terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Papa: qualidade de vida é termo mentiroso


O papa Francisco afirmou nesta terça-feira (30) que é uma "grande mentira" o que a sociedade diz ser uma vida perfeita e plena.
O mensagem dita pelo papa foi no dia dos enfermos
Segundo o Pontífice, aquilo "que fica oculto atrás de certas expressões, que insistem na qualidade de vida, fazem com que se acredite que aqueles que estão gravemente doentes não têm vidas dignas de serem vividas". A afirmação foi feita em uma mensagem que será enviada no dia 11 de fevereiro, quando é celebrado o Dia Mundial dos Enfermos.

O líder da Igreja Católica ainda elogiou a postura das pessoas que abrem mão de tudo para cuidar de alguém enfermo. De acordo com ele, "as pessoas que estão imersas no mistério do sofrimento e de dor, acolhidos pela fé, podem se transformar em testemunhos vivos de uma fé que permite habitar o mesmo sofrimento de maneira que o homem, com sua própria inteligência, não seja capaz de compreender isso até o fim".

Jorge Bergoglio ainda condenou que faz essa ajuda "para converter" outra pessoa na fé e disse que a verdadeira caridade "não faz julgamentos ou tenta a conversão". Ele ainda lembrou seu tema mais recorrente em 2014 e combateu a "cultura do descarte" da sociedade moderna.

"O nosso mundo esquece, às vezes, o valor especial do tempo passado deitado em um leito de doente porque ele é atormentado pela pressa, pelo frenesi de fazer, produzir. Assim, esquece o tamanho da gratuidade, de cuidar e de assumir o controle do outro", finalizou Bergoglio.
 
Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário