quinta-feira, 11 de junho de 2015

Basílica da Penha será reaberta com missa no dia 5 de julho



com informações da Proneb e Secretaria de Cultura do Estado
452015105827918

A Basílica Nossa Senhora da Penha, localizada no bairro de São José, no centro da capital pernambucana, reabrirá suas portas no próximo dia 05 de julho, às 17h numa solene Concelebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A Basílica esteve fechada para restauração desde o dia 02 de setembro de 2007. Há quase oito anos não havia missas no interior da igreja. As cerimônias e a tradicional bênção de São Felix ocorriam no pátio ao lado do templo.
De acordo com o reitor da Basílica, frei Luís de França, as obras não terminaram, mas será possível utilizar o espaço celebrativos sem que os frequentadores corram risco. ” Sabemos que a restauração ainda não foi concluída totalmente. Os trabalhos deverão continuar com a restauração das torres sineiras, no entanto, isso não serão impedimento para que a Basílica da Penha seja reaberta”, destacou o frei França.

Reencontro
No dia 4 de julho de 2014, o dom Fernando presidiu missa no espaço celebrativo do Convento da Penha em memória aos 136 anos da morte do Servo de Deus Dom Vital Maria de Oliveira. Após o ato litúrgico, os fiéis puderam visitar o jazigo do bispo capuchinho. Foi também uma oportunidade para apreciar a beleza da Basílica Nossa Senhora da Penha, que passa por restauração desde 2007. As pessoas puderam por breves minutos ver os detalhes, ornamentos e pinturas no interior da igreja. Encantados e emocionados, muitos registraram através de fotografias a beleza que há por trás das grandes e ornadas portas do templo. Pessoas que passavam pela praça em frente à basílica também aproveitaram a chance de conferir.
IMG_5990Para muitos fiéis, voltar ao local foi um reencontro com o passado, com lembranças da fé e das inesquecíveis celebrações. Claudeci de Andrade, 51 anos, faz parte da Paróquia São Lucas, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Ela não escondia a alegria de poder voltar à basílica. “Aqui neste lugar eu iniciei uma história na minha vida. Entrar e ver a restauração me deixa ainda mais ansiosa pela reabertura. Comecei aqui a minha caminhada de fé. Quantas sextas-feiras estive aqui participando das Missas e pedindo graças? Alcancei muitas”, afirmou.
Claudeci vive uma nova etapa. Ela passará por tratamento quimioterápico contra o câncer. “Hoje pedi mais uma graças. Pedi a Deus a minha cura e saio daqui renovada e certa de que alcançarei mais essa graça”, disse confiante. Ela não registrou o momento através de fotos, mas guardou cada detalhe no coração e com a fé que deixa a certeza que a restauração dela será tão bela quanto à da igreja de pedra. Seguiu de cabeça erguida. Pronta para escrever mais um capítulo.
Basílica
Construída entre os anos de 1870 e 1882 pelos padres Capuchinos, segundo modelo das basílicas do renascimento italiano. Seu estilo coríntio é único exemplar em Recife. Tem planta baixa em cruz finalizada por semicírculo e fachada neoclássica com estatuária em mármore no exterior, como a de Nossa Senhora da Penha. Destaque também para os murais de Murillo La Greca no seu interior.

Missa de Reabertura da Basílica Nossa Senhora da Penha
Local: Praça Dom Vital, s/n – São José, Recife – PE
Dia: 05 de julho de 2015 (domingo)
Horário: 17h
Informações: (81) 3424-8500

Nenhum comentário:

Postar um comentário