terça-feira, 11 de setembro de 2012

Santa Sé: humilhados pelo naufrágio em Lampedusa


Sarajevo, 11 set (SIR) – “Diante destas tragédias, sentimo-nos humilhados. Estas mortes questionam as consciências e nos perguntamos: o que fazemos? O que fazemos por estas pessoas antes que moram ou para evitar que morram?”
Pergunta assim o card. Antonio Maria Vegliò, presidente do Pontifício Conselho para a pastoral dos migrantes e dos itinerantes, comentando em entrevista mais um naufrágio que aconteceu na semana passada perto da ilha de Lampione, no extremo sul da Itália, em pleno Mar Mediterrâneo.
Durante o Encontro mundial das religiões pela paz (Sarajevo, 7-11 setembro), o cardeal afirmou que, apesar de não serem ainda claras “as dinâmicas desta última tragédia no mar”, “é triste conhecer que acontecem estes fatos no terceiro milênio, que haja pessoas que morrem para encontrar um trabalho, para manter uma família, ou que para garantir para si e seus filhos uma vida segura, é obrigada a deixar tudo”.
“Quando há pessoas que morrem no mar para fugir de situações péssimas, em busca de uma vida melhor, quando existem pessoas que deixam a pátria para encontrar trabalho, quando há pessoas que são obrigadas a fugir de seu País porque se vive uma guerra civil, quando acontecem desastres naturais, não podemos fechar os olhos e dizer que não nos interessa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário