quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Morre, aos 81 anos, o padre jesuíta João Batista Libanio

Mineiro de Belo Horizonte, Teólogo, professor e amigo incondicional da Escola Superior Dom Helder Câmara.

João Batista Libanio era colunista do DomTotal
Faleceu na manhã desta quinta-feira (30) o padre jesuíta João Batista Libanio. Mundialmente reconhecido como um dos mais notáveis teólogos da atualidade, o jesuíta Libanio era professor da FAJE e colunista do DomTotal. Ele sofreu um infarto aos 81 anos em Curitiba, PR (no dia 18 de fevereiro faria 82 anos), enquanto assessorava ums reunião da Irmãs de Nossa Senhora de Sion.

João Batista Libanio também é conhecido como Teólogo da Libertação, sendo considerado um dos fundadores da linha teólogica da opção preferencial pelos pobres.

O religioso era licenciado em Teologia em Frankfurt (Alemanha) e doutor pela Universidade Gregoriana (Roma).
Libanio publicou mais de 125 livros, dos quais 36 de autoria exclusiva e os demais em colaboração com outros autores. No DomTotal, seus artigos eram muito apreciados pelos internautas e tinham grande repercussão. Segundo o reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Libanio sempre foi um apoiador e um amigo incondicional desta Escola de Direito, tendo sido, inclusive, professor do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos.

No ano passado, João Batista Libanio recebeu com entusiasmo o fato de Francisco ser escolhido como o primeiro latino-americano a se tornar papa. Em um seminário sobre o primeiro aniversário do Papa Francisco, previsto para acontecer na Escola Superior Dom Helder Câmara, Pe. Libanio teria uma participação no debate do dia 13 de março.
Para o Reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, o referido seminário servirá também para celebrar e agradecer a vida do Pe. Libanio, um dom de Deus vivido a serviço da Igreja e dos mais pobres.
O velório será realizado na manhã de sexta-feira, 31 de janeiro, no auditório da Faje - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Avenida Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - bairro Planalto - BH/MG). No sábado, às 8h, o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo preside Missa, que será transmitida ao vivo pela TV DomTotal. Em seguida, o corpo segue para velório na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano. O enterro será no sábado, às 17h, no Cemitério Bosque da Esperança.


Clique aqui e e veja os textos de Libanio publicados no DomTotal!
Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário