
O caminho da procissão da 317ª celebração em homenagem a Nossa Senhora do Carmo terá 7,5 km neste ano. A imagem peregrina da santa estará pela primeira vez sobre uma carroça própria e será envolta por uma berlinda, inspirada no que acontece na festa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Tanto o percurso até a cidade vizinha quanto as peças são as novidades da comemoração do Dia da Padroeira do Recife.
Elaboradas durante dois meses, as peças serão apresentadas ao público pela primeira vez hoje e participarão permanentemente das próximas edições da festa. Sob o tema “Feliz aquela que acreditou”, a celebração trará um andor de cinco metros de altura e 60 fontes de luz (em 2012, foram 25).
A chamada carroça que carregará a santa até a Praça do Carmo, em Olinda, tem tração nas rodas, sistema de gerador e de aterramento próprios. Enquanto a réplica da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré é feita de fibra de vidro, aço e tem acabamento em folhas de ouro. “Antigamente, os equipamentos eram alugados. As carroças não tinham a estabilidade necessária”, detalha o criador das peças, o decorador Bruno Costa. Segundo ele, o manto a ser usado durante a festa foi feito de renda francesa.
Fonte: Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário