quinta-feira, 4 de julho de 2013

Entrevista: Padre Gimesson #nomaiorpique da Semana Missionária


922752_355189831247119_370491337_nFaltam poucos dias. E os corações dos milhões de jovens que estarão em julho no Rio de Janeiro para terem o especial encontro com o papa Francisco, batem acelerados de ansiedade. Na reta final para a Jornada Mundial da Juventude, o presidente da Comissão Arquidiocesana para os jovens, padre Gimesson Silva, fala em entrevista ao jornal A Mensagem Arquidiocesana como estão os últimos preparativos para este grande evento, que será antecedido pela Semana Missionária.
 Faltando poucos dias como estão os preparativos para a Semana Missionária?
Pe. Gimesson Silva - Os preparativos para a Semana Missionária na AOR estão sendo vividos a partir do lema “#nomaiorpique porque #somosmissionarios”. Animados pela criatividade da nossa juventude, buscando uma articulação maior de todas as forças e expressões, organizamos reuniões, encontros, formações, eventos e publicações com o objetivo de acelerar o ritmo de preparação bem como socializar toda dinâmica missionária que nos envolve a partir da proposta da JMJ Rio 2013. Estamos intensificando a organização da logística para acolher os mais de 200 peregrinos estrangeiros que virão de diversos países e se espalharão em algumas paróquias de nossa Arquidiocese para viverem de 16 a 20 de julho os pilares da espiritualidade, ação social e cultura que marcam a Semana Missionária.
 Como a Arquidiocese vai se preparar para a JMJ 2013 nessa reta final?
Pe. Gimesson Silva – A preparação arquidiocesana para a JMJ Rio 2013 segue o ritmo da preparação para a Semana Missionária. Quando preparamos o grande mutirão missionário que queremos realizar na semana anterior à Jornada estamos também mobilizando a nossa juventude para entrar no clima na JMJ Rio 2013. Neste sentido estamos sempre conectados nas mídias digitais da Jornada com o intuito de repassar para nossa Arquidiocese todas as informações oficiais. Também estamos fortalecendo a articulação dos voluntários da nossa Arquidiocese que irão trabalhar na JMJ Rio 2013 através de reuniões constantes e envolvendo-os em várias atividades. Procuramos prestar assessoria a todos os que estão inscritos nos muitos grupos de peregrinos que vão para a Jornada esclarecendo dúvidas e ajudando a resolver eventuais dificuldades relativas à viagem. Estamos também orientando todos aqueles que nos procuram para obter informações sobre os pacotes de viagem para a JMJ e encaminhamos para a agência da Comunidade Obra de Maria bem como para a agência da Comunidade Shalom Missão Recife.
970126_361720170594085_1182596607_nComo os jovens devem se preparar tanto para a Semana Missionária quanto para a JMJ?
Pe. Gimesson Silva - A preparação pessoal deve ser vivida em clima de oração a fim de acolher a Palavra de Deus que se manifesta de maneira toda especial neste tempo de graça para nossa juventude. Os jovens devem estar disponíveis para ouvir Cristo que nos convida “venham meus amigos” e que nos envia “sejam missionários”. Ao mesmo tempo que a juventude vai amadurecendo seu discipulado e testemunho de Cristo deve também se inserir na vida da comunidade, do grupo, da pastoral ou do movimento ao qual pertence, pois a vivência desse caminho tão importante tem sua dimensão comunitária e nos impulsiona a vivermos a comunhão e a unidade. Por isso a juventude deve aproveitar a renovação do seu discipulado missionário para abraçar com coragem o testemunho do Evangelho nos vários ambientes onde está inserida a fim de semear os valores do amor, da solidariedade, da justiça e da paz.
Muitos jovens não poderão ir ao Rio de Janeiro. Como eles podem participar da JMJ?
 Pe. Gimesson Silva - Creio que aqueles que não irão para a JMJ Rio 2013 deverão viver “a nossa JMJ” na Semana Missionária. Todas as paróquias da Arquidiocese estão sendo animadas a abraçarem o projeto da Semana Missionária como vivência local da JMJ e oportunidade de evangelização da juventude. Sabemos que a Semana Missionária acontece como prévia da JMJ do dia 16 ao dia 20 de julho. Mas nada impede que se realizem celebrações, atividades, eventos e encontros para aqueles que não poderão ir para a JMJ entre os dias 23 e 20 de julho e ficarão em suas paróquias. Em âmbito arquidiocesano não temos nada planejado para os dias da Jornada porque todas as lideranças do Setor Juventude bem como da Comissão para a Semana Missionária estarão no Rio de Janeiro, inclusive o nosso Arcebispo. Portanto, propomos que as paróquias, comunidades, congregações, movimentos, pastorais e grupos realizem uma programação especial para os dias da JMJ a fim de contemplar aqueles que ficarão.
Qual a mensagem que o senhor deixa pra toda a juventude da AOR nessas últimas semanas que antecedem a Semana Missionária e a JMJ?
Pe. Gimesson Silva - Juventude AOR, escute a Cristo que chama para segui-lo. Abramos a nossa vida para os grandes idéias do seguimento de Cristo, pois não temos medo da sua aventura mas sim tememos uma vida sem sentido. Deus nos criou para grandes coisas, por isso tenhamos coragem de sermos missionários do Evangelho da Vida em todos os ambientes e em todas as situações nas quais podemos testemunhar a nossa fé. Somos a juventude de Olinda e Recife! Vivamos este caminho rumo à Semana Missionária e JMJ Rio 2013 crescendo na formação e na articulação para ajudarmos nossa Arquidiocese a ser uma Igreja em estado permanente de missão.
semana missionáriaAAA

Semana Missionária da Arquidiocese de Olinda e Recife
Abertura
Data: 16 de julho de 2013 (Terça-feira)
Horário: 15h30
Local: Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Celebração de Encerramento da Festa de Nossa Senhora do Carmo.
Dias 17, 18 e 19 de julho (Quarta, Quinta e Sexta-feira)
Vivência dos pilares da Semana Missionária em todas as paróquias da AOR.
Encerramento
Data: 20 de julho de 2013 (Sábado)
Horário: 16h às 0h
Local: Catedral da Sé e Pátio da Igreja de N. S. do Carmo no Sítio Histórico de Olinda
Missa, apresentações culturais, show de música religiosa e popular.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário