quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Bento XVI: é necessária uma nova «arte de viver»


Cidade do Vaticano, 08 nov (SIR) – Bento XVI saudou hoje os aos promotores de um simpósio sobre o seu pensamento teológico que comece no Rio de Janeiro, a partir de quinta-feira, apelando à descoberta de uma nova “arte de viver”.
“Num mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver”, disse o Papa, na audiência pública semanal que decorreu no Vaticano. O simpósio de dois dias, na cidade brasileira, vai ter como tema ‘Humanização e Sentido da Vida’, com organização da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI, do Vaticano.
“Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida”, afirma o Papa. A iniciativa integra-se nos preparativos da visita de Bento XVI ao Rio de Janeiro, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. Este vai ser o segundo simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger, após o realizado entre 27 e 28 de outubro de 2011 na cidade de Bydgoszcz, Polônia.
“Não poderia haver oportunidade mais propícia para se refletir sobre alguns aspetos do pensamento do atual Papa do que este ano, em que a Igreja comemora o 50.º aniversário do Concílio Vaticano II, no qual o então jovem teólogo Joseph Ratzinger participou como perito”, escreve D. João Orani Tempesta, arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário