quarta-feira, 13 de março de 2013

Bergoglio é o novo Papa e adota o nome de Francisco I



1/7
Ex-arcebispo de Buenos Aires, ele se chamará Francisco I (AFP)
A igreja católica tem pela primeira vez na história um Papa latino-americano. O argentino Jorge Mário Bergoglio foi o eleito. Ex- arcebispo de Buenos Aires, ele se chamará Francisco I.
Uma multidão aguardava ansiosa na praça de São Pedro pela aparição do novo pontífice, em meio a uma chuva persistente e ventos frios. Os fortes aplausos dos presentes demonstram a satisfação do público diante do fim da eleição.
"Anuntio vobis gaudium, habemus Papam" "(Anuncio uma grande alegria, temos Papa)", proclamou protodiácono francês Jean-Louis Tauran, no balcão da Basílica de São Pedro, ao revelar o 266º pontífice da história. Diante de uma multidão emocionada e muitos aplausos, Francisco I agradeceu a nova inumbência e rezou uma Ave Maria.
Confira o vídeo: Argentino Bergoglio é eleito novo Papa
A aparição foi rápida, mas suficiente para acalmar católicos de todo o mundo que, há dias, aguardavam pelo fim da indefinição de quem seria eleito Chefe da Igreja Católica.
Bergoglio, primeiro papa jesuíta e não europeu, não era apontado como um dos favoritos, batendo outros cardeais cujas apostas de papado eram fortes, como o italiano Angelo Scola e o brasileiro Odilo Scherer.
O conclave secreto que escolheu o primeiro papa latino-americano da história começou na noite de terça-feira com uma primeira votação, e nesta quarta-feira outras quatro rodadas aconteceram. A fumaça branca indicando que o novo pontífice tinha obtido a necessária maioria de dois terços aconteceu após a quinta votação.
Pela primeira vez na história do papado, o Chefe da Igreja Católica adota o nome de Francisco I. Jorge Mário Bergoglio é filho de italianos, tem 76 anos e tornou-se arcebispo da arquidiocese da capital argentina em fevereiro de 1998. Em 21 de fevereiro de 2001, foi promovido a cardeal por João Paulo II.
Bergoglio é considerado um conservador moderado e mostrou uma forte oposição à legalização do casamento gay na Argentina em 2010.

De acordo com especialistas, Bergoglio é articulador com grande capacidade e tem perfil fortemente doutrinário.

Leia também:
Jesuíta, novo Papa é um homem discreto e simples
Francisco: ‘Cardeais foram me procurar no fim do mundo‘
Olé vibra com Papa argentino e brinca: ´Mão de Deus´
Líderes católicos no Brasil comentam sobre novo papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário