quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Programação Católica da Rádio Olinda

Programação Católica da Rádio Olinda

www.radioolindaam.com.br – Rádio Online
Domingo
5h – Amanhecer – Batista Filho e padre João Carlos
7h30 – Correio da Amizade – padre Amaurílio Machado e Luciano Cavalcanti
9h – Santa Missa (presidida por dom Fernando Saburido)
10h30 – Programa de Domingo
Envelhecer de bem com a vida – Pastoral da pessoa idosa – CNBB
20h – Padres que cantam

Segunda à sexta
5h – De olho na cidade
Mensagens de otimismo
Parada positiva com músicas católicas
Pai Nosso, Ave Maria, Oração do Santo Anjo
Benção da água com padre Cosmo Francisco
6h – O Evangelho do dia – padre Amaurílio Machado
6h55 – Bom dia, dom Fernando Saburido
9h10 – Oração da manhã – padre Reginaldo Manzotti
9h30 – O Evangelho do dia – padre Amaurílio Machado
10h10 – A benção do padre Cosmo Francisco
10h30 – Bom dia do padre João Carlos
15h – Terço da Misericórdia – padre Reginaldo Manzotti
16h – Programa Caminhos da Fé
17h – Santa Missa – padre João Carlos
17h30 – Programa Anoitecer – padre João Carlos

Sábado
6h – O Evangelho do dia – padre Amaurílio Machado
7h – Rádio Vaticano – A palavra do papa Bento XVI e as notícias do Vaticano
7h30 – Músicas que falam de deus
11h – Fé em debate – padre Reginaldo Manzotti
19h45 – Boletim Informativo da Arquidiocese – Luciano Cavalcanti
20h – Fé e Vida – Rubens Souza Filho


*Todos os dias, das 22h às 05h – Programação Obra de Maria.

Divulgados valores e manual para inscrição de peregrinos na JMJ Rio2013


Divulgados valores e manual para inscrição de peregrinos na JMJ Rio2013

Redação FC


Hora de começar a organizar o grupo, preparar o coração e unir os amigos para embarcar juntos nesta 'aventura da fé'. Dentro de pouco tempo as inscrições estarão abertas para a JMJ Rio2013 e você não poderá ficar fora dessa. A partir de hoje, 31 de julho, o Manual de Inscrições de Peregrinos poderá ser visto no item “Tire suas Dúvidas” no portal oficial: www.rio2013.com. Nele você terá todas as orientações necessárias para preparar da melhor forma o seu grupo. Segundo a diretora do Setor de Inscrições da JMJ Rio2013, Irmã Maria Shaiane Machado, o documento descreve o sistema de inscrição e ajudará o peregrino. As inscrições serão feitas em grupo por meio de um responsável (chamado de “responsável principal”). Além desse, haverá um “segundo responsável”. Para grupos mistos, preferencialmente um responsável masculino e um feminino. Os valores têm variações, tanto da modalidade dos pacotes (que poderão ou não incluir hospedagem e alimentação), quanto por classificação dos países. Para ajudar que peregrinos de países economicamente mais pobres possam participar das JMJs, eles são classificados nas classes A, B e C.
A classificação dos países e os tipos de pacotes definem os valores. Serão 21 tipos de pacotes com valores que variam de R$ 100,70 a R$ 577,60. Esses valores são válidos até 31 de janeiro de 2013, incluindo um desconto de 5%. Após esse período as variações são de R$ 106,00 a R$ 608,00.
Os grupos deverão ter até 50 peregrinos, incluindo os responsáveis. Grupos maiores deverão ser divididos em subgrupos de até 50 pessoas, que poderão estar vinculados entre si por um grupo principal. A vinculação entre os grupos não garante que todos ficarão juntos. A hospedagem oferecida pelo COL será por região linguística. Também outros fatores podem ser decisórios, como por exemplo, a distância dos pagamentos entre os grupos.
"Hoje, a principal preocupação do peregrino é com o valor da inscrição", afirma. "Com todas as informações, ele vai conseguir organizar melhor seu grupo para se inscrever".
As inscrições serão realizadas exclusivamente online, através do portal oficial da Jornada - www.rio2013.com. "Incentivamos a todos a fazerem inscrições em grupo, que podem ser formados nas paróquias, comunidades, movimentos católicos, escolas, universidades", diz irmã Shaiane.
Os candidatos ao voluntariado que não foram selecionados deverão fazer a inscrição como peregrinos.
A formação de grupos de peregrinos reforça um dos principais frutos da JMJ, a União. "Esse é um dos valores da Jornada Mundial da Juventude", diz irmã Shaiane. "União faz parte da sua vida" é a primeira mensagem da JMJ para divulgar as inscrições, na campanha também lançada hoje. Venha para o Rio de Janeiro. Una-se a milhões de jovens do todo mundo rumo à JMJ Rio2013.
Do site oficial JMJ Rio 2013

Dicas Bíblica


“CONFISSÃO DE FÉ, DE PEDRO
E OS TRÊS ANÚNCIOS DA PAIXÃO EM MARCOS”

agosto 2012

A profissão de fé, de Pedro (Mc 8,27-30), o primeiro anúncio da paixão (8,31-33), o segundo (9,30-32) e o terceiro (Mc 10,32-34) encontram-se numa moldura, entre duas narrativas de cura de cegos. No início, a cura do cego de Betsaida (Mc 8,27-26). Não tem nome nem sobrenome. Quem é o cego, ou de fato, são os cegos? São os discípulos, cuja cura é difícil e acontece parcialmente na primeira tentativa. Só na segunda vez, quando Marcos revela o poder iluminador de Jesus e mostra os seus esforços para abrir os olhos dos discípulos, eles conseguem enxergar nitidamente. A cura é lenta e gradual. Mostra que as pessoas, e os próprios discípulos, têm dificuldade de ver quem é realmente, Jesus de Nazaré. Entre esta narrativa do cego de Betsaida e o cego Bartimeu, filho de Timeu, encontra-se a Profissão de fé de Pedro, e os três anúncios da Paixão.
A profissão de fé de Pedro é uma resposta à pergunta, que está na base da primeira parte do evangelho de Marcos: quem é Jesus de Nazaré? Por causa do seu ensinamento e dos prodígios que realiza (Mc 6,2), o povo não consegue definir a personalidade misteriosa de Jesus. Para uns é João Batista, para outros Elias e para outros, um dos profetas. Apenas Pedro consegue definir a verdadeira identidade de Jesus “Tu és o Cristo” e não por ele mesmo, mas em virtude de uma revelação divina, conforme Mateus 16,17. O fato de Jesus proibí-lo de falar a respeito, não significa nenhuma desaprovação em relação ao título de Cristo, que ele vai aceitar mais adiante, em Mc 14,62. Em Marcos o título de Cristo, de Filho de Deus e outros, estão incluídos na norma do silêncio, são expressões da fé da Igreja (Mc 1,34; 1,44). Marcos insiste no segredo messiânico de Jesus. Para compreendermos esta sua postura, é preciso ter presente: a ambiguidade dos títulos messiânicos judaicos, insuficientes para definir a missão de Jesus como também, os progressos da fé da Igreja primitiva e o empenho de Marcos em reler a vida terrestre de Jesus, à luz da revelação da Páscoa.
Logo após a profissão de fé de Pedro, Jesus faz o seu primeiro anúncio da paixão: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos escribas, ser morto e, depois de três dias ressuscitar” (Mc 8,31-33). Pedro reage ao anúncio de Jesus, porque tem dificuldade de associar o título de Cristo às perspectivas da paixão e morte. Jesus o repreende, chamando-o de satanás, porque ele não pensa as coisas de Deus e sim as dos homens. Na verdade, Pedro, ao se opor ao padecimento de Jesus, ele assume o papel de Satanás, que tenta desviar Jesus da obediência ao Pai. E, ao mesmo tempo, abandona a sua posição de discípulo, que deve caminhar atrás de Jesus (cf. 1,17.20; 8,34). Este texto do primeiro anúncio da paixão, é o início da segunda parte do Evangelho segundo Marcos, que tem a preocupação de responder à pergunta: Quem é o verdadeiro discípulo de Jesus? Marcos coloca a seguir, as condições do seguimento de Jesus (Mc 8,34).
No segundo anúncio da paixão, Jesus afirma que: “O Filho do Homem será entregue às mãos dos homens e eles o matarão e, morto, depois de três dias ressuscitará” (Mc 9,30-32). Diante desse anúncio, a atitude dos discípulos é novamente de incompreensão e medo. No caminho pela Galileia até chegar em Cafarnaum, os discípulos discutiam entre si sobre qual era o maior dentre eles. Novamente o centro, o foco está neles mesmos e não no anúncio de Jesus. Eles encontram dificuldade para compartilharem do destino com o seu Mestre.
Jesus faz o terceiro anúncio da sua paixão, no caminho para Jerusalém: “Eis que subimos para Jerusalém e o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos escribas; eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, zombarão dele e cuspirão nele, o açoitarão e o matarão, e três dias depois ele ressuscitará” (Mc 10,32-34). Não há comentários à este anúncio, mas a cena que segue, revela uma grande incompreensão de dois discípulos, Tiago e João, filhos de Zebedeu, pedem um lugar à sua direita e outro à esquerda no reino dos céus. A postura deles dá a entender que eles têm concepção política do messianismo de que um dia Jesus triunfará e ocupará o trono de “glória”. Eles querem assegurar para si nessa hora, os dois primeiros lugares, de mando e de honra. Jesus dá instruções aos seus discípulos, no sentido de que a comunidade do Messias rege-se por princípios opostos aos do mundo. Nela a ambição deve ser substituída pelo espírito de serviço. Não é que o serviço seja meio para conseguir o primeiro lugar, mas que no serviço reside a dignidade.
O cego, à saída de Jericó (Mc 10,46-52), fecha a moldura, que enquadra a narrativa da profissão de fé de Pedro e dos três anúncios da Paixão. O cego agora tem nome, carrega uma identidade, fez um caminho, sentiu-se chamado por Jesus. Pela fé, o cego recebe de Jesus o dom da visão recuperada. Nele cumprem-se as profecias: “verão a glória do Senhor... abrir-se-ão os olhos dos cegos” (Is 35,5; 42,7.18). Bartimeu, “segue” imediatamente Jesus, que o mandara “chamar”. Faz um itinerário exemplar, de fé e iluminação, de chamado e seguimento. É a experiência que se confirma na vida dos discípulos, que abandonaram Jesus, viveram suas crises de fé, foram fortalecidos na aparição de Jesus aos 11, segundo Marcos: “eles saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando a Palavra por meio de sinais que a acompanhavam” (Mc 16,20).

Algumas perguntas que podem ajudar na reflexão:
Qual é a realidade que os meus “olhos” se negam a ver, no meu convívio com as pessoas?
Qual é o medo que me impede de tomar iniciativas?
Na minha profissão de fé em Jesus, com qual título eu o invoco? O que ele significa para mim?

Santo do Dia

1 de agosto

Santo Afonso Maria de Ligório
Afonso de Ligório nasceu no dia 27 de setembro de 1696, no povoado de Marianela, em Nápoles, na Itália, filho de pais cristãos, ricos e nobres, que, ao se depararem com sua inteligência privilegiada, deram-lhe todas as condições e todo o suporte para tornar-se uma pessoa brilhante. Enquanto seu pai o preparava nos estudos acadêmicos e científicos, sua mãe preocupava-se em educá-lo nos caminhos da fé e do cristianismo. Ele cresceu um cristão fervoroso, músico, poeta, escritor e, com apenas dezesseis anos de idade, doutorou-se em direito civil e eclesiástico.

Passou a advogar e atender no fórum de Nápoles, porém jamais abandonou sua vida espiritual, que era muito intensa. Sempre foi muito prudente, nunca advogou para a Corte, atendia a todos, ricos ou pobres, com igual empenho. Porém atendia, em primeiro lugar, os pobres, que não tinham como pagar um advogado, não por uma questão moral, mas porque era cristão.

Depois de dez anos, tornara-se um memorável e bem sucedido advogado, cuja fama chegara aos fóruns jurídicos de toda a Itália. Entretanto, por exclusiva interferência política, perdeu uma causa de grande repercussão social, ocasionando-lhe uma violenta desilusão moral. A experiência do mundo e a forte corrupção moral já eram objeto de suas reflexões, após esse acontecimento decidiu abandonar tudo e seguir a vida religiosa.

O pai, a princípio, não concordou, mas, vendo o filho renunciar à herança e aos títulos de nobreza, com alegria no coração, aceitou sua decisão. Afonso concluiu os estudos de teologia, sendo ordenado sacerdote aos trinta anos, em 1726. Escolheu o nome de Maria para homenagear o Nosso Redentor por meio da Santíssima Mãe, aos quais dedicava toda a sua devoção, e agora também a vida.

Desde então, colocou seus muitos talentos a serviço do Povo de Deus, evidenciando ainda mais os da bondade, da caridade, da fé em Cristo e do conforto espiritual que passava a seus semelhantes. Em suas pregações, Afonso Maria usava as qualidades da oratória e colocava sua ciência a serviço do Redentor. As suas palavras eram um bálsamo aos que procuravam reconciliação e orientação, por meio do confessionário, ministério ao qual se dedicou durante todo o seu apostolado. Aos que lhe perguntavam qual era o seu lema, dizia: "Deus me enviou para evangelizar os pobres".

Para viver plenamente o seu lema, em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, ou dos Padres Redentoristas, destinada, exclusivamente, à pregação aos pobres, às regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Ele mesmo viajou por quase todo o sul da Itália pregando a Palavra de Deus e a devoção a Maria, entremeando sua atividade pastoral com a de escritor de livros ascéticos e teológicos. Com tudo isso, conseguiu a conversão de muitas pessoas.

Em 1762, obedecendo à indicação do papa, aceitou ser o bispo da diocese de Santa Águeda dos Godos, diante da qual permaneceu durante treze anos. Portador de artrite degenerativa deformante, já paralítico e quase cego, retirou-se ao seu convento, onde completou sua extensa e importantíssima obra literária, composta de cento e vinte livros e tratados. Entre os mais célebres estão: "Teologia moral"; "Glórias de Maria", "Visitas ao SS. Sacramento"; além do "Tratado sobre a oração".

Depois de doze anos de muito sofrimento físico, Afonso Maria de Ligório morreu aos noventa e um anos, no dia 1º de agosto de 1787, em Nocera dei Pagani, Salerno, Itália. Canonizado em 1839, foi declarado doutor da Igreja em 1871. O papa Pio XII proclamou santo Afonso Maria de Ligório Padroeiro dos Confessores e dos Teólogos de Teologia Moral em 1950.

Evangelho do Dia

Ano B - Dia: 01/08/2012



O tesouro escondido
Leitura Orante


Mt 13,44-46

- O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo.
- O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola.


Leitua Orante


Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.


1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto Mt 13,44-46, e observo as recomendações de Jesus.

Jesus diz que o Reino vale muito. Vale tudo o que se tem. É como um tesouro escondido pelo qual vale sacrificar tudo. Ou como um comerciante que encontra uma pérola fina, preciosa. Da mesma forma, vende tudo o que tem e compra esta pérola. Nos dois casos, cabe ao homem, à pessoa, descobrir o tesouro, a jóia e decidir por ela, a ponto de renunciar a tudo mais que tem. É uma renúncia ao transitório e que não merece ser supervalorizado. Uma renúncia por preferir o melhor. O homem, então, dá tudo pelo tudo.


2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
O maior tesouro, a pérola preciosa é participar do Reino, ou seja da família de Jesus, como os discípulos.
O texto me faz recordar o que disseram os bispos em Aparecida: "Jesus faz dos discípulos seus familiares, porque compartilha com eles a mesma vida que procede do Pai e lhes pede, como discípulos, uma união íntima com Ele, obediência à Palavra do Pai, para produzir frutos de amor em abundância. Dessa forma o testemunho de São João no prólogo de seu Evangelho:"A todos aqueles que crêem em seu nome, deu-lhes a capacidade para serem filhos de Deus", e são filhos de Deus que "não nascem por via de geração humana, nem porque o homem o deseje, mas sim nascem de Deus" (Jo 1,12-13)." (DAp 133).


3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com os bispos da América Latina:
Louvamos a Deus pelo dom maravilhoso da vida e por aqueles que a honram e a dignificam ao colocá-la a serviço dos demais; pelo espírito alegre de nossos povos que amam a música, a dança, a poesia, a arte, o esporte e cultivam uma firme esperança em meio a problemas e lutas.
Louvamos a Deus porque, sendo nós pecadores, Ele nos mostrou seu amor reconciliando-nos consigo pela morte de seu Filho na cruz.
Louvamos a Deus porque Ele continua derramando seu amor em nós pelo Espírito Santo e nos alimentando com a Eucaristia, pão da vida (cf. Jo 6,35)." (DAp 106).


4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é impregnado do espírito de renúncia para conquistar o tesouro do Reino.


Bênção Bíblica
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.