domingo, 25 de janeiro de 2015

Ir ao encontro de Jesus


Se não é Ele, quem pode dar uma nova orientação às nossas vidas?
Por José Antonio Pagola*

Quando João Batista foi detido, Jesus veio para a Galileia e começou a "proclamar a Boa Nova de Deus". Segundo Marcos, não ensina propriamente uma doutrina para que os Seus discípulos a aprendam e difundam corretamente. Jesus anuncia um acontecimento que está já a ocorrer. Ele já o está a viver e quer partilhar a Sua experiência com todos.

Marcos resume assim Sua mensagem: "Cumpriu-se o tempo": já não tem de se olhar para atrás. "Está próximo o reino de Deus": pois quer construir um mundo mais humano. "Convertei-vos": não podeis continuar como se nada estivesse acontecendo; mudai a vossa forma de pensar e de atuar. "Acreditai nesta Boa Nova". Este projeto de Deus é a melhor notícia que podeis escutar.

Depois deste solene resumo, a primeira atuação de Jesus é procurar colaboradores para levar adiante o Seu projeto. Jesus "passa junto ao lago da Galileia". Começou o Seu caminho. É um profeta itinerante que procura seguidores para fazer com eles um percurso apaixonante: viver abrindo caminhos ao reino de Deus. Não é um rabi sentado na Sua cátedra, que procura alunos para formar uma escola religiosa. Ser cristão não é aprender doutrinas, mas seguir Jesus no Seu projecto de vida.

Quem toma a iniciativa é sempre Jesus. Aproxima-se, fixa o Seu olhar naqueles quatro pescadores e chama-os a dar uma orientação nova às suas vidas. Sem sua intervenção, não nasce nunca um verdadeiro cristão. Os crentes, temos de viver com mais fé a presença viva de Cristo e o Seu olhar sobre cada um de nós. Se não é Ele, quem pode dar uma nova orientação às nossas vidas?

Mas o mais decisivo é escutar de dentro da Sua Chamada: "Vinde atrás de mim". Não é tarefa para um dia. Escutar esta chamada significa despertar a confiança em Jesus, reavivar a nossa adesão pessoal a Ele, ter fé no Seu projeto, identificar-nos com o Seu programa, reproduzir em nós as Suas atitudes ... e, desta forma, ganhar mais pessoas para o Seu projeto.

Este poderia ser hoje um bom lema para uma comunidade cristã: Ir atrás de Jesus. Colocá-Lo à frente de todos. Recordá-Lo cada domingo como o líder que vai à frente de nós. Gerar uma nova dinâmica. Centrar tudo em seguir mais próximo de Jesus Cristo. As nossas comunidades cristãs transformar-se-iam. A Igreja seria diferente.
Instituto Humanitas Unisinos, 23-01-2015.
*José Antonio Pagola é teólogo. O texto é baseado na leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1, 14-20 que corresponde ao 3º Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário