segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bispo, fiéis devem continuar a cultivar a Fé


Viana, 06 out (SIR) - O Bispo da diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, destacou hoje, domingo, durante solene missa na catedral, ser necessário que os fiéis continuem a cultivar a fé para poder alcançar os seus objetivos. O Bispo de Viana fez tais considerações durante a homilia do XXVII Domingo do Tempo Comum que marcou o encerramento do Ano da Fé.
De acordo com o prelado, ainda que a fé seja pouca é sempre um estado de íntima união com Deus, pois a humildade é que o discípulo deve se revestir no seu relacionamento com Deus. Este ano da Fé contribuiu para conversão e redescoberta da fé por parte dos cristãos de modo que se tornem testemunhas credíveis e alegres do senhor. "A Fé é um dom de Deus, uma graça gratuitamente oferecida, mas que deve ser também constantemente pedida", sublinhou. De acordo com o prelado, chegou-se a conclusão de que a Fé deve ser transmitida, anunciada ao mundo, como uma urgência da nova evangelização”, salientou.
A fé se fortifica acreditando e sabe-se também que ela (Fé) cresce quando é vivida uma experiência de um amor recebido de graça e com alegria. De acordo com o bispo, é necessário que cada um dos féis redescubra os conteúdos da Fé que tem no catecismo da igreja católica, a sua síntese sistemática e orgânica. Relembrou ainda, Dom Joaquim Ferreira Lopes, que o Papa Francisco disse que o ano da Fé seria uma ocasião para se intensificar o testemunho da caridade, pois a fé sem caridade não dá frutos. “ Assim, a nível da nossa Diocese, como um fruto da Fé, decidimos organizar para 2014 finalmente a Cáritas diocesana, bem como construímos um pequeno espaço para a meditação em pequenos grupos”, salientou. Na cerimônia de encerramento do Ano da Fé foi igualmente marcada com a ordenação sacerdotal de Albino Capitango, diocesano.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário