quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Só com o Espírito Santo podemos falar de Deus


Sem a ação do Espírito Santo, a pregação corre o risco de ser vã, e o anúncio de Cristo pode ficar sem alma.
O último capítulo da Exortação Evangelii Gaudium apresenta a indispensável ligação que existe entre a evangelização e a ação do Espírito Santo. Pois é o Espírito Santo que impulsiona os evangelizadores, os sustenta em sua missão, e os conduz ao encontro dos destinatários do Evangelho.

Esta indispensável ação do Espírito se mostra historicamente, pela maneira como os doze apóstolos e o primeiro núcleo da Igreja, permaneceram reunidos no cenáculo, aguardando a “força do alto”, a chegada do Espírito, para só então, “saírem em missão”, pregando com coragem e anunciando a ressurreição de Cristo, manifestado como o “ungido e o enviado por Deus para salvar a humanidade.

Só com a força do Espírito de Deus podemos comunicar a graça que vem de Deus, e se destina a todos os povos. Sem a ação do Espírito Santo, a pregação corre o risco de ser vã, e o anúncio de Cristo pode ficar sem alma.

Hoje o mundo necessita de uma evangelização “mais ardorosa, alegre, generosa, ousada, cheia de amor até o fim”, mas isto só pode acontecer com o fogo do Espírito ardendo em nossos corações.

Esta constatação é muito importante. Pela ação do Espírito Santo, Deus continua realizando sua obra salvadora. Como evangelizadores, nós nos colocamos a serviço dos planos de Deus. Para isto, precisamos estar em sintonia com o amor que Deus tem pela humanidade, e que se manifesta pela ação do Espírito Santo.

O papa Francisco faz uma forte súplica ao Espírito Santo, para que “venha renovar, sacudir, impelir a Igreja, numa decidida saída de si mesma, a fim de evangelizar todos os povos.

Esta súplica universal nos inspira para que cada um de nós também invoque o Espírito, para que também se sinta impregnado da força do Espírito para fazer com amor as tarefas cotidianas da missão que cada um tem a cumprir. É com o Espírito que se evangeliza.
A12, 09-09-2014.
*Dom Demétrio Valentini é bispo de Jales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário