domingo, 27 de outubro de 2013

Papa Francisco às famílias: ‘Vos sois o motor do mundo’


Cidade do Vaticano, 27 out (SIR) - Neste fim de semana, sábado e domingo, o Pontifício Conselho organiza a peregrinação das famílias. Ontem (26), as famílias se reuniram na Praça São Pedro para dar testemunho e rezar juntas. Também o Santo Padre participou da segunda parte da grande festa da Família. Em discurso, o pontífice falou descreveu a singularidade da família. Uma “comunidade” onde “se aprende a amar”, composta de rostos e pessoas “que dialogam, se sacrificam pelos outros e defendem a vida”, especialmente “a vida mais frágil”.

O Santo Padre acrescentou ainda que a família é o motor do mundo e da história. A família, continuou o Papa, é o lugar onde “a pessoa toma consciência da sua dignidade”, e “se a educação é cristã”, reconhece “a dignidade de cada pessoa, de modo particular dos doentes, dos fracos e marginalizados”.

Na sexta-feira (25), o Pontífice recebeu, no Vaticano, os participantes da XXI Plenária do Pontifício Conselho para a Família, que tratou do tema: “Os 30 anos da Carta dos Direitos das Famílias” – publicada pelo Papa João Paulo II em 22 de outubro de 1983.

No discurso que pronunciou aos presentes, o Santo Padre se deteve sobre três pontos principais: “família, comunidade de vida, com consistência autônoma”; “família fundada no matrimônio” e “fases da vida familiar: infância e velhice”. A família, disse o Santo Padre, é parte importante da evangelização: os cristãos comunicam a todos a Boa Nova através do testemunho da família. E seu segredo é a presença de Jesus no seio da família humana.

Papa Francisco exortou os participantes que concluíam a Plenária do Pontifício Conselho para a Família, dizendo: “Sejamos solidários, atenciosos e afetuosos, com as famílias em dificuldade e em crise; com as obrigadas a deixar suas terras, as que estão divididas, que não têm casa ou trabalho e as sofredoras”. Enfim, o Santo Padre fez votos de que os trabalhos da Assembleia possam contribuir para a realização do próximo Sínodo extraordinário dos Bispos, que será dedicado precisamente às famílias em 2014.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário