quarta-feira, 2 de julho de 2014

Retiro arquidiocesano do laicato será realizado neste fim de semana



ceb“A alegria de viver e anunciar o Evangelho”. Este é o tema do Retiro arquidiocesano do laicato deste ano. Nos próximos dias 4, 5 e 6 de julho leigos e leigas da Arquidiocese de Olinda e Recife se encontrarão para aprofundar a reflexão acerca do papel de cada um na construção do Reino de Deus. O evento será realizado no Centro Mariápolis, em Igarassu.
Na sexta-feira (4), o acolhimento dos participantes será a partir das 16h. A programação do retiro começa às 18h com a celebração da missa. Durante os outros dias os leigos participarão de momentos intensos de oração e formação. A Comissão Arquidiocesana para o Laicato, que organiza o encontro, recomenda que cada um leve, além de roupa de cama e banho, a Bíblia e se possível, a exortação apostólica do papa Francisco “Evangelii Gaudium”.
Para participar do retiro os interessados devem fazer a inscrição no site www.centromariapolisne.org.br. O investimento é de R$ 150 que deve ser depositado direto na conta do Movimento Focolares do Nordeste (Caixa Econômica Federal – Agência: 2191 – Conta Corrente: 429-4). Para reservar a vaga é permitido o depósito de 50% do valor. O comprovante do pagamento deve ser apresentado na chegada ao Centro Mariápolis.
Outras informações podem ser obtidas com Anadiva Mendes pelo telefone 3453.0315 ou pelo e-mail: anadivamendes@gmail.com. Ou ainda com Margarida Mendonça pelos números 3543.4268/9103.1749/9707.9410 ou pelo e-mail: dugai@uol.com.br.

Serviço
Retiro arquidiocesano do laicato 2014
Data: De 4 a 6 de julho
Local: Centro Mariápolis – BR-101, Km 44, Igarassu
Investimento: R$ 150
Da Assessoria de Comunicação AOR

Dom Fernando preside Missa em memória de Dom Vital




dom-vital-2012b-043O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, preside na próxima sexta-feira, 4 de julho, Missa Solene em memória aos 136 anos da morte do Servo de Deus Dom Vital Maria de Oliveira. A Celebração Eucarística será às 10h, na Basílica Nossa Senhora da Penha, bairro de São José, centro do Recife.
Durante a cerimônia, o vice postulador da Causa de Beatificação de Dom Vital, frei Jociel Gomes, revelará novidades sobre o processo. Os fiéis poderão entrar na basílica após a Missa e junto com o arcebispo visitar o túmulo de Dom Vital. No local, o religioso rezará oração pela beatificação do bispo capuchinho.
Conterrâneos de Dom Vital participarão da celebração. Uma caravana de Pedras de Fogo (PB), cidade natal do religioso, confirmou presença e deverá se juntar a centenas de outros fiéis.
Além da missa das 10h, haverá celebrações às 6h, 7h30 e 12h. Todas farão memória a Dom Vital e, em seguida, será concedida a tradicional Bênção de São Félix. A missa que costuma ser celebrada à tarde foi cancelada por conta do jogo entre Brasil X Colômbia pela Copa do Mundo.
Dom Vital - Conhecido por sua simplicidade, piedade, vida de oração e devoção a Virgem Maria, Dom Vital deixou um legado de luta em defesa da fé e da Igreja. Foi sagrado bispo aos 28 anos e durante seu episcopado resistiu aos desmandos do Governo Imperial. Em 1874, foi condenado a quatro anos de prisão, com trabalhos forçados e custas, sendo essa pena comutada pelo Imperador, dias depois, para prisão simples na Fortaleza de São José, no Rio. ‘Veio a falecer santamente no dia 4 de julho de 1878, no convento capuchinho de Paris, aos 33 anos, em consequência das provações porque passou e de um possível envenenamento misterioso’. Fatos que caracterizam o martírio do jovem bispo.
Missa em memória aos 136 anos de Dom VitalLocal: Basílica Nossa Senhora da Penha
Praça Dom Vital, 169 – São José – Recife
Dia: 4 de julho de 214
Horário: 10h
Informações: 3424-8500

Da Assessoria de Comunicação AOR

Liturgia Diária

DIA 2 DE JULHO - QUARTA-FEIRA

XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Antífona da entrada: Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).
Oração do dia
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Amós 5,14-15.21-24)
Leitura da profecia de Amós.
5 14 Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus dos exércitos estará convosco, como o dizeis.
15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José!
21 “Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos;
22 quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados.
23 Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música de vossas harpas;
24 mas, antes, que jorre a eqüidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca”.
Palavra do Senhor.
Salmo responsorial 49/50
A todos os que procedem retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.


“Escuta, ó meu povo, eu vou falar;
ouve, Israel, eu testemunho contra ti:
eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!

Eu não venho censurar teus sacrifícios,
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
não preciso dos novilhos de tua casa
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

Porque as feras da floresta me pertencem
e os animais que estão nos montes aos milhares.
Conheço os pássaros que voam pelos céus
e os seres vivos que se movem pelos campos.
Evangelho (Mateus 8,28-34)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 28 No outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao encontro de Jesus. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali.
29 Eis que se puseram a gritar: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”
30 Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava.
31 Os demônios imploraram a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos”.
32 “Ide”, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas.
33 Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoninhados.
34 Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região.
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
VENCENDO OS ESPÍRITOS MAUSA instauração do Reino de Deus, através da pessoa de Jesus, criou rupturas no esquema pecaminosa que se apoderou da história humana. O pecado criou espaço para que os espíritos malignos agissem sobre as pessoas, mantendo-as cativas de sua perversidade. Escravizar-se ao pecado é, em última análise, deixar-se possuir pelos maus espíritos. Jesus, veio, exatamente, para libertar o ser humano desta escravidão.
A ação de Jesus pode ser descrita como uma espécie de confronto com toda sorte de mau espírito. O mau espírito da ganância, da inveja, do egoísmo, da violência e afins vêem-se atormentados com a presença de Jesus. De fato, o Filho do Homem veio para atormentá-los e não pode deixá-los em paz, enquanto não vê o ser humano libertado de sua má influência.
A situação dos dois possessos gadarenos é imagem da gravidade e intensidade da possessão do mau espírito no coração humano. A convivência com eles tornou-se impossível. Sua violência impedia a aproximação de quem quer que fosse. E, quando foram expulsos, apoderou-se de uma vara de porcos, que acabou lançando-se ao mar e afogando-se.
A este estado fica reduzida a pessoa que abre espaço, em seu coração, para qualquer forma de mau espírito. Somente, a presença de Jesus tem o poder de libertá-la.

OraçãoSenhor Jesus, ajuda-me a repelir toda ação do mau espírito, cuja intenção é manter-me cativo de sua perversidade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Sobre as oferendas
Ó Deus, que nos assegurais os frutos dos vossos sacramentos, concedei que o povo reunido para vos servir corresponda à santidade dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Bendize, ó minha alma, ao Senhor e todo meu ser, seu santo nome! (Sl 102,1)
Depois da comunhão
Ó Deus, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, que oferecemos em sacrifício e recebemos em comunhão, nos transmitam uma vida nova, para que, unidos a vós pela caridade que não passa, possamos produzir frutos que permaneçam. Por Cristo, nosso Senhor.

Evangelho do Dia

Ano A - 02 de julho de 2014

Mateus 8,28-34

Aleluia, aleluia, aleluia.
Deus nos gerou pela palavra da verdade como as primícias de suas criaturas (Tg1,18).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
8 28 No outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao encontro de Jesus. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali.
29 Eis que se puseram a gritar: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”
30 Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava.
31 Os demônios imploraram a Jesus: “Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos”.
32 “Ide”, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas.
33 Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoninhados.
34 Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
VENCENDO OS ESPÍRITOS MAUSA instauração do Reino de Deus, através da pessoa de Jesus, criou rupturas no esquema pecaminosa que se apoderou da história humana. O pecado criou espaço para que os espíritos malignos agissem sobre as pessoas, mantendo-as cativas de sua perversidade. Escravizar-se ao pecado é, em última análise, deixar-se possuir pelos maus espíritos. Jesus, veio, exatamente, para libertar o ser humano desta escravidão.
A ação de Jesus pode ser descrita como uma espécie de confronto com toda sorte de mau espírito. O mau espírito da ganância, da inveja, do egoísmo, da violência e afins vêem-se atormentados com a presença de Jesus. De fato, o Filho do Homem veio para atormentá-los e não pode deixá-los em paz, enquanto não vê o ser humano libertado de sua má influência.
A situação dos dois possessos gadarenos é imagem da gravidade e intensidade da possessão do mau espírito no coração humano. A convivência com eles tornou-se impossível. Sua violência impedia a aproximação de quem quer que fosse. E, quando foram expulsos, apoderou-se de uma vara de porcos, que acabou lançando-se ao mar e afogando-se.
A este estado fica reduzida a pessoa que abre espaço, em seu coração, para qualquer forma de mau espírito. Somente, a presença de Jesus tem o poder de libertá-la.

OraçãoSenhor Jesus, ajuda-me a repelir toda ação do mau espírito, cuja intenção é manter-me cativo de sua perversidade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Leitura
Amós 5,14-15.21-24
Leitura da profecia de Amós.
5 14 Buscai o bem e não o mal, e vivereis; e o Senhor Deus dos exércitos estará convosco, como o dizeis.
15 Detestai o mal, amai o bem, fazei reinar a justiça nas vossas assembléias; talvez então o Senhor, o Deus dos exércitos, tenha piedade do que resta de José!
21 “Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos;
22 quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados.
23 Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música de vossas harpas;
24 mas, antes, que jorre a eqüidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca”.
Palavra do Senhor.
Salmo 49/50
A todos os que procedem retamente
eu mostrarei a salvação que vem de Deus.


“Escuta, ó meu povo, eu vou falar;
ouve, Israel, eu testemunho contra ti:
eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus!

Eu não venho censurar teus sacrifícios,
pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
não preciso dos novilhos de tua casa
nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

Porque as feras da floresta me pertencem
e os animais que estão nos montes aos milhares.
Conheço os pássaros que voam pelos céus
e os seres vivos que se movem pelos campos.
Oração
Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

A saída para a corrupção é o arrependimento


Todos somos tentados por ela porque, quando alguém tem poder, se sente quase como um Deus.
Por Dom Anuar Battisti*

“Os corruptos matam e a única saída possível é o arrependimento”. Essa mensagem o Papa Francisco pronunciou na Missa do dia 17 de junho, na capela de sua residência. Partindo da Leitura do Livro dos Reis (1Rs 21,17-29) o Santo Padre Francisco anota o que diz o profeta Elias sobre o Acab, dizendo que ele se vendeu. É como se tornasse numa mercadoria. O papa disse: "Esta é a definição: é uma mercadoria! Vimos que havia três tipos: o corrupto político, o corrupto negociante e o corrupto eclesiástico. Os três faziam mal aos inocentes, aos pobres, porque são os pobres que pagam a festa dos corruptos!"

"O corrupto vende-se para fazer o mal, julgando que apenas o faz para ter mais dinheiro". "O corrupto é um escândalo para a sociedade, é um escândalo para o povo de Deus". Com essas frases fortes e duras, o papa Francisco apresentou três aspetos que definem o corrupto: "A primeira coisa na definição de corrupto é que é alguém que rouba, alguém que mata".

"A segunda coisa: o que acontece aos corruptos? Porque exploraram os inocentes, aqueles que não podem defender-se e fizeram-no com luvas brancas, à distância, sem sujarem as mãos. A terceira coisa: há uma saída para os corruptos? Sim! 'Quando ouviu tais palavras, Acab rasgou as suas vestes e vestiu um saco sobre o seu corpo e jejuou’... Começou a fazer penitência".

O papa Francisco evidenciou que a única saída para um corrupto é pedir perdão, tal como fez Zaqueu, restituindo quatro vezes daquilo que roubou. O papa Francisco disse ainda que, quando lemos nos jornais que esta ou aquela pessoa é corrupta, mesmo até quando são prelados da Igreja, devemos rezar por eles e pedir ao Senhor para que se arrependam e se convertam “e que não morram com o coração corrupto”.

Na missa do dia dezesseis dizia: “A corrupção dos poderosos acaba sendo ‘paga pelos pobres’, que por causa da avidez dos outros, ficam sem aquilo de que têm necessidade e direito. O único caminho para vencer o pecado da corrupção é o serviço aos outros que purifica o coração”.

“Lemos tantas vezes nos jornais sobre o político que enriquece magicamente. Foi processado, levado ao tribunal o empresário que ficou rico como uma magia, ou seja, explorando seus operários. Fala-se também do bispo que enriqueceu e deixou a sua função pastoral para cuidar de seu poder. Assim, os corruptos políticos, de negócios e os corruptos eclesiais. Eles estão em todos os lugares, e temos que dizer a verdade: a corrupção é justamente o pecado ‘acessível’, de alguém que tem autoridade sobre os outros... econômica, política ou eclesiástica. Todos somos tentados pela corrupção, porque quando alguém tem autoridade e se sente poderoso, se sente quase como um Deus”.

"Se falamos dos corruptos políticos ou dos corruptos econômicos, quem paga? Pagam os hospitais sem medicamentos, os doentes que não recebem cura, as crianças sem educação. Esses são que pagam a corrupção dos grandes. E quem paga a corrupção de um prelado? Pagam as crianças, que não sabem fazer o sinal da cruz, que não recebem catequese, que não são seguidas. Pagam os doentes que não são visitados, pagam os encarcerados que não recebem atenções espirituais. Os pobres pagam. A corrupção é paga pelos pobres: pobres materiais, pobres espirituais”.

O papa convidou a todos para rezar pelas "pessoas que pagam a corrpução, que pagam a vida dos corruptos. Esses mártires da corrupção política, da corrupção econômica e da corrupção eclesiástica. Que o Senhor nos aproxime deles. Que o Senhor esteja perto deles e lhes dê a força para continuar o seu testemunho, no seu próprio testemunho”.

Essa reflexão do Papa Francisco nos leva para uma consciência cada vez maior, da nossa responsabilidade diante das urnas nas próximas eleições. Voto não tem preço, tem consequência. A corrupção é uma tentação para todos nós e deve ser combatida, tanto na área política, privada e eclesiástica. Essa é a hora de nossa corresponsabilidade para fazer um país justo e solidário. Boa semana!
CNBB, 01-07-2014.
*Dom Anuar Battisti é arcebispo de Maringá (PR).

Carta convite



PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Jaboatão dos Guararapes, 02 de julho de 2014.

Caríssimos Irmãos.

É com imensa alegria a que venho convidá-los para participarem das escolas missionárias 2014. Trata-se de encontros de formação missionária com o objetivo de aprofundar e revigorar a nossa espiritualidade missionária como comunidade.

Os encontros serão realizados nos dias 19 de julho e 02 de agosto no salão paroquial da igreja de Santo Antônio de Barra de Jangada das 08:00 às 12:00h. Para estes encontros solicitamos que sejam enviados no mínimo 5 representantes de cada movimentos, serviço, pastoral, novas comunidades e grupos.

Desde já agradeço a sua atenção no esforço para tornarmos a nossa paróquia numa comunidade de comunidades em estado permanente de missão. (“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. (Papa Francisco Evangelli Gaudium cap. 1 nº 49”)


Pe. Paulo Sérgio Vieira Leite