara: nenhum pobre saía de sua mercearia de mãos vazias.

Às vezes sua generosidade preocupava, pois geralmente no inverno, voltava para casa sem os sapatos e o casaco. Pallotti admirava Francisco de Assis, pensou em ser capuchinho, mas não foi possível devido sua frágil saúde. Em 1818, se consagrou sacerdote pela diocese de Roma,onde ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Muito culto obteve o doutorado em Filosofia e Teologia.

Mas foi a sua atuação em obras sociais e religiosas que lhe trouxe a santidade. Teve uma vida de profunda espiritualidade, jamais se afastando das atividades apostólicas. É fruto do seu trabalho, a importância que o Concílio Vaticano II, cento e trinta anos após sua morte, decretou para o apostolado dos leigos, dando espaço para o trabalho deles junto às comunidades cristãs. Necessidade primeira deste novo milênio, onde a proliferação dos pobres e da miséria, infelizmente se faz cada vez mais presente.

Vicente defendia que todo cristão leigo, através do sacramento do batismo, tem o legítimo direito assim como a obrigação de trabalhar pela pregação da fé católica, da mesma forma que os sacerdotes. Esta ação de apostolado que os novos tempos exigiria de todos os católicos, foi sem dúvida seu carisma de inspiração visionária . Fundou, em 1835, a Obra do Apostolado Católico, que envolvia e preparava os leigos para promoverem as suas associações evangelizadoras e de caridade, orientados pelos religiosos das duas Congregações criadas por ele para esta finalidade, a dos Padres Palotinos e das Irmãs Palotinas.

Vicente Pallotti morreu em Roma, no dia 22 de janeiro 1850, aos cinqüenta e cinco anos de idade. De saúde frágil, doou naquele inverno seu casaco a um pobre, adquirindo a doença que o vitimou. Assim sendo não pôde ver as duas famílias religiosas serem aprovadas pelo Vaticano, que devolvia as Regras indicando sempre algum erro. Com certeza um engano abençoado, pois a continuidade e a persistência destas Obras trouxeram o novo ânimo que a Igreja necessitava. Em 1904, foram reconhecidas pela Santa Sé, motivando o pedido de sua canonização.

O papa Pio XI o beatificou reconhecendo sua atuação de inspirado e "verdadeiro operário das missões". Em 1963, as suas idéias e carisma espiritual foi plenamente reconhecido pelo papa João XXIII que proclamou Vicente Pallotti, Santo.

Mensagens





Paz tão pedida, paz tão amada.
Paz tão querida e tão desejada.
Quero paz, quero a vida.
Quero a mão da paz amiga.

Mão que constrói, não destrói;
que ajuda, não derruba.
Mão que edifica, não complica.
Pois a confusão só traz guerra ao coração.

Guerra traz morte e morte de inocentes.
Eu quero a paz, embora tão ausente,
pois a guerra só gera brigas de poder.
E onde está a paz que queremos ver?

Por isso somos convocados a acordar
para viver a paz por Jesus pregada,
vivida e anunciada.
A verdadeira paz, eu quero ver!


Carlos Silva

EUA: Mãe de Justin Bieber produz vídeo contra o aborto

Los Angeles, Califórnia, 22 jan (SIR) - A mãe do cantor Justin Bieber, Pattie Malette, que deu a luz ao famoso artista quando ela tinha apenas 18 anos de idade, está produzindo um curta-metragem pró-vida e contra o aborto com o qual espera arrecadar dez milhões de dólares para diversos centros materno-infantis ao redor do mundo.
Pattie Malette é a produtora do filme "Crescendo" cuja estreia será no próximo 28 de fevereiro. A canadense de 37 anos assinalou em um comunicado que espera que sua participação em Crescendo alente "jovens mulheres de todo o mundo, como eu”, para que “elas saibam que têm um lugar aonde ir, pessoas que cuidarão delas e um lar seguro onde viver se ficarem grávidas pois (muitas) acreditam que não há lugar ao qual acudir".
A mãe de Bieber estará presente em algumas pré-estreias deste curta conforme informou a produtora "Movie to Movement" na sexta-feira 18 de janeiro. Malette tem escrito e falado extensamente sobre o vício das drogas e a vida desordenada que levava antes de ficar grávida de Justin Bieber. Aos 14 anos começou a consumir maconha, LSD e álcool. Aos 15 conheceu Jeremy, o pai do conhecido cantor. No ano seguinte deixou sua casa e se viu obrigada a manter-se com pequenos furtos e venda de drogas. Aos 17 tentou suicidar-se jogando-se na frente de um caminhão. No hospital onde foi atendida se converteu ao cristianismo.
Em uma entrevista no Today Show em setembro de 2012, Malette se referiu à gravidez adolescente e à sua luta pessoal como mãe. Ela recordou ademais que muitos ao seu redor a pressionaram para que se submetesse a um aborto que ela sempre rechaçou. Como mãe solteira (Jeremy se separou dela 10 meses depois do nascimento de Justin) Malette trabalhou em vários ofícios a tempo parcial. Como não pôde se graduar, uma vizinha cuidou do pequeno durante um ano para que voltasse à escola. Depois, já na universidade estudou, com uma bolsa de estudos, desenho gráfico.
Através de sua experiência e com seu testemunho, a mãe do jovem cantor canadense quer fazer ver que as jovens que se encontram em uma situação como a que ela viveu há quase duas décadas, que sim existem pessoas e instituições que as podem ajudar.

Denúncias de intolerância religiosa crescem mais de 600% em 2012

Brasília, 22 jan (SIR/Agência Brasil) - A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebidas pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República cresceu mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a estatística de 2011.
Embora signifique um aumento de 626%, a própria secretaria destaca que o salto de 15 para 109 casos registrados no período não representa a real dimensão do problema. O resultado foi divulgado a pedido da Agência Brasil, devido ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta segunda-feira (21). Os dados do Disque 100 para a intolerância religiosa podem estar subestimados, de um lado, porque o serviço telefônico gratuito da secretaria não possui um módulo específico para receber esse tipo de queixa, de forma que nem todos casos chegam ao conhecimento do Poder Público.
Além disso, a maior parte das denúncias é apresentada às polícias ou órgãos estaduais de proteção dos direitos humanos e não há nenhuma instituição responsável por contabilizar os dados nacionais. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) também não possui dados específicos sobre violações ao direito de livre crença religiosa, mas seu ouvidor, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, compartilha da impressão de que o problema tem crescido nos últimos anos.
Segundo o ouvidor, o número de denúncias de atos violentos contra povos tradicionais – módulo que envolve todo tipo de violação aos direitos de comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os que professam as religiões e cultos de matriz africana relatadas à Seppir - também cresceu entre 2011 e 2012. "Apesar dos avanços das políticas sociais e raciais, é perceptível uma reação intolerante, preconceituosa, discriminatória e racista e eu já percebo um certo recrudescimento de alguns direitos", declarou o ouvidor da Seppir à Agência Brasil, citando, como exemplo, o aumento do número de denúncias envolvendo crimes raciais na internet. Segundo a associação Safer Net, em 2012, a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (CND) recebeu 494 denúncias de intolerância religiosa praticadas em perfis hospedados no Facebook.
"Não consigo avaliar o porquê de tanta intolerância, mas um dos indicativos que ainda precisamos verificar com cautela [é a atuação de] algumas igrejas neopentecostais, que vem pregando o ódio, inclusive na internet. Há ao menos um caso denunciado à ouvidoria de uma igreja cujo líder espiritual vem revelando esse ódio contra as religiões de matriz africana, associando-as à coisas do diabo. Sabemos que esse tipo de pregação, feita por um líder religioso, afeta [influencia] a muitos de seus seguidores", acrescenta o ouvidor. O integrante da Seppir aponta também as práticas discriminatórias vindas até mesmo de agentes públicos, como o promotor de Justiça de Santa Catarina que, em 2011, proibiu uma casa de umbanda de Florianópolis de realizar cultos e executar animais durante as cerimônias sem a autorização do Estado.
"Isso é um absurdo já que não existe lei que obrigue a casa de umbanda a pedir essa autorização. E a Constituição estabelece que não se pode embaraçar o culto religioso", disse o ouvidor.
Carlos Alberto Júnior também expressa preocupação quanto aos projetos de lei que tentam criminalizar o abate de animais em  sacrifícios religiosos - algo que muitos especialistas consideram inconstitucional, já que a Constituição Federal estabelece que a liberdade de crença é inviolável, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos.
Além disso, o texto constitucional determina que os locais de culto e suas liturgias sejam protegidos por lei. Já a Lei 9.459, de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.
"Eu vejo tudo isso como um fenômeno umbilicalmente ligado ao racismo, algo que não pode ser desassociado da questão do preconceito racial. Tanto que, na Seppir, não recebemos nenhuma denúncia dando conta de que outras religiões, além daquelas de matriz africana, sejam alvo de discriminação", concluiu Júnior.

Papa diz não à filosofia ''de gênero sexual''

A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada no jornal Corriere della Sera, 20-01-2013.

"A Igreja reafirma o seu grande ´sim´ à dignidade e à beleza do matrimônio como expressão de fiel e fecunda aliança entre homem e mulher. E o ´não´ a filosofias como a de ´gênero´ se motiva pelo fato de que a reciprocidade entre masculino e feminino é expressão da beleza da natureza desejada pelo Criador". Bento XVI se dirigiu nesse domingo ao Conselho "Cor Unum", o dicastério vaticano que administra as obras de caridade do papa, e retomou o fio do discurso à Cúria, antes do Natal, quando falou do "atentado à autêntica forma da família – constituída por pai, mãe e filho – ao qual hoje nos encontramos expostos": citando a intervenção do Grã-Rabino da França, Gilles Bernheim, contra o "casamento para todos" e as adoções a casais gays, o papa criticara a "profunda erroneidade" da teoria de gênero, para a qual "o sexo não é mais um dado original da natureza que o ser humano deve aceitar e preencher de sentido, mas sim um papel social que se decide autonomamente".
Agora, segundo o seu estilo, Ratzinger também não lança anátemas, mas argumenta em torno da "deriva" do ser humano contemporâneo ao "prometeísmo tecnológico", para o qual "o que é tecnicamente possível torna-se moralmente lícito".
E parte de uma consideração: "O cristão deve se deixar orientar pelos princípios da fé, mediante a qual aderimos ao ponto de vista de Deus, ao seu projeto sobre nós". Em todas as épocas, diz, "quando o ser humano não buscou esse projeto, ele foi vítima das tentações culturais que acabaram tornando-o escravo". Em particular, "as ideologias que celebravam o culto da nação, da raça, da classe social se mostraram verdadeiras idolatrias".
Mas não há apenas os totalitarismos ateus, do nazismo ao comunismo: "O mesmo pode ser dito sobre o capitalismo selvagem com o seu culto do lucro, do qual se obtiveram crises, desigualdades e miséria". O nosso tempo também "conhece sombras que obscurecem o projeto de Deus".
Aqui está a questão, afirma Bento XVI. "Refiro-me a uma trágica redução antropológica que repropõe o antigo materialismo hedonista, ao qual se acrescenta, no entanto, um prometeísmo tecnológico: da combinação entre uma visão materialista do ser humano e o grande desenvolvimento da tecnologia, emerge uma antropologia, no fundo, ateia", continua.
"Esta pressupõe que o ser humano se reduza a funções autônomas, a mente ao cérebro, a história humana a um destino de autorrealização. Tudo isso, prescindindo de Deus, da dimensão espiritual e do horizonte ultraterreno". Assim, o ser humano se "absolutiza", isto é, pretende ser "ab-solutus, livre de todo laço e constituição natural".
Se Deus não existe, tudo é possível, dizia Dostoiévski. E é isso que, no fundo, o papa também diz: quando o ser humano é "privado da sua alma" e, portanto, "de uma relação pessoal com o Criador", então "toda experiência torna-se aceitável, toda política demográfica permitida, toda manipulação legitimada".
Bento XVI convida aqueles que trabalham no campo social a "exercer uma vigilância crítica e, às vezes, recusar financiamentos e colaborações que favoreçam ações ou projetos em contraste com a antropologia cristã".
A Igreja é "coluna e sustentáculo da verdade", e os pastores "têm o dever de alertar", conclui solenemente: "Mesmo que esse desvio se disfarça com bons sentimentos em nome de um suposto progresso, ou de supostos direitos, ou de um suposto humanismo".