sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

A doce e reconfortante alegria de evangelizar


Por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz*
Foi divulgada recentemente a nova Exortação Apostólica do papa Francisco: "Evangelii Gaudium", sobre o Anuncio do Evangelho no mundo atual. Trata-se de uma exortação apostólica pós-Sinodal que reúne e sintetiza os trabalhos da XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos acontecida em outubro de 2012.

Está estruturada em cinco capítulos e 288 pontos, abordando como temas: a reforma da Igreja em saída missionária, as tentações dos agentes pastorais, a Igreja vista como a totalidade do povo de Deus que evangeliza, a homilia e a sua preparação, a inclusão social dos pobres, a paz e o diálogo social, as motivações espirituais para o compromisso missionário. O capitulo I se denomina:

A transformação missionária da Igreja; contem basicamente a nova direção que o Papa Francisco quer imprimir a comunidade eclesial, "Uma Igreja em saída". Para chegar a esta meta se propõe uma Pastoral em conversão e uma renovação eclesial inadiável. O capítulo II  intitula-se: Na crise do compromisso comunitário; faz a abordagem dos desafios do mundo atual,  denunciando uma economia de exclusão e a nova idolatria ao dinheiro e a desigualdade social que gera violência, termina apresentando alguns desafios culturais e as tentações dos agentes pastorais.

No capítulo III se focaliza no Anuncio do Evangelho; considerando Todo o Povo de Deus como sujeito do anuncio, se valoriza a homilia, se destaca a preparação da pregação e finalmente, se promove uma evangelização para o aprofundamento do querigma (primeiro anuncio). No capitulo  IV se assume claramente a dimensão social da evangelização; fundamentando a ligação profunda entre a confissão da fé e o compromisso social, se promove a inclusão social dos pobres, se defende a articulação do bem comum com a paz social, e se afirma o diálogo social como contribuição para a paz.

O capitulo V se centra sobre o perfil dos protagonistas da evangelização: Evangelizadores com Espirito; propondo motivações para um renovado impulso missionário e se coroa toda a reflexão apresentando a Maria, a Mãe da evangelização.   Que Maria a "Estrela da nova evangelização, nos ajude a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço  da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz ". Deus seja louvado!
CNBB, 02-12-2013.
*Dom Roberto Francisco Ferreria Paz é bispo de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário