sábado, 28 de março de 2015

Celebrações da Semana Santa iniciam neste domingo


DEFINIDO PANFLETO ARQUI
Momentos de celebração, recolhimento e reflexão sobre o maior ato de amor pela humanidade marcam o período mais importante para os cristãos: a Semana Santa. O Domingo de Ramos, 29 de março, abre a semana que será encerrada no Domingo de Páscoa, 5 de abril. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá celebrações na Igreja Catedral – Sé de Olinda.
A Missa e procissão de Ramos serão realizadas no próximo domingo. A celebração eucarística terá início às 8h30 na Igreja da Misericórdia (ao lado da Academia Santa Gertrudes), no Alto da Sé. Após a proclamação do Evangelho, o arcebispo segue com os fiéis em procissão até a Igreja Catedral, onde dará continuidade à solenidade.
Na Quinta-feira Santa, 2 de abril, os ritos próprios do período serão intensificados. Às 9h, haverá a primeira missa do dia. A Missa dos Santos Óleos reúne todo o clero arquidiocesano – bispos, padres e diáconos. Durante a cerimônia, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, abençoa os óleos feitos de oliveira. Eles serão utilizados durante todo o ano nas 116 paróquias na administração dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Ainda na ocasião acontece a renovação dos votos sacerdotais.
Já à tarde, os fiéis participam da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. A cerimônia faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso. Naquela ocasião foi instituída a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom Fernando repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de doze pessoas.
“Este ano vou celebrar toda a Semana Santa na Catedral. Inclusive, a Missa de Lava Pés. Em função da Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, serão convidadas pessoas merecedoras de especial atenção da Igreja e das pastorais. Entre elas, crianças, idosos, deficientes físicos, morador de rua, dependente químico, gestante, ex-presidiário e soropositivo”, contou o arcebispo. Após a celebração, padres atenderão os fiéis em confissão.
Sexta-feira da Paixão, 3 de bril, é o único dia do ano em que não se realizam Missas em nenhuma igreja católica do mundo. Para marcar a crucificação e morte de Jesus às 15h, o arcebispo preside a Celebração da Paixão, na Igreja Catedral. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Sítio Histórico de Olinda.
?No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h, do dia 4 de abril, na Sé, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção fogo e do Círio Pascal – grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. Durante o ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa segue os ritos tradicionais.
Na alegria da ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, 5 de abril, Dom Saburido celebra missa a partir das 9h. A data marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando com a Festa de Pentecostes.
Na tarde do domingo, o arcebispo participa da Caminhada da Ressurreição no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife.  A concentração será às 15h, na Praça da Convenção. A caminhada seguirá por algumas ruas e retornará ao ponto de partida, onde acontece a Celebração Eucarística presidida por Dom Fernando.
Via-Sacra – Dom Fernando participará nesta sexta-feira, 27 de março, da Via -Sacra promovida pelo Vicariato Recife Sul 2, região da Arquidiocese formada por 18 paróquias das cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes. A caminhada tem início às 19h, às margens da Lagoa do Araçá, bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.
Na quarta-feira, 01 de abril, o arcebispo presidirá Missa de encerramento da Via Sacra da Fraternidade promovida pelo padre João Carlos Ribeiro. A Celebração Eucarística será às 11h na Basílica Nossa Senhora do Carmo, bairro de Santo Antônio, centro da capital pernambucana.
Paixão de Cristo –  O religioso assistirá duas encenações da Paixão de Cristo em paróquias da Arquidiocese. Na quarta-feira 01 de abril, o compromisso será na Macaxeira, onde receberá homenagem. Já na sexta-feira, 03, é a vez de participar da dramatização promovida pela comunidade católica deMaranguape 2.
Dom Fernando prestigiará a abertura do espetáculo da Paixão de Cristo de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, na quarta-feira. A peça mudou de local este ano. Diferente das edições anteriores, ela não será realizada no Largo da Feira, no Alto Santa Isabel, e passará a ser encenada no Parque Urbano da Macaxeira. O início está previsto para as 21h. Na ocasião, os organizadores do evento homenagearão o arcebispo e o seminarista da Diocese de Afogados da Ingazeira, William Bezerra, morto em um acidente automobilístico no mês de janeiro. A temporada de apresentações seguirá até a sexta-feira, 03.
A tradicional Paixão de Cristo do bairro será encenada na sexta-feira, 3 de abril, partir das 19h. A apresentação terá como palco a Praça José Lopes de Araújo, que fica ao lado da Associação de Moradores do bairro. Esta é a 15ª edição do projeto e terá como presente a participação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que acompanhará a dramatização pela primeira vez. Promovida pelos jovens do Grupo de Arte e Cultura Unidos pela Fé (GACUF), membros da Capela Jesus Redentor, a peça tem a missão de evangelizar através dos ensinamentos de Jesus Cristo e da arte cênica. A capela faz parte da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, cuja sede está localizada no centro da cidade do Paulista.
Paróquias – Em todas as 116 paróquias da arquidiocese haverá as celebrações próprias da Semana Santa.

Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário