terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Evangelho do dia

Ano C - 24 de dezembro de 2013

Lucas 1,67-79

Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó sol da manhã, ó sol de justiça, da eterna luz esplendor: oh, vinde brilhar para o povo sentado na sombra da morte.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 1 67 Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:
68 "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo,
69 e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo
70 (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas),
71 para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.
72 Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança,
73 segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor,
74 libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo
75 em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida.
76 E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho,
77 para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados.
78 Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente,
79 que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz".
Palavra da Salvação.

Comentário do Evangelho
LOUVOR E PROFECIA
Zacarias soube reconhecer a salvação de Deus, cumprindo-se na história de Israel, por meio da libertação trazida pelo poderoso Salvador, Jesus, suscitado no meio do povo. Finalmente, a tão esperada visita de Deus se concretizava, e a libertação, há séculos acalentada, se fazia verdade. A seu filho recém-nascido competia a tarefa de preparar os caminhos da libertação que estava próxima.
Com Jesus, renascia a esperança no coração do povo. Deus não se esquecera das antigas profecias. As promessas seriam realizadas e o povo, resgatado da escravidão a que fora reduzido. Sem dúvida, a servidão pior era a do pecado e do egoísmo. Fazia-se necessário uma remissão urgente. Só assim seria possível servir a Deus, de maneira agradável, na justiça e na santidade.
O Altíssimo, do qual João seria profeta, despontaria como luz para tirar a humanidade das trevas e das sombras da morte, a que o pecado a havia reduzido. Doravante, seria possível trilhar os caminhos da paz, deixando para trás a injustiça e a iniqüidade, fruto do pecado.
O canto de Zacarias, saudando o nascimento de seu filho, era de louvor pelas promessas cumpridas, mas também profecia do que Deus iria realizar.

Oração
Senhor Jesus, como Zacarias, eu louvo ao Pai pela fidelidade em cumprir suas promessas e agradeço o que sua misericórdia realiza em favor da humanidade.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês).
Leitura
2 Samuel 7,1-5.8-12.14.16
Leitura do segundo livro de Samuel.
2 1 Ora, tendo o rei Davi acabado de instalar-se em sua residência, e tendo-lhe o Senhor dado paz, livrando-o de todos os inimigos que o cercavam,
2 disse ele ao profeta Natã: "Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!"
3 Natã respondeu-lhe: "Pois bem: faze o que desejas fazer, porque o Senhor está contigo!"
4 Mas a palavra do Senhor foi dirigida a Natã naquela mesma noite, e dizia:
5 "Vai e dize ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor: ‘Não és tu quem me edificará uma casa para eu habitar.
8 Dirás, pois, ao meu servo Davi: eis o que diz o Senhor dos exércitos: eu te tirei das pastagens onde guardavas tuas ovelhas para fazer de ti o chefe de meu povo de Israel.
9 Estive contigo em toda parte por onde andaste; exterminei diante de ti todos os teus inimigos, e fiz o teu nome comparável ao dos grandes da terra.
10 Designei um lugar para o meu povo de Israel: plantei-o nele, e ali ele mora, sem ser inquietado, e os maus não o oprimirão mais como outrora,
11 no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo. Concedo-te uma vida tranqüila, livrando-te de todos os teus inimigos. O Senhor anuncia-te que quer fazer-te uma casa.
12 Quando chegar o fim de teus dias e repousares com os teus pais, então suscitarei depois de ti a tua posteridade, aquele que sairá de tuas entranhas, e firmarei o seu reino.
14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens,
16 Tua casa e teu reino estão estabelecidos para sempre diante de mim, e o teu trono está firme para sempre’".
Palavra do Senhor.
Salmo 88/89
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!”
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

“Eu firmei uma aliança com meu servo, meu eleito,
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,
de geração em geração garantirei o teu reinado!”

Ele, então, me invocará: “Ó Senhor, vós sois meu Pai,
sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!”
Guardarei eternamente para ele a minha graça
e com ele firmarei minha aliança indissolúvel.
Oração
Apressai-vos e não tardeis, Senhor Jesus, para que a vossa chegada renove as forças do que confiam em vosso amor. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Vem Senhor Jesus!


O que fazemos com os dons que o Espírito Santo nos dá?
Por Dom Canísio Klaus*
Estamos por festejar mais um aniversário natalício de Jesus Cristo. Os dias que o antecedem são de preparação e alegre expectativa. A liturgia nos motiva a olharmos para a família de Maria e José e com ela nos predispormos a acolher o Deus que se fez criança numa pequena cidade do interior de Israel. A exemplo dos pastores e dos sábios que vieram do Oriente, queremos reverenciar este menino, dando-lhe as boas vindas e apresentando-lhe os nossos presentes.

Nos dias que antecedem ao Natal, as famílias se juntam em grupos e as comunidades se reúnem nas igrejas com o intuito de rezar, aprofundar a Palavra de Deus e celebrar o sacramento da reconciliação. Ao mesmo tempo, presépios e pinheirinhos são montados nas casas e igrejas, as ruas ganham nova iluminação e a sociedade promove eventos para comemorar a chegada do Menino Jesus.

Quando a gente comemora o aniversário de alguém é costume entregar um presente ao homenageado. E, para acertar no presente, tornou-se costume pesquisar os interesses da pessoa. Qual será o presente que Jesus gostaria de receber? O que vamos lhe dar para que fique satisfeito? Qual é mesmo o presente que vamos dar a Jesus no Natal de 2013?

Também é costume, nos aniversários, o homenageado oferecer alguma coisa aos convidados. Por vezes é um bolo. Outras vezes é um almoço, jantar, café da tarde... Além do grande presente que Ele próprio é, o que mais será que o menino Jesus tem a nos oferecer? Algumas coisas são evidentes. Com a sua chegada, a paz se tornou possível: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas de boa vontade”. O seu desejo é que reine a paz entre as pessoas: “A paz esteja convosco”. O Deus que um dia foi menino, nos oferece o perdão: “teus pecados estão perdoados”. Ele nos garante o seu amor: “Como o meu Pai me ama, eu também vos amo”. Nos anima na esperança: “Não se perturbe nem se atemorize o vosso coração”. Finalmente, Ele nos promete o Espírito Santo: “Recebei o Espírito Santo”!

Com tantas coisas bonitas com as quais o aniversariante nos brinda, cabe-nos perguntar: nós ficamos satisfeitos com aquilo que nos é oferecido? Nós valorizamos aquilo que o aniversariante Jesus de Nazaré nos oferece por ocasião do seu aniversário? Nós aceitamos a sua proposta de paz, o amor com que Ele nos acolhe, o perdão que nos oferece? O que estamos fazendo com os dons que o Espírito Santo nos dá?

Faço votos que o Natal que logo mais vamos celebrar sirva para animar a alegria e a esperança de todas as pessoas. Que seja um Natal de paz, harmonia e fraternidade! Feliz Natal!
*Dom Canísio Klaus é bispo de Santa Cruz do Sul (RS).