sábado, 21 de fevereiro de 2015

Novo bispo auxiliar de Olinda e Recife será acolhido neste domingo




CONVITE BISPO FINAL_Page_1 (1)Cem dias depois do anúncio, a Arquidiocese de Olinda e Recife acolhe neste domingo, dia 22, o seu novo bispo auxiliar. Dom Antônio Tourinho Neto será apresentado para os fiéis na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Boa Vista, a partir das 15h30. O arcebispo, dom Fernando Saburido presidirá a missa que contará com a presença de leigos, seminaristas, sacerdotes, religiosos e autoridades civis. Familiares e fiéis da Diocese de Jequié, na Bahia, também estarão presentes acompanhados do bispo local dom José Ruy Gonçalves Lopes.
O papa Francisco, por meio de publicação no L’Osservatore Romano, no dia 12 de novembro de 2014, oficializou a nomeação do monsenhor Antônio Tourinho Neto, de 51 anos, como bispo auxiliar desta Igreja particular. Natural de Jequié na Bahia, o sacerdote foi sagrado epíscopo no dia 17 de janeiro, em sua cidade natal. Durante a celebração, que foi acompanhada por uma comitiva da arquidiocese formada por sacerdotes e leigos, o novo bispo recebeu as insígnias do episcopado: mitra, báculo, anel e cruz peitoral.
A partir da Posse do Ofício, neste domingo, dom Tourinho passará a ajudar dom Fernando Saburido na administração da arquidiocese que é formada por 19 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. A região eclesiástica tem 116 paróquias e uma população estimada em quatro milhões de habitantes. Ele residirá no Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, em Olinda, e dará expediente diariamente na Cúria Metropolitana, que funciona no Palácio dos Manguinhos, bairro das Graças, Zona Norte do Recife.
Com o lema episcopal “Omnia Vincit Amor” (O amor vence tudo) e disposto ao serviço pastoral, o novo bispo conta com uma vasta experiência eclesiástica e social. Depois de se formar técnico em ciências contábeis, em 1982, o então Antônio Tourinho Neto ingressou no Seminário Central da Bahia onde cursou o bacharelado em Filosofia. O seminarista concluiu seus estudos teológicos no Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele foi ordenado padre no dia 20 de janeiro de 1990.
Como sacerdote assumiu diversas funções na Diocese de Jequié no estado baiano, dentre elas juiz auditor da Câmara Eclesiástica, chanceler da Cúria e coordenador regional das Fazendas da Esperança na Bahia, Sergipe e Alagoas. Seu último cargo foi como pároco da Igreja de Cristo Rei e vigário geral da Diocese de Jequié.
“Neste momento tão importante da minha vida sinto a necessidade de agradecer imensamente ao Santo Padre, o papa Francisco, por tamanha confiança depositada em mim. Desejo expressar meus agradecimentos ao senhor arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido, em aceitar-me em sua família arquidiocesana. Por telefone, em nosso primeiro contato, ele repetia várias vezes: ‘seja bem-vindo’. Desde já, prometo-lhe ser seu fiel e principal colaborador”, declarou dom Tourinho.
ServiçoMissa de acolhida e Posse do Ofício do novo bispo auxiliar de Olinda e RecifeLocal: Basílica do Sagrado Coração de Jesus
End.: Rua Dom Bosco, 151 – Boa Vista – Recife (Ao lado do Colégio Salesiano)
Horário: 15h30
Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário