quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A espiritualidade cristã do trabalho

L’Osservatore Romano
Trabalhando juntos é possível responder a todos os problemas. E o Instituto para as Obras de Religião (Ior), não obstante  um ano atribulado, demonstra-o, continuando a desempenhar o próprio serviço como uma  família harmoniosa com unidade de intentos, para o bem da Igreja. Eis os  bons votos e o encorajamento que o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, expressou à comunidade do Ior, na manhã de 11 de Dezembro, por ocasião da missa celebrada em preparação para o Natal. «A vossa é uma comunidade de trabalho peculiar», disse o cardeal durante a homilia, porque desempenha a sua actividade, «podemos afirmar, quase no Palácio Apostólico e, como para cada comunidade que se reconhece nos valores da religião e, por conseguinte, da fé, deve cultivar no seu seio aquele modo de ser que supera as relações só materiais e humanas e que se radica na vida do espírito».
O trabalho «como serviço ao próximo, como meio para realizar o bem em relação à própria família e, ainda mais,  à sociedade que nos circunda, muitas vezes perdida e incrédula, está inscrito – acrescentou o cardeal – no amplo projeto do bem comum tão desejado também na esfera econômica, e é uma vontade específica de Deus». Assim, «a meta de uma espiritualidade do trabalho consiste numa “pastoralidade” ferial, na qual a Igreja inteira participa, bispos, sacerdotes e leigos, cada um comprometido a fim de que ninguém se sinta excluído, não considerado ou, devido à nossa indiferença, sinta também o amor de Deus distante ou inexistente».
O secretário de Estado convidou a pensar em «quantos não só esperam de ser “procurados” para empreender o caminho para Deus, rumo a uma vida honesta e coerente, a uma existência conforme ao projeto de Deus».

Nenhum comentário:

Postar um comentário