domingo, 8 de dezembro de 2013

Confraternização Paroquial 2013









Evangelho do dia

Ano C - 08 de dezembro de 2013

Lucas 1,26-38

Aleluia, aleluia, aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo! (Lc 1,28)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
1 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,
33 e o seu reino não terá fim".
34 Maria perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?"
35 Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível".
38 Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
ALEGRA-TE, CHEIA DE GRAÇA
A saudação do anjo Gabriel surpreendeu Maria. Quem era ela senão uma humilde habitante de Nazaré, cidade sem importância das montanhas da Galiléia? Mulher sem maiores pretensões do que a de ser fiel a Deus; uma virgem já prometida em casamento a José, mas sem viver conjugalmente com ele, conforme as tradições de seu povo? Afinal, que méritos tinha para ser uma “agraciada”, “plena da graça” divina?
Maria estava longe de compreender o projeto de Deus a seu respeito. Sua humildade de mulher simples do interior não lhe permitia pensar grandes coisas a respeito de si mesma. Quiçá tenha sido este o motivo por que fora escolhida por Deus para ser mãe do Messias. Livre de toda forma de orgulho e autosuficiência, Maria podia abrir seu coração para receber a graça de Deus que haveria de torná-la templo do Espírito Santo. Ela tornou-se objeto da atenção divina, no seu anseio de salvar a humanidade. Deus queria contar com alguma pessoa disposta a se tornar “escrava do Senhor”, e permitir que a vontade divina acontecesse em sua vida, sem objeções. Foi para Maria que se voltaram os olhares de Deus!
Tudo quanto o anjo comunicara a Maria era grande demais para o seu entendimento, e superava sua capacidade de pô-lo em prática. Abriu-se para ela uma perspectiva nova, ao lhe ser prometida a assistência do Espírito Santo. Este seria a força que lhe permitiria levar a bom termo a missão divina que lhe fora comunicada pelo anjo.

Oração

Pai, plenifica-me com tua graça, como fizeste com Maria, de forma que eu possa ser fiel como ela ao teu desígnio de salvação para a humanidade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Leitura
Gênesis 3,9-15.20
Leitura do livro do Gênesis.
3 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?”10 E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.”11 O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?”12 O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.”13 O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.”
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.
15 Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”
20 Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.
Palavra do Senhor.
Salmo 97/98
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!


Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo
alcançaram-lhe a vitória.

O Senhor fez conhecer a salvação
e, às nações, sua justiça;
recordou o seu amor sempre fiel
pela casa de Israel.

Os confins do universo contemplaram
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
alegrai-vos e exultai!
Oração
Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso filho pela imaculada conceição da virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Nicolau e o verdadeiro espirito do Natal


São Nicolau: acima de tudo, um exemplo de generosidade.
Hoje, celebramos a memória de São Nicolau, bispo e mártir de Myra situada na Turquia atual. Conta-se que seus pais tiveram dificuldades para ter filhos, até que nasceu Nicolas. Dando graças pelo fato, eles passaram a distribuir alimentos, roupas e dinheiro aos pobres, até que vieram a falecer devido a uma epidemia.

Nicolau herda a grande fortuna de seus pais, torna-se Bispo e como ministro de Cristo, continua o trabalho de solidariedade e partilha com os necessitados. Ajudava a todos, principalmente por ocasião do Natal, época de rigoroso inverno na região.

Suas oferendas eram acompanhadas de um bilhete, dizendo que era o Menino Jesus quem os presenteava. O folclore o converteu num velho duende gorducho, fofo e alegre que distribuía presentes. Em 1930 o artista Fred Mizen imprime a imagem de Papai Noel numa propaganda de refrigerantes, mostrando-o vestido de vermelho.

Em 1931, Haddon Sundblon  abandona a figura de duende e usa uma figura humana, que passa a representá-lo, usando como modelo um vendedor aposentado chamado Lou Prendice. Mais tarde Sundblom tornou-se seu próprio modelo, aparecendo numa propaganda de refrigerante na revista Saturday Evening Post, tornando-se o símbolo do padroeiro do Natal.

Antes que a lenda ou o marketing alterassem a história devemos fazer exatamente o que São Nicolau fez na sua vida: dar testemunho de Cristo, reconhecê-lo como o Senhor da história e celebrar o seu nascimento, o Natal como  a festa da salvação que chega a nós na pessoa  do Menino Deus que torna a humanidade uma só família; por isso como São Nicolau é importante partilhar e repartir nossos bens com os irmãos mais pobres.

Ele é o verdadeiro dom e presente pois,  Natal acima de tudo é Cristo. Não nos deixemos roubar o Natal ou deformá-lo como ocasião de compras e cerimônias de fachada, lembremos que antes que outro lugar o presépio e a manjedoura são o nos coração e o nosso lar a hospedagem que o Deus conosco aguarda para nascer. Deus seja louvado!
CNBB, 05-12-2013.
*Dom Alberto Taveira Corrêa é arcebispo de Belém (PA).

A oração do Papa à Imaculada: "Nunca nos deixe indiferentes o grito dos pobres"


Cidade do Vaticano (RV) – "Nunca nos deixe indiferentes o grito dos pobres": foi o que pediu o Papa Francisco a Nossa Senhora, diante do monumento à Imaculada Conceição na Praça de Espanha, no centro de Roma, para o tradicional ato de veneração.

Durante o trajeto, diante da Igreja da Santíssima Trindade, recebeu uma homenagem da “Associação dos Comerciantes da Via Condotti”.

Ao chegar à Praça, por volta das 16h15, o Santo Padre saudou o Prefeito de Roma, Ignazio Marino, e realizou o Ato de veneração, durante a qual pronunciou uma oração à Imaculada. Eis um trecho do texto:

"Ajuda-nos a permanecer na escuta atenta da voz do Senhor: 
nunca nos deixe indiferentes o grito dos pobres, 
não nos encontre distraídos o sofrimento dos doentes e dos carecidos, 
comovam-nos a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças, 
seja sempre amada e venerada por todos nós cada vida humana."


O ato se concluiu com a ladainha de Nossa Senhora, a bênção e o canto Tota Pulchra (Toda Bela). Em seguida, o Papa saudou inúmeros cadeirantes ao redor da Praça.

Ao final, se dirigiu à Basílica de Santa Maria Maior para rezar, de forma privada, diante da imagem da Salus Populi Romani. A seguir, regressa ao Vaticano.

Ao final do Angelus deste domingo, o Papa pediu aos fiéis que o acompanhassem na oração, esta tarde, para a tradicional homenagem na Praça de Espanha, no centro de Roma, na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

“Seguindo uma antiga tradição, irei à Praça de Espanha para rezar aos pés do monumento à Imaculada. Peço-lhes que se unam espiritualmente a mim nesta peregrinação, que é um ato de devoção filial a Maria, para confiar-lhe a cidade de Roma, a Igreja e toda a humanidade. Na volta, passarei um momento na Basílica de Santa Maria Maior para saudar com a oração aSalus Populi Romani (Protetora do Povo Romano) e rezar por todos vocês, por todos os romanos.”

(BF)




Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano 

Onda de oração marcará início da campanha mundial contra a fome e a pobreza


Brasília, 08 dez (SIR) - As 164 organizações membro da Cáritas Internacional estarão unidas em oração no próximo dia 10 de dezembro, dia do lançamento oficial da campanha mundial “Uma família humana, alimentos para todos”, que no Brasil foi adaptada para “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. Todas as pessoas que fazem parte da Rede Cáritas em todo o mundo farão um momento de oração pelo fim da fome, da pobreza, das desigualdades e refletirão sobre o tema.
A partir da Oceania, todos os membros, pontualmente ao meio-dia (12h) de seu país, estado e cidade, darão início à oração. Desta forma, ao girar o planeta e passar pelos sete continentes, a Rede terá completado 24 horas de orações ininterruptas. “Convidamos você para participar desse grande momento junto com a gente. Junte seus amigos, sua família, sua comunidade para esse que será um grande momento mundial em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social”, é o convite da Cáritas Brasileira, que em seu site põe à disposição a oração da campanha:

Oração da Campanha Mundial
Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas
Senhor Nosso Deus, que nos confiaste os frutos da criação para que cuidássemos da Terra e nos alimentássemos de sua generosidade. Enviaste teu Filho para partilhar sua própria carne e sangue e para ensinar-nos a Lei do Amor. Por Sua morte e ressurreição, nos tornamos uma única família humana.
Jesus teve grande preocupação com as pessoas que não tinham o que comer. Transformou cinco pães e dois peixes em um banquete que alimentou mais de cinco mil pessoas.
Viemos diante de Ti, Senhor, conscientes de nossas fraquezas, mas com muita esperança, para compartilhar o alimento com todas as pessoas da grande família humana.
Na Tua sabedoria, ilumina os governantes e todos os cidadãos e cidadãs a encontrar soluções justas e solidárias para acabar com a fome no mundo e garantir o direito de cada ser humano à alimentação.
Por isso Te pedimos, Senhor Nosso Deus, que ao nos apresentarmos diante de Ti, possamos nos proclamar como parte de “Uma Família Humana” com “Pão e Justiça para todas as pessoas”.
Amém!
SIR