terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Projecto de peregrinação do Papa Francisco à Terra Santa abordada na sua audiência ao PM de Israel, Benjamim Netanyahu




O Santo Padre recebeu também, nesta segunda-feira de manhã, em audiência, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. É a segunda vez que se encontra pessoalmente com um Papa, depois do colóquio tido em Nazareth, em maio de 2009, com Bento XVI, aquando da sua visita à Terra Santa.
Nessa altura, para além do processo de paz no Médio Oriente, foram abordados temas tratados pela Comissão bilateral existente entre Israel e a Sé Apostólica para a aplicação do Acordo Fundamental, Comissão criada em 1993, ainda antes do estabelecimento de relações diplomáticas, que teve lugar em junho de 1994.
Sobre esta audiência do Papa ao primeiro-ministro de Israel, no comunicado oficial entretanto divulgado se informa que, sucessivamente, se encontrou com o Secretário de Estado, D. Pietro Parolin, acompanhado pelo subsecretário para as Relações com os Estados, D. Antoine Camilleri. Nos colóquios, foi abordada a complexa situação política e social do Médio Oriente, com especial referência ao retomar das negociações entre israelitas e palestinianos, fazendo votos de que se possa chegar sem mais tardar a uma solução justa e duradoura, no respeito pelos direitos de ambas as Partes.
Para além de uma referência ao projecto de peregrinação do Santo Padre à Terra Santa, forem abordadas algumas questões que dizem respeito às Autoridades estatais e as comunidades católicas locais, assim como entre o Estado de Israel e a Santa Sé, fazendo-se votos de uma rápida conclusão do Acordo desde há muito em preparação.

Dom Fernando receberá Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara em Brasília

530253_509618545768193_1339478070_nO arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, é um dos escolhidos para receber a Comenda de Direitos Humanos Dom Helder Camara concedida pelo Senado Federal. A homenagem é feita anualmente a cinco pessoas que tenham realizado importantes ações de defesa dos direitos humanos no Brasil. A sessão solene de entrega do prêmio será nesta terça-feira, 3 de dezembro, em Brasília.
Além do arcebispo receberão a comenda Cláudio Luciano Dusik, que desenvolveu o Mousekey “Teclado Virtual”, instrumento que auxilia pessoas com dificuldade de escrever e se comunicar; a deputada Janete Capiberibe; o Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos – COBAP; o Márlon Jacinto Reis, Juiz de Direito e um dos fundadores e coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral -MCCE; e o ex-governador Jackson Lago, in memoriam.
A comenda criada por meio da Resolução nº 14, de 20101 , a partir do Projeto de Resolução do Senado nº 62, de 2008, apresentada pelo senador José Nery e outros senadores . A comenda leva o nome do antigo arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909 –1999) , conhecido pela sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil. As indicações à escolha dos agraciados são apreciadas pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal.
Outros religiosos também receberam a homenagem. Entre eles: Dom Pedro Casaldáliga, Dom Manuel da Cruz, Dom Eugênio de Araújo Sales, Dom Marcelo Pinto Carvalheira, Dom Tomás Balduíno, Dom Paulo Evaristo Arns e Dom José Maria Pires.

Com informações da assessoria e do Wikipédia

O outro é nosso irmão

Dê um abraço e um sorriso sincero no seu próximo e acolha a todos, porque este é o desejo de Jesus.


Ninguém é tão ruim que não tenha uma virtude, ninguém é tão santo que não tenha um pecado. (Foto: Arquivo)
Por Dom Orani João Tempesta
Vivemos em um mundo perverso e egoísta. As pessoas vivem o individualismo, se trancam em seus quartos como se as casas fossem apenas uma hospedaria e não uma Igreja Doméstica, onde as pessoas comungam as alegrias e as tristezas, as vitórias e as derrotas, e que a Palavra de Deus é partilhada, refletida e vivida na participação fraterna das refeições, dos encontros, dos aconselhamentos e das partilhas.

Lembro-me bem de um caríssimo irmão arcebispo, ilustre filho da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que em breve veremos elevado à glória dos altares, que sempre de sorriso largo indagava do seu interlocutor: "Como eu posso te ajudar?". Essa pergunta de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, SJ, falecido arcebispo de Mariana (MG), e por dois quadriênios secretário geral e presidente da CNBB, nos introduz no cerne do que esta reflexão propõe: sejamos pessoas que ajudam o outro. E a principal ajuda que podemos dar, como batizados, ao nosso próximo é falar bem das pessoas. Já diz um antigo adágio que "ninguém é tão ruim que não tenha uma virtude a ser imitada e, ninguém é tão santo que não tenha um pecado a ser confessado".

Um confrade meu, Santo Aelred de Rievaulx, abade cisterciense inglês, que viveu de 1110 a 1175, nos deixou exemplos maravilhosos acerca de como viver a caridade fraterna com o irmão. O santo abade ensinou que o amor e a amizade são a maior alegria da vida; são o sinal mais evidente da presença de Deus neste mundo; são a própria essência do mundo que há de vir.

De fato, se é verdade que "Deus é Amor" (1Jo 4,8.16), todo verdadeiro amor mostra que Deus está presente. Como Deus é Amor, quando Jesus diz que o seu jugo é suave, está falando da caridade; quando diz que seu peso é leve está falando do amor fraterno.
Santo Aelred de Rievaulx acha que o Amor é não somente a nossa vocação, mas também o remédio para curar nossa vontade doente e para restaurar em nós a imagem de Deus. Essa imagem consiste em sermos uma pequena "trindade" criada, feita de 1) memória, 2) conhecimento e 3) amor/vontade. Mas para ele é na vontade que nasce a imagem de Deus, é no amor que a restauramos, e é na amizade que experimentamos o gosto da bem-aventurança, ou felicidade eterna. Para explicar melhor, Aelred achava que, por natureza (isto é, sem o pecado), os humanos sempre tinham Deus na memória, sempre sabiam reconhecê-Lo em tudo e sempre O abraçavam no amor sem precisar cobiçar mais nenhuma outra coisa.

Gostaria de fazer uma proposta: o mais significativo na nossa vida cristã, o que realmente conta, o que realmente é importante é que um amigo reze pelo outro. A oração de um amigo é muito eficaz, por que sobe a Deus carregada de afeto e muitas vezes reforçada pelas lágrimas que podem ser provocadas pelo temor do que possa estar acontecendo com o outro, simplesmente pelo bem querer ou mesmo causadas pela dor.

Como um amigo reza pelo outro a Jesus Cristo e deseja ser ouvido por Jesus Cristo por causa do outro, acaba dirigindo ao próprio Jesus Cristo seu amor e seu desejo. Então, muito depressa e sem a gente nem perceber, está passando de um afeto para o outro, dando a sensação de que estamos tocando de perto a doçura do próprio Cristo. O amigo começa a saborear como Jesus é doce e a experimentar como ele é suave (Cf Salmos 33 e 99).

Não falar mal do irmão requer, sobretudo, um empenho fraterno que se supere ao amor de si mesmo e que se dedique aos outros, favorecendo assim as autênticas e profundas amizades, que ajudam uma vida afetiva completa. A amizade deve ser um grande dom em quanto favorece o crescimento humano e espiritual. Jesus não condenou nem a prostituta arrependida, uma pecadora pública, ao contrário, pediu que ela não pecasse mais. É tão difícil observar determinadas pessoas que gastam toda a energia de seu dia ou da sua vida em apenas destruir a reputação do outro que, antes de tudo, é seu irmão. E nestes tempos de internet, com as mídias sociais essa facilidade é muito maior.

O Santo Padre Francisco ensinou que “Nosso Pai, como um Pai com seu Filho, nos ensina a caminhar; nos ensina a adentrar a estrada da vida e da salvação. São as mãos de Deus que nos acariciam nos momentos de dor, e nos confortam. E neste carinho, muitas vezes existe o perdão”. O Pontífice continuou, lembrando que muitas vezes se ouvem pessoas dizendo "Me entrego às mãos de Deus", o que é bonito porque "lá estamos seguros, porque nosso Pai nos quer bem, e suas mãos nos curam também das doenças espirituais".
"Pensemos nas mãos de Jesus quando tocava os doentes e os curava… Ele nos repreende quando é preciso, mas jamais nos fere. Ele é Pai e as almas dos justos estão em suas mãos. Ele nos criou e nos deu a saúde eterna; suas mãos nos acompanham nos caminhos da vida. Confiemo-nos às mãos de Deus como uma criança se entrega às mãos de seu pai. É uma mão segura!".

Quem é de Jesus, quem se entrega nas mãos de Deus canta e proclama as Suas maravilhas, e sempre e tão somente, por amor, falará positiva e benignamente de seu irmão. "Em que eu posso te ajudar?" Dê um abraço e um sorriso sincero no seu próximo e acolha a todos, porque este é o desejo de Jesus, e que nos ajudam a viver a autêntica caridade.
CNBB, 02-12-2013.
* Dom Orani João Tempesta é arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).

Evangelho do dia

Ano C - 03 de dezembro de 2013

Lucas 10,21-24

Aleluia, aleluia, aleluia.
Eis que virá o nosso Deus com poder e majestade. E ele há de iluminar os olhos dos seus servos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
10 21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: “Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”.
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
QUEM ACOLHE O SENHOR?
As coisas de Deus seguem uma lógica muito diferente da lógica humana. Em termos humanos, pode-se pensar que o reconhecimento e a acolhida do Senhor sejam mais fáceis para os sábios e os entendidos deste mundo, e que a pessoa, com o próprio esforço e ciência, possa chegar mais rapidamente a conseguir o que espera.
Deus, porém, inverte este esquema, franqueando aos pequeninos a revelação do Filho de Deus. E isto é um dom divino, que não depende do merecimento humano. Ademais tal dom é concedido a quem é desvalorizado pelo mundo e se considera indigno de recebê-lo do Pai.
A atitude correta do discípulo à espera do Senhor consistirá em não supervalorizar suas prerrogativas, esperar ser encontrado digno de receber a revelação e recebê-la com a humildade de quem se sabe indigno. O discípulo deve ter consciência de ser pequenino e carente da ajuda do Senhor, para poder reconhecê-lo. Sua felicidade consistirá em ver e ouvir o que tantos outros ansiaram ver e ouvir, e não puderam. Essa será a recompensa de sua humildade. Afinal, ele será o verdadeiro sábio e entendido, uma vez que sua sabedoria tem origem no Pai.

Oração
Senhor Jesus, concede-me um coração de discípulo, que conta com a sabedoria e o entendimento vindos do Pai e me preparam para reconhecer-te.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Leitura
Isaías 11,1-10
Leitura do livro do profeta Isaías.
1 Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes.
2 Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor ao Senhor.
3 (Sua alegria se encontrará no temor ao Senhor.) Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer;
4 mas julgará os fracos com eqüidade, fará justiça aos pobres da terra, ferirá o homem impetuoso com uma sentença de sua boca, e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio.
5 A justiça será como o cinto de seus rins, e a lealdade circundará seus flancos.
6 Então o lobo será hóspede do cordeiro, a pantera se deitará ao pé do cabrito, o touro e o leão comerão juntos, e um menino pequeno os conduzirá;
7 a vaca e o urso se fraternizarão, suas crias repousarão juntas, e o leão comerá palha com o boi.
8 A criança de peito brincará junto à toca da víbora, e o menino desmamado meterá a mão na caverna da áspide.
9 Não se fará mal nem dano em todo o meu santo monte, porque a terra estará cheia de ciência do Senhor, assim como as águas recobrem o fundo do mar.
10 Naquele tempo, o rebento de Jessé, posto como estandarte para os povos, será procurado pelas nações e gloriosa será a sua morada.
Palavra do Senhor.
Salmo 71/72
Nos seus dias, a justiça florirá
e paz em abundância para sempre.


Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus,
vossa justiça ao descendente da realeza!
Com justiça ele governe o vosso povo,
com equidade ele julgue os vossos pobres.

Nos seus dias, a justiça florirá
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio,
e desde o rio até os confins de toda a terra!

Libertará o indigente que suplica,
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
Terá pena do indigente e do infeliz,
e a vida dos humildes salvará.

Seja bendito o seu nome para sempre!
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados,
todas as gentes cantarão o seu louvor!
Oração
Ó Deus, que, pela pregação de são Francisco Xavier, conquistastes para vós muitos povos do Oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.