sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Organização do 13º Intereclesial das CEBs aprofunda estudos do texto base

Aparecida, SWP, 22 fev (SIR) - O texto base que conduz as reflexões do 13º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) já está nas mãos da organização do encontro para aprofundamento dos estudos.
O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Frei Severino Clasen destacou que a leitura do texto base mostra o papel do povo de Deus na propagação da fé e das devoções. “Vale a pena ler o texto base, pois esclarece a origem, as ações, a prática religiosa, as disciplinas geradas a partir de homens e mulheres de grande fé e devoção. Marca também a presença de Deus agindo no meio do povo simples e como a Igreja deve ser sinal, presença e acolhimento do bem no meio das práticas e devoções populares”, enfatizou.
O 13º Intereclesial das CEBs reunirá, de 7 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, diocese do Crato (CE), participantes de todos os Regionais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) para o encontro que vai debater o tema ‘Justiça e Profecia a Serviço da Vida!’ e o lema ‘CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade!’. Para Dom Severino o 13º Intereclesial das CEBs será um momento de valorização do leigo e de demonstração da força da fé do povo. “Temos boas perspectivas e expectativas com o 13º Intereclesial. É a Igreja Povo de Deus agindo, rezando, refletindo, meditando e externando a fé e o amor a Igreja de Jesus Cristo.
Os cristãos leigos demonstrando como são sujeitos da Igreja de Jesus Cristo e não meros objetos na Igreja. É hora de valorizar, animar e reconhecer a grande missão dos leigos para que o mundo descubra o caminho da justiça, da paz e da fraternidade”, acredita.

Evangelho do dia

Evangelho do Dia

Ano C - DIA 22/02

Pedro reconhece em Jesus o Filho de Deus - Mt 16,13-19

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
Leitura Orante

Oração Inicial

- O Filho do Deus vivo Mt 16,13-19
Preparo-me para a Leitura Orante.
Disponho-me ao encontro com Deus, com toda a Igreja virtual que agora reza conosco:

Divino Espírito Santo,
amor eterno do Pai e do Filho,
eu vos adoro, louvo e amo!
Peço-vos perdão por todas as vezes que vos ofendi
em mim e no meu próximo.
Vinde, com a plenitude de vossos dons,
nas ordenações, nas consagrações e nas crismas!
Iluminai, santificai, aumentai o zelo apostólico!
Espírito de verdade,
consagro-vos a minha inteligência,
imaginação e memória. Iluminai-me!
Dai-me conhecer Jesus Cristo Mestre.
Revelai-me o sentido profundo do Evangelho
e de tudo o que ensina a santa Igreja.
(Bv. T. Alberione)

1- Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 16,13-19, observando o testemunho de fé de Pedro.
Simão declara que Jesus é o Filho do Deus vivo. Jesus confirma, declarando a missão de Pedro, o Primado na Igreja: "Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu". Jesus se propõe construir a Igreja que não é simplesmente um prédio, mas é uma nova comunidade. Esta comunidade ou Igreja é do domínio de Jesus. Ele diz: "construirei a minha Igreja". E Pedro tem nela uma missão de mediação: terá "as chaves". Terá o poder de abrir e fechar as portas, ligar e desligar, terá o poder de julgar, perdoar e proibir o que não é conforme o projeto do Reino de Jesus.

2- Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?
A pergunta de Jesus é também para mim: "Quem dizem que eu sou? E você? Quem sou para você?" Estas perguntas merecem uma profunda reflexão de nossa parte e uma resposta coerente e sincera. Veja que resposta bonita deram os bispos em Aparecida: "Jesus Cristo é a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a "pérola preciosa" (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DA 6).
Portanto, para os bispos e para nós, Jesus Cristo é "a plenitude da revelação de Deus", "um tesouro incalculável", a "pérola preciosa", "Verbo de Deus feito carne", "Caminho, Verdade e Vida", "O único Libertador e Salvador". É assim que o acolhemos na nossa vida?

3- Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com toda Igreja:
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!

4- Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar para o dia de hoje vem carregado de uma certeza:
Jesus é o Cristo, o Filho de Deus vivo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Santo do dia


Santa Margarida de Cortona
1247-1297

22 de Fevereiro - Santa Margarida de Cortona

A penitência marcou a vida de Margarida que nasceu em 1247, em Alviano, Itália. Foi por causa de sua juventude, período em que experimentou todos os prazeres de uma vida voltada para as diversões mais irresponsáveis.

Margarida ficou órfã de mãe, quando ainda era muito criança. O pai se casou de novo e a pequena menina passou a sofrer duramente nas mãos da madrasta. Sem apoio familiar, ela cresceu em meio a toda sorte de desordens, luxos e prazeres. No início da adolescência se tornou amante de um nobre muito rico e passou a desfrutar de sua fortuna e das diversões mundanas.

Um dia, porém, o homem foi vistoriar alguns terrenos dos quais era proprietário e foi assassinado. Margarida só descobriu o corpo, alguns dias depois, levada misteriosamente até ele pela cachorrinha de estimação que acompanhara o nobre na viagem. Naquele momento, a moça teve o lampejo do arrependimento. Percebeu a inutilidade da vida que levava e voltou para a casa paterna, onde pretendia passar o resto da vida na penitência.

Para mostrar publicamente sua mudança de vida, compareceu à missa com uma corda amarrada ao pescoço e pediu desculpas a todos pelos excessos da sua vida passada. Só que essa atitude encheu sua madrasta de inveja, que fez com que ela fosse expulsa da paróquia. Margarida sofreu muito com isso e chegou a pensar em retomar sua vida de luxuria e riqueza. No entanto, com firmeza conseguiu se manter dentro da decisão religiosa, procurando os franciscanos de Cortona e conseguindo ser aceita na Ordem Terceira.

Para ser definitivamente incorporada à Ordem teria que passar por três anos de provação. Foi nesta época que ela se infligiu as mais severas penitências, que foram vistas como extravagantes, relatadas nos antigos escritos, onde se lê também que a atitude foi tomada para evitar as tentações do demônio. Seus superiores passaram a orienta-la e isso a impediu de cometer excessos nas penitências.

Aos vinte e três anos Margarida de Cortona, como passou a ser chamada, foi premiada com várias experiências de religiosidade que foram presenciadas e comprovadas pelos seus orientadores espirituais franciscanos. Recebeu visitas do anjo da guarda, teve visões, revelações e mesmo aparições de Jesus, com quem conversava com freqüência durante suas orações contemplativas.

Ela percebeu que o momento de sua morte se aproximava e foi ao encontro de Jesus serenamente, no dia 22 de fevereiro de 1297. Margarida de Cortona foi canonizada pelo Papa Bento XIII em 1728 e o dia de sua morte indicado para a sua veneração litúrgica.

Mensagens



Todos os dias, no caminho da vida, encontro centenas de rostos.
Tenho esperança de encontrar um rosto que se fixe em mim.
Alguém que se torne meu amigo.
Alguém que tenha tempo para sorrir-me.
Alguém que saiba captar minhas mensagens.
Alguém que aceite refletir comigo.

Desconhecido, te esperei inutilmente...
Estavas perdido na multidão...
Estavas tão entretido com tuas coisas...
Não percebestes minha solidão.
Nem minha presença.
Não soubeste ver além das aparências.
Não tiveste tempo para parar.
Ontem encontrei um rosto que se fixou em mim.
Alguém que se aproximou de mim.
Alguém que me deu liberdade de olhar.
Alguém que compreendeu meus sentimentos.
Alguém que acolheu meus medos com respeito.
Alguém que acendeu uma luz em meu caminho.
Alguém que auscultou o pulsar do meu coração.
Alguém que me comoveu com sua ternura.

Desconhecido!
Se queres encher tua vida, acompanha-me.
Se sabes partilhar, eu preciso de partilha.
Se amas os pobres, lembra-te de mim.
Se acolhes os fracos... pensa também em mim.

Desconhecido, gostaria de dar um rosto a teu nome.
Não esqueça minha voz nem meu olhar.


Arnaldo Pangrazzi