sábado, 6 de setembro de 2014

Papa lança a sala de aula do futuro


Plataforma permitirá a instituições educativas de diversos países intercâmbio de projetos.
Por Andrés Beltramo Álvarez

Uma sala de aula global para os estudantes do futuro. Um espaço criado pela tecnologia que permita transcender os equipamentos e obter uma verdadeira comunhão entre escolas de diversas partes do mundo. Essa é, em resumo, a plataforma global Scholas.social. Criada por sugestão do papa, foi justamente Francisco o primeiro usuário desta ferramenta durante um encontro no qual houve uma videoconferência com instituições educativas dos cinco continentes.

Tudo aconteceu na tarde da quinta-feira (4), durante uma cerimônia na Nova Sala do Sínodo do Vaticano, na qual foi encerrada a Terceira Jornada da Scholas Occurrentes. O encontro, organizado pela Rede Mundial de Escolas para o Encontro, é uma iniciativa internacional promovida pelo Pontífice e que busca criar a solidariedade e a fraternidade entre estudantes de diversas nacionalidades.

“Sonhamos com uma escola que seja a escola dos alunos de hoje, que vai integrar a todos; será a escola global, aquela tornada possível pela tecnologia”, assinalou José María del Corral (foto), um dos presidentes da Scholas Occurrentes, ao apresentar a iniciativa.

Desenvolvida em tempo recorde de seis meses por especialistas das companhias Google, Globant e Line64, a plataforma permitirá a instituições educativas de diversas cidades, países e continentes, intercambiar projetos, compartilhar recursos e comunicar-se interativamente.

“Recuperar a saudável tradição na qual a educação e a escola eram concebidas como algo integral, onde a bola de futebol não era inimiga dos livros, é o sonho que temos. Sonhamos com a escola para os alunos que nascem conectados e em rede, estamos pensando suas salas de aula de hoje”, acrescentou Del Corral.

Lançada inicialmente em inglês, italiano e espanhol, a plataforma aspira a alcançar todos os idiomas possíveis. As instituições unidas serão de diversas culturas e crenças religiosas, sem importar as diferenças.

De acordo com os realizadores, o sítio permitirá que alunos e professores troquem experiências para aprender uns dos outros, assim como compartilhar aqueles projetos que requerem uma mão extra, quer seja de recursos financeiros ou de voluntários. Estes últimos podem recorrer à plataforma e acessar facilmente as escolas e seus projetos para identificar quais são as que mais podem necessitar sua ajuda.

O desenho e a concepção do sítio estiveram a cargo da Globant, ao passo que o Line64 realizou a programação e o Google foi responsável pela integração das ferramentas educativas “Apps para a Educação”.

Adriana Noreña, do Google SpLatam, explicou que atualmente 2,8 bilhões de pessoas têm capacidade de conexão à internet no mundo e outro milhão se integrarão a esse circuito durante o ano de 2015. Acrescentou que os alunos, atualmente, são considerados “100% conectados”, ao passo que 75% dos jovens de entre 12 e 17 anos encontram-se ativos nas redes sociais.

Eles passam em média 7,4 horas diárias na internet, alguns deles podendo – inclusive – ultrapassar a barreira das 10 horas. “Poder-se-ia dizer que estão sempre on-line”, constatou. Precisou que estes jovens buscam ter um controle do conteúdo que utilizam, em sua grande maioria são autodidatas e consomem prioritariamente vídeos, não apenas institucionais, mas também aqueles feitos por seus amigos.

“O estudante de hoje não tem barreiras geográficas; ele utiliza tudo e compartilha em tempo real, tem a capacidade de compartilhar aprendizagens. Por isso, esta plataforma responde às tendências do presente e do futuro”, disse.

Os programadores explicaram que a Scholas.social combina diferentes características das plataformas sociais e colaborativas. Permite aos usuários postar projetos e os encoraja a participar de outras iniciativas doando conhecimento, tempo ou materiais.

A plataforma promove esta participação através de diferentes estratégias de “gamificação”, uma tendência mundial que implica levar as dinâmicas do jogo aos contextos que não são lúdicos para promover o compromisso dos usuários. Em uma segunda etapa do projeto, a Scholas e seus cooperadores continuarão incluindo mais ferramentas e funcionalidades ao sítio para continuar construindo a Sala de Aula do Futuro.
Vatican Insider, 04-09-2014.

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