quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"Precisamos de comida e remédios", conta irmã brasileira nas Filipinas. Ouça!



Manila (RV) – Na Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco pediu mais uma vez orações e solidariedade para com as vítimas do tufão que arrasou a província de Leyte, nas Filipinas.

O Presidente da Conferência Episcopal, Dom Jose Palma, enviou uma carta a todas as paróquias do país, convidando os fiéis a uma novena especial de oração pelas vítimas do tufão Haiyan.

Além do suporte espiritual, todas as igrejas estão realizando coletas a serem enviadas à Caritas, para fornecer ajuda humanitária à população.

Sobre a situação nas Filipinas, o Programa Brasileiro contatou a coordenadora nacional da Pastoral da Criança daquele país, a Irmã catarinense Terezinha Kunen, da Congregação Imaculada Conceição de Castres. Ela comenta os apelos do Papa Francisco e conta que as principais necessidades agora são comida e medicamentos: RealAudioMP3

(BF)


Texto proveniente da página  do site da Rádio Vaticano

Audiência: devemos batalhar pela vida, jamais pela morte!

Audiência: devemos batalhar pela vida, jamais pela morte!



Cidade do Vaticano (RV) – Devemos combater a batalha pela vida, jamais pela morte! O Papa Francisco fez este apelo durante a Audiência Geral desta manhã, na Praça S. Pedro, diante de mais de 70 mil pessoas.

O Pontífice mencionou duas notícias dos últimos dias: uma na Síria e outra nas Filipinas.

Fui informado com grande dor que dois dias atrás, em Damasco, tiros de morteiro mataram algumas crianças que voltavam da escola e o motorista do ônibus. Outras crianças ficaram feridas. Rezemos para que essas tragédias não aconteçam! Nesses dias, estamos rezando e unindo as forças para ajudar os nossos irmãos e irmãs das Filipinas, atingidos pelo tufão. Essas são as verdadeiras batalhas a combater. Pela Vida! Jamais pela morte!

O Papa chegou à Praça às 9h50, a bordo do seu jipe branco. Por cerca de meia-hora, Francisco recebeu e retribuiu o carinho dos fiéis, abençoando a multidão, beijando as crianças e conversando com os inúmeros grupos.

Prosseguindo sua reflexão sobre o Credo, hoje Francisco aprofundou o tema do Batismo, o único Sacramento referido na profissão de fé.

O Batismo, explicou o Pontífice, é a “porta” da fé e da vida cristã. Quando dizemos que “professo um só Batismo para a remissão dos pecados”, afirmamos que este sacramento é, em certo sentido, a carteira de identidade do cristão: um novo nascimento, o ponto de partida de um caminho de conversão, que se estende por toda a vida.

O Papa então nos convidou a refletir: “o Batismo é para mim um fato do passado, ao qual jamais penso, ou uma realidade viva, que diz respeito ao meu presente, em cada momento? O dia do nosso aniversário é o nosso dia à vida; e o dia do nosso Batismo é o dia que nascemos para a Igreja”, disse o Papa, dando a “lição de casa” aos fiéis de se informarem a data em que foram batizados.

Este novo nascimento se dá através de uma verdadeira imersão espiritual na morte de Cristo –batismo significa imersão –, para que possamos ressuscitar com Ele para uma vida nova.

Assim, o Batismo representa uma poderosa intervenção da misericórdia divina na nossa vida, que nos garante o perdão de todos os pecados: do pecado original e de todos os pecados pessoais. “Todavia, esta intervenção divina não nos exime da responsabilidade de pedir perdão toda vez que erramos!”

A fragilidade da nossa natureza humana permanece, prosseguiu o Papa, por isso é preciso humildemente renovar e consolidar este perdão, por meio do sacramento da Penitência.

Eu não posso me batizar duas, três, quatro vezes, mas posso me confessar; e quando me confesso, renovo a graça do Batismo. É como se fizesse um segundo Batismo. O Senhor Jesus é tão bom que jamais me cansa de perdoar. O Batismo nos abre a porta à Igreja e quando esta porta se fecha devido às nossas fraquezas, pecados, a Confissão a reabre, porque nos ilumina para prosseguir com a luz do Senhor. Prossigamos com alegria, porque a vida deve ser vivida com a alegria de Jesus Cristo e esta é uma graça do Senhor.

Depois da catequese, o Pontífice saudou os fiéis oriundos de várias partes do mundo. Do Brasil, estavam presentes peregrinos da Catedral Santa Terezinha, de Uberlândia (MG); um grupo de Sertãozinho (SP); da Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho, de Petrópolis (RJ); da Paróquia São Camilo de Lellis, Santo André (SP); e da Paróquia São João Batista, de São Caetano do Sul (SP).
(BF)



Texto proveniente da página do site da Rádio Vaticano
http://pt.radiovaticana.va/news/2013/11/13/audi%C3%AAncia:_devemos_batalhar_pela_vida,_jamais_pela_morte!/bra-746166

Evangelho do dia

Ano C - 13 de novembro de 2013

Lucas 17,11-19

Aleluia, aleluia, aleluia.
Em tudo Dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo o Senhor (1Ts 5,18),

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
17 11 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.
12 Ao entrar numa aldeia, vieram ao encontro de Jesus dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando:
13 “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”
14 Jesus viu-os e disse-lhes: “Ide, mostrai-vos ao sacerdote”. E quando eles iam andando, ficaram curados.
15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano.
17 Jesus lhe disse: “Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!”
19 E acrescentou: “Levanta-te e vai, tua fé te salvou”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
SENTIMENTO DE GRATIDÃO
O reconhecimento e a gratidão são sentimentos nobres de quem sabe acolher como dom os benefícios recebidos de Deus. Apesar de serem tantas as pessoas beneficiadas por seus milagres, Jesus estava atento para este aspecto. Não lhe passava despercebida a reação de quem se via curado por obra de seu amor misericordioso.
Por ocasião da cura de dez leprosos, só um teve a gentileza de voltar para agradecer a Jesus. E era um samaritano, portanto, um estrangeiro, na mentalidade dos judeus. A gratidão brotou de um excluído e desprezado como pagão. Só ele foi capaz de glorificar a Deus, cujo Reino se fez presente em sua vida pela ação de Jesus. O gesto de adoração do samaritano, prostrado com o rosto em terra, aos pés do Mestre, demonstrou a consolidação de sua fé naquele, a quem recorrera com tanta confiança. E foi salvo pela fé.
O que se passou com os outros nove curados? Por que não voltaram para agradecer o dom da cura, que lhes permitiu reconquistar o direito de cidadania? Talvez, se tivessem esquecido de que haviam recebido um dom totalmente gratuito, ou pensassem que Jesus havia feito simplesmente sua obrigação. Logo, não era necessário voltar para agradecer-lhe.
É a ingratidão de quem, sendo agraciado com os benefícios divinos, permanece fechado aos apelos do Reino de Deus.

Oração
Senhor Jesus, quero ter um coração agradecido, que saiba reconhecer tantos benefícios que eu, sem mérito algum, recebo, cada dia, de ti.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Leitura
Sabedoria 6,1-11
Leitura do livro da Sabedoria.
6 1 Ouvi, pois, ó reis, e entendei; aprendei vós que governais o universo!
2 Prestai ouvidos, vós que reinais sobre as nações e vos gloriais do número de vossos povos!
3 Porque é do Senhor que recebestes o poder, e é do Altíssimo que tendes o poderio; é ele que examinará vossas obras e sondará vossos pensamentos!
4 Se, ministros do reino, vós não julgastes eqüitativamente, nem observastes a lei, nem andastes segundo a vontade de Deus,
5 ele se apresentará a vós, terrível, inesperado, porque aqueles que dominam serão rigorosamente julgados.
6 Ao menor, com efeito, a compaixão atrai o perdão, mas os poderosos serão examinados sem piedade.
7 O Senhor de todos não fará exceção para ninguém, e não se deixará impor pela grandeza, porque, pequenos ou grandes, é ele que a todos criou, e de todos cuida igualmente;
8 mas para os poderosos o julgamento será severo.
9 É a vós, pois, ó príncipes, que me dirijo, para que aprendais a Sabedoria e não resvaleis,
10 porque aqueles que santamente observarem as santas leis serão santificados, e os que as tiverem estudado poderão justificar-se.
11 Anelai, pois, pelas minhas palavras, reclamai-as ardentemente e sereis instruídos.
Palavra do Senhor.
Salmo 81/82
Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!

“Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos,
ao pobre e ao humilde absolvei!
Libertai o oprimido, o infeliz,
da mão dos opressores arrancai-os!”

Eu disse: “Ó juízes, vós sois deuses,
sois filhos todos vós do Deus Altíssimo!
E, contudo, como homens morrereis,
caireis como qualquer dos poderosos!”
Oração
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Documentário sobre o aborto tem pré-estreia nesta quarta-feira no Recife

cartaz-blood-moneyEstá marcada para esta quarta-feira, 13, no Recife, a pré-estreia do documentário “Blood Money – Aborto Legalizado”, uma produção norte-americana independente, assinada pelo diretor David Kyle. Na ocasião, Kyle falará de sua primeira incursão no cinema com esse documentário polêmico, que está se tornando um cult pelo realismo e crueza com que trata o tema e pelas denúncias que faz. O filme de 1 hora e 15 minutos entra em cartaz nos cinemas a partir do dia 15.
Segundo Luís Eduardo Girão, diretor da Estação Luz Filmes, que adquiriu os direitos de distribuição no Brasil, o filme “Blood Money – Aborto Legalizado”, pretende atrair o público brasileiro, pois disseca o tema, revelando a experiência prática em um país onde o aborto é legalizado há 40 anos. ”Apesar de mais de 70% da população brasileira serem contra a legalização do aborto, de acordo com os principais institutos de pesquisa do país, o tema gera polêmica, causa grande interesse e esclarece o assunto sob vários aspectos.
Por isso esperamos que provoque repercussão, levando ao amadurecimento deste necessário debate no Brasil, onde ainda teimamos em tratar o aborto com hipocrisia”, diz Girão. O documentário de Kyle trata do funcionamento legal desta indústria nos Estados Unidos, mostrando “de que forma as estruturas médicas disputam e tratam sua clientela, os métodos aplicados pelas clínicas para realização do aborto e o destino do lixo hospitalar, entre outros temas, de forma muito realista”, conta Girão.
O filme também faz denúncias como a prática da eugenia e do controle da natalidade por meio do aborto e trata aspectos científicos e psicológicos relacionados ao tema, como o momento exato em que o feto é considerado um ser humano e se há ou não sequelas para a mulher submetida a este procedimento.
“Blood Money – Aborto Legalizado” traz, ainda, depoimentos de médicos e outros profissionais da área, de pacientes, cientistas e da ativista de movimentos negros dos EUA, Alveda C. King, sobrinha do pacifista Martin Luther King, que também apresenta o documentário. Doutora Alveda é envolvida em discussões sobre o mecanismo de controle racial nos EUA – o maior número de abortos é realizado nas comunidades negras.
Segundo o diretor da Estação Luz Filmes, o amplo esclarecimento que o documentário oferece foi o que motivou sua produtora a assinar contrato com Kyle para adquirir os direitos de distribuição no Brasil. “É a primeira vez que o cinema trata o assunto desta forma, tirando-o da invisibilidade em um momento em que a mídia brasileira começa a discutir o assunto com coragem e com a importância que merece. Acreditamos que vá atrair diversos segmentos sociais e pessoas sensíveis a essa questão, sejam elas contra ou a favor da legalização do aborto no Brasil”.
Com informações da assessoria

Cáritas Internacional promove campanha de solidariedade às vítimas de tufão nas Filipinas

01caritassitefilipinas
A estimativa da Cáritas nas Filipinas é de que 9,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo tufão “Haiyan” que devastou o arquipélago na última sexta-feira, 8 de novembro. Mais de 3 milhões de pessoas na região onde o nível de destruição é considerado máximo e as comunidades afetadas não têm acesso a água potável, comida e eletricidade.
“É uma grande catástrofe, mas nosso plano de emergência já está em marcha”, afirmou, em entrevista à Rádio Vaticano, o secretário executivo da Cáritas Filipinas, padre Edwin Gariguez. Desde o dia 11, as equipes da Cáritas Internacional estão presentes na região para avaliar as necessidades mais urgentes. O governo filipino avalia que água potável, produtos de higiene e limpeza, alimentos, remédios e abrigos são as prioridades imediatas, assim como a retirada dos escombros e o restabelecimento das comunidades.
A organização lançou uma campanha internacional de arrecadação de donativos em seu site, e coordena os esforços de ajuda com a colaboração das dioceses próximas com capacidade para fornecer os suprimentos de emergência. O presidente da Caritas Internacional, cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, declarou que “o povo filipino pode contar com o apoio e suporte da Cáritas em todo o mundo.”
As 96 dioceses filipinas estão em alerta. Para o diretor regional da Cáritas dos Estados Unidos, que estava nas Filipinas no momento da tragédia, “a dor causada por esse novo desastre é devastador”. Ele explica que a organização está enviando barracas para cidade de Cebú para que sirvam de abrigo temporário a 8 mil famílias.

Fonte: CNBB

Arquidiocese realizará Assembleia de Pastoral 2013

O rumo pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife será definido nesta semana. Nos dias 15 e 16, a Igreja local realizará uma nova assembleia. O evento reunirá representantes de todas as 115 paróquias mais os integrantes, religiosos e leigos, das 13 comissões arquidiocesanas, que juntos receberão o plano de pastoral. O documento começou a ser construído ainda na assembleia de 2010 e nos últimos dois anos passou por estudos e revisões. O encontro acontecerá no Colégio Vera Cruz, no bairro das Graças.
De acordo com o coordenador de Pastoral, padre Josenildo Tavares, a assembleia será um marco importante nessa nova caminhada da arquidiocese que vivencia desde a chegada de Dom Fernando Saburido, em 2009, ares de uma igreja mais missionária. “Chegamos a mais uma assembleia, dessa vez com um plano de pastoral que traz resultados concretos das paróquias, dos vicariatos e das comissões. Experiências diferentes que vão contribuir com novas diretrizes para a atuação da Igreja”, afirmou o religioso.
O Plano de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, em definitivo, deverá ser apresentado na Festa de Pentecostes do próximo ano. “A partir de então teremos um documento que contempla as diversas realidades e desafios da nossa Igreja. Ele servirá para caminharmos com mais unidade e com o olhar para o próximo”, concluiu padre Josenildo.
Serviço
Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2013
Local: Colégio Vera Cruz.
End.: Av. Rui Barbosa,  S/N (Próximo à Praça do Entroncamento)
Horário: 8h às 16h
Da Assessoria de Comunicação AOR

Trabalhar para viver

Então podemos exigir que todo mundo trabalhe?

Ofereço oportunidade de trabalho para quem quer ganhar o pão ou simplesmente nego o pão?
Por João Batista Nunes Coelho
É tema sempre atual. Será que temos obrigação de sustentar mendigos que não querem trabalhar embora possam? É um questionamento comum, especialmente a pessoas que batalham para ganhar o pão de cada dia e são surpreendidas por pedintes.

Necessitados? O apóstolo se deparou com esta realidade. O que ensinou sobre isto? “Quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer.11 Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios.12 A esses indivíduos, ordenamos e exortamos a que se dediquem tranquilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer” (2Ts 3,10-12). Que atualidade este contexto! Enquanto vivemos neste mundo, nossa missão é trabalhar para nosso sustento e sustento de quantos de boa vontade pudermos ajudar.

Peso. É preciso não sermos pesados, se podemos não sê-lo. "Não temos vivido entre vós desregradamente,8 nem temos comido de graça o pão de ninguém. Mas, com trabalho e fadiga, labutamos noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós" (2Ts 3,7-8). Trabalhar para viver. E viver para o trabalho, vale? Não vale. Mas é o que muitos fazem hoje. É perigoso viver só pensando em trabalho, em conquistar, esquecendo-se de cultivar a vida espiritual. Pode-se cair no vazio. É um perigo. Precisamos, além de batalhar, também ter fé e sermos constantes nela. 19 É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação  (Lc 21,19). Essa dedicação também ao lado espiritual da vida, pode não ser compreendida pelos que nos cercam.

Chacotas. Se podemos até não sermos odiados, como acontece em certos países, podemos sofrer discriminação, chacota. Quem nunca ouviu alguma piadinha sem graça, em relação aos que se dedicam à fé cristã? Não é raro, isso. Num mundo materialista como o nosso é difícil dar testemunho de fé. Quantos de nós damos? Quantos se acovardam por causa da pressão social? “Sereis odiados por todos por causa do meu nome” (Lc 21,17). Contudo  o Senhor nos garante: não se perderá um só cabelo da vossa cabeça  (L 21,18). Não obstante as tribulações do mundo materializado, consumista, regido pelo prazer, é preciso adorar a Deus.

Reverenciar. Não importa o que os outros deixem de fazer. Aqueles que vivem apenas para este mundo, para o prazer, para conquistas materiais, parece que vivem melhor. Você nunca achou isso? Pode parecer. E os que reverenciam o Senhor, vão continuar no final da fila, sofrendo? Para os que reverenciam o Senhor, está reservada melhor sorte: “Sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o sol de justiça que traz a salvação em seus raios. Saireis e saltareis, livres como os bezerros ao saírem do estábulo”  (Ml 3,20). Deus proporciona alegrias. E sabe de onde vêm as grandes alegrias? Da doação, da generosidade. Certamente recompensará por ajudarmos aqueles que querem oportunidade de trabalhar, de vencerem na vida. A constância na fé e a dedicação ao trabalho, são caminhos que nos conduzem  a Deus. “É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação” (Lc 21,19).

Esmola. Caminha com a oração. Reverenciando ao Senhor, certamente saberemos distinguir aqueles que precisam de ajuda embora labutem para não serem pesados aos outros, e aqueles que se acomodam na vadiagem. Possivelmente a esmola dada até a estes últimos, tenha seu valor diante de Deus. Quem somos nós para julgar! Contudo, estes e todos nós, não podemos esquecer a exortação paulina: “Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios.12. A esses indivíduos ordenamos e exortamos a que se dediquem tranquilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer” (2Ts 3,10-12).

Então podemos exigir que todo mundo trabalhe? Talvez, mas um instante: também é verdade que é pelo socorro ao próximo - e Jesus não colocou distinção se ele é vadio ou não - que seremos julgados. Veja só:: 38Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40 Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade, vos digo: todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ (Mt 25). Embaralhou tudo, não?  É possível, para alguns. No entanto, o Mestre está aí para iluminar nosso discernimento.

Que o Ele nos ensine a trabalhar e a praticar a caridade!

EU DIANTE DA PALAVRA

Trabalhar


“10 Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar, não tem o direito de comer.11. Entretanto, soubemos que entre vós há alguns desordeiros, vadios, que só se preocupam em intrometer-se em assuntos alheios.12. A esses indivíduos ordenamos e exortamos a que se dediquem tranqüilamente ao trabalho para merecerem ganhar o que comer” (2Ts 3,10-12).

Ofereço oportunidade de trabalho para quem quer ganhar o pão ou simplesmente nego o pão?

Constância

“18 Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça.

19 É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação” (Lc 21,19).

Desanimo facilmente?

Odiados por causa da fé

“17 Sereis odiados por todos por causa do meu nome” (Lc 21,17).

Evito manifestar claramente que creio?

Os reverenciadores de Deus sobreviverão

“20 Mas, sobre vós que temeis o meu nome, levantar-se-á o sol de justiça que traz a salvação em seus raios. Saireis e saltareis, livres como os bezerros ao saírem do estábulo”  (Ml 3,20).

Meu modo de vida demonstra minha reverência a Deus?

MINHA PRECE

Ó Deus, guardai-me sob vossa proteção
Para eu ser constante na fé.
Que as tribulações do dia a dia não me afaste de vós.
A constância me conduza.
Através dela ganharei a salvação.
Que o sol da justiça brilhe sobre mim,
E eu sempre reverencie o vosso nome.
Assim seja.
* Reflexão sobre as leituras do 33º domingo do tempo comum.

Documentário destaca a doutrina sobre o purgatório


Chicago - Um documentário em vídeo sobre o purgatório foi recentemente lançado nos EUA sob o título de "Purgatório - A Igreja esquecida", como um chamado para compreender a misericórdia de Deus e um dos aspectos pouco exercidos pelos fiéis da comunhão dos santos: a oração ativa dos viventes ajuda as almas que vivem em um estado de purificação a entrarem no Céu.
"O Purgatório não é a capela lateral do inferno, como as pessoas costumam pensar, mas uma maravilhosa expressão da misericórdia de Deus", disse o diretor do filme, o frade franciscano John Clote.
O vídeo, disponível em DVD, foi produzido pelo ministério Lightbridge, da Província de São Boaventura dos Frades Franciscanos Conventuais de Chicago, Estados Unidos. O Cardeal Francis George figura entre as fontes de informação entrevistadas no documentário, que inclui teólogos, sacerdotes e escritores sobre o assunto.
Uma das razões fundamentais para realizar o documentário é oferecer a esperança da comunhão entre os vivos e os mortos como uma oportunidade para acudir à misericórdia divina. "Eu queria enfatizar os relacionamentos. Os relacionamentos não se evaporam simplesmente (no momento da morte), mas continuam. Por isso a Igreja nos convida a rezar pelos mortos", disse Frei John .
"Nossas orações são muito úteis para ajudar os entes queridos neste processo de purificação que chamamos de purgatório", completou.
A mensagem reflete uma grande esperança: as almas neste estado tem a certeza de salvação, motivo pelo qual Santa Catarina de Gênova, considerada "Apóstolo do Purgatório", afirmou que não havia nenhuma alegria, exceto a própria do Paraíso, comparável à do purgatório e a certeza de uma eventual união plena com Deus.
SIR

Papa poderá abordar ecologia em nova encíclica



Segundo pessoas próximas, o papa vai abordar questões ambientais, como a água, em sua próxima encíclica. (Foto: Arquivo)
Por Andrés Beltrano Álvarez
A próxima carta encíclica de Francisco não será dedicada apenas ao tema da pobreza, também incluirá uma forte mensagem em defesa do meio ambiente. Ainda que o projeto esteja em início e sua publicação não seja iminente, o papa já formou um grupo de especialistas com um mandato concreto: preparar sua mensagem ecológica.

Nos últimos dias, Jorge Mario Bergoglio conversou sobre a iniciativa com três diferentes pessoas. Primeiro, para seu amigo Gustavo Vera, deputado argentino e ativista na luta contra o tráfico de pessoas. Os dois almoçaram juntos na residência vaticana do papa, a Casa de Santa Marta, no dia 3 de novembro (domingo).
O mesmo disse para a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, durante uma audiência particular, na última quinta-feira (8). "Não me estranharia que esse tema ocupe um importante lugar em uma próxima encíclica", sugeriu a mandatária aos jornalistas.
O pontífice foi mais explícito com o senador eleito argentino, Pino Solanas, a quem recebeu nessa segunda-feira (11), durante uma audiência particular em Santa Marta. O encontro durou quase uma hora e, no mesmo, o representante do movimento político "Projeto Sul" expressou-lhe sua preocupação pela impunidade com a qual se prejudica a natureza.
"Ele foi muito sensível, disse-me que está preparando uma encíclica sobre este tema, está sendo trabalhoso porque formou uma equipe para poder redigi-la, por isso, suas declarações estão demorando, embora em setembro já tenha falado sobre a mineração. Adiantou-me que irá fazer uma contribuição importante", disse Solanas em entrevista ao Vatican Insider.
Sustentou que já havia tratado a respeito do tema da ecologia com o papa, desde o mês de junho passado, quando lhe escreveu uma carta e enviou um relatório.
Afirmou que pediu o apoio de Jorge Mario Bergoglio para a tentativa de tipificação dos crimes ambientais e para a proposta de formação – algum dia – do Tribunal Internacional Penal para julgar os crimes ambientais, que qualificou como crimes de lesa-humanidade, porque as consequências dos mesmos são pagas por populações inteiras.

E denunciou que isso acontece, quase sempre, com complacência dos governos, porque não há controle público algum.

"Está (o Papa) muito interessado, sobretudo no tema da água. Disse-me: não seria de estranhar que a próxima guerra seja pela água. E recordou o desastre pelo qual a África está sendo submetida. Eu o vi muito preocupado com a máquina do lucro e do dinheiro, porque por trás do lucro, arrasa-se tudo", relatou.

Solanas recordou que cuidar do meio ambiente tem um custo muito alto, que as empresas transnacionais não querem pagar e, por isso, nenhuma dessas fábricas trabalha com seguros ambientais, apesar de a lei exigir.

Ele considerou que o papa pode ser um bom aliado no momento de sensibilizar sobre os perigos do meio ambiente, já que pesquisas importantes da América Latina e Europa situam o papa Francisco entre as quatro personalidades mais importantes do ano, como uma liderança de opinião.
Vatican Insider, 12-11-2013.