terça-feira, 2 de junho de 2015

“Igreja entregará esperança de salvação”


Prelado recorda que é necessário que os fiéis cristãos sejam testemunhas da Fé.
Madri, 02 jun (Gaudium Press/SIR) - Um convite a dar esperança a quem a perdeu e não encontra o sentido de sua vida, é a que fez o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro. Em sua mais recente carta pastoral, o prelado assinala que na sociedade e cultura de hoje existem viajantes que seguem seu caminho sem nenhum norte, por uma 'enfermidade' que chamou de "as Três D": "desfocagem, desesperança, desorientação".
Um mal que, nas palavras do Arcebispo, não se soluciona tomando o primeiro salva-vidas que se apresente. "Os assegurou: hoje a questão de Deus não é secundária. É fundamental a questão da verdade para construir o presente e o futuro. Por isso, que importante é conhecer a Jesus Cristo! Que importante é a Fé! De viver crendo a não acreditar a diferença é abismal. É verdade que a Fé é um dom. E, como todo dom, se pode acolher ou rejeitar, tomar ou deixar", prossegue.
Diz também que no mundo atual existe a tentação de ficar sozinho e a Igreja é julgada unicamente por aparências externas; pelo que "é necessário que cada um dos cristãos, e todos em conjunto, tomemos consciência de nossa essência e dignidade"; já que "ninguém pode realizar sua tarefa e sua própria essência se não tem consciência clara do que é e deve ser (...) A Igreja sabe que 'a fonte da esperança é Cristo, e que a Igreja é o canal através do qual passa e se difunde a onda de graça que flui do Coração transpassado do Redentor".
Neste sentido, Dom Osoro manifesta que "a Igreja entregará a esperança que salvará o mundo", aquela que está baseada não em metas utópicas "mas que tem para nós um nome próprio: Jesus Cristo".
"De tal maneira que, diante das sombras da realidade que estão aí, ofereceríamos o Evangelho tal e como o Santo Padre São João Paulo II nos dizia na Exortação Apostólica Ecclesia in Europa, anunciando, celebrando e servindo o Evangelho da esperança ou, como nos diz o Papa Francisco, vivendo e levando a alegria do Evangelho a todos os homens", continua.
Para isso, o prelado recorda que é necessário que os fiéis cristãos sejam testemunhas da Fé "sem complexos nem agressividade, humildades, bastante lúcidos para amar nossa época e discernir suas grandezas e seus limites, respeitosos com o caminhar de Deus no coração de cada qual, já que é Ele quem põem o ritmo".
Algo que ensinava também São João Paulo II, que é citado por Dom Osoro: "Não se trata, pois, de inventar um novo programa. O programa já existe (...) Se centra, definitivamente, em Cristo mesmo, que temos que conhecer, amar e imitar, para viver nEle a vida trinitária e transformar com ele a história até seu aperfeiçoamento na Jerusalém celeste (...) A perspectiva na qual deve situar-se o caminho pastoral é o da santidade (...) Para esta pedagogia da santidade é necessário um cristianismo que se distinga ante tudo na arte da oração".
Finalmente, o Arcebispo de Madri exorta para que se volte o olhar a Jesus Cristo, que é a mesma Beleza que salvará o mundo: "Temos necessidade urgente de deixar-nos guiar por Jesus Cristo para viver todo um caminho que faça crível a Beleza que salvará este mundo. Só será possível se tivermos um encontro com Jesus Cristo à maneira que o tiveram os Apóstolos: encontro com o Salvador do mundo. Dessa Beleza, que vem do alto, deve e tem que alimentar-se o discípulo de Jesus, que tem que fazer-se sempre de novo seu anunciador para compartilhá-la com quem não a conhece e com quem vai em sua busca. Deixa-te guiar pelo Senhor e faça-o crível neste mundo, sabendo que Ele é a Beleza que salva o mundo".
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário